1 Aula - Artes CONHECENDO A EMENTA E OS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

Quem é o homem ?.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
POVOS RECOLECTORES. POVOS RECOLECTORES Quer na inteligência e, portanto, na capacidade de fabricar objectos. Há milhares de anos, os seres humanos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Kátia Rodrigues Araújo (IC) e Flávia Ulian (PQ)
Teatro na Escola Jussara L. de Andrade.
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Filosofia
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
ARQUEOLOGIA.
O que é Arte Professor Cristovão de Maria.
Os níveis básicos da leitura
“ARTE” RUPESTRE “Arte” Rupestre é o nome que se dá ao tipo de “arte” mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações.
A atitude e a experiência filosófica
O Aluno a Distância e suas Necessidades
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Indivíduo, Cultura e Identidade
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
16/11/11.
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Componente Curricular
Componente Curricular
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
Ou quem e o que o constitui
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
Introdução à Questão Social
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Metodologia do Ensino de Arte
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Prof. Renato Denadai da Silva
Professor Romildo Tavares
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
2 Aula - Artes CONHECENDO A EMENTA E OS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Breve introdução ao estudo da Arte.
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
Equipe responsável pela produção
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Disciplina de Arte.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Período sistemático Aristóteles
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Componente Curricular Arte
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Professora Rosana Rossatto 6º anos Outono/2016.  Admirar é sentir-se tocado e encantado. Admirar inquieta, desperta nossas dúvidas e perguntas, abrindo.
Transcrição da apresentação:

1 Aula - Artes CONHECENDO A EMENTA E OS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO CONHECENDO OS CONTEÚDOS E OS MATERIAIS Prof. Esp. Suzana de Morais

EMENTA Conceito de Arte. O papel da arte na formação humana. A arte como forma de conhecimento: música, artes visuais, teatro e dança. Manifestações artísticas ao longo da história: Pré-História, Idade Média, Renascimento, Barroco, Classicismo, Romantismo, Século XX e XXI. (W. A. Mozart e L. V. Beethoven) Estudo da cultura Afro-Brasileira. Apreciação Musical. (H. Villa Lobos) Conceitos iniciais de teoria musical: timbre, duração, intensidade, e altura; pauta, claves, figuras musicais, compassos.

OBJETIVO GERAL Dominar os saberes tecnológicos, relacionando música e tecnologia com a finalidade de formar um profissional com pensamento crítico, criativo e autônomo, que seja capaz de articular o currículo de artes com as demais linguagens de conhecimento.

Avaliação da aprendizagem   Avaliação Escrita = P1 5.0 Avaliação Prática = PA 1 2,5 Exercícios realizados em sala de aula = TR 1 P1 + PA1 + TR1 = MB1 N2 Avaliação Escrita = P2 5,0 Avaliação Prática = PA2 Exercícios realizados em sala de aula = TR2 P2+ PA2 + TR2 = MB2 MB1 + MB2 / 2 = MF

TRABALHOS PRÁTICOS C:\Users\suzimorais\Desktop\Resultado concurso juri tecnico.pdf As atividades realizadas em sala de aula CONTITUEM NOTA! Obs: Caso o aluno perca as aulas procurar a professora nas PEs CONSTRUIR... TRP 1 1 PINTURA EM TELA A BASE DE OVO 1 FLAUTA EM TUBO DE PVC TRP 2 1 PINTURA EM TELA A BASE DE ÓLEO 1 ARRANJO DE MÚSICA DIGITAL Atividade extra reposição 1 APRESENTAÇÃO momento cívico música “afro brasileira”

Bibliografia Básica: BENNETT, Roy, Uma Breve História da Música Bibliografia Básica: BENNETT, Roy, Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1996 CONDURU, Roberto. Arte Afro-Brasileira. Coleção Didática. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2007 GOMBRICH, Ernst Hans Josef. A História da Arte. São Paulo: Editora: LTC, 2000. MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora: Ática, 2007 Bibliografia Complementar: BEYER,Esther,KEBACH,Patrícia. Pedagogia da Música, Ed. Mediação: Porto Alegre, 2009. BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1991. COLI, Jorge. O que é arte? Coleção Primeiros Passos. 15ª ed.São Paulo: Brasiliense, 1995. FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. GARDENER, Howard, Artes e o desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 1992. GROUT, Donald J. ; PALISCA, Claude V, História da Música Ocidental. Lisboa: Editora Gradiva, 2001 VYGOSTSKY, Lev Semenovitch. Psicologia da arte. São Paulo: M. Fontes, 1999.

AVISOS !!!

HORÁRIO DAS PE´S TERÇA MATUTINO DAS 11:00 ÀS 11:45 SEXTA VESPERTINO DAS 15:30 ÀS 16:15 HORÁRIOS ESTIPULADOS PELA COORDENAÇÃO! ALUNOS COM BAIXO DESEMPENHO SERÃO CONVOCADOS A PARTICIPAREM DAS PE´S PELO PROFESSOR COM CHAMADA SENDO ESTES, IMPEDIDOS DE REQUERIR RECUPERAÇÃO FORA DAS DATAS PRÉ ESTABELECIDAS E SEM COMPARECIMENTO NAS PE´S.

OFICINAS - EXTRA CURRICULARES NÃO CONSTITUEM NOTA MAS AGREGAM CONHECIMENTO AO ALUNO E CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO EM SALA DE AULA, BEM COMO CHANCE DE CONVIVENCIA COM AS ATIVIDADES INTERINSTITUCIONAIS OFICINAS - EXTRA CURRICULARES GRUPO DE CÂMARA (6 VAGAS) : VIOLÃO, VIOLINO, FLAUTA DOCE. MATUTINO - SEXTA FEIRA 9:45 – 11:00 VESPERTINO À DEFINIR CANTO CORAL (15 VAGAS) : MATUTINO - SEGUNDA E QUARTA - 11:45 às 12:30 VESPERTINO - QUARTA E SEXTA – 17:45 às 18:30 GRUPO DE PINTURA (6 VAGAS) - MATUTINO - QUINTA FEIRA - 9:45 – 11:00

1 TEMA: ANTIGUIDADE MATERIAIS DA AULA PRÁTICA 1 tela pequena 1 Ovo 1 Frasco vazio Pincel: Tam. 6 e 20 GRUPOS DE TRABALHO PARA COMPRAR A TINTA XADREZ EM PÓ AMARELO VERMELHO PRETO AZUL BRANCO

O que é arte? De acordo com COLI podemos definir a arte: “[...] É possível dizer, então, que arte, são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia. Portanto, podemos ficar tranquilos: se não conseguimos saber o que a arte é, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas. Infelizmente, esta tranquilidade não dura se quisermos escapar ao superficial e escavar um pouco mais o problema.[...]” (p.7 , p.8 ).

“[...] há (existe) o estilo de Zola, de José Lins do Rego, de Villa- Lobos e de Mozart, de Portinari ou Pedro Américo. Por vezes, o artista, como acontece com Ingres, mantém um mesmo estilo imutável da primeira à última obra; na maioria dos casos, porém, ele transforma, modifica suas constantes estilísticas com o correr do tempo [...]” (p.25 e p.26) “[...] A arte é necessária a fim de que o homem possa conhecer e transformar o mundo. Mas é igualmente necessária a virtude da magia que lhe é inerente [...]” (FISCHER p.18)

ARTE NA ANTIGUIDADE “[...] O homem tornou – se homem graças às ferramentas. Fez – se , produziu – se a si mesmo fabricando ou produzindo ferramentas. A questão de saber o que apareceu primeiro – se o homem ou a ferramenta –é, pois, puramente acadêmica. Não há ferramenta sem homem e não há homem sem ferramenta, ambos nasceram ao mesmo tempo e estão indissoluvelmente ligados um ao outro [...]”(FISCHER P.21) O uso de ferramentas proporcionou ao homem resultados. Trouxe então a reflexão a muitos filósofos sobre a finalidade deste trabalho. Podemos perceber que estas ferramentas embora para fins de sobrevivência acarretaram reflexão sobre o meio ambiente que proporcionaram algumas ricas experiências do homem em contato com a arte. “[...] As mais antigas ferramentas que subsistem, ou seja as chamadas ferramentas colíticas , eram feitas de pedra; as que o homem de Pequim utilizava eram feitas de pedaços de quartzo que ele mesmo deliberadamente amontoava e transportava para sua caverna. Uma escassa quantidade era trabalhada artificialmente para melhor corresponder às necessidades [...]” (FISCHER p.25)

Segundo Fischer podemos observar que os animais também utilizam em sua essência observação da natureza para desenvolver suas ferramentas com utilização da arte. A aranha ao tecer sua teia causa admiração aos tecelões e a abelha com o designer da colmeia causa igual admiração aos arquitetos pelas formas geométricas a elas aplicadas, trabalho comum a cada espécie individual de abelhas. Gombrich cita sobre o início da execução da arte na antiguidade “[...] Outrora, eram homens que apanhavam terra colorida e modelavam toscamente as formas de um bisão na parede de uma caverna; hoje, alguns compram suas tintas e desenham cartazes para os tapumes; eles faziam e fazem muitas outras coisas. Não prejudica ninguém chamar a todas essas atividades arte [...]” (introdução)

Trecho do livro História da Arte de Gombrich: Povos Pré-Históricos e Primitivos; América Antiga. A Caverna de Lascaux, na França, com pinturas em lodo o leio, feitas há uns 15.000 anos “Não eram consideradas meras obras de arte, mas objetos que tinham uma função definida.” “Ainda existem povos primitivos que nada mais usam senão ferramentas de pedra e raspam suas imagens rupestres de animais para fins mágicos. Há outras tribos que celebram festividades regulares, quando se vestem como animais e se movimentam como animais em danças solenes e rituais. Também acreditam que, de algum modo, isso lhes dará poder sobre suas presas” (p.15) Pinturas feitas há cerca de 15.000 anos;

QUESTIONÁRIO O que é arte? Como surgiu a artes e qual era a sua função? Na natureza cite alguns animais que observam e aplicam a arte? Para o homem a arte tem quais funções? Resposta pessoal. Para refletir: Cite a sua experiência pessoal com a arte e como ela pode melhorar seu bem