Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ESTEQUIOMETRIA
2
ESTEQUIOMETRIA A palavra estequiometria deriva do grego "STOICHEON", que significa "a medida dos elementos químicos", ou seja, as quantidades envolvidas de cada substância em uma reação química.
3
ESTEQUIOMETRIA É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas em mols, em massa, em volume, número de átomos e moléculas, realizado como conseqüência da lei de Proust (lei das proporções definidas), executado, em geral, com auxílio das equações químicas correlatas.
4
ESTEQUIOMETRIA A estequiometria é de extrema importância no cotidiano, principalmente nas indústrias ou laboratórios, pois objetiva calcular teoricamente a quantidade de reagentes a ser usada em uma reação, prevendo a quantidade de produtos que será obtida em condições preestabelecidas.
5
ESTEQUIOMETRIA 10 lentes + 5 armações 5 óculos
Para melhor entendimento das proporções fixas na estequiometria fizemos uma analogia com o exemplo a seguir. Perceba a necessidade de todos os componentes estarem em quantidades corretas para que o produto seja formado. 10 lentes + 5 armações óculos Observe que é impossível obter mais que cinco óculos, pois faltarão lentes. Porém, para até cinco armações, o número de óculos que podemos montar é o mesmo das armações. Em química ocorre algo semelhante: as substâncias participam de uma reação química sempre em proporções definidas.
6
ESTEQUIOMETRIA ELEMENTOS
1 mol de átomos corresponde à massa atômica expressa em gramas, um número igual a 6,0 · 1023 átomos, que, se forem de um gás e estiverem nas CNTP, ocuparão um volume de 22,4 L.
7
ESTEQUIOMETRIA SUBSTÂNCIAS
1 mol de moléculas corresponde à massa molecular expressa em gramas, um número igual a 6,02 · 1023 moléculas, que, se forem de um gás e estiverem nas CNTP, ocuparão um volume de 22,4 L.
8
ESTEQUIOMETRIA a) escrever a equação envolvida;
Para efetuarmos o cálculo estequiométrico, vamos obedecer à seguinte seqüência: a) escrever a equação envolvida; b) acertar os coeficientes da equação (ou equações); Obs: Uma equação química só estará corretamente escrita após o acerto dos coeficientes, sendo que, após o acerto, ela apresenta significado quantitativo.
9
ESTEQUIOMETRIA c) relacionar os coeficientes com mols. Teremos assim uma proporção inicial em mols; d) estabelecer entre o dado e a pergunta do problema uma regra de três. Esta regra de três deve obedecer aos coeficientes da equação química e poderá ser estabelecida, a partir da proporção em mols, em função da massa, em volume, número de moléculas, entre outros, conforme dados do problema.
10
ESTEQUIOMETRIA Como exemplo podemos citar a reação de combustão do álcool etílico: Balanceando a equação, ficamos com: proporção em mols
11
ESTEQUIOMETRIA Estabelecida a proporção em mols, podemos fazer inúmeros cálculos, envolvendo os reagentes e/ou produtos dessa reação, combinando as relações de várias maneiras.
12
exercícios COCl2 + H2O→ CO2 + 2 HCl
Fosgênio, COCl2, é um gás venenoso. Quando inalado, reage com a água nos pulmões para produzir ácido clorídrico (HCl), que causa graves danos pulmonares, levando, finalmente, à morte: por causa disso, já foi até usado como gás de guerra. A equação química dessa reação é: COCl2 + H2O→ CO2 + 2 HCl Se uma pessoa inalar 198 mg de fosgênio, a massa de ácido clorídrico, em gramas, que se forma nos pulmões, é igual a:
13
exercícios O gás cianídrico é uma substância utilizada em câmara de gás. Esse composto é preparado por uma reação do ácido sulfúrico (H2SO4) com o cianeto de potássio (KCN). Com relação a esse composto, pede-se: a) A equação balanceada para sua obtenção; b) O número de moléculas formado a partir de 32,5 g de cianeto de potássio;
14
exercícios A combustão do gás amoníaco é representada pela seguinte equação, não balanceada: NH3 + O2 → N2 + H2O. Calcule a massa de água, obtida a partir de 56 L de NH3, nas CNTP, sabendo que o rendimento da reação é de 95%.
15
Exercícios (esse é do ENEM)
Na investigação forense, utiliza-se luminol, uma substancia que reage com o ferro presente na hemoglobina do sangue, produzindo luz que permite visualizar locais contaminados com pequenas quantidades de sangue, mesmo em superfícies lavadas. É proposto que, na reação do luminol (I) em meio alcalino, na presença de peroxido de hidrogênio (II) e de um metal de transição (Mn+), forma-se o composto 3-amino ftalato (III) que sofre uma relaxação dando origem ao produto final da reação (IV), com liberação de energia (hv) e de gás nitrogênio (N2).
16
exercícios Na análise de uma amostra biológica para análise forense, utilizou-se 54 g de luminol e peróxido de hidrogênio em excesso, obtendo-se um rendimento final de 70%. Sendo assim, a quantidade do produto final (IV) formada na reação foi de: a) 123,9 b) 114,8 c) 86, d) 35, e) 16,2
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.