Rio + 10 Dez anos depois da Rio-92, realizou-se este ano em

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
Alterações Climáticas Um problema de todos
TEMPO E CLIMA.
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Aquecimento global Aula n.º5 (90 minutos).
“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.
QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo.
Sistemas Terrestres.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Ecotoxicologia Poluição Atmosférica 17/09/2012
Reações químicas.
Por : Paola A. Correa de Paula Julho/04
Desenvolvimento e Meio Ambiente
Existe mesmo o tal “buraco” na camada de ozônio?
Atmosfera e suas camadas
Camada de ar que envolve a Terra
Efeito estufa Natural A forma que a Terra tem para manter constante a temperatura propícia à vida.
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
CLIMATOLOGIA.
POLUIÇÃO DO AR.
Redução da Camada de Ozono
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
A atmosfera.
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
Protegendo a Vida na Terra
TEMA: Mudança Global O que vais aprender:
Poluição do Ar.
A camada de ozônio é uma “capa” formada pela concentração do gás Ozônio (O3) na atmosfera terrestre.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Palestrante: José Eustáquio Viola
Prof. M.Sc. Hamilton Ishiki
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Atmosfera terrestre Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Apresentação de : Ana Nogal Mónica Pereira Andreia Moura
OZÔNIO.
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
O planeta terra está esquentando
Dinâmica da Atmosfera.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
EFEITO ESTUFA OU CAMADA DE OZÔNIO
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
O TAMANHO DA DESTRUIÇÃO NO BRASIL. A ÁREA DE CULTIVO DE SOJA EM MATO GROSSO AVANÇA A UM RÍTMO 3 VEZES MAIS RÁPIDO QUE HÁ 15 ANOS, SUBSTITUÍNDO A VEGETAÇÃO.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
O Efeito Estufa.
Fluxos e fontes de energia
Ecologia Poluição do Ar: Efeito Estufa
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Efeito estufa Natural A forma que a Terra tem para manter constante a temperatura propícia à vida.
Natureza e Tecnologia.
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
A poluição atmosférica
Fatores de influência climática
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
EFEITO ESTUFA.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Rio + 10 Dez anos depois da Rio-92, realizou-se este ano em Joanesburgo a Rio + 10. Nesta conferência se debateu questões relacionadas à vida do nosso planeta.

Rio + 10 Questões discutidas na Rio + 10: África Água Ambientes Naturais Consumo Energia Florestas Globalização Pobreza Saúde

Rio + 10 Outros assuntos discutidos: Desenvolvimento Sustentável Protocolo de Kyoto Efeito Estufa Convenção da Biodiversidade Buraco da camada de ozônio Clima

Rio + 10 Protocolo de Kyoto Acordo internacional aprovado em 1997 em Kyoto, Japão, que estabelece que os países desenvolvidos devem reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em pelo menos 5,2% em relação aos níveis apresentados em 1990.

Rio + 10 Efeito Estufa: O sol emite radiações que se situam em praticamente todo o espectro eletromagnética. Estas radiações são refletidas, retrodifundidas e Absorvidas.

Rio + 10 Efeito Estufa 6% desta radiação é retrodifundida para o espaço pelo próprio ar. 20% é refletida pelas nuvens. 4% é refletida pela superfície da terra. Assim 30% da radiação emitida pelo sol perde-se para a terra.

Rio + 10 Efeito Estufa Dos 70% restantes: 3% são absorvidos pelas nuvens 16% são absorvidos por vapor d’água, poeira, etc 51% da radiação solar chega à superfície da terra.

Rio + 10 Efeito Estufa Depois de absorvida, a terra devolve a radiação para a atmosfera na forma de calor. A atmosfera absorve 90% desta radiação, fixando-a no vapor de água e nas moléculas de CO2.

Rio + 10 Efeito Estufa A atmosfera por sua vez retorna 80% desta radiação para a terra. Assim a atmosfera atua como um telhado para a terra, ou como um vidro de uma estufa. Este fenômeno recebe o nome de EFEITO ESTUFA

Rio + 10 Efeito Estufa Se a terra não fosse coberta por um manto de ar, Atmosfera, seria demasiado fria para a vida que Alimenta. As condições seriam demasiado hostis À vida, que tão frágil é; bastava uma pequena Diferença nas condições iniciais da sua formação, Para que nós não pudéssemos estar aqui.

Rio + 10 Efeito Estufa O que causa o aumento do efeito estufa? CO2 NO CFC

Rio + 10 Efeito Estufa O aumento do CO2 na atmosfera é causado por: Queima de combustíveis Queima de árvores Desflorestamento

Rio + 10 Efeito Estufa 1850 – 270 ppm de CO2 na atmosfera HOJE – 360 ppm Aumento de 33% em 150 anos. 6 bilhões de toneladas de CO2 são lançadas na Atmosfera por ano.

Rio + 10 Efeito Estufa Consequências do aumento do efeito estufa Aumento da temperatura da terra em torno de 4 a 5oC no próximo século. Elevação de 15 a 95 cm no nível dos oceanos Derretimento da calota polar. Alteração dos ciclos de produtividade das culturas vegetais. Transformação e perda de áreas produtivas ou ecossistemas. Expulsão de milhões de seres humanos das áreas de costas marítimas e outros.

Rio + 10 Efeito Estufa Os pontos vermelhos são acréscimos de temperatura Os pontos azuis são diminuição de temperatura

Quadro. Principais gases efeito estufa resultantes das ações antropogênicas   CO2 CH4 N2O CFC- 11 HCFC -22 CF4 SF6 Período Pré-Industrial ~280 ppmv ~700 ppbv ~275 ppbv zero Concentração em 1994 358 ppmv 1720 ppbv 312** ppbv 268 ** ppbv 110 pptv 72 pptv 3-4  pptv Taxa de aumento * 1,5 ppmv/ ano 10 ppbv/ ano 0,8 ppbv/ ano 0 pptv/ ano 5 ppbv/ ano 1,2 pptv/ ano 0,2 pptv/ano Duração (anos) 50-200 *** 12 **** 120 50 12 50.000 3.200

Rio + 10 Destruição da camada de Ozônio Ozônio: Gás atmosférico azul-escuro que se concentra na estratosfera (40 km de altitude). O3 Concentra-se nos polos terrestres.

Rio + 10 Destruição da camada de Ozônio Função do Ozônio: Proteger o planeta da radiação ultra-violeta oriunda do sol. Radiações Ultra-violeta. com comprimentos de onde entre 290 e 320 nm são nocivas ao homem e recebem o nome de UV-B (radiação biologicamente ativa).

Rio + 10 Destruição da camada de Ozônio A UV-B provoca: queimaduras câncer de pele – melanoma catarata inibição da atividade do sistema imunológico Infecções por herpes, hepatite Infecções dermatológicas A UV-C – é capaz de destruir a DNA.

Rio + 10 Destruição da camada de Ozônio Causadores da destruição: Óxidos de Nitrogênio Cloro livre – CFC – CFCl3 (freon 11) CFCl2 (freon 12)

Rio + 10 Destruição da camada de Ozônio Reações: Se [Cl] aumenta , aumenta a velocidade da reação acima.

Rio + 10 Destruição da camada de Ozônio O NO é regenerado e age como catalisador.

Rio + 10 Destruição da camada de Ozônio Variação do buraco na Antártida de 1979 a 1992

O gráfico abaixo mostra a variação da concentração média de ozônio sobre a Antártida nos meses de outubro, medida em unidades Dobson, de 1960 a 1994

Rio + 10 Destruição da camada de Ozônio Dobson é a unidade que mede a concentração de ozônio. É uma medida de comprimento e indica a altura que teria a camada de ozônio se toda ela fosse trazida para baixo, à pressão do nível do mar e à temperatura de 0ºC. Um dobson equivale a um milionésimo de centímetro; 500 dobsons correspondem a uma espessura de ozônio de 5 milímetros, nas condições descritas de temperatura e pressão padronizadas.

Resultado da RIO + 10 Metas definidas ou reafirmadas: Reduzir à metade, até 2015, a proporção de: pessoas com renda inferior a um dólar por dia pessoas com fome e sem acesso à água potável Estabelecer um fundo mundial para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento social e humano nos países em desenvolvimento

Resultado da RIO + 10 Melhorar significativamente o padrão de vida de 100 milhões de favelados. Eliminar as piores formas de trabalho infantil. Ratificar o protocolo de Kyoto relativo a mudanças climáticas, colocando-o em vigência ainda este ano. Alcançar uma redução significante do desflores- tamento e das perdas de diversidade biológica

Resultado da RIO + 10 Garantir acesso equitativo a serviços de saúde e a medicamentos essenciais e seguros a preços acessíveis a todos. Reduzir até 2015 em dois terços os índices de mortalidade infantil em e em três quartos a mortalidade materna. Diminuir em 25% o número de pessoas de 15 a 24 anos com o vírus HIV

Resultado da RIO + 10 Destinar 0,7% do PIB dos países desenvolvidos para assistência oficial ao mundo em desenvolvimento. Reduzir as dívidas externas insustentáveis inclusive pelo cancelamento quando indicado. Assegurar que alimentos e medicamentos não sejam usados como ferramenta de pressão política.