L E N D A. AS LENDAS NARRAM ACONTECIMENTOS QUE SE PASSARAM EM TEMPO REMOTO E EM ESPAÇO MARCADO PELA NATUREZA. NELAS, FATOS REAIS E HISTÓRICAS SE MISTURAM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

Professor Marcelo Rocha Contin
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Dois modos de ler a Bíblia.
Antropologia : Como Ciência e Cultura.
Conceituar mito; Reconhecer o mito na vida cotidiana. CARGA HORÁRIA 2 aulas (90 min.)
SOCIEDADES TRIBAIS..
AULA 1: A FUNDAÇÃO DA FILOSOFIA
FILOSOFIA.
Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre.
Conversando sobre memória
Categorias da narrativa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Do Meio Natural ao Meio Técnico-Científico e Informacional
Grupo: Katherine Esper e Rodrigo Biz !
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Professora: Aíla Rodrigues
Músicas de espera com temas de astronomia e folclore
Introdução à Prática da Pesquisa I
Introdução à Prática da Pesquisa I
Lenda do Guaraná.
Em busca de uma compreensão
Etnocentrismo e Relativismo Cultural
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
Geografia: A Paisagem, o espaço e lugar
LETRAS Faculdade de José Bonifácio - FJB ANA TEREZA GARCIA
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos  Descrição: O campo de estudo das ciências da natureza. (1); Matéria (2)
Sobrevivência e sua relação com as demais ciências
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Interpretando as Escrituras Sagradas
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Lendas….
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
Escola Estadual Maria José
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Conto de ficção científica
LITERATURA ORAL (literatura popular e tradicional)
A Comunicação e seus Conceitos
O que é FOLCLORE CONCEITOS Ensino do Folclore
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Antropologia Sociologia Prof. Jorge.
Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise do Comportamento e Feminismo
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Persistência histórica de dados
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
Flávia Abreu Farias 4°ano A
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
Do Mito à Filosofia.
CAP 23 – IDENTIDADE NARRATIVA
Revisão TSE Geografia 1 período 2015
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
FILOSOFIA AULA 1 Do Mito à Filosofia
LINGUAGEM DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
Persistência histórica de dados como a utilização de mídias digitais afeta a persistência e a transmissão de conhecimento ao longo dos anos.
HISTÓRIA MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS. História – Ciência Humana  Necessidade de documentos históricos: eles comprovam os fatos;  Utiliza dados.
Índios Atuais. História Quando Cabral chegou ao Brasil, seus únicos – mas muitos- habitantes eram os índios. Cada tribo com seu modo se vestir, de plantar,
LÍNGUA PORTUGUESA Revisão – I Trimestre Profª Larissa Didier.
Os Irmãos Grimm.
Mito e Filosofia. Afirmar que a Filosofia foi criada pelos gregos significa dizer que eles foram os primeiros a propor que o mundo existia e que as coisas.
Como explicar o mundo?.
Diferença entre Lenda e Mito
Transcrição da apresentação:

L E N D A

AS LENDAS NARRAM ACONTECIMENTOS QUE SE PASSARAM EM TEMPO REMOTO E EM ESPAÇO MARCADO PELA NATUREZA. NELAS, FATOS REAIS E HISTÓRICAS SE MISTURAM COM FATOS IRREAIS, PRODUTOS DA IMAGINAÇÃO.

AS LENDAS ATRIBUEM GRANDE VALOR À NATUREZA, POIS ELA É A FONTE DA VIDA PARA OS POVOS PRIMITIVOS. A ELA SÃO ATRIBUÍDOS PODERES E A ELA SE DEVE DEDICAR RESPEITO E OBEDIÊNCIA.

AS LENDAS SÃO NARRADAS EM TERCEIRA PESSOA PARA RTEPRESENTAR A VOZ DE TODA COMUNIDADE, DAQUELES QUE HERDARAM AS TRADIÇÕES DE SEUS ANTEPASSADOS.

AS LENDAS SÃO NARRATIVAS CONTADAS PELA TRADIÇÃO ORAL ATRAVÉS DOS TEMPOS PARA TRANSMITIR ALGUM ENSINAMENTO OU EXPLICAR ALGUM FATO HISTÓRICO OU NATURAL. COMO ELAS REVELAM MUITO SOBRE OS POVOS QUE AS CRIARAM, É IMPORTANTE VALORIZAR O SEU REGISTRO ESCRITO, COMO UMA ESTRATÉGIA DE RESGATE E DE TRANSMISSÃOPARA AS GERAÇÕES FUTURAS.

A LENDA É UMA NARRATIVA DE CARÁTER MARAVILHOSO EM QUE UM FATO EM QUE UM FATO HISTÓRICO, CENTRALIZADO EM TORNO DA ALGUM HERÓI POPULAR ( REVOLUCIONÁRIO, SANTO, GUERREIRO), SE AMPLIFICA E SE TRANSFORMA SOB EFEITO EVOCAÇÃO POÉTICA OU DA IMAGINAÇÃO POPULAR, SEM EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS.

FUNÇÃO SOCIAL DA LENDA: PRESERVAR HISTÓRIAS FANTÁSTICAS (E/ OU FANTASIOSAS) CRIADAS PELA IMAGINAÇÃO DO HOMEM, PELAS SUAS CRENÇAS, E QUE FORAM SENDO REPASSADAS, ORALMENTE, DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO, TORNANDO-SE PARTE DA CULTURA POPULAR.

CARACTERÍSTICAS DA LENDA TEXTO PREDOMINANTEMENTE NARRATIVO; O PERSONAGEM PRINCIPAL GERALMENTE É REVOLUCIONÁRIO, GUEREIRO, SER MARAVILHOSO OU ENCANTATÓRIO OU SOBRENATURAL.

PODE APRESENTAR TANTO CARACTÉRÍSTICAS POSITIVAS COMO NEGATIVAS, OU SEJA, DE HERÓI OU ANTI- HERÓI. FAZEM REFERÊNCIAS A RITOS, COSTUMES, DEUSES E NOMES INDÍGENAS: EXPLICAM, DE FORMA NÃO CIENTÍFICAS, O SURGIMENTO DO FENÔMENO ( Lenda da Eclipse da lua); de um lugar Lenda das Cataratas do Iguaçu); de um ser sobrenatural (Lenda do Saci Pererê); de uma planta exótica (Lenda da Vitória-Régia), entre outras.

Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita. Do latim legenda (aquilo que deve ser lido), as lendas inicialmente contavam histórias de santos, mas ao longo do tempo o conceito se transformou em histórias que falam sobre a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura.

Características das lendas II Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos. Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos. Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade. Fazem parte da realidade cultural de todos os povos. Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações, porém, são mais facilmente aceitas, pois apesar de serem fruto da imaginação não são necessariamente sobrenaturais ou fantásticas. Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e interpretação daqueles que a propagam.