A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Comunicação e seus Conceitos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Comunicação e seus Conceitos"— Transcrição da apresentação:

1

2 A Comunicação e seus Conceitos
Uma organização é formada por pessoas que estão dispostas em setores, departamentos, salas etc. Apesar de fisicamente se encontrarem todas bem próximas umas das outras, em virtude dos desenhos organizacionais acabam se distanciando, dificultando assim, o fluxo de comunicação.

3 A Comunicação e seus Conceitos
Berlo, 1989, nos diz que “uma organização de qualquer espécie só é possível através da comunicação. É exatamente a comunicação entre os elementos que a faz uma organização e não elementos à parte, isolados e desorganizados”.

4 A Comunicação e seus Conceitos
Com ela é possível armazenar e organizar todas as informações da organização. É também, através da comunicação que o RH realiza seu trabalho de diminuir as distâncias entre colaboradores e o que é mais difícil, entre colaboradores e a administração das instituições. A importância da comunicação para a gestão de recursos humanos é tão grande que muitas empresas a consideram como uma importante prioridade estratégica.

5 A Comunicação e seus Conceitos
Observe como funciona o fluxo de informações: Fluxo de comunicação positivo Demais fluxos produtivos positivos Fluxo de comunicação negativo Demais fluxos produtivos negativos

6 A Comunicação e seus Conceitos
Do latim communicare, a expressão comunicar significa “pôr em comum” ou “tornar comum”. Todas as atividades humanas envolvem a comunicação, de alguma forma, em suas muitas manifestações. Desde os primórdios o homem sente a necessidade imperiosa de trocar idéias, sentimentos e experiências. Até à invenção da escrita, há aproximadamente 5 mil anos, essas transmissões eram passadas oralmente, de geração a geração.

7 A Comunicação e seus Conceitos
Com a criação da tipografia, há aproximadamente 500 anos, as informações passaram a ser registradas, sendo esse conhecimento acumulado e compartilhado. Em pleno século XXI, o que vemos é uma “aldeia global”, em que as informações cruzam o planeta em questão de segundos e, em muitos casos, concomitantemente aos acontecimentos.

8 A Comunicação e seus Conceitos
Comunicar significa, tornar uma informação comum a todos, onde seu objetivo vai muito além do simples ato de comunicar. Prioritariamente, é necessário que esta informação seja entendida de forma correta por todas que a ela tiverem acesso. Este entendimento é o que chamamos de feedback e servirá como termômetro para as empresas medirem o nível de comunicação entre seus colaboradores.

9 A Comunicação e seus Elementos
Os elementos principais que atuam no processo de comunicação são os seguintes: Mensagem: pode ser considerado o principal elemento do processo de comunicação, e representa o recado, a informação que se quer repassar; Emissor: responsável pelo envio da mensagem; Receptor: aquele a quem a mensagem se destina;

10 A Comunicação e seus Elementos
Canal: meio pelo qual a mensagem será transmitida; Código: é o tipo de linguagem utilizada para realizar a comunicação, podendo ser escrita, falada, ilustrada etc. Feedback: representa um retorno da mensagem que foi anteriormente transmitida.

11 A Comunicação e seus Elementos
Observe como funciona o esquema da comunicação:

12 A Comunicação e seus Conceitos
ATENÇÃO: Importante observar que o canal escolhido pelo emissor para transmitir uma mensagem deverá ser acessível a quem vai recebê-la, no caso o receptor.

13 A Comunicação Empresarial
Como vimos anteriormente o processo da comunicação não se limita apenas à falada e escrita. O importante no desenvolvimento das funções organizacionais é interagir com os diversos meios. Daí ser tão importante o sistema organizacional no processamento das funções internas e do relacionamento das organizações com o meio externo.

14 A Comunicação Empresarial
Empresas de destaque em qualquer lugar do mundo montam departamentos exclusivos de comunicação para trabalhar seus públicos interno e externo, visando a desempenhar melhor a comunicação entre seus públicos, como a sociedade de uma maneira geral, formadores de opinião, consumidores, colaboradores (trabalhadores, distribuidores, fornecedores, parceiros), sindicatos, órgãos governamentais. Sempre tendo como referência básica o planejamento estratégico da empresa.

15 A Comunicação Empresarial
Todas as ações de comunicação, nos dias atuais, estão preocupadas em agir de forma conjunta e integrada para mostrar a “personalidade” da empresa. Essa mostra, geralmente, é bem aceita principalmente se as empresas mostram preocupação com o social. As empresas estão investindo na construção de imagens empresariais confiáveis.

16 A Comunicação Empresarial
A verdadeira ação de comunicação empresarial faz a integração entre a empresa e seus públicos, arrebentando com as ilhas internas de informação – guetos – e transforma a comunicação na interface entre todos os públicos de interesse da empresa.


Carregar ppt "A Comunicação e seus Conceitos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google