IST Centro de Fusão Nuclear Laborat ó rio Associado Centro de F í sica dos Plasmas Ondas de Alfvèn e o desenvolvimento de configurações avançadas em Tokamaks.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coroas 150euros Coroa 150euros Coroa 75euros Coroas 75euros.
Advertisements

Prof. Marcelo Sant’Anna Sala A-310 (LaCAM)
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
Apresentação Para Curso de Introdução a Engenharia Elétrica
COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS
Instrumentação avançada para o ITER
IST Centro de Fusão Nuclear Laborat ó rio AssociadoCentro de Fusão Nuclear Encontro de Ciência - FCG 12 e 13 de Abril de PARTICIPAÇÃO DO CENTRO.
Ondas na previsão climática
Instituto Dom Luiz Jorge Miguel Miranda
Combustível Radioactivo
Colaboração na experiência ATLAS em parceria com FCTUC CFNUL/FCUL e ainda UNL IDMEC/IST UCatFF UM Empresas Portuguesas: Irmãos Bernardes SA 3DTech outras...
RADIOATIVIDADE.
Uímica PROFESSOR B S O O C.
Efeitos Biológicos dos Campos Eletromagnéticos
Fusão termonuclear controlada
Feito Por: Marco António Morais da Silva n APRESENTAÇÃO SOBRE.
WORKSHOP DE COMBATE A INCÊNDIO
Aplicações de plasmas - 1
Prof. Ricardo Luiz Viana
II – ESTRUTURA ESTELAR 1: - Generalidades 2: - Definição de Estrela
Detector Ultra-Sônico
1- Conversão de Segundos para horas
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Balanceamento de Linhas
BOMBEAMENTO DE ÁGUA A Alternativa Solar Grupo: Bianca de Castro Leyen
Exercícios de Gráficos de Movimentos
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
Conceitos básicos sobre Radiação
O Fiat e o Ferrari ( NÃO CLICAR ).
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 A Física das Partículas... A Escola Secundária... -Como surgiu o meu interesse pela Física das Partículas - A Física.
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
Centro de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft no domínio da Fala e Língua Natural, em Portugal.
Nov-2000Investigação Operacional 1 «Investigação Operacional» Miguel Casquilho Área «Eng.ª de Projecto e de Processos» Depart. de Eng.ª Química 11-Dez-2002.
Ondas As perturbações num sistema em equilíbrio que provocam um movimento oscilatório podem propagar-se no espaço à sua volta sendo percebidas noutros.
Laboratório de Máquinas de Fluxo
Gestão de Ciência e Tecnologia 8ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 8ª aula 1. Organização de um Projecto 1.1. Introdução 1.2. Organização.
NUCLEAR ENERGY Sumário da 1ª aula Apresentação Programa Bibliografia
FUSÃO NUCLEAR: UMA FONTE DE ENERGIA LIMPA, SEGURA E PRATICAMENTE INESGOTÁVEL por Carlos Varandas Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico.
Parâmetros normalizados Parâmetros normalizados Frequência normalizada Constante de Propagação Normalizada Contraste (abertura numérica)
Capacidade de transmitir informação
Técnicas de Medição de Som
CEA – FDAS Sistema de Aquisição de Dados para Ensaios em Vôo O sistema CEA-FDAS é um sistema de aquisição de dados desenvolvido especialmente para atender.
SUMÁRIO Apresentação Ciência, Tecnologia e Inovação.
Movimento Circular e Movimento Harmónico Simples
Configurações básicas TJB - revisão
SATÉLITES INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS Produtos imagens
POLO DE LOURES CAMPUS TECNOLÓGICO E NUCLEAR
INTERFERÊNCIA EM DUAS DIMENSÕES
Mecanismos de transferência de calor
FISIQUIPÉDIA - Físico-Química / 8.º ano
O N D A S (1) PROF. CESÁRIO.
TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Banco de dados em aplicativos WEB Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
UEPa – 2ª Fase – Resoluções 2014 Prof.:Marco Macêdo.
Perspectivas da Matriz Elétrica Brasileira
CAMPUS TECNOLÓGICO E NUCLEAR por Carlos Varandas Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico para o Polo de Loures Carlos Varandas.
A Flor do Amor Transição automática Q u a n d o e m t e u c o r a ç ã o d e s a b r o c h a, c h e i a d e v i d a, a f l o r p e r f u m a d a d o a.
Expressões: operadores aritméticos
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Cobrança – Política de Rematrícula 1S_2015
Marcelo Camargo de Juli – IAG/USP
SINAIS E SISTEMAS Sinais Sistemas
Diego Domingos e Raul Beber
Confinamento de luz na fibra θiθi bainha n 2 θtθt núcleo n 1 ktkt Ө i = Ө c Ө t = 90º Reflexão interna parcial Reflexão no ângulo limite ӨiӨi ӨiӨi Reflexão.
Capítulo 6 Ondas Guiadas
Trabalho de Database Marketing 1 Investigação programada no NEC em P rojectos e Estudos Projecto 1 Dinâmica de estuários e lagunas  Hidrodinâmica.
Refração de Ondas numa Corda Reflexão com Inversão de FaseReflexão sem Inversão de Fase.
Agradecimentos : Este trabalho é contínuamente suportado pela Comunidade Europeia (através do contrato associação entre a EURATOM e o Instituto Superior.
Refração da Luz Índice de Refração Absoluto Leis da Refração
Física F III - Unidade I 2 Física F III Conteúdo a ser aprendido Física F III Conteúdo a ser aprendido Física F III Conteúdo a ser ensinado Física F III.
Transcrição da apresentação:

IST Centro de Fusão Nuclear Laborat ó rio Associado Centro de F í sica dos Plasmas Ondas de Alfvèn e o desenvolvimento de configurações avançadas em Tokamaks (Duarte Borba CFN/IST) Investigador do Centro de Fusão Nuclear Laboratório Associado, destacado em Inglaterra a trabalhar no JET, no âmbito do programa europeu de fusão nuclear. Duarte Borba (Head of the office of the Associate leader for JET) Responsável no JET pelas áreas de: Publicações Informação Relações Publicas Assistência cientifica ao Director do JET Janez Potočnik Fidel Castro Diaz Balart Umberto Guidoni Coordenador cientifico de experiências no JET na área da interacção de partículas energéticas

IST Centro de Fusão Nuclear Laborat ó rio Associado Centro de F í sica dos Plasmas Ondas de Alfvèn e o desenvolvimento de configurações avançadas em Tokamaks (Duarte Borba CFN/IST) Cenário no ITER Corrente no Plasma Factor de segurança na periferia Tempo da descarga Cenário Indutivo 15 MA3400 s Cenário Híbrido 12 MA41000 s Cenário não Indutivo 9 MA53000 s Operação não indutiva em tokamaks requer um perfil de corrente optimizado (perfil do factor de segurança), de forma a melhorar as características de confinamento e estabilidade do plasma Um perfil do factor de segurança optimizado da origem a perfis não monotónicos com consequências importantes para a propagação das ondas de Alfvén. - Cenário não Indutivo q - Perfil do factor de segurança Cenário Indutivo Raio do Plasma normalizado Cenário Híbrido

IST Centro de Fusão Nuclear Laborat ó rio Associado Centro de F í sica dos Plasmas Ondas de Alfvèn e o desenvolvimento de configurações avançadas em Tokamaks (Duarte Borba CFN/IST) 4 5 Tempo (s) 6 7 Frequência (kHz) Ondas de Alfvèn e o desenvolvimento de configurações avançadas em Tokamaks q min = inteiro Na presença de perfis não monotónicos, a propagação das ondas de Alfvén permite determinar a evolução do perfil do factor de segurança, diagnostico muito importante na optimização dos plasmas nestes cenários. Um avanço muito importante no estudo destes cenários e das ondas Alfvén Espectrograma mostrando Ondas de Alfvén no JET

IST Centro de Fusão Nuclear Laborat ó rio Associado Centro de F í sica dos Plasmas Ondas de Alfvèn e o desenvolvimento de configurações avançadas em Tokamaks (Duarte Borba CFN/IST) Experiências recentes nesta área estudam a velocidade mínima requerida para as os iões destabilizarem as ondas Alfvén nestas configurações, realizadas nos tokamaks JET e DIIID em colaboração com Princeton Plasma Physics Laboratory e General Atomics (San Diego).