Educação Anti-Missionária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
que tira o pecado do mundo
Advertisements

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ Uma das principais características de uma seita é denominar-se "a única religião verdadeira“ "Portanto, onde se pode encontrar.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
TEOLOGIA NA IGREJA ANTIGA
Educação Anti-Missionária
Educação Antimissionária
Educação Anti-Missionária
Educação Anti-Missionária
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA BÍBLIA Antônio Mesquita Galvão
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Cristo morreu pelos ímpios”
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e
10: O Credo Apostólico e a salvação
07: Introdução ao Credo Apostólico
Janeiro 13, 2011Introdução e Visão Geral página 1 de 8 Introdução e Visão Geral Lição Antimissionária Por Uri Yosef, Ph.D., Director of Virtual Yeshiva.
Por Moisés Sampaio de Paula
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
ATOS DOS APÓSTOLOS.
Alcançando As Promessas
Religiões Uma síntese geral.
Seitas Testemunhas de Jeová
A Consumação da História Humana
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
FELIZ PASCOA Procura-se o Autor. FELIZ PASCOA Procura-se o Autor.
Educação Anti-missionária
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
7 de Abril de 2011Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não? Página 1 de 16 Quem é o Servo Sofredor em “Isaías 53”? Parte I – A Interpretação.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
14: O Credo Apostólico e a certeza de salvação
Introdução ao Novo Testamento.
5 de Maio de 2011Isaías 53 – A Interpretação Cristã : Válida ou Não? Página 1 de 13 Quem é o Servo Sofredor em “Isaías 53”? Parte II – A Interpretação.
Hebreus e Epístolas Gerais
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
As Epístolas Católicas
Educação Anti-Missionária
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
8 O cristão e a lei. 8 O cristão e a lei Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer os fundamentos da lei e que ela é insuficiente.
24 de Março de 2011Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não? Página 1 de 10 Quem é o Servo Sofredor em “Isaías 53”? Parte I – A Interpretação.
9 O Espírito de Deus nos filhos de Deus. 9 O Espírito de Deus nos filhos de Deus.
Reconhecer a origem do problema Abraçar a Solução.
CRUCIFICADO E RESSURRETO
12 de Maio de 2011Isaías 53 – A Interpretação Cristã : Válida ou Não? Página 1 de14 Quem é o Servo Sofredor em “Isaías 53”? Parte II – A Interpretação.
LIÇÃO 2 - O NASCIMENTO DE JESUS
Paulo: missão e mensagem
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Tema do 3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 05
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
1. As cerimônias do Santuário revelam três passos do juízo de Deus. F 2. A 1ª fase do juízo se realizaria no Céu; é o juízo investigativo. 3.
LIÇÃO 2 SINAIS QUE ANTECEDEM A VOLTA DE CRISTO
Deus CRIADOR Origem Princípio------INFINITO Nós CRIATURAS FINITAS.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
Trabalho no âmbito da disciplina de Moral. Antigo testamento1 Trabalho realizado por Novo testamento2 Textos deuteracónicos Deuteracónicos Novo testamento3.
Organização interna da Bíblia
Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2016 e o tema da revista é Mateus, comentada pelo Bispo Manoel Ferreira. Sinta-se.
Organização interna da Bíblia
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

Educação Anti-Missionária Judaísmo e Cristianismo: Dois Caminhos que não se Cruzarão Lição Anti-Missionária Por Uri Yosef, Ph.D., Director of Education Virtual Yeshiva of the Messiah Truth Project, Inc. http://virtualyeshiva.com [O artigo discutido nesta apresentação - http://thejewishhome.org/counter-pt/Jud&Crist.pdf] Copyright © Uri Yosef 2011 for the Messiah Truth Project, Inc. Tradução: Renato Santos Grun Todos os direitos reservados Educação Anti-Missionária 20 de Janeiro de 2011 Judaísmo e Cristianismo: Dois Caminhos que não se Cruzarão

Introdução Uma variedade de opiniões existe sobre as semelhanças e diferenças entre Judaísmo e o Cristianismo. A tendência geral entre todas essas opiniões é que, embora haja algumas semelhanças entre as duas religiões, muitas mais diferenças separam-nas. As semelhanças são culturais em sua natureza, ao passo que as diferenças decorrem de teologias diametralmente opostas. Muitas pessoas acham que a única diferença entre os judeus e os cristãos gira em torno de Jesus, os cristãos acreditam que Jesus é o Messias, e os judeus não. O problema com esse entendimento é que ele não leva em conta todo escopo da teologia que se baseia a crença de que Jesus é o Messias. A diferença entre as duas teologias se torna evidente quando os seus elementos principais são contrastados. Nesta lição vamos explorar vários conceitos teológicos que se destacam como as principais diferenças entre Judaísmo e Cristianismo. 20 de Janeiro de 2011 Judaísmo e Cristianismo: Dois Caminhos que não se Cruzarão

Comparando as Duas Teologias A seguir, estão os elementos-chave que o Judaísmo e Cristianismo compartilham, mas diferem em sua compreensão e aplicação teológica: Vamos agora dar uma olhada em cada um desses elementos em ambas as religiões. Estudiosos dizem-nos que o Cristianismo pode ser reduzido a "fé em Deus", e o Judaísmo a uma "luta com Deus". Como judeus, nós somos obrigados a questionar, lutar e até mesmo, em casos extremos, levar D’us a um tribunal sagrado para as injustiças do mundo - onde você encontra isso no Cristianismo? Tirado de uma carta por Jim Brule para a "Página de Leitores", em The Post-Standard, um jornal diário, em Syracuse, NY (informações de data e página não são disponíveis). Escrituras Natureza de D’us Visão Messiânica Atitude em Relação a Outras Crenças Pecado & Pecaminosidade, Expiação, e Justiça Natureza de Satan Conceito de “Inferno” 20 de Janeiro de 2011 Judaísmo e Cristianismo: Dois Caminhos que não se Cruzarão

Escrituras Judaísmo (Y) Cristianismo (†) Bíblia Hebraica (תְּנַ״ךְ\תַּנַ״ךְ) Bíblia Cristã Torá (תּוֹרָה) [5 Livros] VelhoTestamento [“VT”; 39 Livros]* Profetas (נְבִיאִים) [21 Livros] Novo Testamento [27 Livros] Escritos (כְּתוּבִים) [13 Livros] - Evangelhos [4 Livros] Material Extra-Bíblico - Atos dos Apóstolos [1 Livro] Torá Oral - Epístolas Paulinas [13 Livros] - Os Talmudes & a Tosefta - Epístolas aos Hebreus [1 Livro] Lei Judaica & os Códigos da Lei - Epístolas Católicas [7 Livros] Obras escritas por sábios Judeus - Apocalipse de João [1 Livro] - ex: O Mishnê Torá de RaMBaM Comentários de Sábios Judeus Denominações Católica & Ortodoxa - Tradição Oral Apostólica Denominações Protestantes - Comentários ; sem tradiçao oral * “VT” da ICR, Igreja Ortodoxa, Igreja Ortodoxa Oriental e da Armênia e Etíope incluem: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico. (Apócrifos para os judeus e protestantes). 20 de Janeiro de 2011 Judaísmo e Cristianismo: Dois Caminhos que não se Cruzarão

Natureza de Deus Visão Messiânica Judaísmo (Y) Cristianismo (†) D’us é A Trindade* compeende Um e Único O Pai Incorpóreo O Filho (Jesus, nascido de uma virgem) Eterno O Espírito Santo Visão Messiânica * As denominações cristãs que rejeitam a doutrina da Trindade são as Testemunhas de Jeová, os Mórmons, e os Unitaristas.. Judaísmo (Y) Cristianismo (†) Figura Central: O Futuro Rei/Messias Figura Predominante: Jesus Será descendente biológico de Davi Deus manifestado na carne Sua linhagem deverá passar por Solomão Sacrificado para redimir o mundo Será Judeu Cumpriu + de 300 profecias do “VT” Peça Central: Afazeres Messiânicos Afazeres Messiânicos De duas a três dezenas de profecias sobre as condições que prevalecerão na era messiânica, incluindo: o conhecimento universal de D’us, a paz mundial, o Terceiro Templo construído (etc) Jesus retornará e reinará sobre o Reino dos Céus (2ª vinda) Jesus completará os afazeres messiânicos em sua 2ª vinda 20 de Janeiro de 2011 Judaísmo e Cristianismo: Dois Caminhos que não se Cruzarão

Atitude em Relação à Outras Crenças Judaísmo (Y) Cristianismo (†) Inclusivo Exclusivo Vários Caminhos para D’us Só um caminho para o Pai - Judeus - Jesus é o “caminho” - Gentios (Bnei Noach) - Deve ser um cristão “salvo” Pecado & Pecaminosidade, Expiação, e Justiça Judaísmo (Y) Cristianismo (†) “Doutrina da Pureza Original Doutrina do “Pecado Original” A humanidade nasce num estado de pureza – livre do pecado A humanidade nasce com a mancha do pecado; está condenada a morrer A humanidade nasce com uma boa e uma má inclinação; tem o livre arbítrio A humanidade está no pecadoe não pode vencê-lo pelo seu próprio mérito Caminho para Justiça Caminho para Salvação Através: - da Prece, - do Arrependimento, e - de Boas ações/Obras Somente através do sangue de Jesus 20 de Janeiro de 2011 Judaísmo e Cristianismo: Dois Caminhos que não se Cruzarão

Natureza de Satan Conceito de “Inferno” Judaísmo (Y) Cristianismo (†) O Satan (הַשָּׂטַן) Satan (i.e. Satanás, o Diabo, Lúcifer) É um anjo do Exército Celeste É o “anjo caído” que se rebelou contra Deus Não tem livre Arbítrio (como outros anjos) Tem poder e autoridade, usada para se opor a Deus Realiza apenas missões designadas por D’us Será derrotado por Jesus no fim dos tempos Conceito de “Inferno” Judaísmo (Y) Cristianismo (†) Geihinom* (גֵּיהִנּוֹם; i.e. Gehenna) Inferno** Um conceito pós-bíblico Talmúdico Submundo dominado por Satan Habitado por almas daqueles que não viveram exemplarmente na terra Habitado por almas daqueles que caíram da graça divina quando morreram As almas são “purificadas” do pecado As almas tem uma punição contínua 0 ≤ tempo no Geihinom ≤ 12 meses Alguns dizem eterna, outros, temporária * Interpretações variam quanto à sua natureza. ** A ICR vê o inferno não como um lugar, mas como um estado de separação de Deus, resultado da morte sem arrependimento. 20 de Janeiro de 2011 Judaísmo e Cristianismo: Dois Caminhos que não se Cruzarão

SUMÁRIO (Y) (†) Compatível? Escrituras Judaicas Escrituras Cristãs Não Conceito Judaico de D’us Conceito Cristão de D’us Visão Messiânica Judaica Visão Messiânica Cristã Atitude Judaica em relação a outras crenças Atitude Cristã em relação a outras crenças Visão Judaica de pecado, pecaminosidade, e o caminho da justiça Visão Cristã de pecado, pecaminosidade, e o caminho da justiça Conceito Judaico de Satan Conceito Cristão de Satan Conceito Judaico de “Inferno” Conceito Cristão de “Inferno” Conclusão: Judaísmo e Cristianismo são teologias incompatíveis! 20 de Janeiro de 2011 Judaísmo e Cristianismo: Dois Caminhos que não se Cruzarão