COLOMBO E OS ÍNDIOS Tzvetan Todorov:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
A América antes e depois dos espanhóis
Parábolas do Reino: 1- O tesouro escondido 2- A pérola de valor
É menina... (Síntese do debate sobre os Direitos das Mulheres inserido no tema “Igualdade”)
3ª Aula INTERESSADOS Interessados - Quem São Eles - Como Conseguir.
Serão os valores morais universais?
Velho e o neto ..
Estudo para reunião de célula
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
A Expansão territorial
América Espanhola O QUE OS ESPANHÓIS ENCONTRARAM POR AQUI?
1 – Conquista ou Descobrimento: “A visão Eurocêntrica da História.”
“A conquista e a efetiva ocupação”
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
A EUROPA ABSOLUTISTA (ANTIGO REGIME)
As Grandes Navegações EUROPA: IDADE MODERNA Séculos XVI - XVII
QUINHENTISMO -Portugal está em plena Expansão Marítima;
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Imagens de João Parassu
Literatura de informação no Brasil.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
As crianças são seres espirituais
Sociedade e cultura dos nativos americanos
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
Aula 2 – Conquista e Colonização do Brasil
Lenda do Guaraná.
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
O Livro da Sabedoria.
Conteúdo para prova de História
Homens ou Macacos.
O Cético e o Lúcido   No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês. O primeiro pergunta ao outro: — Você acredita na vida após o nascimento? — Certamente.
A existência de Deus.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
HISTÓRIA NADA COMUM 16ª História Extraída do Site: 16ª História Extraída do Site:
L Disputas territoriais: Índios x Brancos.. Quando Colombo chegou Encontrou amigos de paz Que lhes receberam bem Porém foram deixadas pra traz Coitados.
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA
Resumo A carta de Pero Vaz de Caminha ressalta a importância da catequese dos índios para os portugueses. Dentre as justificativas da posse e colonização.
 EXPANSÃO ULTRAMARINA  CRÔNICAS DE VIAGEM  PERTENCEM AO ÂMBITO DA HISTÓRIA  DATADA EM 1º DE MAIO DE 1500  PRIMEIRAS IMPRESSÕES.
“Mal por mal é melhor ter o de Alzheimer que o de Parkinson, pois mais vale esquecer de pagar a cerveja do que entornar tudo no chão!”
A amizade é um amor que nunca morre
Felicidade.... by
Ética Teoria do Relativismo Moral
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
A colonização espanhola na América
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
Colonização das Américas Grupo 06 – Capítulo 09
Quinhentismo Séc. XVI.
Transformações do pensamento sociológico ocidental
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
O amor é como a gripe... apanha-se na rua e resolve-se na cama automático e manual.
CAMPANHA DE JEJUM DAS BEM AVENTURANÇAS
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Portugal nos Séculos XV e XVI
Clicar Poucas coisas doem tanto. Poucas coisas fazem tanto mal a ponto de tirar muitas vezes a vontade de viver. Se estamos doentes, vamos a um médico,
Profª. Lilian Larroca. É o sistema de domínio no qual um país possui terras em outros lugares do mundo e explora os recursos dessas terras para enriquecer.
Ambição e tragédia : a colonização da América
As Grandes Navegações
TEXTO ÁUREO “E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.” At 7.41 TEXTO ÁUREO “E naqueles.
NAJA SLIDES APRESENTA LETICIA THOMPSON O AMOR QUE SE PERDEU.
ANTROPOLOGIA.
JEAN-PAUL SARTRE ( ) O EM-SI E O PARA-SI, O SER E O NADA.
Inacreditável Índia Os olhares revelam que chegamos na terra da inocência… a ponte para se falar diretamente com Deus. Para entender os mistérios desse.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
Ateus e Agnósticos. Ateus – negam a existência de qualquer DEUS e da veracidade de qualquer religião teísta. Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando.
Na presença do Amor Pessoas que aprenderam a viver suas história de amor...
Transcrição da apresentação:

COLOMBO E OS ÍNDIOS Tzvetan Todorov: Filósofo e linguista búlgaro, radicado em Paris Obra: A Conquista da América: a questão do outro Analisa a visão de Colombo sobre os indígenas e o seu pensamento a partir dos escritos deixados pelo navegador e outros participantes do descobrimento

Indígena como parte da paisagem VISÃO DE COLOMBO SOBRE OS INDÍGENAS 1ª REFERÊNCIA Visão do indígena semelhante à visão da própria terra descoberta: inculta, a ser desbravada e aberta aos valores morais e espirituais dos espanhóis. “Este rei e todos os seus andavam nus como tinham nascido, assim como suas mulheres, sem nenhum embaraço”. Nudez = Ausência de cultura “No interior das terras há muitas minas de metais e inúmeros habitantes”. “Até então, ia cada vez melhor, naquilo que tinha descoberto, pelas terras como pelas florestas, plantas, frutos, flores e gentes”. “Notaram que as mulheres casadas usavam panos de algodão, mas não as meninas, algumas já com dezoito anos. Havia ainda cães mastins e perdigueiros”. Indígena como parte da paisagem

VISÃO DE COLOMBO SOBRE OS INDÍGENAS 2ª REFERÊNCIA Incompreensão do sistema de valores próprios dos indígenas, a partir da noção espanhola do seu próprio sistema de trocas e comércio. “Tudo o que têm, dão em troca de qualquer bagatela que se lhes ofereça, tanto que aceitam na troca até mesmo pedaços de tigela e taças de vidro quebrado”. “Alguns tinham pedaços de ouro no nariz, que de bom grado trocavam por coisas que não valem nada”. “Generosidade” “(...) ocorreu que algum índio roubou, se fosse descoberto que alguns deles roubam, castigai-os cortando-lhes o nariz e as orelhas”. “Não generosos” = ladrões

INDÍGENA SUBMISSO = BOM INDÍGENA NÃO SUBMISSO = MAU VISÃO DE COLOMBO SOBRE OS INDÍGENAS 3ª REFERÊNCIA INDÍGENA SUBMISSO = BOM INDÍGENA NÃO SUBMISSO = MAU “Não têm armas e são tão medrosos que um dos nossos bastaria para fazer fugir cem deles, mesmo brincando”. “Não possuem nem ferro, nem aço, nem armas, e não são feitos para isso, não porque não sejam saudáveis e de boa estatura, mas porque são prodigiosamente medrosos”. “Covardia” “Não há gente pior do que os covardes que nunca arriscam suas vidas no confronto direto, e sabereis que se os índios encontrarem um ou dois homens isolados, não é de espantar que os matem”. Covarde = Traiçoeiro

Seres completamente humanos Projeção de valores europeus (identidade) PENSAMENTO DE COLOMBO Seres completamente humanos Projeção de valores europeus (identidade) CONVERSÃO INDÍGENAS Seres diferentes Superioridade X inferioridade Não têm nenhuma seita Não são idólatras São ignorantes do mal Amam o próximo “Os índios já possuem qualidades cristãs”.

PENSAMENTO DE COLOMBO Expansão espiritual Conquista material CONVERSÃO Dão a religião ACEITAÇÃO (igualdade): Trabalhador “cristão” NÃO ACEITAÇÃO (inferioridade): Escravização Punição física Morte Tomam o ouro