O que falta ao trabalhador brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

QUEM SOMOS Somos uma divisão do Grupo Pragmática totalmente voltada para o mercado jurídico. Com aproximadamente 19 anos de atuação, mais do que conhecer.
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
RESIDENTES E ESTAGIÁRIOS EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR
I CENSO NACIONAL DE RESIDÊNCIA OU ESTÁGIO EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR
Distribuição dos Pacientes em Diálise no Brasil, por Região, Jan
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
01 de Março de 2005 Teleconferência. 2 Objetivo principal Criação da Nova Sociedade (Instituição Financeira), responsável pela estruturação e comercialização.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Juventude Brasileira: análises de uma pesquisa nacional
O transporte aéreo e a liberdade tarifária
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
FUNÇÃO MODULAR.
Proposta Levando em conta a crescente onda de banalização do problema das drogas e do álcool, seja na mídia, ou no meio acadêmico, este breve estudo pretende.
Estatística Aplicada (Aula 4)
Questionário de Avaliação Institucional
Projeto INAF - População Carcerária
SBN - Jan, 2007 Distribuição dos Pacientes em Diálise no Brasil, por Região, Jan (N=73.605), censo SBN Sul 16% (N=11.657) Sudeste 54% (N=39.499)
A Tabuada.
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Portfólio de matemática
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Pesquisa sobre Medicamentos Genéricos:
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Núcleo de Estudos e Opinião Pública Agosto de 2012 – Maio de 2013 ESTRATOS SOCIAIS EMERGENTES E CULTURA POLÍTICA.
Renda até 2 SM.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/ /12/2011.
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
ALBERTO PIMENTA Director de Estratégia e Desenvolvimento CTT
UFMGUFMG Pesquisa de Opinião Pública Nacional Junho de 2008.
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Maio de 2009 Brasil Pesquisa de Opinião Pública 3 Roteiro I.METODOLOGIA II.OPINIÕES SOBRE O BRASIL III.PREFERÊNCIAS PARTIDÁRIAS DO ELEITORADO IV.IMAGEM.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
ESTATÍSTICA.
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
Pulso Brasil CIESP/fev 2007 edição março [ 2 ] Pulso Brasil  1000 entrevistas mensais nacionais  entrevistas por ano  Amostra probabilística.
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Coletiva de imprensa sobre apresentação dos resultados da pesquisa
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
I LEVANTAMENTO NACIONAL
Metodologia Objetivo Geral Levantar entre os brasileiros suas percepções sobre vacinação e doenças pneumocócicas Período de Campo De 17 a 22 de julho.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Diagnóstico Setorial Indústria Panificação e Confeitaria Novembro 2011 Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Associativo Gerência de Pesquisas e Estatística.
Transcrição da apresentação:

O que falta ao trabalhador brasileiro Pesquisa O que falta ao trabalhador brasileiro Sistema FIRJAN Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Associativo Gerência de Pesquisas e Estatística

Objetivo e Metodologia Objetivo: Identificar a demanda por trabalhadores qualificados na indústria do Brasil vis à vis a oferta de profissionais existente. Metodologia: Método quantitativo com aplicação de questionário semi-estruturado. Respondentes: Diretores e gerentes responsáveis pela área de fabricação das indústrias do país. Amostra: 607 indústrias de todo o país, distribuídas por região. Tendo em vista um intervalo de 95,0% de confiança, obtém-se margem de erro de 3,9%. Estratificação da amostra: Indústria da transformação (erro de 4,6%) e da Construção civil (erro de 7,3%).

OBJETIVO E METODOLOGIA PRINCIPAIS RESULTADOS PERFIL DA AMOSTRA PRINCIPAIS RESULTADOS

Distribuição da amostra por região A pesquisa foi realizada com 607 indústrias - Transformação e Construção Civil - representando 260.239 trabalhadores e contemplou todas as regiões do Brasil. 16,5 % Norte 5,1 % 6,8 % Centro Oeste Sul 20,4 % Sudeste 51,2 % Nordeste

Distribuição por segmento industrial e porte A amostra é composta de 71,5% da Indústria da Transformação e 28,5% da Construção Civil. 77,8% das empresas são de médio porte e 22,2% de grande porte. Obs.: No que tange ao segmento industrial, a amostra foi distribuída respeitando a proporção da população.

Demanda por profissionais na Indústria Nos últimos 6 meses, 81,1% das indústrias tiveram aumento ou ao menos manutenção da quantidade de funcionários. Construção Civil: 46,8% Grande Aumento Algum Aumento Pequeno Aumento Se Manteve Grande Redução Alguma Redução Pequena Redução 42,1% 18,8% 39,0% Transformação: 40,1% Transformação: 41,7% Construção Civil: 32,4% P7) Gostaria de falar sobre a demanda da sua empresa por profissionais para atuar na área de fabricação, seja a nível de diretoria, gerência ou operacional/chão de fábrica. Excluindo os terceirizados, considerando unicamente os funcionários próprios, a quantidade de profissionais que atuam diretamente na área de fabricação em relação a 6 meses atrás apresentou:

Postos de trabalho próximos 12 meses Além dos resultados indicarem um quadro de expansão nos últimos 6 meses, em 60,9% das empresas as projeções são também positivas. Transformação: 56,6% 60,9% Construção Civil: 71,6% Transformação: 33,4% 29,3% Construção Civil: 19,1% O quadro de expansão para os próximos 12 meses é mais acentuado na indústria da construção civil (71,6%) enquanto na transformação é inferior: 56,6%. 8,3% Grande Aumento Algum Aumento Pequeno Aumento Se Manteve Grande Redução Alguma Redução Pequena Redução P10) Pensando agora nos próximos 12 meses, gostaria de saber sua opinião unicamente pensando na área de fabricação. O(a) Sr(a) acredita que a quantidade de postos de trabalho na sua empresa vai ter:

Postos de trabalho para 2016 Para 2016, 63,3% das empresas prevêem que haverá expansão das contratações. A previsão de novas contratações indica crescente necessidade de absorção de mão de obra na área produtiva. Grande Aumento Algum Aumento Pequeno Aumento Se Manteve Grande Redução Alguma Redução Pequena Redução 63,3% 3,2% 21,9% P12) Pensando agora em um cenário para 2016, ano de Olimpíadas, gostaria de saber sua opinião unicamente pensando na área de fabricação. O(a) sr(a) acredita que a quantidade de postos de trabalho na sua empresa vai ter:

Preenchimento dos postos de trabalho 53,0% das indústrias não obtiveram sucesso na tentativa de preencher muitos ou parte dos postos de trabalho que estavam disponíveis nos últimos 6 meses Para os 47,0% daqueles que conseguiram preencher total ou quase totalmente suas vagas, 65,3% disseram que os profissionais contratados desempenham suas funções de modo razoavelmente satisfatório 12,7% 40,3% Muitos Parte P16) Independentemente de ter havido aumento ou redução nos últimos 6 meses da quantidade de funcionários, o(a) sr(a) diria que os postos de trabalho necessários ou que estavam disponíveis na área de fabricação da sua empresa: / P17A) O Sr. diria que para a área de fabricação, de uma maneira geral, a sua empresa tem conseguido contratar profissionais que executam as funções requeridas para os cargos de modo:

Dificuldades na contratação Para as empresas que não estão bastante satisfeitas com o desempenho dos funcionários contratados, as duas principais dificuldades enfrentadas são: 1 Ranking 2 3 4 5 6 7 P.18. Gostaria de entender as razões dessas dificuldades para encontrar profissionais que atuem satisfatoriamente na área de fabricação. Gostaria que me dissesse com qual freqüência o Sr.(a) enfrenta cada tipo de dificuldade que eu vou falar:

Alternativas para contratações atuais Para 71,4% das empresas entrevistadas, a contratação de profissionais com qualificação abaixo da necessária é uma prática comumente utilizada. 36,1% 35,3% Às vezes Sempre/Muitas vezes P14) Na área de fabricação, com que frequência na sua empresa é adotada como solução para eventuais dificuldades de preencher postos de trabalho vagos a contratação de profissionais com qualificação abaixo da necessária:

O QUE FALTA PARA O TRABALHADOR BRASILEIRO Principais Resultados O QUE FALTA PARA O TRABALHADOR BRASILEIRO

Principal dificuldade na contratação Falta ao trabalhador principalmente características e competências como capacidade de assimilar conteúdo, raciocínio lógico, liderança e iniciativa; mais que a própria capacitação profissional, experiência ou nível de instrução escolar. Ranking 1 2 3 4 5 Na indústria da transformação, a principal dificuldade reside nas competências comportamentais, enquanto na Construção Civil é a falta de experiência. P19) Dentre os aspectos de que falamos, qual desses é o que representa maior dificuldade em relação à contratações para a área de fabricação na sua empresa, pessoas que: // E a segunda maior dificuldade??

Competências Cerca de 90% das empresas enfrentam dificuldades na contratação de profissionais com as competências abaixo indicadas. Tais competências podem ser desenvolvidas na Educação Básica, inclusive, através do desenvolvimento das habilidades matemáticas. 1 2 3 4 Ranking P20) Além de todos os aspectos que já falamos, gostaria que o Sr(a) me dissesse, qual o nível de dificuldade para encontrar profissionais que apresentem as seguintes habilidades: