A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REFRAÇÃO DA LUZ Professor Dante Deon.
Advertisements

Luzes e Cores: A visão da Física
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
Monitor de Vídeo.
CARTOGRAFIA TEMÁTICA Prof. Raul Guimarães TEMA 03.
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
COR.
CONSTRUÇÃO DO CÍRCULO CROMÁTICO
Aula 9° ANO Professor : Diego
Introdução aos Princípios e elementos de design
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Expressão Plástica Luz / Cor.
Cor.
Teoria da Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
Composição e componentes (Classificação das cores)
Imagem: Cores.
(Classificação das cores)
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
As nuvens de chuva envolvem o dia em uma guarnição de prata.
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Cor Harmonia.
Educação Visual e Tecnológica
Cada dia tem uma guarnição de prata.
Fundamentos de óptica Física Chaban Física Chaban.
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
Teoria Da Cor.
A cor.
Observa esta imagem… Parece esquisita não é….
Misturando as cores.
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
Cor Contraste.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
Como acontece o fenômeno do Arco-íris?
Óptica e Reflexão da Luz
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
Teoria das Cores Teoria da Cores de Leonardo da Vinci, são as formulações históricas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura.
Reflete a luz de outras fontes
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
A COR Educação Visual e Tecnológica. A COR Educação Visual e Tecnológica.
ENTENDENDO A ESTRELA DE OSWALD
As cores complementares são as que no círculo cromático
Uso de Cores no Design de Interfaces
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
LUZ.
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Teoria das cores.
COR.
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Arco iris.
Comportamento e Natureza da Luz
Patricia Maria da Silva
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
COR E LUZ.
A Cor 28/04/2017.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
LUZ E COR.
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP.
1 Artes Visuais Parte 2 Prof. Magno Anchieta A COR.
Cores.
Transcrição da apresentação:

A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos. Se observarmos a abóbada celeste, em certos dias chuvosos, com boas abertas, verificamos que os raios solares, atravessando as gotículas de chuva, formam ocasionalmente um grande arco de várias cores. ARCO-ÍRIS

verde azul anil violeta O mesmo resultado se poderá obter fazendo passar a luz solar através de um prisma de cristal. Este decompõe a luz branca nas sete cores que a constituem. vermelho   laranja amarelo verde azul anil violeta

Sob o ponto de vista físico, a existência da cor implica a existência da luz. As radiações luminosas produzem a sensação de luz e de cor e a parte do espectro que lhe corresponde denomina-se espectro luminoso.

cor-pigmento No campo da cor-pigmento e com base em estudos de decomposição da cor, apurou-se que existem três cores principais chamadas primárias: magenta    amarelo      azul A partir destas, poder-se-ão obter outras três cores chamadas secundárias:    laranja        verde      violeta

Rosa das Cores Na Rosa das Cores e no esquema podemos observar a mistura das cores   +  = +  = +  =

cor complementar A cor complementar de uma cor primária é formada pela mistura de outras duas cores primárias. Na Rosa das cores, elas ficam numa posição diametralmente opostas.               

sensações térmicas As sensações térmicas que as cores provocam, facilmente detectáveis à vista e que podemos observar, leva-nos a agrupa-las em:             Cores Quentes                                                                        Cores Frias                     

Gradações Cromáticas Podemos também obter Gradações Cromáticas em cada cor, o resultando assim variações de tons com monocromias, isto é , a cor torna-se mais clara ou mais escura. As monocromias resultam da junção do branco ou preto às cores.

cores semelhantes & cores contrastantes Quando se utiliza a cor sob o ponto de vista estético e se pretende obter resultados harmónicos com os seus valores cromáticos, recorre-se, por vezes, à teoria das cores semelhantes ou das cores contrastantes São cores semelhantes aquelas que, constituídas por pigmentos semelhantes, apresentam uma certa analogia e se situam como vizinhas no círculo cromático. São cores contrastantes aquelas que, não contendo pigmentos semelhantes, apresentam um nítido contraste e se situam em pontos opostos no círculo cromático. Estão neste caso as cores complementares, que se exaltam mutuamente quando colocadas lado a lado.

Manuel Fragoso