2004/05 Os Estereótipos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação Europeia para a Avaliação de Línguas
Advertisements

Os dois significados da palavra crer
Estudos de análise de riscos em instalações com produtos perigosos
AS (I/E)MIGRAÇÕES 2004/05. AS (I/E)MIGRAÇÕES Emigrantes/(Re)migrantes Portugueses 2004/05.
Tema central: Mobilidade humana
RH21 – Programa integrado Mar. / 2006 MOVIMENTO RH21 Projecto base de candidatura à APG 2006.
HAREM 2.0 Proposta Luís Sarmento e Cristina Mota
2004/05 Os Valores. Os Valores EUTUNÓS comparados Os valores com maior adesão são sensivelmente os mesmos. A diferença verifica-se apenas na ordenação.
2004/05 Os Símbolos Nacionais.
As Constituições 2004/05. Justiça Democracia Protecção Social Estado de direito Bem estar Segurança Respeito pela dignidade humana Respeito dos direitos,
Matemática para todos Educação Básica
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
Musica no Mundo.
Reuniões de Trabalho.
como viviam os indios em
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Alunos: Samara Letícia Taís Giovanni
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
A formação do Coordenador Pedagógico- desafios e práticas
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Realismo - Naturalismo
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
CULTO DA FAMÍLIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS
10 RAZÕES PARA APRENDER ESPANHOL.
Linhas orientadoras para o ensino da Língua Portuguesa
Quem é o jovem brasileiro?
EUROPA DOS SÉCULOS XV AO XVIII - algumas idéias e conceitos gerais -
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
Conhecer a Língua, Conhecer Novos Mundos... O Mundo Romanófono!!!
Os portugueses na América do Norte, América do Sul e África
Trabalho Interdisciplinar
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Discriminação O Racismo
“A Racionalidade Irracional” Jose Saramago
O peso da redação no CV UFRGS
Autor: Paulo Fernandes da Anunciação
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
ARTIGO CIENTIFICO.
Eutanásia.
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
Imagens e recursos para trabalhar o tema
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ZONAS SEMIÁRIDAS NO NORDESTE DO BRASIL.
Educação para o Consumo
Ano Europeu do Voluntariado 2011
Profª. Luciana Balduíno
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
Analisa as seguintes situações SITUAÇÃO - A Numa escola a turma A tem 28 alunos e a turma B tem 26 alunos. Qual é a turma maior ? TURMA - ATURMA - B.
Atividade avaliativa: Unificação ortográfica.
Turismo Rural  O Turismo Rural é uma modalidade do Turismo que tem por objectivo permitir a todos um contacto mais directo e genuíno com a natureza,
“O adjetivo é a nossa impressão sobre quase tudo” Palavra Cantada
Participação pública e educação no Planejamento Ambiental Planejamento Ambiental 9º Semestre 2012/1.
O Idiota 'O maior prazer de uma pessoa inteligente é bancar o idiota, diante de um idiota que banca.
Renata Opção. Tema: Aprendizado com números Conteúdos curriculares: adição, subtração Numero de alunos envolvidos: 35 Numero de professores: 1 professor.
IPÊS DO BRASIL Por
OFICINAS SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE DE EMBALAGENS
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Orações subordinadas adjetivas
Xurxo Fernández Carballido Universidade de Santiago de Compostela Centro de Línguas Modernas Braga, abril de 2013.
Uma WebQuest de português para o 1º ano
Trabalho Final Elaboração de um Relatório CRE – 1.º Ano
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
(Tomado do livro: “Professor Nota 10”. Adolfo Suarez, Prof. da UNASP. Ed. Paradigma. 2004)
Emoções Biologia e Cultura
Determinantes da saúde
Apresentação Estágio I Habilidades sociais e relações interpessoais.
Transcrição da apresentação:

2004/05 Os Estereótipos

Os Estereótipos Metodologia: Caracterização das nacionalidades portuguesa, espanhola, francesa e italiana (trab. individual); Caracterização das nacionalidades “EUTUNÓS”, a partir da lista de características da primeira actividade (trab. grupo; respostas consensuais); Discussão em torno das respostas obtidas; Conclusões.

Os Estereótipos Conclusões: Os alunos facilmente chegam a um consenso sobre a atribuição de características aos nacionais de um país; Os alunos reconhecem e aceitam as contradições expressas nas suas listagens como naturais, porque relativas. No entanto...

Os Estereótipos Os Portugueses pelos Portugueses Conclusões: No entanto, é consensual para os alunos que... Portugal é o país do fado, do vinho e do futebol; Os Portugueses são pessoas comunicativas; A maioria dos habitantes vive em zonas rurais;(?!) Os Portugueses têm de emigrar para ganhar a vida. É quase consensual para os alunos que... • Em Portugal não há muita indústria; • Portugal é um país muito pobre.

Os Estereótipos Os nacionais “EUTUNÓS” vistos pelos Portugueses Conclusões: Para os nossos alunos... Os Portugueses são amáveis mas discutem muito. São parecidos com os galegos... Os Espanhóis são feios, morenos, altos e agradáveis. São pessoas simpáticas, mas também discutem muito e... são parecidos com os galegos. Os Franceses são trabalhadores, organizados, estudiosos, honestos. Apesar de serem amáveis, também são feios e discutem muito. Os Italianos são morenos, altos e agradáveis, sociáveis, estudiosos e honestos. Não têm defeitos... Somos todos crentes/ religiosos! (?) E os alunos de Barcelona pensavam que estas eram só qualidades dos Portugueses?!...

OS ESTEREÓTIPOS FIM 2004/05 Nota: Este trabalho reflecte a opinião de 25 alunos da E.S.F.M.P., com idades entre os 13 e os 15 anos.