Reprodução • É a capacidade que têm os seres vivos de , ao atingirem certo estágio de desenvolvimento originar outros semelhantes. • Processo pelo qual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof(a).: Lissandra F. Vieira
Advertisements

REINO MONERA.
BASES DA REPRODUÇÃO.
MEIOSE Meiose é um tipo de divisão celular intimamente associada ao processo de reprodução sexuada. A meiose reduz o número de cromossomos de 2n para n.
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
CARACTERISRICAS E REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS As bactérias apresentam uma estrutura celular bastante simples. Diferente do que ocorre com as células animais.
Bactérias Bactérias (do grego bakteria, bastão) são organismos unicelulares, procariontes (não possuem envoltório nuclear, nem organelas membranosas).
ALUNAS:TAINA,ANA CAROLINA DANIELA,DAIANE,JAINE
REPRODUÇÃO ANIMAL.
REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
Reprodução.
CÉLULA Robert Hooke
Reprodução.
Através dela que ocorre a perpetuação das espécies
O que você deve saber sobre
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
-Clonagem Reprodutiva
REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) 7°ANO
Célula: Unidade da Vida
DIVISÃO CELULAR.
BENEFÍCIOS E PATOGENIDADE
CIÊNCIAS Profa. Mariane
Divisão Celular – Parte I Mitose
REPRODUÇÃO.
CIÊNCIAS – 6ª SÉRIE Revisão para a recuperação
A organização dos seres vivos
REPRODUÇÃO ASSEXUADA PROFESSOR Regis Romero.
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
FORMAS DE REPRODUÇÃO.
Professora Fernanda Landim
Célula.
Reprodução.
Professor Antônio Ruas :
Características dos seres vivos
O que é clonagem.
AULA 5 A REPRODUÇÃO.
Noções sobre divisão celular: mitose e meiose
USDA NIFSI Food Safety in the Classroom© University of Tennessee, Knoxville 2006 Introdução às bactérias.
DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
Ciências Profª. Natália Gaertner
BIOLOGIA PROFESSOR-EDSON
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
Características dos Seres Vivos
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
PROTOZOÁRIOS.
MICROBIOLOGIA A microbiologia é definida como a área da ciência que dedica-se ao estudo de organismos que somente podem ser vistos por meio de um microscópio.
ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
TIPOS DE REPRODUÇÃO.
PROTOZOÁRIOS PROF. VÍCTOR PESSOA.
Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)
Capítulo 31 – Reprodução e Embriologia Humana
Importante processo – preservação das espécies
REVISÃO 8º Ano.
Profº Alexsandra Ribeiro
Domínio Bactéria.
Revisão de Ciências UT1 e UT Ano Internacional da Biodiversidade Utilizar a biodiversidade de maneira sustentável→ dar condições para o meio.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Reinos e Domínios . Em 1969 Robert Whittaker agrupou os seres vivos em 5 reinos: Monera Protista Fungi Plantae ou Metaphyta Animalia ou Metazoa . Recentemente.
Características gerais dos seres vivos
Aula 1 Os seres vivos.
Reino MONERA Representantes: Bactérias e Cianobactérias;
Reprodução Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas
REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
Transcrição da apresentação:

Reprodução • É a capacidade que têm os seres vivos de , ao atingirem certo estágio de desenvolvimento originar outros semelhantes. • Processo pelo qual os seres vivos perpetuam suas espécies através do tempo e do espaço, produzindo outros seres semelhantes a si mesmo.

Assexuada Esta reprodução é individual e sem a participação de gametas. Esse processo leva à formação de descendentes geneticamente iguais entre si e aos seus ancestrais, formando o que podemos chamar clone. A reprodução assexuada não permite a recombinação genética nem a variabilidade da espécie. Todos os indivíduos de uma linhagem são idênticos entre si. a) Divisão binária ou bipartição ou cissiparidade Neste processo, a célula que constitui o corpo do indivíduo se divide por mitose em outras duas idênticas. Este mecanismo ocorre tanto com os seres procariontes como os eucariontes. Exemplos: protozoários e bactérias

Divisão binária

Assexuada b) Divisão múltipla Consiste na segmentação do corpo do indivíduo, originando diversos segmentos com capacidade de formar novos indivíduos completos. Ela compreende alguns processos distintos, como a gemulação, a esporulação, a esquizogamia. - Gemulação A gemulação, também chamada de gemiparidade ou brotamento, é uma forma que pode ser observada nos unicelulares e pluricelulares. Caracteriza-se pelo aparecimento de brotos ou gemas, que surgem e crescem ligados ao organismo inicial e que podem, ou não, dele se desprender em certa época da vida. Exemplos. Celenterado (hydra), porífero e fungos unicelulares.

Assexuada - Esporulação. Ocorre a partir de células especiais chamadas esporos. Que diferem dos gametas pela sua capacidade de “germinação”, reproduzindo-se através de mitoses até originar indivíduos completos. Alguns esporos são móveis, pela presença de flagelos ou imóveis. Ex. Algumas bactérias: Esporos da bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria produz o botulismo, infecção frequentemente fatal e fungos: bolor negro do pão e o penicilium.

Assexuada - Esquizogamia. É uma forma de reprodução comum aos protozoários esporozoários, como o Plasmodium malariae. Caracteriza-se pela fragmentação do núcleo da célula. Cada um desses fragmentos cerca-se de uma porção de citoplasma e membrana, formando esporos que darão origem a novos indivíduos.

Sexuada Às custa de células especialmente formada para a finalidade reprodutiva, chamados gametas. Essas células são produzidas por órgãos especiais denominados como gônadas. Esta reprodução permite uma variabilidade das espécies, pois há recombinação genética. Basicamente, podemos distinguir dois mecanismos: a conjugação e a fecundação.

Sexuada a) Conjugação Nesta reprodução não há propriamente a formação de gametas, nem existem gônadas, mas há uma troca de material genético entre as células, promovendo em cada uma dela uma recombinação genética. Após esta troca, as células separam-se, e cada qual dará origem a novos seres. Exemplos. Algumas bactérias e protozoário (paramecium).

Sexuada b) Transdução As moléculas de DNA são transferidas de uma bactéria a outra usando vírus (fago) como vetores. c) Transformação A bactéria absorve moléculas de DNA disperso no meio. Este DNA pode ser proveniente de bactérias mortas.