Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas e Reduzidas
Estudo do sujeito e do predicado
Período Composto por subordinação
Análise Sintática: sujeito
Revisão – termos da oração
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TRANSITIVIDADE VERBAL
Gramática da Sapatilha
Estudo do Predicado.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO
PREDICAÇÃO VERBAL.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO Prof.: Jeswesley Mendes.
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
OITAVO IV.
FRASES, ORAÇÃO E PONTUAÇÃO
Sintaxe Aula 3 William Paixão – Professor
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Prof. Betto
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
PREDICAÇÃO VERBAL GRAMÁTICA – 8º Ano.
Predicação Verbal e Complementos Verbais
Tipos de Predicado.
Profª Monize Diniz Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
PREDICAÇÃO VERBAL.
O verbo O verbo.
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
LINGUA PORTUGUESA. QUANTO A SIGNIFICAÇÃO O PREDICADO PODE COMUNICAR: UMA AÇÃO DO SUJEITO: EX: Fabiano e Sinhá Vitória atravessaram o rio seco. sujeito.
{Períodos, Frase, Oração
Transitividade Verbal
SUBCLASSE DOS VERBOS.
É a parte da oração que contém a declaração ou a informação sobre o sujeito.
Profª Adriana Paula Chaves
Revisão de recuperação Gabarito
Grupo nominal e grupo verbal
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Termos essenciais da oração
ADJUNTO ADNOMINAL E PREDICATIVO
TIPOS DE PREDICADO.
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Tipos de predicado.
PREDICAÇÃO VERBAL.
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
TIPOS DE PREDICADO.
O QUE FALO SOBRE O SUJEITO?
PREDICADO VERBAL, NOMINAL E VERBO-NOMINAL
PREDICADO – PÁG. 11 (APOSTILA 2)
SINTAXE DA ORAÇÃO E DO PERÍODO
Predicativo do sujeito
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
Frase, oração, período; tipos de sujeito e morfossintaxe do verbo
Tipos de predicado “O predicado verbal, que exprime um fato, um acontecimento, ou uma ação, tem por núcleo um verbo, acompanhado ou não, de outros elementos".
Resumo Assuntos estudados
Ex: Você precisa aprender Português. Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações.
Tipos de predicado Ex. Aquele menino brincava com uma pipa.
Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão.
REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito.
Transcrição da apresentação:

Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.

PREDICADO VERBAL O predicado verbal constitui-se de um verbo ou locução verbal que expressa a ideia de ação. Este verbo pode ser transitivo ou intransitivo. O núcleo do predicado verbal é o verbo (que é chamado de significativo), pois traz em si a ideia de ação.

Ex. Aquele menino brincava com uma pipa Ex. Aquele menino brincava com uma pipa. Sujeito=aquele menino Núcleo do Suj.=menino Predicado=brincava com uma pipa Tipo de pred.=verbal Núcleo do pred. verbal=brincava

Os alunos estudam todos os dias para o concurso Os alunos estudam todos os dias para o concurso. Observe na frase que o verbo “estudam” evidencia uma ação: o ato de estudar, e diz respeito ao sujeito “os alunos” ao mesmo tempo que é complementado pelo restante do predicado “todos os dias para o concurso”. Porém, como o núcleo do predicado é o verbo “estudam”, chamamos o predicado de verbal.

PREDICADO NOMINAL É formado por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito. O predicado nominal nos informa algo a respeito do sujeito. Indica um estado ou uma qualidade do sujeito. O núcleo do pred. nominal é o predicativo do sujeito.

Ex. A prova era difícil. Sujeito = a prova Núcleo de sujeito = prova Predicado = era difícil Tipo de Predicado = nominal (verbo de ligação + predicativo do sujeito) Verbo de ligação = era Predicativo do sujeito = difícil Núcleo do predicado nominal = difícil.

1ª. Ela está cansada. 2ª. As taxas de juros continuam elevadas 1ª. Ela está cansada. 2ª. As taxas de juros continuam elevadas. Observe na primeira oração que “cansada” é um atributo dado ao sujeito “Ela”. O sujeito “Ela” e o predicado nominal “cansada” estão conectados pelo verbo de ligação “está”. Na segunda frase, observamos o mesmo processo anterior de análise: perguntamos quem continua? e continua o quê? E temos as respostas: “as taxas de juros” (sujeito) e “elevadas” (predicado nominal), ou seja, o predicado nominal só atribui significado ao sujeito quando ligado pelo verbo de ligação (continuam). A oração só tem sentido pelo complemento (predicativo) “elevadas”, o qual é, portanto, o núcleo do predicado nominal.

PREDICADO VERBO-NOMINAL É formado por um verbo significativo (ação) mais o predicativo do sujeito. O pred. verbo-nominal nos dá 2 informações: ação e estado. O núcleo do predicado verbo-nominal é o verbo e o predicativo (nome). OBS: como aqui o verbo é de ação, logo o predicado verbo-nominal não possui verbo de ligação.

Ex.: A criança brincava distraída. Sujeito = a criança Núcleo do sujeito = criança Predicado = brincava distraída. Tipo de predicado = verbo-nominal (ação+estado) Núcleo do predicado = brincava/distraída

Os alunos estudaram cautelosos para o simulado Os alunos estudaram cautelosos para o simulado. Observamos na frase que há dois núcleos: o verbo significativo (estudaram), ou seja, o sujeito praticou uma ação. No entanto, há uma característica dada ao sujeito “cautelosos”, que é, portanto, uma predicação, uma qualidade concedida ao sujeito, logo, é o predicativo do sujeito. Poderíamos desdobrar a última oração em duas:

Os alunos estudaram para o simulado. Eles foram cautelosos Os alunos estudaram para o simulado. Eles foram cautelosos. Na primeira oração temos um predicado verbal “estudaram para o simulado”, no qual o núcleo é o verbo nocional “estudaram”. Já na segunda oração o núcleo do predicado é um nome “cautelosos” conectado por um verbo de ligação (foram) ao sujeito (Eles) e, portanto, é um predicado nominal.

Verbos de ligação Os verbos de ligação não indicam ação. Estes verbos fazem a ligação entre dois termos: o sujeito e suas características. Estas características são chamadas de predicativo do sujeito.

Estado permanente – representado pelos verbos ser, viver * Estado permanente – representado pelos verbos ser, viver. * Estado transitório – verbos estar, andar, achar-se, encontrar-se. * Estado mutatório – verbos ficar, virar, tornar-se, fazer-se. * Estado de continuidade – verbos continuar, permanecer. * Estado aparente – verbo parecer.