18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência1 MEIOS ELETRÔNICOS E VIOLÊNCIA Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver.

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18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência1 MEIOS ELETRÔNICOS E VIOLÊNCIA Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver esta apresentação em google: setzer apresentacoes

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência2 TÓPICOS 1. Introdução 2. Dessensibilização social 3. TV e violência: um casamento perfeito 4. Video games violentos 5. Violência produzida pela Internet 6. O que fazer?

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência3 1. Introdução  Quem acha que filmes violentos e video games violentos não aumentam a agressividade?  Mas o que é agressividade?  Vai desde uma fala agressiva  Ex.: levantar a voz contra outra pessoa  Até o homicídio  Em 2012 houve homicídios no Brasil  Em média:  153 por dia  6,4 por hora  um a cada 9 minutos  Quantos homicídios são devidos ao aumento de agressividade causados pelos meios eletrônicos?

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência4 1. Introdução (cont.) Ver meus artigos em meu site Os efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos e TV e violência: um casamento perfeito

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência5 TÓPICOS 1. Introdução 2. Dessensibilização social 3. TV e violência: um casamento perfeito 4. Video games violentos 5. Violência produzida pela Internet 6. O que fazer? 7. Conclusão

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência6 2. Dessensibilização social  O que é dessensibilização social?  Diminuição/eliminação de  Abertura e interesse para outras pessoas  Perceber o outro  Compaixão e “com-alegria”  Sentir com o outro  Responsabilidade e ação social  Impulso para ajudar o outro e agir nesse sentido

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência7 2. Dessensibilização social (cont.)  Há muitos artigos sobre o aumento da agressividade e comportamento antissocial devido aos meios eletrônicos. Exs.:  Centerwall (1992), Barry (1997), Seawall (1997), Myrtek e Scharff (2000), Anderson & Dill (2000), Huesmann et al. (2003), Anderson & Murphy (2003), Anderson et al. (2003), Gentile et al. (2004), Krahé & Möller (2004), Bushman & Anderson (2009), DeLisi (2012)  Todos citados no meu artigo “Efeitos negativos…”

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência8 2. Dessensibilização social (cont.)  Dessensibilização dos sentimentos  Molitor & Hirsh (1994), Grossman (1999), Myrtek & Scharff (2000), Anderson et al. (2003), Funk et al. (2004), Carnagey et al. 2007, Bushman & Anderson (2009)  Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo  Seawall (1997), Koepp et al. (1998)

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência9 2. Dessensibilização social (cont.)  Bushman, B.J. e C.A. Anderson (2009). Comfortably Numb: Desensitizing Effects of Violent Media on Helping Others. Psychology Science Vol. 20, Nº 3, pp  Efeito de dessensibilização imediata de  Filmes violentos  Atriz deixando cair muleta  Na saída de filme violento e não violento  E na entrada  Video games violentos  (descrito mais adiante)

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência10 2. Dessensibilização social (cont.)  Caso de minha filha Andrea em 1984  Tinha 18 anos  Ficou horrorizada com o que viu e ouviu num fliperama  Pois jamais havia entrado em um, ou jogado video games!  Teve sensibilidade para perceber o horror que era um fliperama  Crianças e adolescentes deveriam idealmente entrar em contato apenas com o que é  Bom  Belo  Verdadeiro  E com isso terão depois sensibilidade para reconhecer o  Mau  Feio  Falso

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência11 2. Dessensibilização social (cont.)  Todos os meios eletrônicos produzem isolamento social  Especialmente as redes sociais!  Vários artigos científicos comprovaram que a Internet produz depressão  Ex:. Morrison, C.M. e H. Gore. The relationship between excessive Internet use and depression: a questionaire- based study of 1,319 young people and adults. Psychopatology (43) 2,  Mas não se sabia por que  Principal fator: inveja  Krasnova, H. et al. Envy on Facebook: a hidden threat to user’s life satisfaction? 11th Intnl. Conf. On Wirtschaftwinformatik, 3/2013, Leipzig

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência12 2. Dessensibilização social (cont.)  Mostrar vídeo do youtube “Pass the salt”:

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência13 TÓPICOS 1. Introdução 2. Dessensibilização social 3. TV e violência: um casamento perfeito 4. Video games violentos 5. Violência produzida pela Internet 6. O que fazer? 7. Conclusão

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência14 3. TV e violência: um casamento perfeito  TV induz um estado de desatenção, de sonolência, semi-hipnótico  Diminui drasticamente a atividade cerebral  F. Emery e M. Emery, A Choice of Futures. Leiden: Stephen Kroese, 1976, citando Krugman (1971)

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência15 3. TV e violência: um casamento perfeito  TV induz um estado de desatenção, de sonolência, semi-hipnótico (cont.)  Krugman, H.E. Brain Wave Measurements of Media Involvement, Journal of Advertising Research, 11:1, Feb. 1971, pp. 3-9) Leitura TV TV (anúncio Max Factor) (3 anúncios, (3a. exposição) 1a. exposição)

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência16 3. TV e violência: um casamento perfeito (cont.)  O que há de comum nos aparelhos TV, video game e computador?  Uma tela!  E qual o problema de uma tela?  Exibindo texto: quase a mesma coisa que um livro  O livro não tem vínculos (links)  Que interrompem a leitura  Diminuem a concentração  Prejudicam o entendimento e a memorização  Não seguir links!  Ler primeiro até o fim do texto  Escolher um link e ativá-lo  Nessa nova página, repetir o esquema

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência17 3. TV e violência: um casamento perfeito (cont.)  E qual o problema de uma tela? (cont.)  Exibindo imagens em movimento  Na TV, em geral existem de 15 a 25 mudanças de imagem por minuto  Não dá para prestar atenção em cada imagem  Pensar o que ela significa, se lembra algo etc.  O pensamento consciente é “desligado”  Não há ações físicas (exercício da vontade)  Sobram os sentimentos!  A TV dirige-se sempre para os sentimentos  Como manter um telespectador acordado?  Ativando seus sentimentos  Receita infalível: erotismo e violência

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência18 3. TV e violência: um casamento perfeito (cont.)  Violência não é o que os telespectadores mais apreciam  É o que a TV melhor transmite!  Ver Jerry Mander, Four arguments against television, New York: Wm.Morrow,  Centerwall, B.S. Television and Violence: The Scale of the Problem and Where to Go From Here. Journal of the American Medical Association, Vol. 267, Nº 22, June 10, 1992, pp  15 anos depois de introduzida a TV em uma certa região  A taxa de homicídios aumentava paralelamente à porcentagem de lares com TV

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência19 3. TV e violência: um casamento perfeito (cont.) Centerwall, pp

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência20 3. TV e violência: um casamento perfeito (cont.)  Centerwall calcula que, se não existisse a TV, haveria anualmente (dados de 1992, p. 3061)  menos homicídios  menos estupros  menos assaltos

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência21 3. TV e violência: um casamento perfeito (cont.)  Esses 15 anos foram confirmados por Huesmann et al. (2003)  Examinaram 329 crianças de 6 a 10 anos  E o comportamento agressivo 15 anos depois:  “Pode-se ver que tanto para o sexo masculino como para o feminino, assistir violência na TV na infância está significativamente correlacionado com a medida composta de agressão adulta 15 anos depois.... Pode-se concluir desses quadros que as correlações entre ver violência na TV na infância e a agressividade adulta resultam em grande parte do comportamento mais agressivo dos adultos que viam mais violência como crianças. Além disso, a percepção infantil de que a violência na TV reflete a vida real e a identificação da infância com personagens televisivos violentos do mesmo sexo correlaciona significativamente com agressão adulta 15 anos depois.... " (p )

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência22 3. TV e violência: um casamento perfeito (cont.)  Centerwall, p. 3062:  “Fora a TV a cabo, a indústria da televisão não está no negócio de vender programas aos telespectadores [audiences]. Ela está no negócio de vender telespectadores aos anunciantes. Questões de 'qualidade' e 'responsabilidade social' são totalmente periféricas à questão de maximizar o tamanho da audiência dentro de um mercado competitivo – e não há fórmula mais testada e verdadeira do que a violência para gerar com segurança grandes audiências que podem ser vendidas aos anunciantes.”

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência23 TÓPICOS 1. Introdução 2. Dessensibilização social 3. TV e violência: um casamento perfeito 4. Video games violentos 5. Violência produzida pela Internet 6. O que fazer? 7. Conclusão

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência24 4. Video games violentos  São os mais jogados  Especialmente por meninos e moços  Krahé e Möller (2004), pesquisa com 231 adolescentes de 12 a 14 anos:  Jogos violentos aumentam a agressividade  Quem joga muito video games, joga muito jogos violentos  American Psychological Association (2006):  “Crianças frequentemente dizem que os seus jogos eletrônicos preferidos são os violentos”  Origem dos video games violentos:  Dessensibilização de soldados americanos  Dave Grossman e De Caetano: Stop Teaching our Kids do Kill: A call to action against TV, movie and video game violence. New York: Crown Books, 1999

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência25 4. Video games violentos (cont.)  Anderson, C.A. e K.E. Dill (2000). Video Games and Aggressive Thoughts, Feelings, and Behavior in the Laboratory and in Life. Journal of Personality and Social Psychology, Vol. 78, Nº 4, Apr. 2000, pp  2 pesquisas com estudantes universitários, com questionários e no laboratório  88% das mulheres e 97% dos homens jogavam  "... esses resultados mostram um quadro interessante. Jogar video games violentos e personalidade agressiva são responsáveis pela maior parte tanto de comportamento com agressão quanto de delinquência sem agressão. Jogar jogos violentos também mostrou ser um previsor mais forte dos dois tipos de delinquência comparado com o tempo gasto jogando-se todos os tipos de jogos."

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência26 4. Video games violentos (cont.)  "No laboratório, estudantes universitários que jogaram um tal jogo [violento] comportaram-se mais agressivamente para com um oponente do que estudantes que tinham jogado um jogo sem violência. Fora do laboratório, estudantes que relataram ter jogado mais jogos violentos por um período de anos também envolveram-se em mais comportamentos agressivos em sua própria vida."

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência27 4. Video games violentos (cont.)  Carnagey, Anderson e Bushman (2005) fizeram o primeiro estudo fisiológico de dessensibilização.  257 estudantes universitários  Jogaram 20 min de jogos violentos ou não violentos  Depois viram 10 min de um filme de violência real  Explosões de raiva durante julgamentos, confrontações com a polícia, tiros e brigas em prisões  Mediram a frequência cardíaca e a resistência elétrica da pele (RGP)

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência28 4. Video games violentos (cont.)  Carnagey, Anderson e Bushman (2005) (cont.)  “Os resultados demonstram que jogar um video game violento, mesmo por somente 20 min pode fazer com que pessoas tornem-se menos excitadas fisiologicamente pela violência real [nos filmes]. Participantes atribuídos aleatoriamente a jogar um video game violento tinham relativamente menores FC e RGP enquanto viam filmes de pessoas sendo espancadas, levando pauladas e tiros do que os atribuídos aleatoriamente a jogar video games não violentos.”

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência29 4. Video games violentos (cont.)  Bushman, B.J. e C.A. Anderson (2009). Comfortably Numb: Desensitizing Effects of Violent Media on Helping Others. Psychology Science Vol. 20, Nº 3, pp  Efeito de dessensibilização imediata de  (já vimos o de filmes violentos no cinema)  Video games violentos  Jogadores demoram mais a ajudar uma pessoa ferida

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência30 TÓPICOS 1. Introdução 2. Dessensibilização social 3. TV e violência: um casamento perfeito 4. Video games violentos 5. Violência produzida pela Internet 6. O que fazer? 7. Conclusão

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência31 5. Violência produzida pela Internet  Conversa com desconhecidos  , chat, skype  Especialmente crianças e adolescentes  Para crianças e adolescentes:  A Internet é perigosa  Gregory Smith: Como proteger seus filhos na Internet. Rib. Preto: Novo Conceito, 2009  Ver chat entre um predador e uma menina de 12 anos (p. 84)  Todas as crianças e adolescentes são ingênuos  Adultos são ingênuos  Pois se não fossem não haveria spam e vírus

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência32 TÓPICOS 1. Introdução 2. Dessensibilização social 3. TV e violência: um casamento perfeito 4. Video games violentos 5. Violência produzida pela Internet 6. O que fazer? 7. Conclusão

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência33 6. O que fazer?  No lar  Com crianças  Não dar acesso aos meios  Celular só como telefone, sem pacote de dados  Se deixar usar, é preciso ficar ao lado  Com adolescentes  Adiar o máximo possível  Jamais deixar usar em reuniões familiares  Refeiçoes, conversas, jogos  Controlar o máximo possível  Se não der para controlar, deixar cair fundo, e aí mostrar que o jovem não se controla, e precisa ser ajudado  Elaborar um contrato a ser assinado pelo jovem e pelos pais  Ver G.Smith, “Como proteger seus filhos na Internet”, p,. 220

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência34 6. O que fazer? (cont.)  No lar (cont.)  Não instalar os aparelhos nos dormitórios dos filhos!  Recomendação da American Academy of Pediatrics  Dar celular apenas com capacidade de telefone  Sem pacote de dados  E sem video games!  NÃO DAR O EXEMPLO DE USO INDEVIDO!  Nas reuniões familiares  Na hora de brincar e jogar com os filhos  Contra-ex.: pai ou mãe chegam em casa e ficam falando no celular ou usando o computador

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência35 6. O que fazer? (cont.)  Na escola  Proibir totalmente o uso dos aparelhos no recinto da escola  Se for necessário usar um celular como telefone, ir à secretaria  Usar tela com DVD apenas para ilustrações curtíssimas  A partir da 8ª série  Antes é muito mais importante fazer as crianças imaginarem  Professores jamais deveriam passar tarefas que exijam o uso da Internet ou incentivar esse uso  Devido ao perigo, à dependência e todos os outros problemas

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência36 6. O que fazer? (cont.)  Na escola (cont.)  A partir da 8ª série, conscientizar os alunos dos problemas e desincentivar o uso de TV, video games e computador/Internet  Relatar casos de problemas, especialmente com jovens  Professores devem conscientizar os pais em reuniões de classe e pessoais

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência37 TÓPICOS 1. Introdução 2. Dessensibilização social 3. TV e violência: um casamento perfeito 4. Video games violentos 5. Violência produzida pela Internet 6. O que fazer? 7. Conclusão

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência38 7. Conclusão Os meios eletrônicos, para serem bem usados, exigem muito/a  Conhecimento  Discernimento  Autoconsciência  Autocontrole Mas crianças e adolescentes não os têm  Estão desenvolvendo-os

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência39 7. Conclusão (cont.)  Quem é a favor do uso dos meios eletrônicos por crianças e adolescentes  SIMPLESMENTE NÃO CONHECE A LITERATURA CIENTÍFICA A RESPEITO!  OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELOS MEIOS ELETRÔNICOS  ULTRAPASSAM INFINITAMENTE OS BENEFÍCIOS  ESPECIALMENTE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência40 7. Conclusão (cont.)  Vimos especialmente o problema da indução à violência  Mas há muuuuitos outros problemas!  Ver meu artigo “Os efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos”

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência41 7. Conclusão (cont.) Os meios eletrônicos têm influências extremamente negativas em adultos, e trágicas para crianças e adolescentes, pois prejudicam seu desenvolvimento sadio. Deixe as crianças serem infantis e os adolescentes serem jovens: não lhes dê acesso a TV, jogos eletrônicos, computadores e Internet. Use esses meios com extrema consciência!

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência42 TÓPICOS 1. Introdução 2. Dessensibilização social 3. TV e violência: um casamento perfeito 4. Video games violentos 5. Violência produzida pela Internet 6. O que fazer? 7. Conclusão

18/11/14 Valdemar W. Setzer – Meios eletrônicos e violência43 MEIOS ELETRÔNICOS E VIOLÊNCIA Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver esta apresentação em google: setzer apresentacoes F I M