Cooperação e Governança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Ministério do Desenvolvimento Agrário
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PLANOS DE CADEIAS TERRITORIAIS
Políticas Públicas de Desenvolvimento Agrário e Proposições para Inclusão Quilombola José Alfredo Jr. Sec. Agricultura Familiar/MDA.
(Diretor de Cooperativismo, Associativismo, Negócios e Comércio)
CIAT - ÓRGÃO COLEGIADO DO TERRITÓRIO (Provisório)
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
A Gestão Social pode ser vista como...
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
Algumas provocações para se pensar
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS RURAIS
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ORIENTAÇÕES PARA A INDICAÇÃO DE PROJETOS
AGENDA SOCIAL Florianópolis, Agosto de 2008.
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Ministério da Cultura.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural.
II Encontro Nacional de Comitês Territoriais de Mulheres Rurais
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
 Os Territórios Rurais se caracterizam por:  conjunto de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental;  ter identidade e coesão social.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Ministério da Ciência e Tecnologia
Avaliação de Iniciativas e Programas Intersetoriais em Saúde: Desafios e Aprendizados  Natureza complexa das iniciativas e programas intersetoriais em.
1 1.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
I ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DAS CÉLULAS DE ACOMPANHAMENTO E INFORMAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE “REFLEXÕES SOBRE OS COLEGIADOS TERRITORIAIS” 05/08/2010 MINISTÉRIO.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis
PLANO DE TRABALHO FUTURO. Princípios da integração Pesquisa/ATER/AF Desenvolvimento Rural Sustentável; Gestão democrática e participativa ; Respeitar.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Estratégias para concretização de ações prioritárias para o fortalecimento da Agricultura Familiar na Dinamização Econômica dos territórios PLANOS DE CADEIAS.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Objetivos Específicos:
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Cooperação e Governança Departamento de Inclusão Produtiva Secretaria de Desenvolvimento Territorial Ministério de Desenvolvimento Agrário “Dinamização Econômica de Territórios Rurais” Cooperação e Governança 09 de Novembro de 2011 1

Abordagem Territorial Construção de visão integradora: Espaços, Agentes, Mercados; Políticas públicas; O Território é percebido como uma área que sintetiza e materializa num determinado espaço geográfico um processo social, econômico, ecológico e cultural complexo, em interação com outros espaços diferenciados. 2 2

Território Marco Conceitual Um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, compreendendo cidades e campos caracterizados por critérios multidimensionais, tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições, e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade, coesão social, cultural e territorial. (MDA, 2004)

Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais PRONAT Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais Gestão Social dos Territórios - 164 CODETER – Colegiado de Desenvolvimento Territorial Rural Poder público Sociedade civil Instrumentos que apóiam a gestão social 1 - PTDRS – Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável Demandas transformadas em políticas; Eixos estratégicos Um dos resultados PTDRS: Dinamização econômica Envolvimento da população local nos rumos dos benefícios gerados por meio da produção, circulação e distribuição dos investimentos, créditos, recursos, bens e serviços economicamente mensuráveis em um determinado território. (MDA, 2007)

Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais PRONAT Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais 2 - Planos Territoriais de Cadeias Produtivas Propõe ações integradas para o desenvolvimento de cadeias produtivas priorizadas nos PTDRs Sudeste Nordeste Norte Centro- oeste Total 58 110 53 21 45 287

Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais PRONAT Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais 3 - Planos de Negócios Fazem uma descrição detalhada do negócio proposto; Minimizam riscos de investimentos; Definem a estratégia do negócio, processos operacionais e retornos esperados Sudeste Nordeste Norte Centro- oeste Total 18 85 12 3 128

Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais PRONAT Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais 4 - Bases de Serviços Apoio por meio de assessoramento aos grupos e empreendimentos familiares que possuem produção com capacidade de participar de atividades comerciais. Organização de projetos para PNAE e PAA; Qualificação de processos, produtos e serviços da AF; Apoio na gestão e planejamento dos empreendimentos e grupos familiares; Articulação de espaços de comercialização em níveis territorial, estadual, nacional... Organização das demandas territoriais de infra-estrutura produtiva, pontos de comercialização, feiras, etc...

Arranjos Produtivos Locais - Desafio para a Cooperação Perspectiva do Governo Compartilhar objetivos estratégicos Alinhamento dos programas de governo: Prioridades Territórios/regiões Cadeias produtivas Arranjos produtivos Conceitos; Metodologias Alinhamento dos instrumentos; Fortalecer a gestão social nos territórios;

Departamento Inclusão Produtiva OBRIGADO! Departamento Inclusão Produtiva 61-2020-0875 http://www.mda.gov.br/portal/sdt/ 9