Orientadora: Prof. Dra Júnia C.A. Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Advertisements

DESENHO INDUSTRIAL ASSISTIDO POR COMPUTADOR
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
Sistemas de Informações Gerenciais
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 / 38 AVALIAÇÃO DE UM PROCESSO E SOFTWARE PARA A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DE ENSINO Foz do Iguaçu, 02 de Setembro de Luciete Basto de Andrade Albuquerque.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Gerenciamento de Projetos
Kit Alfa Marcello Cláudio de Gouvêa Duarte.
Operadores e Funções do LINGO
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Professor Roberto Petry
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Indice estruturado por Hash
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Informática Industrial
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Estudo de Caso 1: UNIX e LINUX
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
Questionário de Avaliação Institucional
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Gerenciamento do Escopo
Classes e objetos Modelagem
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Provas de Concursos Anteriores
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
“IMPLEMENTAÇÃO COM WORKFLOW PARA GESTÃO DE P&D EM AMBIENTE DE
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Arquitetura de Sistemas Operacionais – Machado/Maia 10/1 Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado Luiz Paulo Maia Capítulo 10 Gerência.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
Aluno: Mário Monteiro Orientador: Sérgio Soares 1.
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Algoritmos Culturais.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Revisão Prova 2 Métodos de Acesso – Parte 2 AULA 21 Profa. Sandra de Amo GBC053 – BCC.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Ritornello Um Framework para Representação de Conhecimento Musical
IF696 - Integração de Dados e DW
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 20 de Junho de 2006.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Transcrição da apresentação:

Orientadora: Prof. Dra Júnia C.A. Silva Linguagem de Padrões para Apoiar o Projeto de Material Instrucional para EAD Americo Talarico Neto http://www.dc.ufscar.br/~americo Orientadora: Prof. Dra Júnia C.A. Silva http://www.dc.ufscar.br/~junia

Tópicos Introdução Contextualização Trabalho Realizado EAD Linguagem de Padrões Estratégias Cognitivas Trabalho Realizado Estudos de Caso Análises dos Resultados A Linguagem de Padrões para EAD Trabalhos Futuros

Introdução Objetivos do Trabalho: Apoio pedagógico e tecnológico ao professor, no projeto de material instrucional para sistemas de Educação à Distância (EAD). Promover a integração de educadores e profissionais de computação por meio de uma linguagem comum – a Linguagem de Padrões.

Contextualização EAD Linguagem de Padrões Estratégias Cognitivas

EAD Sistema Educacional atual forma profissionais com conhecimentos defasados. EAD: Flexibilidade de tempo e espaço, abrangência do conhecimento Separação aluno e professor, tempo+espaço Auto-Estudo Problemas na criação de material instrucional para EAD via Internet. Aplicação da tecnologia à aprendizagem Novas metodologias de ensino

EAD - Problemática e Desafios Dificuldade em balancear a quantidade de informação. Homogeneidade dos materiais instrucionais. Falta de clareza no preparo do material instrucional. Não engajamento do aluno no estudo apoiado por computador. Desafios: Encorajar o maior envolvimento de professores e estudantes no processo do uso de tecnologias de informação e comunicação. Preencher a lacuna entre tecnologia e pedagogia.

Estratégias Cognitivas Processo de Aquisição do Conhecimento Percepção Sensorial Memória de Trabalho Memória de Longa Duração (processamento ativo, armazenamento e recuperação) Automação e Formação de Esquemas

Estratégias Cognitivas - Conceito “Capacidades internamente organizadas que o aluno usa para guiar seus próprios processos de atenção, aprendizagem, memória e pensamento” (Gagné, 1974). Minimizar a Carga Cognitiva na Memória de Trabalho durante contato com o Material Instrucional

Estratégias Cognitivas Selecionadas Estratégias de Judith Liebman: Organização: semelhanças-diferenças, vantagens-desvantagens Estruturação: organizações visuais da informação Metáforas e Analogias Mapas de Conceito: representações gráficas da informação Ensaios: mantém a informação sendo processada na memória de trabalho Organizadores de avanço: conectores ou pontes

Padrões e Linguagem de Padrões Pattern Standard Guidelines X X Padrão Norma Diretiva Contexto + Problema Solução ISO 9141-11: Definição de Usabilidade “Conheça a população de usuários”

Padrões - Conceito Início na Arquitetura com Christopher Alexander Solução (Experiência, Comprovada , Reuso) para um Problema (Recorrente) em um determinado Contexto (Instâncias) Padrões não são criados ou inventados Eles são identificados por um princípio de invariância São uma ferramenta útil para registrar as experiências de projetos Qualidade Sem Nome “verdade essencial que satisfaz as necessidades humanas e inclui aspectos como perfeição, harmonia e adaptabilidade”

Padrões - Benefícios Formato de Apresentação Fornecimento de um vocabulário de comunicação Entre a equipe de desenvolvimento Melhoram a comunicação Equipe de desenvolvimento e usuários do sistema Permitindo que usuários finais opinem nas decisões de projeto e que se expressem melhor Captura de experiência Transferência de conhecimentos entre pessoas com níveis de experiência diferentes

Padrões – Formato - Arquitetura Número + Nome + **Confiança Ilustração Contexto Problema Problema Detalhado Solução Diagrama Referências

Padrões – Formato - IHC Nome Exemplos Usado Quando Porquê Como

Padrões – Formato - IHC Exemplos

Linguagem de Padrões Divide o problema geral e sua solução complexa em um número de problemas relacionados com suas respectivas soluções Cada par problema/solução será um Padrão Padrões devem estar relacionados, especialmente nos elementos Contexto e Padrões Relacionados A Linguagem de Padrões de Borchers

Trabalho Realizado Proposta de Trabalho Estudos de Caso realizados Análises dos Resultados obtidos

Proposta de Trabalho Propor uma Linguagem de Padrões para EAD que: Apóie o professor na tarefa de projetar material instrucional para EAD Forneça um vocabulário comum aos participantes (equipe multidisciplinar) do projeto de material instrucional para EAD

Estudos de Caso Hipótese: Estratégias Cognitivas aumentam a usabilidade do material instrucional. Observar se elas podem ser vistas como soluções para problemas recorrentes nesse contexto Avaliações de Usabilidade Método Analítico – Av. Heurística Método Empírico – Testes com Usuários

Linguagem de Padrões para EAD Estudos de Caso 1 e 2 Professor projeta Material Instrucional Avaliações de Usabilidade Linguagem de Padrões para EAD

Estudos de Caso 1 e 2 Especialista nas Estratégias Cognitivas, organiza o material Observação dos locais de inserção de estratégias Avaliações de Usabilidade

Análises Há a recorrência de alguns problemas em determinados pontos dos materiais instrucionais. Para a resolução desses problemas semelhantes foram utilizadas soluções baseadas nas Estratégias Cognitivas selecionadas. O tempo de estudo com Estratégias Cognitivas 19% menor do que nos materiais elaborados sem estratégias. A satisfação de uso, medida pelo questionário SUMI, detectou que o material com estratégias deixou os alunos mais satisfeitos. Os materiais instrucionais projetados com as Estratégias Cognitivas possuem, em média, 35% a menos problemas detectados pelas avaliações heurísticas e 50% a menos desses problemas com grau de severidade alto. Foram coletados depoimentos significativos dos alunos dos materiais instrucionais, que solicitaram projeto navegacional melhor melhorar a visibilidade do status do sistema, estruturar melhor o texto e incluir exemplos.

Estudo de Caso 3 Set the Stage Padrões Existem problemas que as Estratégias Cognitivas não resolvem

Estudo de Caso 3 Navegable Spaces Padrões Existem problemas que as Estratégias Cognitivas não resolvem

Estudo de Caso 3 Overview Beside Detail Padrões Existem problemas que as Estratégias Cognitivas não resolvem

Mapeamento Estratégia/Padrão (slide1/3) Mapa de Conceito = Knowledge View

Mapeamento Estratégia/Padrão(slide2/3) Organizador de Avanço = Linkage

Mapeamento Estratégia/Padrão(slide3/3) Estruturação + Diferenciação Progressiva = TopDown

Linguagem de Padrões para EAD Características da Linguagem Organização dos Padrões na Linguagem Opções de Extensão Trabalhos Futuros

Linguagem de Padrões para EAD Seleção de 12 Padrões Pedagógicos: Planejamento de uma aula virtual; Formas para realizar Retenção de Conhecimento Plan Active Student Adapt to Participant Background Let them Decide Retention Types Breaks Review After Breaks Exercises Explorative Learning Collaborative learning Diferent Exercises Levels Virtual Lectures

Linguagem de Padrões para EAD Proposta de 6 Padrões baseados em Estratégias Cognitivas: Organização e estruturação do conteúdo pela interface; Linkage Knowledge View Knowledge Retention In Practice TopDown Means the Same

Linguagem de Padrões para EAD Safe Place Seleção de 17 Padrões De IHC: Aspectos relativos à interação e layout; Aspectos relativos à navegação; Repeted Framework Navegable Spaces Set the Stage Graphics Color Displaying Page Content Control Panel Searching Central working surface Progress Step by Step Overview Beside Detail Small Group of Related things Bring the Show to an end Go Back Go Forward

Linguagem de Padrões para EAD Set the Stage Displaying Page Content Navegable Spaces Progress Step by Step Go Back Go Forward Searching Central working surface Overview Beside Detail Small Group of Related things Repeted Framework Safe Place Control Panel Graphics Color Knowledge View Retention Bring the Show to an end TopDown Means the Same Linkage Plan Active Student Adapt to Participant Background Let them Decide Explorative Learning Virtual Lectures Collaborative learning Types Exercises Diferent Levels Breaks Review After Breaks In Practice

Organização dos Padrões O Padrão A deve ser utilizado antes do Padrão B (no sentido de poder ser utilizado para se ter mais certeza de sucesso). Vê-se nesse caso um tipo de ordenação temporal. Os Padrões B e D compartilham um contexto comum. O Padrão C é um modo de se utilizar o Padrão A. Vê-se nesse caso um tipo de especialização. Grupo Padrão A Padrão B Padrão D Padrão C

Nível de abstração 1 Grupo de Padrões 1 Nível de abstração 2 Grupo de Plan Nível de abstração 1 Adapt to Participant background Active Student Explorative Learning Collaborative learning Let them Decide Virtual Lectures Nível de abstração 2 Grupo de Padrões 3 Grupo de Padrões 2 Set the Stage Repeted Framework Knowledge View Knowledge Retention Navegable Spaces Graphics Linkage Bring the Show to an end Color Safe Place In Practice TopDown Displaying Page Content Retention Types Exercises Central working surface Searching Diferent Exercises Levels Means the Same Control Panel Progress Breaks Step by Step Overview Beside Detail Small Group of Related things Review after Breaks Go Back Go Forward

Collaborative learning Nível de Abstração 1: Grupo de Padrões 1 Plan Active Student Adapt to Participant background Explorative Learning Collaborative learning Let them Decide Searching Virtual Lectures Linkage Set the Stage Nível de abstração 1 Nível de abstração 2 Grupo de Padrões 2 Grupo de Padrões 3

Nível de Abstração 2: Nível de abstração 1 Nível de Abstração2 Virtual Lectures Nível de abstração 1 Nível de Abstração2 Grupo de Padrões 2 Knowledge View Knowledge Retention Bring the Show to An end Linkage In Practice TopDown Means the Same Retention Types Exercises Diferent Exercises Levels Breaks Review after Breaks

Displaying Page Content Nível de Abstração 3: Virtual Lectures Nível de abstração 1 Nível de abstração 2 Grupo de Padrões 3 Set the Stage Repeted Framework Navegable Spaces Graphics Safe Place Color Displaying Page Content Central working surface Searching Control Panel Progress Step by Step Go Back Go Forward Overview Beside Detail Small Group of Related things

Opções de Extensão (slide1/3) Novos Tipos de Aprendizagem Active Student Explorative Learning Collaborative Learning Learning by Doing by Observing Virtual Lectures Simulations

Opções de Extensão (slide2/3) Novas maneiras de realizar a Retenção de Conhecimento Grupo de Padrões 2 Knowledge Retention RetentionTypes Tables Comparisons Exercises Diferent ExercisesLevels

Opções de Extensão (slide3/3) Problemas mais específicos de Busca Searching Advanced Search Simple Site Map Wizard Grupo: Tipos de Buscas Search Area Search Results Grupo: Resultados de Buscas Overview Beside Detail Small Group of Related things

Trabalhos Futuros Extensão da LP proposta. Realização de Estudos de Caso. Criação de uma ferramenta que permita o projeto e a edição de material instrucional para EAD que incorpora a LP proposta.

Encerramento Obrigado pela Atenção! Contato: junia@dc.ufscar.br americo@dc.ufscar.br http://www.dc.ufscar.br/~americo/