A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
EM-702 45 HORAS 3 CRÉDITOS Professora Sônia Haracemiv Arte: Eduardo Ulysséa

2 O DIREITO DE UMA ESCOLA PARA TODOS
Jornal Gazeta do Povo (6 de novembro de 1995)

3 Ementa A profissionalização do professor do Ensino Superior da área tecnológica. A organização do trabalho pedagógico e sua gestão. A relação pedagógica: Ciência, tecnologia e sociedade. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Professor como profissional da comunicação técnico-científica. Uso das tecnologias da informação e recursos didáticos. Arte: Eduardo Ulysséa

4 Objetivos Compreender o papel do professor nas suas múltiplas relações na escola superior com seus alunos, comunidade e a sociedade. Identificar os fatores que interferem e/ou determinam o processo ensino-aprendizagem em relação ao espaço da sala de aula e a organização do trabalho pedagógico. Discutir a formação de professores / educadores, visando construir alternativas teórico-metodológicas para sua atuação profissional. Arte: Eduardo Ulysséa

5 Conteúdo Programático
Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico Unidade 4: Seminário de apresentação do trabalho pedagógico Arte: Eduardo Ulysséa

6 Metodologia de Ensino No desenvolvimento das aulas, prevê-se o envolvimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem, através de: Leitura de textos (individual e/ou em grupo) Realização das propostas de trabalho solicitadas em cada unidade (individual e/ou em grupo) Resolução de exercícios Aulas expositivas dialogadas Discussão das problematizações, visando garantir o debate das questões anteriormente estudadas individualmente Utilização de vídeo e CD Realização de dinâmicas Arte: Eduardo Ulysséa

7 Recursos Necessários Para plena atividade didática são necessários os seguintes recursos e materiais didáticos: Computador Canhão multimídia TV/Vídeo Aparelho de CD Arte: Eduardo Ulysséa

8 Processo de Avaliação A avaliação dos alunos se dará através de:
Participação nas aulas Trabalhos em equipe e/ou individuais Apresentação do plano de aula Apresentação do plano de aula no seminário final Arte: Eduardo Ulysséa

9 Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente
Problematizações Como a escola desenvolveu/desenvolve sua função ao longo da história da educação? Arte: Eduardo Ulysséa

10 Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente
Problematizações Como a escola desenvolveu/desenvolve sua função ao longo da história da educação? O que significa ser professor/professora atualmente? Arte: Eduardo Ulysséa

11 Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente
Problematizações Como a escola desenvolveu/desenvolve sua função ao longo da história da educação? O que significa ser professor/professora atualmente? Como são estabelecidas as relações entre professor, seus alunos e o conhecimento? Quais os fatores escolares, culturais e sociais que interferem na relação pedagógica? Arte: Eduardo Ulysséa

12 Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente
Problematizações Como a escola desenvolveu/desenvolve sua função ao longo da história da educação? O que significa ser professor/professora atualmente? Como são estabelecidas as relações entre professor, seus alunos e o conhecimento? Quais os fatores escolares, culturais e sociais que interferem na relação pedagógica? Quais são as formas de organização do trabalho pedagógico desenvolvidas na sala de aula e na escola? Arte: Eduardo Ulysséa

13 Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos
Necessidades Formativas do Professor A ruptura com visões simplistas Conhecer a matéria a ser ensinada Questionar as idéias docentes de “senso comum” Adquirir conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem das ciências Saber analisar criticamente o “ensino tradicional” Saber preparar atividades capazes de gerar uma aprendizagem efetiva Saber dirigir o trabalho dos alunos Saber avaliar Adquirir a formação necessária para associar ensino e pesquisa didática Arte: Eduardo Ulysséa

14 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA Arte: Eduardo Ulysséa

15 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS Arte: Eduardo Ulysséa

16 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES Arte: Eduardo Ulysséa

17 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTOS DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM Arte: Eduardo Ulysséa

18 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTOS DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DIDÁTICOS E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Arte: Eduardo Ulysséa

19 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTOS DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DIDÁTICOS E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Arte: Eduardo Ulysséa

20 Unidade 4: Seminário de apresentação do trabalho pedagógico
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM BANCA No momento da apresentação em banca o aluno deverá demonstrar: Conhecimento sobre o projeto de prática de ensino. Clareza e objetividade na comunicação. Compatibilização dos conteúdos selecionados com o tema do projeto. Habilidade no uso de recursos didáticos. Arte: Eduardo Ulysséa

21 FONTES: JAPIASSU, H. &D. MARCONDES. DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA
FONTES: JAPIASSU, H. &D. MARCONDES. DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA. RIO DE JANEIRO; ZAHAR, 1993. MACHADO, N. APUD LUZ, ª AVALIAR É PRECISO... CURITIBA; UFPR, 1995. VASCONCELOS, C. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. SÃO PAULO; LIBERTAD, 1995. Arte: Eduardo Ulysséa


Carregar ppt "METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google