Oficina Nacional de Comunicação em Vigilância Sanitária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Literacia da informação
Advertisements

PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Plano “VISA na Atenção Básica”
Pesquisa em Bases de Dados
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Treinamento Pró-Multiplicar UFBA
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
A formação da RBJA e a construção do banco de informações:
ANVISA MISSÃO "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso."
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
A experiência da Fiocruz em gestão da informação
Como acessar/obter o texto completo dos documentos científicos?
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
X SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo 22 a 26 de outubro de 2007 Exposição eletrônica: A Biblioteca/CIR.
BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
SAÚDE COMO QUALIDADE DE VIDA
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
BVS - Bireme. A BVS concentra fontes de informação em saúde disseminando a literatura científica e técnica em: Ciências da saúde (MEDLINE, LILACS, Cochrane);
BVS - Psicologia.
CURRICULO +.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
Pesquisa Científica na Internet
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
Pesquisa em bases de dados na área da saúde
Controle Social na Gestão das Águas
Tutorial de pesquisa.
Luciana Danielli Acesso às Fontes de Informação em Saúde através da Web - Portal da BIREME
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Interoperabilidade semântica entre repositórios de saúde pública Fatima Cristina L. dos Santos Orientadoras: Maria Cecília de Magalhães Mollica Vania Lisboa.
Montagem de Processo e Petição
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
Sistema de Bibliotecas da UFU Atualizado em fevereiro de 2009.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
Cooperação em rede – Compartilhando recursos educacionais abertos Ana Cristina da Matta Furniel (ENSP/Fiocruz) Oficina de Gestão da Informação Digital.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Pesquisa Em Saúde Profª Andreia
A palavra evidência nos faz pensar em algo que não deixa dúvida .
FONTES BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICAS ELETRÔNICAS NA AREA DA SAÚDE.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
P ESQUISA EM B ASES DE DADOS C URRÍCULO L ATTES P LATAFORMA B RASIL Ms. Mariana Pajaro.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAL PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE DR. MANOEL DA COSTA SOUZA – CEFOPE Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil BIREME/OPAS/OMS 08 de Outubro de 2009.
Transcrição da apresentação:

Oficina Nacional de Comunicação em Vigilância Sanitária GESTÃO DO CONHECIMENTO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA RICARDO OLIVA – Diretor da ANVISA Salvador, agosto de 2004

ESTRATÉGIAS DA ANVISA MISSÃO Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso VALORES Conhecimento como fonte de ação Cooperação Transparência Responsabilização VISÃO Ser agente da transformação do sistema descentralizado de vigilância sanitária em uma rede, ocupando um espaço diferenciado e legitimado pela população, como reguladora e promotora do bem-estar social

MERCARDO POPULAÇÃO Não Consumidor PRODUÇÃO consumidor

REGULAÇÃO EDUCAÇÃO/INFORMAÇÃO CONTROLE PRODUÇÃO VIGILÂNCIA CONSUMO

VALORES INSTITUCIONAIS COOPERAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO CONHECIMENTO TRANSPARÊNCIA

ESTADOS ANVISA MUNICÍPIOS SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

ESTADOS ANVISA MUNICÍPIOS COOPERAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO CONHECIMENTO TRANSPARÊNCIA

Creación del Conocimiento Transparêcia Conhecimento Municipios Creación del Conocimiento Responsabilização Estados Trabalhando em rede Laboratórios ANVISA Cooperação Resultado = Comunicação WEB

Modelo Para a Gestão do Conhecimento Técnico-Científico Base Legal Prática Documentação & Competências

Gestão Documental

Gestão de Base Legal

Gestão do Conhecimento Técnico Científico Portal do Conhecimento – BVS em Vigilância Sanitária

Principais fontes de informação Literatura Científica Conjunto de bases de dados para recuperação de informação. Disponibiliza acesso a bases de dados de acesso restrito, livre e coleções de bibliotecas SCAD – Solicitação de Documentos Acesso gratuito a cópias de publicações científicas Portal de Revistas em Vigilância Sanitária Seleção de revistas de acesso livre separados por temas correlatos a vigilância sanitária Terminologia Conjunto de vocabulários estruturados, usados como uma espécie de filtro entre a linguagem utilizada pelo autor e a terminologia da área. Funciona também como assistente de pesquisa, ajudando o usuário a recuperar o assunto de seu interesse.

Projeto DeCS - Descritores em Ciências da Saúde

Descritores de Ciências da Saúde em Vigilância Sanitária Vocabulário controlado e trilíngüe de caráter internacional. Na metodologia LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) ele é definido como componente integrador das fontes de informação das BVS. (Bibliotecas virtuais em saúde) Uso de Linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais entre os 37 países na América Latina e Caribe, englobando cerca de 600 bibliotecas. É base para Pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas bases de dados LILACS, MEDLINE (Literatura internacional em Ciências da Saúde) e outras. Proporciona diálogo uniforme entre a comunidade de língua inglesa, espanhola e portuguesa.

GLOSSÁRIO ACREDITAÇÃO

Gestão da Prática – Sistema de Parecer

Acervo Anvisa

GGCON Visalegis PORTAL LISAS BVS VISAPAR Gestão do Conhecimento Técnico-Científico e de Práticas GGCON VISALEGIS PORTAL DeCS VISAPAR GLOSSARIO COMUNIDADE VIRTUAL Visalegis PORTAL GLOSSÁRIO ACERVO LISAS PORTAL DeCS DeCS VISAPAR BVS VISALEGIS VISAPAR BVS COMUNIDADE VIRTUAL LISAS VISAPAR COMUNIDADE VIRTUAL VISALEGIS GLOSSARIO PORTAL BVS

Comunidade Virtual

Projetos em fase de Elaboração Gestão de Competências – Lattes Institucional Publi-Legis – Comunicação Compreensível da base legal Superação da Exclusão Digital e Ensino a Distância

EXPECTATIVA QUE A GESTÃO DO CONHECIMENTO NÃO SEJA UMA “GERÊNCIA” DA ANVISA QUE A GESTÃO DO CONHECIMENTO SEJA UMA PRÁTICA INTEGRADORA DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA QUE A GESTÃO DO CONHECIMENTO SEJA INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br e-mail ggcon@anvisa.gov.br secretaria.dirio@anvisa.gov.br Obrigado!