Questões PAS a Etapa UnB Química

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CÁLCULOS EM QUÍMICA Unidade de Massa Atômica Massa Atômica
Advertisements

SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II.
Química dos Biocombustíveis
B SC FÓRMULAS QUÍMICAS.
Termoquímica.
SOMENTE PARA RELEMBRAR!!!
De onde vem a energia ? Combustíveis Fósseis Alternativos Carvão
TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS.
CINÉTICA QUÍMICA “Ramo da Química que estuda a velocidade das reaçãoes e os fatores que a influenciam” Reações rápidas Reações Lentas.
SOLUÇÕES.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
QUIMICANDO COM A DUCHA ASSUNTO : SOLUÇÕES.
TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS. By Ducha.
QUÍMICA GERAL REAÇÕES QUÍMICAS Prof. Jair Alberto.
Dispersões É a união de duas ou mais espécies químicas
ESTEQUIOMETRIA.
Misturando as coisas....
Cálculos Estequiométricos
Força Total Cálculo Estequiométrico.
MASSAS MEDIDAS
QUÍMICA João Neto.
Biomassa.
MASSAS MEDIDAS.
TERMOQUÍMICA .
Aspecto quantitativo de
Termoquímica Lays Omena.
Cálculos Estequiométricos
Aula 8 Lays Omena - Química.
Análise termodinâmica da Combustão
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
C M B H C F B / Química Parte II Cap Otacílio
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
Cálculo Estequiométrico
Química Tecnológica Materiais
Química Aplicada à Engenharia Ambiental
Química Aplicada à Engenharia Ambiental
REVISÃO DE QUIMICA Graça Porto
Profa. Graça Porto TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS.
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
TERMOQUÍMICA É o estudo do calor envolvido nas reações químicas.
SOLUÇÕES.
QUÍMICA Ciências da Natureza.
REVISÃO QUÍMICA PROFESSOR SOUZA.
Questões PAS 1a Etapa UnB Química
Cálculo Estequiométrico.
Quantidade de Matéria e Conceitos Correlatos em Química
Felipe físico-química
Conceitos Fundamentais
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 02)
DHreação = ∑Hprodutos − ∑Hreagentes
Os valores de Δ H variam quando um mais fatores se alteram, como:
Por: Renan R. Martines e Luiggi D. Priolli
Termoquímica Introdução Por que as reações liberam ou absorvem calor?
GASES.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
Propriedade das soluções Nomes: João Paulo Bruscadin Nº Rafael Truffa Nº Rafael Truffa Nº
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO CASOS ESPECIAIS.
CINÉTICA QUÍMICA Parte da química que estuda a rapidez das reações
LEIS PONDERAIS ESTEQUIOMETRIA
SUPER REVISÃO ENEM 2015 AULA 1.
Cálculo estequiométrico
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Dispersões Solução é todo sistema monofásico que apresenta dois ou mais componentes. Ou uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. 1.
Para proteger estruturas de aço da corrosão, a indústria utiliza uma técnica chamada galvanização. Um metal bastante utilizado nesse processo é o zinco,
Transcrição da apresentação:

Questões PAS - 2013 1a Etapa UnB Química

PAS-2013 CO2 + H2O + energia  C6H12O6 + O2 O emprego da biomassa como fonte de energia gera um ciclo fechado de carbono, conforme ilustra a figura acima. Na fotossíntese, CO2 e H2O da atmosfera são convertidos em moléculas orgânicas constituintes da biomassa. A reação pode ser representada pela equação a seguir, que não está balanceada. CO2 + H2O + energia  C6H12O6 + O2 Com base nessas informações e considerando que a densidade da água seja igual a 1,0 g/mL, julgue os itens de 53 a 59 e assinale a opção correta no item 60, que é do tipo C.

O emprego do carvão mineral e o da energia solar são formas de se obter energia sem afetar o ciclo do carbono. Errado, somente o da energia solar. A partir da análise da figura, infere-se que a industrialização contribui para o aumento da biomassa e, consequentemente, para o aumento da captação de CO2 atmosférico. Errado, não aumenta a captação de CO2, mas sim a produção. Considere que os compostos CO2, H2O e C6H12O6 estejam, a 25ºC, nos estados gasoso, líquido e sólido, respectivamente. Nesse caso, apenas o C6H12O6 tem temperatura de fusão superior a 25 ºC e apenas o CO2 tem temperatura de ebulição inferior a 25 ºC. Correto.

O volume de água necessário para a formação de 1,0 kg de C6H12O6 é superior a 700 mL. Massa Molar da água: H2O = 1x2 + 16 = 18 g/mol Massa Molar da água: C6H12O6 = 12x6 + 1x12 + 16x6 = 180 g/mol Balanceando, temos a reação: 6 CO2 + 6 H2O  C6H12O6 + 6 O2 6 mols H2O produz 1 mol C6H12O6 6 x 18 g H2O -------- 1 x180 g C6H12O6 x -------- 1000 g (1 kg) x = 600 Densidade da água = 1,0g/mL 1 g ----- 1 mL 600 g ----- x  x = 600 mL Errado.

Considere que o gás natural seja constituído exclusivamente de metano (CH4), e a gasolina, de isooctano (C8H18). Em condições padrão, o calor liberado na combustão de 1,0 mol de metano e na de 1,0 mol de gasolina, cujas equações estão representadas abaixo, é igual, respectivamente, a 75 kJ/mol e 255 kJ/mol. CH4(g) + 2O2(g)  6 CO2(g) + 2 H2O(l) C8H18(l) + 12,5 O2(g)  8 CO2(g) + 9 H2O(l) A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o princípio de Avogadro, na combustão do metano, o volume de CO2(g) formado é superior ao volume de CH4(g) queimado, porque a massa molar do CO2 é maior que a massa molar do CH4. Errado. CH4(g) + 2O2(g)  6 CO2(g) + 2 H2O(l) libera 75 kJ/mol 1 mol de CH4(g) forma 6 mols de CO2 1 Volume de CH4(g) forma 6 Volumes de CO2 independe da massa e sim do nº de mol

Do ponto de vista ambiental, não é recomendada a conversão de um automóvel originalmente movido a gasolina em veículo movido a gás natural, porque ela resultará em aumento da liberação de CO2 por unidade de energia gerada. CH4(g) + 2O2(g)  6 CO2(g) + 2 H2O(l) (libera 75 kJ/mol) 1 mol CH4(g) --- forma 6 mols CO2(g) ----- libera 75 kJ C8H18(l) + 12,5 O2(g)  8 CO2(g) + 9 H2O(l) 1 mol C8H18(l) --- forma 8 mols CO2(g) ----- libera 255 kJ x mols CO2(g) ----- para liberar 75 kJ x = 2,35 mols CO2(g) Utilizando gasolina, forma-se menos quantidade de CO2 para liberar a mesma quantidade de energia. Errado.

RCOOH + NaOH  RCOONa + H2O O óleo pode ser separado da parte proteica da semente de girassol pela extração com solvente. O óleo bruto é submetido, posteriormente, ao processo de refino, por meio do qual se removem os ácidos graxos livres. Para isso, o óleo bruto é tratado com uma base, conforme indicado na equação química abaixo, em que RCOOH representa um ácido carboxílico de cadeia hidrocarbônica R. Como resultado dessa reação, são gerados sal e água, que formam, com o óleo, uma emulsão. RCOOH + NaOH  RCOONa + H2O ácido sal A partir dessas informações e considerando que o ácido oleico e o sal resultante de sua neutralização (oleato de sódio) possuam massas molares iguais a 282,5 g/mol e 304,5 g/mol, respectivamente, e que a densidade do óleo bruto de girassol seja 0,90 g/mL, julgue o item 66, assinale a opção correta no item 67, que é do tipo C, e faça o que se pede no item 68, que é do tipo B.

Dado que a neutralização de um ácido é uma reação exotérmica, é conveniente, para serem minimizadas as variações de temperatura no interior da câmara de reação, envolver o sistema com uma resistência elétrica, o que possibilita a reposição da energia envolvida na reação. Resposta: Errado Sendo a neutralização exotérmica, ao envolver o sistema com uma resistência elétrica, dificultará.

Para a separação do óleo bruto a partir do solvente utilizado na extração do girassol e para a separação do óleo a partir da emulsão formada durante seu refino, são, respectivamente, apropriadas A. a destilação e a centrifugação. B. a filtração e a decantação. C. a decantação e a filtração. D. a centrifugação e a destilação. Resposta: A

Considerando a neutralização, com NaOH, de 1 Considerando a neutralização, com NaOH, de 1.000 L de uma amostra de óleo bruto de girassol que contém 0,020% em massa de ácido oleico, calcule, para a conversão de 100% do óleo, a massa do sal oleato de sódio, em gramas, que será obtida. Após efetuados todos os cálculos, despreze, para marcação no Caderno de Respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista. ... ácido oleico e o sal resultante massas molares iguais a 282,5 g/mol e 304,5 g/mol, respectivamente, e que a densidade do óleo bruto de girassol seja 0,90 g/mL Cálculo da massa de óleo: Densidade: 0,9 g --- 1 ml x = 9.105 g x g --- 106 ml (1000 L) Cálculo da massa de ácido oleico: 9.105 g ---- 100 % x ----- 0,02 % x =180 g Cálculo da massa de oleato de sodio formado (sal): RCOOH + NaOH  RCOONa + H2O 282,5 g ----------------- 304,5 g Resposta: 194 180 g ----------------- x g x = 194,01 g

A temperatura é um dos fatores que afetam o nível de oxigênio das águas, conforme mostra o gráfico acima, no qual está representada a curva da solubilidade do gás oxigênio (O2) na água, em função da temperatura. Considerando que, no intervalo de temperatura apresentado no gráfico, a densidade da água seja igual a 1,0 g/mL e que a concentração mínima de oxigênio que permite a vida de determinado organismo seja 1,3 × 104 mol/L, julgue os próximos itens.

Com o efeito estufa, a temperatura média na superfície terrestre aumenta e, portanto, a solubilidade do oxigênio na água diminui, o que pode ocasionar redução do nível de oxigenação de rios, lagos e oceanos. Resposta: Certo Com aumento da temperatura, a solubilidade de gases diminui, pois eles tendem a se expandir

... Considerando que, no intervalo de temperatura apresentado no gráfico, a densidade da água seja igual a 1,0 g/mL e que a concentração mínima de oxigênio que permite a vida de determinado organismo seja 1,3 × 104 mol/L, julgue os próximos itens. O número de moléculas em 1,8 mL de água pura, nas condições de temperatura indicadas no gráfico, é superior a 1,0 × 1022. 1,3 . 104 mol O2 ---- 1000 mL H2O x = 23,4 mol O2 x mol O2 ---- 1,8 mL H2O 1 mol O2 ---- 6.1023 moléculas x = 140,4 . 1023 moléculas O2 23,4 mols O2 ---- x moléculas x = 1,404 . 1025 moléculas O2 Certo.

... que a concentração mínima de oxigênio que permite a vida de determinado organismo seja 1,3 × 104 mol/L, julgue os próximos itens. Para uma solução aquosa saturada em oxigênio, a 40ºC, a concentração de oxigênio é suficiente para permitir a vida do organismo em questão. A 40ºC a solubilidade é 6,5 mg/L 6,5 mg O2 ------- 1 L H2O 1 mol O2 ---- 32 g (Massa Molar) x -------- 0,0065 g x =0,208 mols O2 Certo. x = 23,4 mol O2