Historia da navegação marítima: comércio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULOS XV E XVI.
1914 – 1918.
Caravela. Academia das ciências de Lisboa, Portugal.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
O MUNDO ATUAL.
EXPANSÃO MARÍTIMA Prof° Davi Ruschel.
Por :Natania Nogueira Professora de História
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
Imigração Eb2/3cManuel de Figueiredo Área de projecto Torres Novas 2008/2009 Francisco Gonçalves nº12 Júlia Vasconcelos nº13 Miguel Costa nº18.
Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE.
1ª Guerra Mundial.
A aplicação do Absolutismo e As Grandes Navegações
Expansão marítimo e comercial européia
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
POR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI
História dos Portugueses no Mundo
Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha)
A logística existe desde os tempos mais antigos
EXPANSÃO MARÍTIMA.
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
MUNDO DO TRABALHO.
A Circulação da Mercadoria
EUROPA ANTES DO BRASIL.
Os Domínios de Filipe II
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Expansão Marítimo-Comercial Européia
Expansão marítimo e comercial européia
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
África: Aspectos Naturais.
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
A PRÉ-HISTÓRIA.
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.
Professor Edley
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Colonização Africana Colonização Africana.
Expansão marítimo e comercial européia
Escola Básica e Secundária da Povoação
Rotas das grandes navegações europeias do século XVI
Expansão Marítima e Comercial
Expansão Marítima Europeia e Mercantilismo
“Criação de Produções Multimédia com POWERPOINT”
As Grandes Navegações
Professor Edley
O Poderio de Cartago.
O Brasil colonial A escravidão colonial.
A escravatura.
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Expansão Comercial e Marítima Europeia
A Europa e o descobrimento da América História da América Latina Professor Renato Carneiro.
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

Historia da navegação marítima: comércio Nome : Giovane

Fenícios : Um dos maiores mercadores da Europa , eram os fenícios , no ano de 1200 A.C , desenvolveram o primeiro sistema de comercio de importação e exportação , seus barcos eram feitos para andarem o mais rápido assim possível para se obter mais lucro .

Os seus principais produtos eram vinho , cães ( traficados da África e Ásia ) fornos de cerâmica , vasos , ouro ( da Núbia ) , metais , como : bronze , ferro , prata ... foi também os primeiros exploradores a chegar na costa africana do atlântico um lugar desconhecido até então . Rotas dos fenicios

Idade média Com a destruição da fenícia , o comercio marítimo se estatizou , e só 2500 anos depois o comercio marítimo volta , na época da idade média , seus barco eram pesados e lentos de mais , uma viajem que os fenícios demoravam 2 a 3 meses , começou a demorar de 2 a 5 anos .

Seus produtos eram quase os mesmos dos fenícios , mas com o interesse de um comercio maior . os navegadores exploraram mais territórios para obter mais vendedores .

Renascença À partir dessa era o comercio não teve períodos de pausa como dos fenícios a idade média , acabou se estendendo até os dias de hoje . Suas navegações eram feitas para defesa de mercadorias , pois nessa época começou a existir piratas , que roubavam e saqueavam navios de comercio , para isso , a pólvora começou a ser implantada em armas , para a proteção das mercadorias .

Nessa época começou os descobrimentos , como o Brasil , o território das ilhas do caribe , a América . O explorador que descobriu a América , foi Cristóvão colombo , mas ele e muitos achavam que esse território era as índias , pelo fato de ser um pais tropical como a índia , após a morte de Cristóvão colombo , Américo Vespúcio constatou que a distancia de Portugal a suposta índia , era muito menor que ir contornando pela África , assim constatou que erra u território diferente , um novo continente .

Mapa feito a mão de Américo Vespúcio

Invenções que auxiliaram as descobertas

Idade industrial Foi a época das batalhas navais , barcos gigantescos , que destroçavam qualquer tipo de barco sendo grande ou pequeno

Foi nessa época que iniciou as revoluções como a francesa , a dos estados unidos , inclusive a do brasil , esse período foi de 1600 a 1888 . Barco de 1750 barco de 1837

1º guerra mundial Nessa época o comercio marítimo era especifico para a guerra , os barcos mercantis na Alemanha eram obrigados a ter no mínimo uma metralhadora antiaérea , para sua própria proteção .

Barcos para trabalhos portuários eram utilizados como barcos de guerra , com um armamento pesado contra ataques aéreos como um bombardeio a uma base naval .

2° guerra mundial Na segunda guerra mundial , a utilização de barcos mercantis erra imensa , para o transporte de armas e alimento para os combatentes . Eram barcos com tecnologia avançada que utilizamos até hoje , não era como a 1 guerra , que a maioria dos barcos combatentes eram movido a vapor ! Era já utilizado a tecnologia de radar e sondas eletromagnéticas que detectavam submarino a longa distancia , foi a primeira guerra que a estratégia não era tudo mas tecnologia sim

No brasil a tecnologia naval só chegou com rapidez por causa do presidente Getúlio Vargas , que “ apoiava os países aliados com o fornecimento de alimentos e matéria prima em troca de tecnologias “ Erick Vasconcelos (2008) .

HOJE Hoje em dia , o comercio marítimo corresponde a 95% do comercio entre países , o sistema e importação e exportação é um modo rápido fácil de se comercializar produtos que demoraria para se comercializar de outro modo .

Os motores de barco , hoje , são em sua maioria de combustão , como motores de carro , só que gigantescos

valeu