Área de Livre Comércio das Américas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
Advertisements

N.A.F.T.A..
OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
Saneamento e pobreza Dilma Pena Secretária de Saneamento e Energia 6 de março de 2009 São Paulo - SP IV ENCONTRO DE EX-PRESIDENTES AGENDA SOCIAL DA DEMOCRACIA.
Acordo Norte – Americano de Livre Comércio
Carolina Bellio Fernando Gustavo Julia Tatiana Yuri
Regionalização da América
Regionalização do continente americano
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
GEOGRAFIA PROF. EDUARDO
BLOCOS ECONÔMICOS.
Prof. Jeferson C. de Souza
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
CE_18_ALCA DISCIPLINA: Comércio Exterior
América Latina.
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
Tudo começou de um sonho…
Comércio Internacional
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul)
Prof. José Victor GayLussac
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.
América Central Prof. Rudimir.
MEGA BLOCOS II.
Uma viagem pela América
América Latina.
IPO AMÉRICAS SISTEMA DE GESTÃO DE CONHECIMENTO (KMS)
América Latina.
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 Rede Externa das OPCs Teresa Fontela.
As Américas América Latina.
I CALC Costa do Sauípe, dezembro de Uma Reunião Ministerial (Rio de Janeiro, 6 de outubro de 2008) e duas Reuniões de Altos Funcionários (a primeira,
. BLOCOS ECONÔMICOS CONTINENTE AMERICANO
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO
FASES DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Prof. Renato dos santos AULÕES PARA O ENEM 2013.
Alca Blocos economicos Lucas Farias número: 21
1. Competências da ABC Coordenar, negociar, aprovar e avaliar a cooperação técnica internacional do país. Coordenar todo o ciclo da cooperação técnica.
ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS Prof. Joel Brogio
Sistemática de Importação e Exportação
Blocos Econômicos Mundiais
AMÉRICA LATINA.
Balança de pagamentos É o registro de todas as transações econômicas entre os residentes de um país e o restante do mundo. A conta corrente é um registro.
Independência da América Espanhola
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
BLOCOS ECONÔMICOS.
As Américas - América do Norte - América Central - América do Sul
Trabalho de Geografia Nafta e Alca NOME: Larhissa e João Victor
Produção Econômica da América Latina – parte II
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Gestão de Logística & Economia
Balança de pagamentos É o registro de todas as transações econômicas entre os residentes de um país e o restante do mundo. A conta corrente é um registro.
CONVENÇÃO INTERAMERICANA CONTRA A FABRICAÇÃO E O TRÁFICO ILÍCITOS DE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES, EXPLOSIVOS E OUTROS MATERIAIS CORRELATOS (CIFTA) Secretaria-Geral.
Blocos Econômicos Mundiais
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Integração político-econômica
1 /50 Seminário de Ajuda Humanitária OEA – JID. 2 /50 SUMÁRIO  Introdução  Organização dos Estados Americanos  Junta Interamericana de Defesa  Conferências.
Após a Guerra Fria, uma das características mais importantes foi o início do novo modelo econômico neoliberal. NEOLIBERALISMO  é a retirada progressiva.
Regulação de Infra-Estrutura: Uma Ênfase no Setor de Telecomunicações Luiz Guilherme Schymura Instituto Fernando Henrique Cardoso São Paulo, 13 de julho.
Características da economia das Américas Central e do sul
 REGIONALIZAÇÃO COM BASE NO CRITÉRIO HISTÓRICO-CULTURAL
Giovanna Matera do Amaral nº10 Maria Clara Peregrina Aude nº15 8°ano A Professor: Wilson Fernandes Forti.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
S EGURANÇA E NERGÉTICA NA A MÉRICA DO S UL. Brasil Elaborado a partir da Base de Dados do IEA, para o ano de ( kbep – 1,8%) Petróleo e.
Transcrição da apresentação:

Área de Livre Comércio das Américas ALCA Área de Livre Comércio das Américas

O QUE É Alca significa “Área de livre comercio das Américas”. As bases da Alca foram lançadas em dezembro de 1994 durante a primeira Cúpula das Américas, que foi realizada em Miami. Alca é uma necessidade da economia norte-americana e do capitalismo internacional que passam por uma crise de capital financeiro e de realização de bens.

Objetivos Seu objetivo seria integrar em uma gigantesca zona de livre comércio das Américas,envolvendo 34 países com exceção de Cuba contra o qual os Estados Unidos mantém um bloqueio econômico desde 1962 , uma população de 800milhoes de pessoas e um produto de mais de 10 trilhões de dólares. Nessa enorme zona de livre comércio, as mercadorias deverão circular com tarifa zero..

Países Membros: Os países Membros da Alca são: Antigua e Barbuda, Argentina ,Bahamas Barbados, Belize , Bolívia,Brasil, Canadá, Chile Colômbia, Costa Rica, Dominica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Grenada, Guatemala Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá , Paraguai, Perú, República Dominicana, Santa Lucia, São Vincente, e as Grenadines, St. Kitts e Nevis, Suriname, Trinidade e Tobago , Uruguai e Venezuela

Fundação O processo da ALCA foi iniciado em Miami com a Primeira Reunião de Cúpula das Américas em 1994 . As negociações devem ser concluidas até 2005 , quando terá inicio a redução de tarifas.

Pontos negativos 1. A Alca vai concentrar mais renda e poder nas mãos das transnacionais americanas. 2. Vai tirar os direitos trabalhistas e as condições de trabalho. 3. Desintegrará a cultura própria de cada povo, pela pressão homogenizadora da mídia global. 4. Afetará a agricultura familiar e a segurança alimentar dos povos. 5. Destruirá o meio ambiente. A biodiversidade da amazônia será monopolizada pelas empresas americanas.

6. Subordinará as necessidades das pessoas ao jogo do mercado 6. Subordinará as necessidades das pessoas ao jogo do mercado. E privatirazará ainda mais os serviços públicos. 7. Acelerará a desnacionalização da economia do país e a quebra das médias e pequenas empresas. 8. Implicará perda da soberania nacional e autodeterminação dos Estados-nações. 9. Vai impor o dólar como moeda única.

Pontos Positivos Os principal benefício da ALCA será a redução das tarifas alfandegárias que facilitará o livre comércio de mercadorias e integrar os países membros . Mas com essa redução juntamente haverá uma falta de competitividade entre os produtos altamente tecnológicos e industrializados dos países desenvolvidos (Eua e Canadá para os outros e isso apenas beneficiará as indústrias desses países que poderão vender seus produtos sem concorrência trazendo grandes lucros as grandes corporações norte-americanas.

SERÁ QUE ELES NÃO MERECERAM ?

Grupo: Leonardo número– 19 Allan –número 3 Victor Viani –número 29 Victor Eiras –número 31 Ricardo- número 27