Vocabulários Controlados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Advertisements

Redação Científica Conteúdo do módulo:
Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos
Normas para publicação de trabalhos científicos
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
DE TRABALHO CIENTÍFICO
Discilpina: Nutrição de Plantas
Introdução a Teoria da Classificação
ARTIGO CIENTÍFICO.
Dissertações e Teses-PROPAD
Profa Luciane Vital Indexação de multimeios
Metodologia Da Pesquisa
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
Projeto de Intervenção
Regina Horta Diretora Bibliotecas EEL 2011
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Metodologia de Pesquisa
Foto & Formatação: Ancelmo Atualizado em janeiro de 2010.
ARTIGOS CIENTÍFICOS ABNT NBR 6022 / 2003
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Monografia Formatação Regras para a nota
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Construindo tesauros Prof. José Antonio M. Nascimento.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
TRABALHO CIENTÍFICO Veruska Moura Faria.
Linguagens Documentárias
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
A estrutura do artigo científico e outros
Disciplina: Metodologia
FICHAMENTO.
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
CEAP –Ciências Contábeis /1 Disc. Metodologia do Trabalho Científico Profº Luiz Alberto C. Guedes.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
RESUMO.
Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais
Habilidades de comunicação em Engenharia
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
SUMÁRIO O sumário é parte obrigatória em um trabalho, pois esquematiza as principais partes, seções ou capítulos que aparecem neste trabalho, indicando.
TÍTULO EM CAIXA ALTA | NEGRITO
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
Comunicação e Redação Empresarial
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Gestão da Informação Recomendações para o desenvolvimento.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Profa. Msc. Cinthya N. V. Silva
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS.
FICHAMENTO.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Monografia I Prof. Dr. Leandro Brusadin Texto III Elementos Pré-textuais da Monografia Manual de Monografia.
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
Foto & Formatação: Ancelmo. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  Título, e subtítulo (se houver)  Nome(s) do(s) autor(es)  Resumo na língua do texto  Palavras-chave.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Coletiva Prof a Grasiela Piuvezam Prof a Isa Hetzel Projeto.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Geciane S Porto.
Projecto de Lista de Encabeçamento de Matérias Culinária Unidade Curricular: Análise da Informação II Docente: Doutora Ana Terra Diana Oliveira ( )
O resumo Claire Guinchat e Michel Menou. Introdução  O resumo é uma operação que permite diminuir sensivelmente o volume de informação.  São textos.
Indexação e Resumos: teoria e prática
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Leitura exploratória : exame da folha de rosto, dos índices da bibliografia e das notas de rodapé.
Transcrição da apresentação:

Vocabulários Controlados José Antonio M. Nascimento

Indexação por extração – palavras ou expressões que ocorrem no documento. Indexação por atribuição – termos podem ser interpretados do contexto do indexador ou podem ser extraídos de algum vocabulário controlado.

Vocabulários controlados Lista de termos autorizados O indexador atribui termos ao documentos que constem de uma lista adotada pela instituição. Por possuir uma estrutura semântica não é somente uma lista de termos.

Vocabulários controlados Estrutura semântica dos vocabulários controlados: Controla sinônimos – padronização Diferencia homógrafos Relações hierárquicas de termos

Vocabulários controlados Principais tipos de vocabulários controlados: Classificações bibliográficas (Ex. CDD) Listas de cabeçalhos de assuntos Tesauros

Vocabulários controlados Principais tipos de vocabulários controlados - similaridades: Apresentam os termos de modo alfabético e sistemático. Todos controlam sinônimos, distinguem homógrafos e agrupam termos afins. Diferença – o método de realização.

Vocabulários controlados Qual a diferença entre indexação de assuntos e catalogação de assuntos?

Vocabulários controlados Qual a diferença entre indexação de assuntos e catalogação de assuntos? Questão – V ou F ( ) a catalogação de assuntos refere-se a itens bibliográficos inteiros e as indexação de assuntos a partes de itens

Vocabulários controlados Tanto a indexação de assuntos quanto a catalogação de assuntos representam o conteúdo temático de documentos independentemente da parcialidade ou totalidade dos itens analisados.

Praticando a indexação É possível a leitura de todo o texto? O misto de ler e passar os olhos Como saber se a indexação tem qualidade? Os termos tem que refletir o todo. Introdução – objetivos- conclusão

Praticando a indexação Dicas – análise das seguintes partes Título Resumo, se houver Sumário Introdução, frases, parágrafos de abertura de capítulos e conclusões Ilustraçoes, gráficos, tabelas e legendas Palavras ou grupos de palavras sublinhados ou grafados com tipos diferentes.

Praticando a indexação Indexação exaustiva x Indexação seletiva Exaustiva – emprego de termos para abranger o documento de modo completo. Seletiva – quantidade menor de termos porem com o mesmo objetivo de abranger o documento de modo completo.

Praticando a indexação Indexação exaustiva x Indexação seletiva Exaustiva – emprego de termos para abranger o documento de modo completo. Seletiva – quantidade menor de termos porem com o mesmo objetivo de abranger o documento de modo completo.

Praticando a indexação Vantagens da indexação seletiva sobre a exaustiva A indexação seletiva diminui o número de falsas associações que aumentam a medida que se atribui mais termos ao documento. Quanto mais termos forem empregados a um documento mais ele será recuperado em buscas na qual ele é secundário.

Praticando a indexação Vantagens da indexação seletiva sobre a exaustiva A indexação seletiva diminui o número de falsas associações que aumentam a medida que se atribui mais termos ao documento. Quanto mais termos forem empregados a um documento mais ele será recuperado em buscas na qual ele é secundário.

Praticando a indexação Princípio da especificidade Na indexação, utilizamos o termo que representa o documento de forma mais especifica. Termos específicos representam conteúdos ao contrários de termos genéricos.

Sistemas de recuperação da informação – índices pós-coordenados/linguagem pós-coordenada Permite a busca isolada de termos ou qualquer tipo de combinação. Surgiram na década de 40 em formas de fiuchas bibliográficas. Preserva a multidimensionalidade entre os termos. Todos os termos possuem a mesma relevância. Ex: recuperação da informação em mecanismos de busca/indexação automática.

Sistemas de recuperação da informação – índices pré-coordenados/linguagem pré-coordenada Índices impressos e catálogos em fichas Representa a multidimensionalidade das relações entre os termos. Os termos são listados em sequência, sendo o primeiro termo o mais específico e relevante

Tipos de índices pré-coordenados Alfabético 1)Quanto à ordenação: Alfabético Sistemático Cronológico Numérico Alfanumérico 2) Quanto ao enfoque a)especial autores assuntos títulos pessoas e/ou entidades nomes geográficos citações anunciantes e matérias publicitárias b)geral – COMBIÑAÇÃO DE CATEGORIAS

Índices pré-coordenados OBS: Nunca cofundir índice com sumário ou lista Índice deve ser sempre impresso no final do documento, com paginação consecutiva ou em volume separado. Índice abrange infromações contidas em notas explicativs, apêndices e anexos? Índices abrangem informações como nomes completos, datas de identificação, nomes de compostos químicos etc.

Índices pré-coordenados Cabeçalho – palavra ou símbolo que determina a entrada. Simples – formado de uma palavra ou símbolo. Composto – formado de duas ou mais palavras ou símbolos, dos quais o primeiro tem um significado independente. Subcabeçalho – palavra ou símbolo que complementa o cabeçalho. Indicativo – número da página ou outras especificações nas quais a informação pode ser encontrada Entrada – unidade composta de cabeçalho e indicativo.

Índices pré-coordenados certo Transporte (cabeçalho simples) Aeroviário, 1,2,3 (subcabeçalho) Aquaviário, 8,12,22,(subcabeçalho) Ferroviário, 1,4(subcabeçalho) Rodoviário, 1,3,5(subcabeçalho) Errado Transporte Aeroviário, 1,2,3 Transporte Aquaviário, 8,12,22, Transporte Ferroviário, 1,4 Transporte Rodoviário, 1,3,5 ENTRADA

Índices pré-coordenados certo Energia solar (cabeçalho composto) agricultura, 1,2,3 (subcabeçalho) pecuária, 8,12,22,(subcabeçalho) pesca, 1,4(subcabeçalho) Errado Energia - agricultura, 8,12,22, Energia - pesca, 1,4 Energia – solar, 1,2,3 ENTRADA

Índices pré-coordenados Uso de remissivas Indicação que remete de um cabeçalho ou subcabeçalho para outro, através das expressões ver ou ver também. Ex.: Termo sinônimo para termo escolhido Transporte aquaviário ver Transporte Aquaviário Termo popular para termo científico ou técnico Sarna ver Escabiose

Índices pré-coordenados Uso de remissivas Indicação que remete de um cabeçalho ou subcabeçalho para outro, através das expressões ver ou ver também. Ex.: Termo antiquado para termo de uso atual Disco voador ver Objeto Voador Não Identificado Sigla para nome completo da Entidade OIT – ver Organização Internacional do Trabalho

Índices pré-coordenados Uso de remissivas Indicação que remete de um cabeçalho ou subcabeçalho para outro, através das expressões ver ou ver também. Uso do ver também Para cabeçalhos que se assemelham: Férias ver também Licença Constituição Federal ver também Carta Magna Lei áurea ver também abolição da escravatura

Índices pré-coordenados Uso de expressões modificadoras - obrigatória a explicação do significado de forma concisa Exemplos: Amazonas (estado) Amazonas, rio Pedro II, Imperador do Brasil Pedro II, Estação do Brasil Tocantins (estado) Tocantins, rio

Índices pré-coordenados Uso de expressões modificadoras - obrigatória a explicação do significado de forma concisa Exemplos: Amazonas (estado) Amazonas, rio Pedro II, Imperador do Brasil Pedro II, Estação do Brasil Tocantins (estado) Tocantins, rio

Índices pré-coordenados Uniformidade do índice – uso de singular e plural Não se usa artigos, adjetivos e conjunções no início dos cabeçalhos.

Índices pré-coordenados Uso de expressões modificadoras - obrigatória a explicação do significado de forma concisa Exemplos: Amazonas (estado) Amazonas, rio Pedro II, Imperador do Brasil Pedro II, Estação do Brasil Tocantins (estado) Tocantins, rio