Hidrogénio e Pilhas de Combustível nos Transportes Rodoviários

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A matriz energética brasileira, o etanol e o gás natural veicular
Advertisements

de enxofre pelos combustíveis
Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
Criação da COGEN RJ FECOMERCIO – 22/03/2003 Eng. Osório de Brito
Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos.
Veículos Elétricos Universidade Estadual de São Paulo
ENERGIA Sinopse Contexto (0) Combustíveis Fósseis (1, 2, 3)
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
O Etanol como Combustível: Características e Oportunidades
Eficiência Energética nos Transportes
Desenvolvimento Sustentável
Ônibus movido a Etanol.
Nova Tecnologia: E- Flex
EFICIENCIA ENERGÉTICA I
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA I
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA I
Fornecimento de Diesel S50
Superaquecimento Global O Fim do Mundo por Superaquecimento Global por Aldo Loup.
Universidade Federal de Campina Grande
ECONOMIA DO HIDROGÊNIO: ESTRATÉGIAS DO BRASIL E DA ISLÂNDIA
Alternativas Energéticas ao Diesel de Petróleo
Programa ECOFROTA Marcelo C. Branco.
5º SEMINÁRIO DE TRANSPORTE URBANO DE CARGA
Ciclo energético alternativo...
Células de Combustível a Hidrogénio
A visão da Petrobras no Etanol, H-Bio e Biodiesel
Estimativa de Emissões de GEE
A REFORMA DA TRIBUTAÇÃO AUTOMÓVEL
Eficiência energética e energias renováveis na indústria
Energia e Ambiente nos Transportes
CarbonoZero ® uma marca pelo clima Norma Franco. 2 | CarbonoZero ® - uma marca pelo clima | Seminário Eco-Escolas 2008| economia do carbono.
EDAM – Engineering Design and Advanced Manufacturing Sistemas e Componentes para Veículos Eléctricos Novas soluções de propulsão Gulbenkian, 29 de Julho.
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
O sector eléctrico actualmente encontra-se a enfrentar inúmeros problemas e desafios, dentre eles, a sustentabilidade económico-ambiental.
Biomassa.
André Oliveira.
FÍSICA 2 ENEM 2007.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Energia Portugal nd of February 2002 Energy Management and Policy -João Meyer -José Mangueira -Pedro Nazareth Energia Portugal 2001, uma publicação.
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
Eficiência Energética de Veículos Pesados no Brasil
Tendências da Metalurgia do Pó na Indústria Automotiva
CICLO COMBINADO DE GASEIFICAÇÃO INTEGRADA IGCC Prof. Dr
- 1 - ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Introdução aos conceitos técnicos e económicos associados à produção de energia eléctrica Jorge.
GRUPO METROPOLITANA Mais de profissionais Cerca de 70 linhas
Potencial redução das emissões de GEE devido ao uso de Biodiesel de soja no transporte rodoviário Carlos Cerri CENA/USP Piracicaba • 14/04/2014.
Utilização eficiente de Grupos Geradores na Indústria
“Projecto Tchopela” na Cidade da Beira Mz
Desafios para a sustentabilidade na logística agroindustrial
VEÍCULOS HÍBRIDOS. DEFINIÇÃO Veículo movido por um motor de combustão interna associado a um ou mais motores elétricos.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Situação energética Mundial
Carmen LimaAMBIURBE, Lisboa, 11 de Novembro 2006 Apostar no Biodiesel, Preservar o Ambiente.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
TEMOS TODO GÁS.
A ENERGIA NUCLEAR É NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS ? J.Delgado Domingos Prof.Cat.(jubilado) do IST Instituto Superior Técnico IN+ 22 Fevereiro.
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL AULA 1
Estimativa de Emissão de GEE do Setor de Transporte Rodoviário.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Pilha de combustível Processo na pilha de combustível.
A Educação como Elemento Chave numa Estratégia de Mobilidade Urbana Tiago Farias Conferência Mobilidade Eléctrica Torres Vedras, 29 de Abril de 2011 Tiago.
1 Veículos e Combustíveis Alternativos Tiago Farias Instituto Superior Técnico Seminários sobre Desenvolvimento Sustentável, 4 de Novembro de 2010.
Petrobrás e Transporte
Ambiente & Energia Estatísticas Energéticas Valentim M B Nunes Unidade Departamental de Engenharias Instituto Politécnico de Tomar, Setembro, 2014.
O Fim do Mundo por Superaquecimento Global.
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Tecnologias para o transporte sustentável Abril 2014.
A Mercedes Benz apresenta o seu automóvel fant á stico : o F 15. Um carro autónomo Terça-feira, 15 de Setembro de 2015.
SISTEMA AUTONOMO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS PARA ALIMENTAÇÃO DE SITES DE TELECOMUNICAÇÕES E AR CONDICIONADO SOLAR SEMINÁRIO “ENERGIAS RENOVÁVEIS E SUSTENTABILIDADE.
Transcrição da apresentação:

Hidrogénio e Pilhas de Combustível nos Transportes Rodoviários Tiago Lopes Farias Instituto Superior Técnico PORTUGAL Educação Tecnológica

Dois grandes desafios nos transportes rodoviários Congestionamento - Que medidas tomar? mais infra-estruturas? mais transportes públicos? penalizar veículo particular? Ambiente - Protocolo de Quioto (Redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa) Emissões de Poluentes

OS TRANSPORTES RODOVIÁRIOS E O AMBIENTE Emissões de Poluentes (CO, HC, NOx e Partículas) Normas Euro cada vez mais exigentes Tecnologia tem de responder a esse desafio Protocolo de Quioto: Acordo global: 2008 – 2012 redução de 5% GEE (face a 1990) Portugal: permitido aumento de 27% GEE 1990…2003: aumento + 30% Soluções apenas tecnológicas?

OS TRANSPORTES RODOVIÁRIOS E O AMBIENTE Solução não tecnológica: utilizar menos o automóvel FONTE: DGTT Passag. x kms (modos rodoviário e ferroviário)

OS TRANSPORTES RODOVIÁRIOS E O AMBIENTE Portugal

+ = = + = + 2.0 km 30.0 km 90.0 km “COMPARAÇÃO ENERGÉTICA” 1”BigMac”+batatas fritas+Cola=1400 kCal ou 5800 kJ 200 cm3 de gasolina = Menu “Big Mac” 2.0 km + = 30.0 km = + Comparando o que se consegue fazer com a mesma energia.No caso das viaturas é só 2Km de deslocação. No caso da bicicleta são 30km. 90.0 km = +

Soluções Tecnológicas Apostando nos conceitos actuais - motores de combustão interna - combustíveis fósseis - …. Inovando recorrendo a tecnologias alternativas novos sistemas de propulsão novos combustíveis …. novo conceito de automóvel

Soluções Tecnológicas Apostando em novas tecnologias e num novo conceito de automóvel Combustíveis alternativos Etanol Metanol... Hidrogénio? Sistemas de propulsão alternativos Híbridos, eléctricos... Pilhas de combustível?

Funcionamento de uma pilha de Combustível PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Cada célula: 0,5 - 1 V Intensidade: 0,3 –1 A cm2 Potência 0,3-0,5 W/cm2 MODULAR Mais área...mais intensidade mais células...mais voltagem Necessidade de empilhar células. Temos na prática de gerar tensões de 200V. Eficiência Superior Diesel: 20 - 30 % Gasolina: 15 - 25 % Pilha: 30 - +50%

Pilhas de combustível: principais desafios Custo da pilha:- 500 USD por kW (10 x preço de motor c. Int.) Custo de componentes Fiabilidade Aceitação social Arranque a frio .... Combustível ideal: hidrogénio Produção Armazenamento Abastecimento Custo Ciclo de Vida desfavorável?

A família NECAR da Daimler Chrysler Necar 3 (1997; CH3OH) Necar 4 (1999) Necar 5 e Jeep Commander (2000; CH3OH)

Opel Hydrogen 3 Combustível: 4.6 kg LH2 or 3.1 kg CH2 Autonomia: 400 or 270 km (EDC) Pilha com 200 células (94 kW) Motor com 60 kW/ 82CV 36 % eficiência (EDC) Vel. Max.: 160 km/h Arranque em 30 s (-20ºC)

Grande maioria dos construtores igualmente envolvidos Toyota FCHV – 4 (hybrid) BMW 7series (V12 Otto @ H2) Ford FCV Honda FCX

AUTOnomy e Hy-wire (General Motors) O protótipo O objectivo

Hy-wire O protótipo

AUTOnomy by GM O objectivo

Projecto “CUTE - Clean Urban Transport for Europe” Objectivo: Construção e implementação de uma frotas de autocarros urbanos a pilha de combustível assim como da infra-estrutura de produção e abastecimento de H2. Utilização de pilha de combustível de Hidrógéneo em transportes públicos

Mercedes-Benz Citaro Componentes Pilhas de combustível (2 Ballard Mk 902, 150 kW(*) cada) Controlo de gases Tanques de hidrogénio Dynetek 350 Bar (42 kg) Arrefecimento Ar condicionado Base: Autocarro MB Citaro 12 m 3 portas piso rebaixado Componentes auxiliares Actuados mecanicamente Transmissão automática ZF Motor Central Electric Ruland 200 kW potência de tracção (*) potência bruta

Project “CUTE - Clean Urban Transport for Europe” 10 Cidades Europeias Porto (STCP + BP + IST), Barcelona, Madrid, London, Hamburg, Luxemburg, Stockholm, Amsterdam, Stuttgart, Reykjavik 3 autocarros Evobus por cidade Diferentes métodos de produção de H2 - energias renováveis; - gás natural, - refinaria/petróleo - electrólise da água

Instituto Superior Técnico Bibliografia Tiago Lopes Farias Instituto Superior Técnico PORTUGAL 23 de Novembro de 2004