Núcleo Regional de Aveiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

Trabalho de Inglês Técnico
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Orientação – acesso ambiente virtual
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
João Pedro MaltezCoimbra - 10 de Dezembro de Weblogs: Ser o editor João Pedro Maltez
Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos Blog. Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos O Blog, é um diário na Web, que pode complementar o ensino.
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Jackeline Gonzaleznº 05 Juliana Garcianº 07 2º ano A.
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
Provas de Concursos Anteriores
7 - Criação de Páginas Web
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Tutorial da Plataforma MOODLE
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Na barra de mensagens, clique em Ativar Edição e,
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
O Uso Pedagógico do Blog
Dicas para pesquisas no Google
Conteúdos do tutorial O que é um Slide Mestre?
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Blogues podem ser úteis na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 15 Março 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de Competência.
1 Blogs: da Construção à Exploração Educativa Centro de Competência CRIE FCUL Madalena Pinto dos Santos João Filipe Matos 10 Março.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Manual de Instalação do Windows 8
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
1 TUTORIAL DO CATÁLOGO DA EGP-UPBS. 2 O catálogo da EGP-UPBS encontra-se em e está integrado no catálogo da Universidade do Porto.
Criar e editar conteúdos para a Plataforma Moodle
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Tutorial de Wordpress. Sobre o Wordpress  O Wordpress é um gerenciador de conteúdo na web (em especial, blogs). A grande diferença com relação a seus.
Treinamento para Professores
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
WEBSITE Como utilizar um site Assistente de Criação
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
Escola Profissional Vasconcellos Lebre - Mealhada
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
CONFIDENCIAL. Distribuição Apenas a Parceiros Sem Divulgação. A Microsoft não faz garantias, explícitas ou implícitas. © 2012 Microsoft. Todos os Direitos.
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Reuniões do Lync Participar numa Reunião do Lync
Passo a passo com o Blogger:
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
E-portfólio Blog em Wordpress.com Isabel Lopes AP 2010.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Como criar um blogue no Blogger Margarida Correia.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Transcrição da apresentação:

Núcleo Regional de Aveiro Aprender a fazer e a pensar na sua exploração pedagógica Núcleo Regional de Aveiro

Slides sobre Blogues 2

O que é um blogue? Um blogue é um diário pessoal. Uma tribuna diária. Um espaço interactivo. Um local para discussões políticas. Um canal com as últimas notícias. Um conjunto de hiperligações. As suas próprias reflexões. Mensagens para o mundo. O seu blogue é aquilo que quer que ele seja. Existem milhões de blogues, de todas as formas e tamanhos, e não há regras efectivas. Em termos simples, um blogue é um Web site, onde escreve coisas regularmente. 3

As informações novas são apresentadas no início, para que os visitantes fiquem a saber o que há de novo. Depois, podem fazer comentários, aceder às informações ou enviar-lhe uma mensagem. Ou não. Desde que o Blogger foi lançado em 1999, os blogues transformaram a Web, influenciaram a política, agitaram o jornalismo e permitiram que milhões de pessoas se pudessem exprimir e estar em contacto com outras pessoas. 4

Publicar as suas reflexões Um blogue dá-lhe uma voz própria na Web. É um local para coleccionar e partilhar coisas que considera interessantes - quer se trate de um comentário político, um diário pessoal ou hiperligações para Web sites que pretende registar. 5

Envolva os seus amigos Escrever num blogue é algo mais do que colocar os pensamentos na Web. É estar em contacto e saber as opiniões de todas as pessoas que lêem o seu trabalho e se preocupam em responder. Com o Blogger, pode controlar quem lê e escreve no seu blogue — mostre aquilo que tem para dizer apenas a alguns amigos ou a todo o mundo! Comentários do Blogger permite a qualquer pessoa, em qualquer lugar, comentar as suas mensagens. Pode optar por permitir comentários consoante cada mensagem e pode eliminar todos os comentários de que não gosta. 6

Controlos de acesso permite decidir quem pode ler e quem pode escrever no seu blogue. Pode utilizar um blogue de grupo com vários autores como uma excelente ferramenta de comunicação para pequenas equipas, famílias e outros grupos. Como autor exclusivo, pode criar um espaço privado online para reunir notícias, hiperligações e ideias que pretende guardar ou partilhar com quantos leitores quiser. Os Perfis do Blogger permitem encontrar pessoas e blogues que partilham os seus interesses. O seu Perfil do Blogger, onde pode listar os seus blogues, os seus interesses, etc, permite que as pessoas o encontrem (mas apenas se pretender ser encontrado). 7

Desenhar o seu blogue Quer esteja a começar um blogue ou ache que chegou a altura de renovar o seu blogue, as ferramentas de edição do Blogger, fáceis de utilizar, ajudam-no a desenhar facilmente uma página com óptimo aspecto. Modelos — A nossa colecção de modelos irá ajudá-lo a criar rapidamente um site atractivo sem ser necessário aprender HTML, embora o Blogger também lhe permita editar o código HTML do seu blogue sempre que quiser. 8

Cores e tipos de letra personalizados — Quando estiver pronto para dar o próximo passo, poderá personalizar ainda mais os seus modelos para criar um design que reflicta perfeitamente a sua personalidade e o seu blogue. Arrastar e largar elementos de página — O sistema simples de arrastar e largar do Blogger permite decidir com exactidão a posição das mensagens, perfis, arquivos e outras partes do blogue na página. 9

Publicar fotografias O Blogger permite-lhe partilhar as suas fotografias. A interface do Blogger oferece um botão para carregar fotografias. Basta clicar no botão da fotografia para carregar uma fotografia a partir do seu computador. Também não há problema, se a fotografia que pretende colocar no seu blogue já se encontrar na Web. Basta dizer-nos onde ela está. Também pode enviar fotografias de telemóveis com câmara directamente para o seu blogue enquanto se desloca, através do Blogger Mobile. 10

Blogger Mobile O Blogger Mobile permite enviar fotografias e texto directamente para o seu blogue enquanto se desloca. Só tem de enviar uma mensagem para go@blogger.com a partir do seu telefone. Nem precisa de uma conta Blogger. A própria mensagem é suficiente para criar um novo blogue e publicar a fotografia e o texto que enviar. Mais tarde, se pretender solicitar o seu blogue móvel ou mudar as suas mensagens para outro blogue, basta iniciar sessão em go.blogger.com e utilizar o código de solicitação enviado pelo Blogger para o seu telefone. Se o Blogger Mobile não estiver disponível no seu fornecedor de serviços, pode mesmo assim enviar mensagens para o seu blogue através do Mail-to-Blogger. 11

Blogues podem ser úteis na educação??? 12

Blogues? O que são? http://pt.wikipedia.org/wiki/Weblog e bitácoras (castelhano) 13 http://pt.wikipedia.org/wiki/Weblog

Blogues? O que são? http://blogo.no.sapo.pt/tutorial_principal.htm#1 14

Blogues? O que são? http://www.blog.comunidades.net/index.php?act=oque 15

Blogues? O que são? Um blogue (palavra formada de web e log -«diário») pode definir - se como um diário pessoal, no qual o indivíduo tem a liberdade de escrever quando lhe apetece, actualizado com frequência e aberto à leitura e aos comentários de toda a blogosfera. Formalmente, o blogue apresenta uma sequência de artigos curtos ou notas, por ordem cronológica inversa, geralmente acompanhadas de hiperligações para outras páginas e particularmente para outros blogues. Os comentários não são directamente visíveis tendo de ser activados os botões correspondentes para que a leitura seja possível. Um blogue é um discurso do presente. 16

Diversidade de usos ou funções Síntese de notícias desenhados para informar em tópicos da área de interesse ou de saber do(s) autor(es) Uma coluna de jornal para emitir opiniões ou comentários Um fórum de projectos em curso, de esforços artísticos ou de construção de comunidades Com diversas autorias (grupos ou indivíduos) 17

Espaço de expressão, por isso, de exposição http://ai-o-camandro.blogspot.com/ Quem diz?… Somos o que fazemos, como o fazemos, como damos conta do que fazemos e pensamos… A educação é um campo de quê??? 18

Espaço de partilha, por isso, de aprendizagem http://fabulas1.blogspot.com/ Em particular, este http://fabulas1.blogspot.com/2006/03/uma- boa-lio.html Experimentar e disponibilizar o que fazemos, descobrimos, sabemos… Explicitar necessidades e receber ajuda O que é isto??? 19

Espaço de intenções mais ou menos explícitas, por isso, de educação A intenção - De quem? Para quê? Que procura ser partilhada – Com quem? Para quem? http://www.netescrita.blogspot.com/ 20

A que necessidades dos alunos responde Espaço de construção colectiva… de saberes e de pessoas http://sala16.blogspot.com/2006_01_01_sala16_archive.html A que necessidades dos alunos responde Abertura ao que não se sabe o que virá a ser, que só é o que nós fizermos por ser 21

Espaço para se ser participante mais do que ‘aluno’ E a surpresa pode vir de onde menos se espera dos alunos que participam 22

Começar a fazer… é mais do que ‘só’ fazer… E discute-se sobre isto em conferências? Questões para pensar 23 http://dekita.org/articles/classroom-blogging-two-fundamental-approaches

Então o que pensamos sobre isto? Vale a pena explorar? Vale a pena fazer? Vale a pena dar acesso? Quais as minhas intenções? O que quero que eles aprendam? O que quero eu aprender? Mãos à obra! E divirtam-se… 24

Guião para a criação de Blogues Aprender a fazer e a pensar na sua exploração pedagógica 25

Alguns servidores de blogues Blig - http://blig.ig.com.br/ Blogsome - http://www.blogsome.com/ Weblogger - http://weblogger.terra.com.br/ Blog-se - http://www.blog-se.com.br Blog UOL - http://blog.uol.com.br Big Blogger - http://www.bigblogger.com.br Weblog - http://weblog.com.pt/ (serviço português) Sapo Blogs - http://blogs.sapo.pt/ (serviço português) 26

Servidor http://www.blogger.com 27

A - Escolher o idioma Pode escolher o idioma com que pretende trabalhar, seleccionando a opção Language no fundo do ecrã. Não se esqueça de gravar as alterações. 28

29

B - Criar um blogue em 3 passos Basta seguir as instruções do programa. 30

31

32

C – Escrever no blogue Cada artigo (post) deverá ter um título e um conteúdo (texto, links, imagens, vídeos, músicas...). No final, o artigo pode ser gravado como rascunho ou ser publicado de imediato. É sempre possível alterar os artigos já publicados, utilizando a opção Editar postagens. 33

D - Configurar o blogue Clicando no botão Definições tem acesso a um conjunto de opções que permite alterar ou acrescentar informações relativas à configuração do blogue. No menu Básico pode, por exemplo, alterar o nome do seu blogue e fazer a sua uma descrição. No menu Formatação pode configurar a apresentação da página principal (número de dias ou de artigos a mostrar) e a data e a hora (não esquecer de configurar o fuso horário). No menu Comentários pode decidir se o blogue permite ou não comentários e quem os pode realizar. Pode pedir para ser notificado por e-mail sempre que alguém escreva um comentário. Os comentários indesejados podem ser apagados do blogue em qualquer altura. À medida que for alterando as configurações do blogue não se esqueça de as gravar. Para que as alterações produzam efeito, é preciso republicar o blogue. 34

E - Alterar o modelo A informação inserida no blogue pode ser mostrada tendo como base diferentes modelos (templates) disponíveis. A qualquer momento, pode modificar o aspecto do seu blogue utilizando um outro modelo. Para personalizar um modelo é necessário editá-lo em HTML e fazer alterações manualmente. 35

F - Editar o perfil Se clicar em Voltar ao painel, entre outras opções, pode editar o seu perfil mantendo uma maior ou menor privacidade, dependendo dos dados pessoais que introduzir. 36

G - Consultar a secção Ajuda Na secção Ajuda do Blogger é possível aceder a vários documentos de orientação e ajuda que podem ser úteis para aprofundar os seus conhecimentos. Por exemplo, consulte a resposta à questão “Como faço para editar minha lista de links?” e, seguindo as instruções que são dadas, tente inserir uma lista de alguns dos seus links preferidos no blogue. 37

H – Comentários, sim ou não? Na opção comentários poderá definir se o seu blogue admite ou não comentários nas suas mensagens e se sim quem as pode fazer. Se não alterar nada apenas utilizadores registados no blogger.com poderão fazer comentários. Caso pretenda que qualquer pessoa possa comentar, como anónimo, no seu blogue, altere a opção .quem pode comentar. para .qualquer um.. O dono do Blogue poderá apagar comentários indesejados, uma vez que mesmos ao serviço da Educação poderemos correr o risco de alguém colocar comentários muito pouco educativos nas nossas mensagens! Caso queira ser avisado/a por email sempre que alguém colocar um comentário no seu blogue coloque o seu mail no campo a isso destinado. Não esqueça de terminar fazendo clique em .salvar definições. Para que as alterações produzam efeito no seu blogue deverá republicar toda a informação, fazendo clique no botão que aparecerá. 38

39

J - Saber mais sobre blogues Na Internet estão disponíveis informações sobre acessórios e informações técnicas para utilizar no seu blogue. Consulte os seguintes sites e… divirta-se. http://www.maisblog.com/ Site com acessórios e várias coisas para blogues (modelos, calendários, relógios, cursores, músicas...) http://ai-o-camandro.blogspot.com/2006_02_01_ai-o-camandro_archive.html O autor do Blogue “Ai-o-Camandro”, no dia 21 de Fevereiro de 2006, disponibilizou informação de como inserir música e vídeo nos blogues. 40

Ficha de análise de Blogues 41

Ficha de Análise Identificação Nome do blogue Endereço Data de criação / Data do 1.º artigo Autor(es) Tema(s) São definidos objectivos? Quais? Existe indicação do público alvo? Qual? 42

Aspecto Gráfico Contém mais textos ou imagens? Os textos são longos ou curtos? O tipo de letra é legível? Utiliza cores fortes ou suaves? Utiliza animação (em flash, por exemplo)? Inclui vídeos? Música? 43

Linguagem e interacção A linguagem é cuidada? Os artigos são assinados? Permite comentários ao público? Os comentários têm uma linguagem cuidada? Contém links dentro do texto? Contém links para outros blogues? 44

Apreciação Parece um blogue com interesse educativo? Em que área? Parece um blogue de confiança? Porquê? Adaptação de ficha de trabalho do “Guia prático para o professor” do Projecto Segura@net 45

Blogues sobre Blogues http://blogo.no.sapo.pt/essencial.htm#1 http://weblogger.terra.com.br/usoqueeweblog.aspx http://pwp.netcabo.pt/videoblog/files/blogues_experienciaportuguesa.pdf http://blog.com.pt/ http://osblopes.blogspot.com 46

Blogues sobre Educação http://blogs.prof2000.pt/blogseduc/ http://ticnoprimeirociclo.blogs.sapo.pt http://www.weblogg-edu.com/about http://saladeaula.blog.pt http://www.malhatlantica.pt/teresadeca/papers/setubal2004/blogsecall1.htm 47

Blogues de Professores http://conversamos.blogspot.com/ http://educaeic.blogspot.com/ http://msprof.blogspot.com/ http://tempodeteia.blogspot.com/ http://clubeciencia.blogspot.com/ http://leonoretta.blogspot.com/ http://quadroegiz.blogspot.com/ http://www.educarparasaude.blogspot.com/ http://ai-o-camandro.blogspot.com 48

Blogues e os Currículos http://ea-primeirociclo.blogspot.com/ http://as-experiencias-pre-escolar.blogspot.com/ http://ambientenosbiscoitos.blogspot.com/ http://percursoseducativosinovadores.blogspot.com/ http://divulgarciencia.com/categoria/arte-e-ciencia/ http://ilusoesnapovoa.blogs.sapo.pt/ http://reciclagemonserrate.blogspot.com/ http://netescrita.blogspot.com/ http://365historia.blogspot.com/ http://bloginfantil.blogspot.com/ http://eduambiental.blogspot.com/ 49

Outros Blogues … http://p5poa.blogspot.com/ http://p4poa.blogspot.com/ http://turma-a-alcanede-1ceb.blogspot.com/ http://estrelasdacha.blogspot.com/ http://bloghistoriasinfantis.blogspot.com/ http://turmadosamiguinhos.blogspot.com/ http://www.aturmananet.blogspot.com/ http://primeirasletras.blogspot.com/ http://mouseion.blogspot.com/ http://texere.blogspot.com/ 50

http://ebcasaldasfigueiras.blogspot.com/ http://www.eeb2.be/primaire/ http://web.educom.pt/p4poa/index.htm http://p4poa.blogspot.com/ http://www.ventosamudar.blogspot.com/ http://desafiando.blogspot.com/ http://aprenderecrescer.blogspot.com/ http://papagaioazul.weblog.com.pt/ http://formasdevida.blogspot.com/ http://asminhasleituras.blogspot.com/ http://gavea.blogspot.com/   http://abaheisenberg.blogspot.com/ 51

Exemplos de blogues de escolas do 1.ciclo Interescolas - http://www.interescolas.esel.ipleiria.pt Os Sabichões da Azeda - http://www.sabichoesazeda.blogspot.com Projecto Teclar - http://projectoteclar.blogspot.com e http://maravilhasnoteclar.blogspot.com 52

Dicionários e Enciclopédias http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx Língua Portuguesa On-Line http://www.priberam.pt/dcvpo/dcvpo.aspx Dicionário Caboverdiano Português On-Line http://www1.uol.com.br/babylon/ Este programa traduz mais de 3 milhões de palavras e expressões em inglês para português, espanhol, alemão, francês, italiano, holandês, inglês, japonês, chinês tradicional, chinês simplificado ou hebraico. 53

http://www.logos.it/lang/transl en.html Um portal de tradução multi-língua que permite escolher a língua portuguesa e onde existem entradas específicas para crianças: dicionário (onde as palavras são ilustradas e traduzidas para outras línguas), biblioteca (acesso a obras de autores portugueses), jogos de palavras http://www.yourdictionary.com/index.shtml Dicionário com várias entradas possíveis (thesaurus, tradução de palavras e frases...) em português e outras línguas http://fr.wikipedia.org Uma Enciclopédia livre, gratuita e multilingue que cada um pode melhorar http://www.asurdosoeste.rtcs.pt/Lingua_Gestual/lingua_gestual.html Dicionário de Linguagem Gestual 54

Outras Referências Para a realização deste guião, foi necessário uma pesquisa sobre este tema. Algumas das referências, encontram-se nas seguintes moradas electrónicas: http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6490966 http://ts.mivu.org/default.asp?show=article&id=2011 http://planeta.terra.com.br/informatica/nosecrets/blogmaniacos/oquee.htm http://www.rebeccablood.net/essays/weblog_history.html http://blogo.no.sapo.pt/ajuda.htm http://pauloquerido.com/publog/ http://weblog.com.pt/ http://www.google.com.br/support/faqs/bin/static.py?page=faq_blog_search.html&hl=pt-BR 55