SEGREDOS CURVOS O SUBSTRATO NÃO RACIONAL DA PSIQUE (UMA ANÁLISE ESCULTÓRICA)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Advertisements

AGRADECIMENTO.
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
A iniciação humana Da análise a síntese, sem esquecer que
Concepções Teóricas em Psicologia II
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
Esta é a história de Mikao Usui, o criador do Reiki
Todas as gerações que vieram e se foram.
Luz Radiante Shanta Gabriel.
Por que meditar é tão importante?
A PODEROSA PRESENÇA “EU SOU”
Quintessência Conhecemos os 4 Elementos: Terra, Ar, Fogo, Água!
ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA Wagner Borges
construção da felicidade
Portal para as Estrelas
Responsável: Ruth Machado Barbosa
ESTAR SOZINHO....
LEI DE AMOR POR: Alexandre Paredes.
Sawabona Shikoba.
O SENTIDO E O ALVO.
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
VINDE A MIM.
By Búzios Slides LIBERDADE.
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
QUANDO SERÁ QUE ESTAREMOS PRONTOS PARA FALARMOS DOS DESEJOS QUE NOS PERMEIA INCONSCIENTEMENTE AINDA.... Já está Na sombra; em transição !! DISPOSIÇÕES.
Um Tratado sobre Magia Branca O Caminho do Discípulo 204
OSHO estar atento” “O Milagre do.
Grupo de Estudos Saint Germain
“Muitas Vidas, muitos Mestres”
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
ARTE DA PAZ Morihei Ueshiba Crystal 2006.
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
ESTAR SOZINHO....
Liberdade avanço manual.
“Muitas Vidas, muitos Mestres”
Sabedoria para uma vida agradável
Arte da imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458
HÁ DOIS MIL E SEIS ANOS ATRAS UM HOMEM VEIO AO MUNDO MONTAGEM: PEDRO DE SOUZA Ligue o som DISPOSTO A SER O MAIOR EXEMPLO DE AMOR E VERDADE.
Harmonização com o Caminho das Duas Colunas 11:11 Que conduzem ao Templo Etéreo do Oráculo da Taro Clique para prosseguir.
DEZ TOQUES PARA A SABEDORIA
Faça o seu coração vibrar!
Como expectadores da vida alheia, julgamos diariamente os gestos e atitudes do nosso próximo. Quem diz que nunca julga, não é honesto consigo mesmo.
Para a Maestria De Viver
O ESPÍRITO DE GAIA   Ashtar Sheran por Ashka.
A Índia esconde um tesouro...
Meu irmão, minha irmã, nesse tempo de “pipocar de luzes” vivemos a expectativa de uma Grande Visita. Meu irmão, minha irmã, nesse tempo de “pipocar.
ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
A imaginação segundo Gaston Bachelard
MEDITAÇÃO PELA PAZ Mirna Grzich Crystal
O Estabelecimento da Nova Luz Mashubi Rochell.
Ao acordar, manifeste sua gratidão ao universo…
Autres Dimensions – Frases 01/14 Aïvanhov – 03/12/2011 Qual é a característica de um ser que Vibra? Isso quer dizer que ele renunciou – através da Humildade,
By Búzios Slides AVATAR DO AMOR Automático PRECES As preces devem emanar do coração, onde Deus habita, e não na cabeça, onde as doutrinas e as dúvidas.
LIÇÃO 6 INTRODUÇÃO: 1 João 4:7 e 8 1 Que coisas devem ser arrancadas para que o amor verdadeiro e puro possa se desenvolver? 148:3 O amor é uma.
Como é ser um gladiador... 1 de agosto de de agosto de de agosto de de agosto de de agosto de :15 22:15.
DESCONSTRUIR PARA CONSTRUIR Angela Guilhermina de Almeida Beirão renascimento.
A Índia esconde um tesouro... O avatar do amor Sathya Sai Baba.
Eterno.
você que esteve trabalhando por um longo período de tempo com as novas frequências e energias Vem descobrindo que está bem mais à frente que seus irmãos.
Conheça a Si Mesmo Shanta Gabriel.
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Brian Weiss. Acredito que não somos somente humanos, nem mesmo seres humanos que, eventualmente, desfrutam de experiências espirituais, mas seres espirituais.
Oo sonho NORMA SILVEIRA MORAES SLIDES APRESENTA O SONHO QUE MOVE O IDEAL NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES.
Qual de nós conhece o amor? Qual de nós não tem sonhos? Qual de nós não conhece o medo? E, qual de nós consegue viver nossos sonhos de forma plena?
Transcrição da apresentação:

SEGREDOS CURVOS O SUBSTRATO NÃO RACIONAL DA PSIQUE (UMA ANÁLISE ESCULTÓRICA)

Acordar espaços,acordar movimentos.Tempos. Voltas e curvas.Laços. Força,corpo,sentidos! Voltar aos ritmos básicos,à musicalidade da libido,ao gestual simbólico. Despertar para o todo envolvente pertence ao substrato não racional da Psique,àquele invisível em nós que perturba,insiste,persiste.Quer ser visto,exige diálogo. Entrelace!

Meditar a forma,a imagem,faz emergir sua força. A própria obra revela elementos motivadores do presente e da lembrança antiga.Revela também,em imagem,o processo simbólico no qual o próprio mundo está falando. Passado,presente e futuro estão entrelaçados pelo fio do desejo que os une.A apreensão arquetípica é a própria capacidade de representação,de imaginação e possibilidade simbólica.

O Homo Aestheticus deseja expressão,procura a originalidade da forma escondida no caos criativo.Tempo,espaço e energia interagem e a pluraridade busca seu contorno através do individuo. O objeto estético desloca-se para a subjetividade e acorda lugares no corpo.

O CORPO É O TEMPLO DA IMORTALIDADE DA ALMA.

Neste momento do desenvolvimento da história da consciência humana estamos ultrapassando o Uroboros Patriarcal,o movimento que luta contra os arquétipos,a força do coletivo, para nos impormos como individualidade. Esta individualidade resgatada deseja relacionar- se com o Outro,com o seu oposto. Assim o novo ciclo se abre,o ciclo da Alteridade -eu e o outro- e nos coloca diante do diálogo das forças em oposição.

Iniciamos assim, o caminho da reflexão em busca de um bem-estar,o encontro! Um caminho de volta à sabedoria contida em outros níveis de experiência que não só o racional.

No limite bio-ético confirma-se a direção do resgate das raízes nutridoras,da sacralidade da base. Retorno ao útero! Uma busca da respiração embrionária, o vínculo esquecido com a mãe terra. O renascer do corpo e seus ciclos criativos. Uma forma de conhecimento muito íntimo. Você sabe sem ver,sem escutar e sem tocar.

A busca da alma por centralização faz do sacro o receptáculo da graça divina. Segredos de regeneração e vivificação da matéria trazem leveza e desejo de liberdade ao corpo. Libertam nossa Dafne da angústia da perseguição que levou à conversão,uma adaptação para preservação do húmus gerador.

A intenção de fazer do outro um objeto, não é um jogo amoroso. É antes uma invasão que ocorre quando o lado obscuro,o lado inconsciente tem domínio completo e irrompe na consciência. Nessas circunstâncias o controle consciente fica reduzido ou quase abolido.Dafne seria então um objeto de posse de Apolo e perderia sua alma.

Localizar nosso próprio Ínferos,nossa própria força gravitacional e seu poder de reunir e constituir uma forma, traz de volta o poder regenerativo necessário ao equilíbrio energético.

Surge novamente a divinização da Mater,a terra- mãe. Nasce nas entranhas do corpo a sede da sabedoria. Ter no fundo de si mesmo a extensão de uma casa, o ventre criativo, a morada eterna do desejo, o desejo de Ser no Tempo e expandi-lo na Eternidade.

É Ísis quem nos está informando a nível arquetípico sobre a possibilidade de regeneração da vida.Ela pega em suas mãos a baba de Rá,o Sol, e modela a cobra.Destitui Rá de sua onipotência,onisciência e onipresença,forçando-o a revelar seu nome oculto,segredo da luz e Ísis realiza a grande alquimia,entrelaça o mundo do instinto à potência da luz e acorda a morte,magia da vida.

Ísis-Gaia traz a eternidade da luz para a finitude do Tempo e embalsama o corpo,protege-o na luz e da luz.Suas mãos trazem a medida,a porção justa da Alma individual e sua imortalidade.Ísis transforma o infortúnio do desmembramento do fim em um corpo que vive para além da vida. Seu segredo unifica o corpo,vence a morte! Ela trás o giro,o entrelace noite-dia,o continuun e a complexidade da vida-morte-vida.

Se a luz atingir as profundezas,o húmus gerador iniciará seu percurso de fertilização da matéria inerte. Ísis é a alma tecendo vida, alinhavando sabedoria!

Reencontrar a leveza do Ser é a verdadeira liberdade. O ventre libidinal deseja consciência,uma nova consciência que reequilibre as forças arrebatadoras espirituais.

“só encontramos uma base segura quando respeitamos as bases instintivas do inconsciente,e também o ponto de vista da consciência” JUNG

No muladhara,o chackra da raiz, está a base para elevar-se. No ventre a libido pulsa a força, jorra a luz. Dialogo frutífero,intenção de magia. A beleza viva,móvel,o desejo que se movimenta,o movimento do desejo.

A verdadeira verticalidade nasce do instinto, vem de Dioniso para jorrar como a seiva. A verticalidade vinda do Ínferos,nascida de Dioniso,jorra como fonte de luz dourada,pulsa para o alto a espiral da vida. Matéria e Espírito movimentam-se em busca de sentido,o conhecimento em si do Logos.

“se o individuo conseguir reconhecer o inconsciente a modo de fator co-determinante ao lado do consciente,vivendo do modo mais amplo possível as exigências conscientes e inconscientes,então o centro de gravidade da personalidade total deslocar-se-á. Não persistirá no eu,que é apenas o centro da consciência,mas passará para um ponto por assim dizer,virtual,entre o consciente e o inconsciente,o Si-mesmo(Selbst)” _____JUNG

Ars totum requerit hominem A arte requer o homem todo ! um dos princípios desta arte é o Imã dos sábios- Aimant-amante,Amor.

A Alma ligada ao thymos,ao coração é a alma que atingiu o estado erótico. Em sua função divina, Eros é um meio de penetrar em qualquer padrão e dar o colorido,é a função que estreita as distâncias e faz as ligações.

O amor pela totalidade nos faz amantes,nos assegura a entrega ao ser amado numa receptividade-ativa, geradora do nosso rio dourado, energia pura! Abandonar-se! Entregar-se ao outro! Perder a consciência que julga e separa. E retornar ao Eros,entregar-se a ele. Para com ele fazermos a passagem para o outro estado de consciência,uma consciência de centro na qual encontramos uma alternância menos extrema entre Yin e Yang,entre corpo e mente,entre sombra e luz.