DESENVOVIMENTO INCLUSIVO e os

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objetivos do Milênio.
Advertisements

Organização Pan-Americana da Saúde.... Melhoria da Saúde nas Américas Até onde chegamos e que mais precisamos fazer? Mirta Roses Periago Diretora Melhoria.
Os Fatos sobre o tabaco.
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher
e o Fundo Social Europeu
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
1 Estudos de Carga de Doença: Estimando a carga das doenças transmitidas por alimentos WHO Global Salm-Surv.
Quais são os Objectivos do Milénio?
Meio Ambiente e Desenvolvimento
AIDS 30 anos: Avanços, Desafios e Perspectivas
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Desigualdade e exclusão Cap. 14
Delivering sustainable solutions in a more competitive world Biodiesel e o MDL – Oportunidades e Desafios Braulio Pikman 20 de Outubro de 2006.
Programa de Saúde da Família
Reabilitação Baseada na Comunidade e Desenvolvimento Inclusivo
1.
Quem é o jovem brasileiro?
MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS
DIRECÇÃO PROVINCIAL DE RECURSOS MINERAIS E ENERGIA DE MANICA
EPBM – 8° ano Levi Cardozo.
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Oficina Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Educação Fiscal
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
Longevidade.
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Metas do Milênio: 8 formas de mudar o mundo.
Progresso de metas e diretrizes em cúpulas Exemplo: pobreza 1972: Direito fundamental de liberdade e igualdade 1987: Direito fundamental de ambiente adequado.
INDICADORES DE POBREZA
Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
M I S S Ã O D O F Ó R U M Engajar democraticamente o 1º, 2º e 3º Setores da Região Metropolitana de Campinas, através de planos e ações que concretizem.
Quiz Objectivos do Milénio
A FOME NO MUNDO.
ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.
DESENVOLVIMENTO INCLUSIVO
Erradicar a Pobreza Extrema e a Fome
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Estratégias Inclusivas
Condições de vida na África
Criança não é risco, é oportunidade
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
TransFormação: Habilidades para Produtividade
“Podem as empresas sustentáveis
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
Lucro e Pobreza A Economia do Trabalho Forçado OIT, 2014 © OIT Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho (FPRW) Programa de Ação Especial de Combate.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
Programa Bolsa Família
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
A população brasileira Prof.º Jeferson. Medido através do censo (contagem da população realizada de dez em dez anos no Brasil); 1500 a 1872: Período sem.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO: uma Agenda para acelerar o Desenvolvimento Humano Carlos Lopes.
Desigualdade e Globalização;
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Ricos vs Pobres. Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Transcrição da apresentação:

DESENVOVIMENTO INCLUSIVO e os Objetivos de desenvolvimento do Milênio Rosangela Berman Bieler www.IIDI.org

Por que tratar deste tema no setor de desenvolvimento? Grande correlação entre pobreza e deficiência Demografia Sustentabilidade Perda do PIB Exclusão vs Bem estar social

Desenvolvimiento e Deficiência Existem no mundo 600 milhões de pessoas com deficiência, dos quais 400 milhões vivem em países em desenvolvimento. De acordo com estimativas da OMS, na América Latina e no Caribe existem, no mínimo, 52 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Hoje, cada vez mais países da região possuem já as suas próprias estatísticas, mas os métodos utilizados para recolher a informação diferem muito de país para país No Brasil, segundo estimativas do IBGE, 14,5% da população apresenta uma deficiência. De acordo com o Censo de 2000, dos 24.650.000 brasileiros com deficiência, 27% vivem em situação de pobreza extrema e 53% são pobres.

Demografía Projeções: Estima-se que o número de pessoas com deficiência aumentará em 120%, nos próximos 30 anos, nos países do Sul. O índice de aumento nos países do Norte será de 40%, durante o mesmo período. Envelhecimento: Tanto no Sul como no Norte, o maior aumento no número de pessoas com deficiência ocorrerá nos grupos de idade mais avançada, em particular entre as pessoas com 65 anos ou mais. Grau de severidade: Nos países pobres, as pessoas com limitações moderadas podem passar a apresentar uma deficiência severa devido à falta de oportunidades para conseguir apoio ou contar com serviços de reabilitação. Condições que poderiam ser objeto de simples retificações (exames oculares e a receita de uns óculos, a detecção precoce e a operação para corrigir um palato fendido), geram, por vezes, problemas que se tornam mais visíveis e limitativos nos países pobres.

Perda do PIB por motivos relacionados com a Deficiência Mais de 2 bilhões de dólares

POBREZA E DEFICIÊNCIA A deficiência é tanto uma causa como uma conseqüência da pobreza. Alguns cálculos indicam que uma em cada cinco pessoas pobres apresenta uma deficiência. Evidencia: dos mais de 600 milhões de pessoas com deficiência no mundo, 80% vivem nos países do Sul. 87% das crianças com deficiência vivem nos países do Sul. Cerca de 80% das deficiências têm causas associadas à pobreza e às baixas condições de vida. Estima-se que 100 milhões de pessoas no mundo adquiriram uma deficiência devido à desnutrição. Num país com famílias que, em média, têm 6 membros, ainda que apenas 5% da sua população possua uma deficiência, é natural esperar que mais de 25% dessa comunidade seja afetada diretamente pela deficiência.

POBREZA E DEFICIÊNCIA No Brasil, de acordo com o Censo de 2000, dos 24.650.000 brasileiros com deficiência, 27% vivem em situação de pobreza extrema e 53% são pobres. No Uruguai, um levantamento recentemente feito com 500 famílias beneficiárias do Plano de Emergência (isto é, famílias que se encontram em condições abaixo da linha da pobreza) indicou que em 25% dos lares havia pelo menos uma pessoa com deficiência (em alguns casos eram mais do que uma).

POBREZA E DEFICIÊNCIA Reino Unido, o índice de pobreza entre as pessoas com deficiência é de 23.1% comparado com o índice geral de 17.9% para o país. (Amartya Sen) Mas quando os gastos adicionais associados à deficiência são considerados, o índice de pobreza para as pessoas com deficiência dispara até aos 47.4%.

ODM e Deficiência MDM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução da pobreza serão certamente mais vulneráveis se não incluírem as barreiras que esta comunidade enfrenta. MDM 2. Alcançar uma educação primária universal. Este objetivo não será conseguido sem considerar a educação de meninos e meninas com deficiência. Dos 115 milhões de crianças que não freqüentam a escola primária nos países em vias de desenvolvimento, estima-se que aproximadamente 40 milhões possuem uma deficiência. MDM 3. Promover a igualdade de gênero e o aprimoramento da condição da mulher. As mulheres e meninas com deficiência que são pobres são o grupo que detém menos poder na sociedade. Além disso, a violência contra as mulheres é também uma causa, tanto de deficiências psicológicas como físicas.

ODM e Deficiência MDM 4. Reduzir a mortalidade infantil. Os meninos e meninas com deficiência são em geral mais vulneráveis, não apenas pelas sua condição médicas ou pela falta de acesso aos serviços públicos, mas também porque em muitas culturas são relegados para segundo plano ou até abandonados até à morte. MDM 5. Melhorar a saúde materna. Esta meta relaciona-se diretamente com a idéia da prevenção da deficiência. Além disso, as mulheres com deficiência têm mais probabilidades de serem vítimas de abuso sexual e, portanto, de contraírem uma gravidez não desejada ou doenças sexualmente transmitidas. MDM 6. Combater o HIV/SIDA, malária e outras doenças. É uma comprovação básica que os doentes de AIDS têm uma deficiência. Aliás, para erradicar a epidemia do HIV/AIDS, é necessário cobrir toda a população, incluindo as pessoas com deficiência.

ODM e Deficiência MDM 7. Garantir a sustentabilidade ambiental. Os riscos ambientais (tais como as águas contaminadas quando se utilizam para consumo humano) ou os desastres naturais, podem conduzir a numerosos tipos de deficiência. MDM 8. Desenvolver uma aliança global para o desenvolvimento. Uma aliança para o desenvolvimento implica necessariamente a inclusão de todas as pessoas.