Apresentação dos Resultado Finais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Avaliação Portuguesa do Millennium Ecosystem Assessment
Advertisements

Barragens, Rios e Mudanças Climáticas
I ENCONTRO COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES APÍCOLAS DOS AÇORES
Promoções na Segurança Social
Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16
Sustentabilidade Mudança de paradigma
Tempestade de idéias As sugestões apresentadas por nosso grupo tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável através da implantação de políticas.
”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
CAMARA Portuguesa de Comercio no Brasil/Pará
IRICUP - Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns Telef: Fax: Rua D. Manuel II, Porto.
BIODIVERSIDADE.
Quadro de Mérito 3ºciclo 2012/2013.
DIPLOMA Certifica-se que o aluno Inês da Silva Monteiro, nº 14, da turma C do sétimo ano, participou no Concurso de Ditado, realizado no dia 25 de Novembro.
Academia Jogapool Associação de Bilhar do Minho Época
Recursos biológicos.
Projeto “Intelligencia”
A água e a biodiversidade
CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Ç REUNIR-CIP Transporte inter-hospitalar de crianças criticamente doentes Mª Céu Rocha, Francisco Cunha, Dulce Oliveira, João Rosa, Teresa Cunha Mota,
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O DIA DO DIPLOMA Escola Secundária António Damásio
As políticas florestais para o desenvolvimento sustentável devem reflectir um conhecimento aprofundado das consequências das alterações climáticas Medidas.
"Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
Quadro de Mérito Secundário 2012/2013.
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Sumário das mudanças de clima projetadas pelo INPE CCST para o Brasil até final do Século XXI, e dos seus impactos, para um cenário de altas emissões.
A Questão Ambiental.
Recursos Biológicos Vídeo.
Dia do Diploma.
Dia do Diploma. Dia do Diploma O Futuro existe… Finalistas do 12º ano Dia do Diploma.
Quadro de Mérito Ensino Secundário    .
   Quadro de Mérito Ensino Básico.    Joana Ferreira, nº14 Quadro de Mérito Ana Rita Gonçalves, nº1 Eduardo Moura, nº6 Francisco Maranha, nº7 Inês.
Projecto FEUP Projecto Especial EQUIPA 8 “Simulação de Processos Tecnológicos”
Julho Novembro Outubro Agosto Setembro Dezembro. Thaís Inês Marta Clara Catarina Constança Beatriz Afonso João Simão Maria.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Constituição do planeta Terra:
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
DIA DO DIPLOMA Sessão de entrega dos diplomas e certificados aos alunos que concluíram o ensino secundário no ano lectivo de 2008/ /Set.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Traquinas Alunos: Tiago Pereira – Vitor Magalhães – Leandro Correia – Jacinta Silva.
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
BIODIVERSIDADE (A diversidade da vida e suas principais ameaças)
Lei 6902/81 Bruno Custódio Bruno Ribeiro Felipe Bernini
31 DE MARÇO RESIDENCIAL UNIÃO Líderes Endereços Reinaldo Rosana
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Ciclos Consultoria Ambiental
   Quadro de Mérito Ensino Básico
   Quadro de Mérito Ensino Secundário
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS País : Portugal. Portugal Os Projectos Sustentáveis vão avançando à medida dos incentivos nacionais e comunitários e da vontade.
Aula 2 :: Pensamento Crítico
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
Jacaré-de-Papo-Amarelo
OCEANOS E CONTINENTES ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Diversidade Biológica
Desde 1976 o Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube teve 9 Presidentes de Direcção. Até 1989, os mandatos eram anuais, tendo.
Importância da biodiversidade animal
As florestas cobrem cerca de um terço da superfície terrestre. Superfície florestal mundial, em 2005.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Prof: Ana Margarida S. Belo
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
DIA DA FPCEUP 5 NOVEMBRO 2008 ESTUDANTES GRADUADOS EM 2007/2008 ADOZINDAMONTEIROADRIANAFERREIRAALEXANDRABARREIRAANACARVALHOANABATISTAANANUNESANACUN HAFERREIRAANASANTOSFERREIRAANADIASANAPINHEIROANACOELHOANARAIMUNDOANASANTOSANAALMEID.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Apresentação dos Resultado Finais Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 13 de Janeiro de 2010

O que foi o Millennium Ecosystem Assessment? Lançado em 2001 pelo Secretário-Geral das Nações Unidas Objectivos fornecer uma avaliação integrada das consequências das alterações nos ecossistemas para o bem-estar humano; estabelecer a base científica para uma melhoria da gestão dos ecossistemas da Terra; Avaliação multi-escala, incluindo as escalas global, nacional, regional e local. Foram aprovadas 18 avaliações Sub-Globais, entre as quais a Avaliação para Portugal.

A Avaliação Sub-Global para Portugal Liderada pelo Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Equipa cerca 60 cientistas de diversos campos: ecologia, ciências agrárias, economia e ciências sociais. Tenta responder às necessidades de informação dum grupo de utilizadores: instituições governamentais agricultores e indústria sociedade civil

Ecossistemas e casos de estudo

Qual é a relação entre os ecossistemas e o bem-estar humano?

Que alterações sofreram os ecossistemas em Portugal? Nos últimos 50 anos: A economia aumentou mais de seis vezes O número de agricultores diminuiu mais de 60% e a área agrícola reduziu-se em 40% Ocorreu a intensificação agrícola e de produção florestal Os rios sofreram grandes alterações devido à construção de barragens e à poluição A expansão de espécies nvasoras agravou-se nas ilhas Aumentou a pressão sobre os ecossistemas costeiros. Manteve-se ou agravou-se o nível de sobre-caça e sobre-pesca.

Qual é a condição actual da biodiversidade em Portugal? A biodiversidade em Portugal Continental inclui mais de 3000 espécies de plantas vasculares, cerca de 400 espécies de vertebrados, e um número desconhecido de espécies de invertebrados. Nos Açores e na Madeira ocorrem mais de 1700 espécies de organismos endémicos, Actualmente 30% das espécies de vertebrados terrestres e 70% das espécies de peixes dulciaquícolas e migradores autóctones encontram-se ameaçadas.

Qual é o estado dos serviços de ecossistema em Portugal? Que opções existem para responder aos problemas? Produção de água Os níveis de produção de água dos ecossistemas portugueses satisfazem as necessidades existentes O valor de mercado do abastecimento de água é de 2 mil milhões de € / ano Regulação do ciclo hídrico e qualidade da água 40% dos meios hídricos superficiais estão num estado mau ou muito mau Opções de resposta um maior controlo da poluição agro-pecuária restauro dos ecossistemas aquáticos gestão integrada dos recursos hídricos

Qual é o estado dos serviços de ecossistema em Portugal? Que opções existem para responder aos problemas? Produção de alimento A produção nacional de alimento é deficitária em 30% em relação ao consumo Os sectores agrícola e das pescas representam 3% e 0.3% da economia Uma grande parque dos recursos pesqueiros encontram-se sobre-explorados Opções de resposta Certificação e valorização dos produtos agrícolas Adopção de técnicas e quotas de pesca mais sustentáveis

Qual é o estado dos serviços de ecossistema em Portugal? Que opções existem para responder aos problemas? Produção de madeira e cortiça Portugal produz 54% da cortiça mundial O sector florestal é responsável por 10% das exportações nacionais e emprega 228 000 trabalhadores Os incêndios, o nemátode e a redução dos preços florestais são os principais problemas Sequestro de carbono A expansão da floresta tem favorecido o sequestro de carbono O montado sequestra até 5 t CO2/ha/ano e o pinhal até 32 t CO2/ha Opções de resposta Promoção de florestas multifuncionais de carvalhos O sequestro de carbono pode ser promovido nas áreas agrícolas

Quais os futuros possíveis para Portugal? Os problemas ambientais das próximas décadas só serão minimizados através de uma atitude proactiva da sociedade

Autores do estudo Alexandra Correia (ISA), Alexandra Nogal (IST), Alexandre Correia (ISA), Alfredo Borba (UA), Américo Mendes (UCP), Ana Paulo (ESAS), Ana Moreira (INIA), Ana Correia (FCUL), António Brito (UM), Carlos Aguiar (IPB), Carlos Carmona Belo (INIA), Carlos Teixeira (IST), Cátia Rosas (CONFAGRI), Cibele Queiroz (FCUL), Cristina Marta (IPB), Eduardo Azevedo (Universidade dos Açores), Elvira Pereira (ISCSP), Emiliana Silva (UA), Eugénio Sequeiro (ESUVG), Francisco Andrade (FCUL), Francisco Fonseca (FCUL), Francisco Dinis (UA), Fuensanta Herrero (CUE), Henrique Cabral (FCUL), Henrique Pereira (FCUL), Humberto Martins (UTAD), Inês Gomes (FCUL), Inocêncio Coelho (INIA), Joana Patrício (UC), João Azevedo (IPB), João Carlos Marques (UC), João Neto (UC), João Santos Pereira (ISA), José Borges (ISA), Luis Ribeiro (IST), Luis Vicente (FCUL), Manuela Magalhães (ISA), Margarida Ferreira (FCUL), Margarida Santos-Reis (FCUL), Maria da Luz Mathias (FCUL), Maria de Fátima Borges (IPIMAR), M. Teresa Ferreira (ISA), Marta Silva Pereira (INIA), Miguel Araújo (MNCN), Nuno Onofre (INIA), Nuno Rodrigues (TerraPrima), Oriana Rodrigues (IST), Orlando Rodrigues (IPB), Patrícia Rodrigues (FCUL), Paulo Borges (UA), Ricardo Teixeira (IST), Rosalina Gabriel (UA), Rui Mota (IST), Rui Rebelo (FCUL), Rute Pinto (UC), Tatiana Valada (IST), Tiago Domingos (IST), Vânia Proença (FCUL)

http://ecossistemas.org