Muito além da economia verde Ricardo Abramovay Professor Titular FEA/USP Twitter: @abramovay – e-mail: abramov@usp.br – www.ricardoabramovay.com MERCOPAR/PROAMB/SEBRAE Caxias dp Sul, 4 de outubro de 2012
Excesso de ambição? Falta de realismo?
Plano da exposição a) Reconhecimento de três avanços recentes fundamentais b) Por que estes avanços são insuficientes? c) Novos desafios e oportunidades: ir além do business as usual.
Cresce A classe média global Danone em 2000: base da pirâmide = 6% fatur/ - 2009 = 42%
Avança a ecoeficiência desde a rio92 Cimento no Brasil: queda de 30% nas emissões entre 1970 e 2008. Inovação crucial: Os Zeronautas: John Elkington
3. RSC: Qual a finalidade das firmas? The Social Responsibility of Business is to Increase its Profits by Milton Friedman The New York Times Magazine, September 13, 1970. Copyright @ 1970 by The New York Times Company.
Tríplice avanço Ecoeficiência Horizonte da complacência: John Elkington Base da pirâmide Responsabilidade socioambiental
Cimento: entre o relativo e o absoluto
O Donut da OXFAM: quanto falta para preencher necessidades?
Ultrapassando as fronteiras Johan Rockstrom na Nature
O crescimento desde a rio 92
Hoje Emissões de gases de efeito estufa 2020 2030 2050 Globais Gt 50 44 35 20 Per capita t 7 2 Emissões per capita em certas regiões 2010 EUA Europa China Índia >20 10/12 7 <2
Um mundo ávido por materiais Média global = 9 t per capita Indiano = 4 t Achim Steiner: 2050 = 6 t Canadense= 25 t Nova dimensão das desigualdades
Quais as finalidades da economia? Impactos da vida econômica sobre o mundo social: muito mais que empregos, impostos e inovação. Produzir como? Ecoeficiência Produzir para quem? Base da pirâmide Produzir para quê? Reais utilidades
Mais automóveis e menos mobilidade Velocid/ de zero a 100 km 1980 2009 Segundos 14,5 9,5 (alguns: 4) = 70 milhões de carros por ano = 2 bilhões de carros em 2020 Light trucks EUA 1980 2004 Particip. % total 21 56 BRASIL Carros2009/11 +29% SUVs: + 78%
Mais alimentos e nutrição pior
Quanto custa produzir? Custos dobram a cada 14 anos Para cada dólar produzido, U$ 0,41 = custo ambiental
1. Crescimento econômico para quê?
Crescimento para quê: tema também para o setor privado
2. Muda o sentido da inovação O desafio do zero
3. Novos indicadores de uso dos recursos a) Muitos têm ambição social: atmindex.org b) São indicadores evolutivos c) Não são nicho d) Accountability
4. Novos stakeholders na gestão empresarial Campanhas do Greenpeace Accountability: reputação e não “imagem”.
5. Dupla dimensão dA economia da partilha a) Novas oportunidades na sociedade da informação em rede. Exemplo: geração distribuída energia A nova força do empreendedorismo social
OBRIGADO abramov@usp.br www.ricardoabramovay.com Twitter: @abramovay