Maria da Conceição Neves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exemplos de código WebForm1.aspx: Listas.aspx: TestaMarcadores.aspx:
Advertisements

Área de Desenvolvimento de Sistemas
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Ferramenta de Desenvolvimento Material II-Bimestre Conceitos de lógica.
Paradigmas da Programação
Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação
Linguagem II – Visual Basic
Membership e Login Web Site Administration Tool.
Controlos de Validação. 1 Verificar se o valor inserido num controlo está minimamente coerente com a informação pretendida Bloquear o processamento da.
Themes and Skins Uma Skin é uma descrição do aspecto de controlos.
Tipos de Sites Web gerados pelo VS2005
Criar uma Aplicação Web em ASP.NET v Tipos de Sites Web gerados pelo VS2005 File-system Web sites Ficheiros armazenados num directório local É utilizado.
Personalização Objecto Profile. 1 O objecto Profile O objecto Profile permite armazenar informação única de um utilizador. Quando o utilizador visita.
Master Pages no ASP.NET 2.0 Adaptado/Retirado do MSDN.
Nesta janela são mostrados todos os projectos abertos e os items que constituem os diferentes projectos. 1- View/Project Explorer 2 - CTRL+R 3 - Clicar.
Introdução ao ASP.NET 2º Semestre 2009 > PUCPR > Tecnologia de Programação 2 Bruno C. de Paula.
Conhecendo o VS2008: Windows Forms X Web Forms X Web Services
Componentes ASP.NET 2º Semestre 2009 > PUCPR > Tecnologia de Programação 2 Bruno C. de Paula.
Componentes ASP.NET Validação – Parte 3 2º Semestre 2009 > PUCPR > Tecnologia de Programação 2 Bruno C. de Paula.
BD em.NET: Passo a passo conexão com SQL Server 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Windows Forms 2º Semestre 2010 > PUCPR > TPU Bruno C. de Paula.
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina POO-II. Material II-Bimestre Objetos de Controle Listas Eventos e.
SEGUNDA FASE Área de Desenvolvimento de Sistemas.
Tecnologia para Web Cookies
Prof.: Carlos Hairon R. Gonçalves
Fernanda Barroso Abril,2006
Aula 3 - Sumário Propriedades de uma página Web: aceder, adicionar um som, aplicar uma cor de fundo e uma imagem de fundo.
7 - Criação de Páginas Web
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
Web: criação de páginas
Ferramentas para Sistema Web Sistemas de Informação Aula 10 – 15/05/2013.
Tecnologias Web Rodrigo Cristiano Silva
Formulários Objectivo: obter do utilizador respostas personalizadas
Introdução à Programação para a Web Fernando Martins 9 de Julho de 2008.
Linguagem Técnica de Programação VI Prof.: Luiz Gustavo Jordão Soares.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Rodrigo Cristiano Silva
Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.
ASP (Active Server Pages)
Aula 2 – Primeiros Passos com a arquitetura Web Servidor
Adriano Melo Introdução ao ASP.NET Adriano Melo
CURSO DE EXTENSÃO PROGRAMAÇÃO C# .NET
Professor: Márcio Amador
7 - Criação de Páginas Web
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
JSP e Servlets ISEP – LP2 Filipe Costa – /2004.
Aula 2 – Primeiros Passos com a arquitetura Web Servidor Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Unidade 6 – Formulários HTML Prof.: Henrique Santos
JSP JavaServer Pages Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Dezembro/2005.
Bruno Inojosa MCP.NET Framework.NET com C#. Aula V  Tópicos abordados:  Desenvolvendo para internet (Parte III) Gerenciamento de Estados User Controls.
Introdução ao ASP.Net 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
7 - Criação de Páginas Web
Fundamentos da Linguagem C#
XIV Jornada de Cursos .NET com C# Antônio Junior Bruno Inojosa.
ASP.NET Conteúdo Introdução
Componentes do ASP.Net 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Novas Tecnologias Na Formação
Treinamento expresso java web Luiz Carlos d´Oleron.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Academia de Ensino Superior Prof. André Morais Desenvolvimento de Aplicações Web na plataforma Microsoft Desenhando a página.
Novos programas de TIC Flash/Dreamweaver. Conceitos e 1º acesso ao FLASH Conceitos e 1º acesso ao DREAMWEAVER Instalação.
Desenvolvimento WEB II Continuação AJAX Professora: Kelly de Paula Cunha.
ASP.NET Passo a Passo Criando um CRUD Conteúdo do Capítulo 1. Acessar bancos de dados SQL Server 2. Utilizar o GridView 3. Utilizar o DetailView 4. Implementar.
1 Arquitetura e JSF Gustavo Wagner
Atividade ASP.NET Portal da Memoria Atividade Desenvolver uma aplicação ASP.NET com funcionalidade similar à existente no site centenário.ifrn.edu.br Objetivo.
ASP.NET Passo a Passo Controles com Processamento Personalizado Criando um controle personalizado 1. Abra ou copie a solução ControlORama desenvolvido.
Atividade ASP.NET Portal da Memoria Atividade Desenvolver uma aplicação ASP.NET com funcionalidade similar à existente no site centenário.ifrn.edu.br utilizando.
ASP.NET Passo a Passo Configuração Conteúdo do Capítulo 1. Aplicar configurações a aplicações ASP.NET 2. Gerenciar a configuração do ASP.NET usando suas.
Transcrição da apresentação:

Maria da Conceição Neves ASP.NET Maria da Conceição Neves Maria da Conceição Neves

Construção de uma aplicação Para executar uma aplicação Web ASP.NET num computador ele tem que ter a correr o Internet Information Service (Verifique que o IIS está a correr através de Service Tools ) Criar a aplicação Crie o projecto http://localhost/NomeProj Na janela das Propriedades altere WebForm1 para NomeForm Na janela das classes ClassView expandir NomeProj namespace (package) e altere o nome da class WebForm1 para NomeForm Maria da Conceição Neves

Construção de uma aplicação(cont.) O Layout da Web Form Na janela DesignView (clique com o rato dentro da janela) e acedendo a Propriedades altere a propriedade título do objecto DOCUMENT para Infomação do Utilizador Na janela DesignView (clique com o rato dentro da janela) e acedendo menu Format seleccione Document Styles. Na caixa de diálogo crie um style (font, cor, layout,...) para a Form Add Style Form Add Style Rule O Element será BODY (seleccione na dropdownlist) Seleccione o elemento BODY e clique em Build Style ... Na janela DesignView coloque os controlos convenientes Maria da Conceição Neves

Maria da Conceição Neves Server Controls Os controlos que adicionarmos à Web Form são colectivamete designados por server controls. Eles são semelhantes aos controlos standard HTML, mas são mais programáveis. A maioria dos Server Controls têm manipuladores de eventos, métodos e propriedades que código a correr no servidor pode executar e modificar dinamicamente em tempo de execução. Maria da Conceição Neves

Código Server Controls Examine o código de alguns servers controls. Todos eles habitam o asp namespace (package) asp:Label ... Todos têm o atributo runat=”server” Este atribito indica que o controlo pode ser acedido por um programa que está a correr no servidor Web o qual pode aceder e alterar as propriedades deste controlo. Maria da Conceição Neves

Maria da Conceição Neves Controlos HTML Os Controlos HTML existem para permitir portabilidade às anteriores páginas .asp Não é aconselhável a sua utilização numa aplicação ASP.NET criada de raíz. O código associado aos controlos HTML está, por defeito, no browser em vez de no servidor. Maria da Conceição Neves

Maria da Conceição Neves Código using System.Web namespace onde residem classes ASP.NET Verifique que o código da página é uma classe chamada NomeForm que descende de System.Web.UI.Page Adicione a esta classe os métodos necessários Exemplo -método para iniciar uma DropDownList PositionRole private void initPositionRole(){ PositionRole.Items.Clear(); PositionRole.Enabled=true; //a drop down list fica activa PositionRole. Items.Add(“Analyst”); PositionRole. Items.Add(“Designer”); PositionRole. Items.Add(“Developer”);}  Maria da Conceição Neves

Maria da Conceição Neves O método Page_Load(…) Este método é chamado quando a página é visualizada pela primeira vez if(!Page.IsPostBack) ... Dentro do método Page_Load coloca-se o código adequado Exemplo: initPositionRole() Para alterar conteúdo da dropdownlist em função da selecção de botões, dentro dos métodos CheckedChanged associados aos vários botões fazer um método igual mas com outros conteúdos Para o conteúdo da lista mudar imediatamente associe ao botão a propriedade AutoPostBack=true Maria da Conceição Neves

Maria da Conceição Neves Analisar o Código HTML Analise o código da página ( seleccione “View Souce” da página em execução no browser) Verifique que não contem “asp:”, contem somente HTML e algum JavaScript. Os server controls e seu conteúdo foram convertidos em equivalentes controlos HTML e algum JavaScript Uma das características essenciais dos Server Controls, é eles serem acedidos como objectos .NET com propriedades e métodos e eventos Maria da Conceição Neves

Processamento dos eventos e os acessos cliente / servidor Sempre que ocorre um evento (se este causa um post-back ) um pedido HTTP é enviado ao servidor. O servidor processa este pedido e envia uma resposta contendo página HTML a ser visualizada. No entanto o servidor também precisa de saber que outra informação foi introduzida na página de modo a preservá-la. Para tal existe um campo escondido no form _VIEWSTATE que contem a informação dos controlos numa forma codificada. O servidor usa esta informação, ou view state, para actualizar os conteúdo da página e gerar a resposta HTML Maria da Conceição Neves

Gestão de Estado no lado do cliente Nos acessos cliente / servidor os valores das variáveis e dos controlos das páginas não são preservados. Um dos modos de preservar a informação no lado do cliente é através do uso de ViewState private void Button1_Click(object sender, System.EventArgs e) { ViewState["Password"]=TextBox3.Text; Label6.Visible=false; } private void Button2_Click(object sender, System.EventArgs e) { Label6.Visible=true; Label6.Text=ViewState["Password"].ToString(); } Maria da Conceição Neves

Gestão de Estado no lado do servidor Preservar usando Application State ou usando Session State ou usando Base de Dados Usando Session (objecto implícito da aplicação). Todas as têm um identificador único SessionID Exemplo usando Session: Na página login da apicação private void Button1_Click(object sender, System.EventArgs e) { Session[“Nome"]=TextBox1.Text; Response.Redirect("RegDemo.aspx"); } Na página RegDemo.aspx private void Page_Load(object sender, System.EventArgs e) { if(!Page.IsPostBack) Label1.Text= "Olá "+ Session[“Nome"]; else ... } Maria da Conceição Neves

Transferir todo o Contexto public class PagInic : System.Web.UI.Page{ ... private void Button1_Click(object sender, System.EventArgs e) { Server.Transfer(“ProxPag.aspx"); } public string nome{ get{ return TextBox1.Text;} } public string numero{ return TextBox3.Text;} } public string estado{ return RadioButtonList1.SelectedItem.Text ;}} ... } Maria da Conceição Neves

Aceder ao Contexto da página que fez o pedido public class ProxPag : System.Web.UI.Page {... protected PagInic sourcepage; private void Page_Load(object sender, System.EventArgs e) { if (!IsPostBack){ try{ sourcepage = (PagInic) Context.Handler; Labelnome.Text=sourcepage.nome; Labelnum.Text=sourcepage.numero; ...} catch (System.Exception ){ Response.Redirect(" PagInic.aspx"); } Maria da Conceição Neves

Criação de Controlos dinamicamente ... protected System.Web.UI.WebControls.Panel Panel1; public PageLoad( ...){ foreach (String var in Request.ServerVariables ) { System.Web.UI.WebControls.Label LabelVar=new Label(); LabelVar.Text="->" + var +": " + Request.ServerVariables[var]; Panel1.Controls.Add(LabelVar); Panel1.Controls.Add(new LiteralControl("<P/>") ); } ...} Maria da Conceição Neves