1/35 A produção de conhecimento e estratégias para sua melhor disseminação Jürgen Döbereiner Pesquisador Dr.h.c. do Projeto Sanidade Animal Embrapa/UFRRJ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA
Advertisements

CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Telma de Carvalho Lúcia Maria S. V. Costa Ramos
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
UMA ORIENTAÇÃO DE COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Propagação de Ondas e Antenas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Pós-Graduação em Saúde
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE
Por que ter revistas científicas?
Instruções aos autores: conteúdo e importância para a
Provas de Concursos Anteriores
Curso do GEM Preparação do expositor
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Biomedicina Perfil do Egresso Área de atuação:
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
TIL º Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana Edição Atual e Histórico do Evento 5 e 6 de Julho Rio de Janeiro-RJ XXVII Congresso.
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Metodologia Científica
XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
Utilização de sistemas de Submissão Online no SciELO
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Rio Verde - Goiás - Brasil
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Total de Postos POSTOS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE PORTOS,
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
1 Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D SISTEMAS DE MODULAÇÃO DPEE-CT-UFSM Modulação Geométrica Conversores Multiníveis Trifásicos com Diodo de Grampeamento.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Comissão de Ética, Bioética e Bem- estar Animal ( CEBEA/CFMV) RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014.
Transcrição da apresentação:

1/35 A produção de conhecimento e estratégias para sua melhor disseminação Jürgen Döbereiner Pesquisador Dr.h.c. do Projeto Sanidade Animal Embrapa/UFRRJ (Antigo Instituto de Biologia Animal, DNPA, Ministério da Agricultura) (Conferência de abertura do I Workshop da Pós-Graduação da UNESP, Áreas de Veterinária, Zootecnia e Ciência de Alimentos, 13 de agosto de 2008, São Paulo, SP)

2/35 Ao lado de suas atividades de pesquisa em patologia animal dedicou-se durante 50 anos à publicação de resultados de pesquisa: Responsável pela edição dos Arquivos do Instituto de Biologia Animal, DNPA, Ministério da Agricultura ( ) Editor-Chefe da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, DNPEA, Ministério da Agricultura ( ) Editor da revista Pesquisa Veterinária Brasileira (1981- ) editada pelo Colégio Brasileiro de Patologia Animal, a partir de 2007, em parceria com quatro outras sociedades científicas, a Anclivepa-SP, ABOV, Abravas e o CBAA, publicando fascículos específicos de LivestockDiseases, Small Animal Diseases / Veterinary Dentistry, Wildlife Medicine e Animal Morphophysiology Presidente da ABEC ( ) Presidente do Colégio Brasileiro de Patologia Animal ( )

3/35 OS PESQUISADORES, autores de artigos científicos, são peças-chaves na produção do conhecimento e devem receber o adequado apoio na sua atuação.

4/35 A Ciência avança pela colaboração entre os pesquisadores, mas depende da ética na competição.

5/35 A Pós-Graduação tem um papel de relevante importância para o treinamento de pesquisadores e, sobretudo, para o aumento do conhecimento científico.

6/35 O Mestrado significa treinamento científico básico de especialização com uma possível contribuição científica.

7/35 O Doutorado exige uma contribuição científica substancial.

8/35 Pesquisadores multiplicam o seu potencial de produção científica, através da orientação de pós-graduandos.

9/35 Os resultados de pesquisa gerados na pós- graduação e publicados em periódicos de adequada indexação, contribuem de forma significativa para o conhecimento científico.

10/35 A confiança na integridade da pesquisa e da literatura científica é de importância vital para o progresso da Ciência.

11/35 A publicação dos resultados de pesquisa justifica os investimentos.

12/35 Os cursos de pós-graduação devem oferecer a Disciplina de Comunicação Científica, onde os candidatos aprendem a elaborar e apresentar seus resultados de pesquisa.

13/35 A agilidade na tramitação dos artigos submetidos para publicação (peer review) depende da capacidade dos autores na elaboração dos seus trabalhos.

14/35 Durante a realização da pesquisa, a tese deve ser redigida seguindo as normas de apresentação do periódico científico escolhido para evitar atrasos na publicação.

15/35 O domínio da língua inglesa tem que ser priorizado nos cursos de pós-graduação, especialmente nos de doutorado.

16/35 No Brasil, estão sendo editados 37 periódicos científicos de veterinária, zootecnia e tecnologia de alimentos.

17/35 Destes 37 periódicos, 31 (84%) publicam artigos originais de pesquisa e os 6 (16%) restantes são de Educação Continuada.

18/35 A metade dos 31 periódicos de artigos originais têm periodicidade mínima exigida pelo programa SciELO, sendo 7 periódicos trimestrais, 5 bimestrais e 3 mensais.

19/35 Somente 12 (39%) dos 31 periódicos de artigos originais são mais especializados, outros 12 (39%) publicam juntos artigos de veterinária e de zootecnia, e 7 (22%) são heterogêneos.

20/35 A metade dos 31 periódicos de artigos originais está sendo editada por instituições universitárias e os periódicos de Sociedades Científicas existem em número reduzido.

21/35 Os 37 periódicos de Veterinária, Zootecnia e Tecnologia de Alimentos editados no Brasil (Indexados pela SciELO, editados por Sociedades Científicas) A Hora Veterinária (Alcy José de VargasCheuiche, Porto Alegre, RS) Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS, Porto Alegre, RS) Animal Reproduction (CBRA, Belo Horizonte, MG) Archives of Veterinary Science (UFPR, Curitiba, PR) Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia (FEPMVZ Editora, vinculada à Escola de Veterinária da UFMG, Belo Horizonte, MG) Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da Unipar (Umuarama, PR) Arquivos do Instituto Biológico (Instituto Biológico, São Paulo, SP) Ars Veterinária (FCAV, Unesp-Jaboticabal, SP) Brazilian Journal of Microbiology (SBM, São Paulo, SP) Brazilian Journal of Morphological Sciences (Pan-American Association of Anatomy, em parceria com o Departamento de Histologia e Embriologia, Unicamp, Campinas, SP) Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science (Fumvet, em parceria com FMVZ-USP, São Paulo, SP)

22/35 Ciência Animal (UECE, Fortaleza, CE) Ciência Animal Brasileira (Escola de Veterinária, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, GO) Ciência Rural (UFSM, Santa Maria, RS) Ciência de Tecnologia de Alimentos (SBTA, Campinas, SP) Ciência Veterinária nos Trópicos (CRMV-PE, Recife, PE) Clínica Veterinária (Editora Guará Ltda, São Paulo, SP) Higiene Alimentar (José Cezar Panetta, São Paulo, SP) Nosso Clínico (Editora Troféu Ltda, São Paulo, SP) Pesquisa Agropecuária Brasileira (Embrapa, Brasília, DF) Pesquisa Agropecuária Gaúcha (Fepagro, Porto Alegre, RS) Pesquisa Veterinária Brasileira (CBPA, Seropédica, RJ) Revista Brasileira de Ciência Avícola (World Poultry Association, Brazilian Branch, Campinas, SP) Revista Brasileira de Ciência Veterinária (UFF, Niterói, RJ) Revista Brasileira de Medicina Veterinária (Somverj, Rio de Janeiro, RJ) Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (SBPV, Seropédica, RJ) Os 37 periódicos de Veterinária, Zootecnia e Tecnologia de Alimentos editados no Brasil (Indexados pela SciELO, editados por Sociedades Científicas)

23/35 Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal (UFBA Salvador, BA) Revista Brasileira de Reprodução Animal (CBRA, Belo Horizonte, MG) Revista Brasileira de Zootecnia (SBZ, Viçosa, MG) Revista de Ciências Agroveterinárias (CAV-UDESC, Lages, SC) Medvep-Revista Científica de Pequenos Animais (Bio Editora, Curitiba, PR) Revista Científica de Produção Animal (SNPA, Teresina, PI) Revista de Educação Continuada CRMV-SP (São Paulo, SP) Revista de Ciências da Vida (UFRRJ, Seropédica, RJ) Revista CFMV (CFMV, Brasília, DF) Semina, Ciências Agrárias (UEL, Londrina, PR) Veterinária Notícias (UFU, Uberlândia, MG) Os 37 periódicos de Veterinária, Zootecnia e Tecnologia de Alimentos editados no Brasil (Indexados pela SciELO, editados por Sociedades Científicas)

24/35 SciELO, AGRICULTURAL SCIENCES, Veterinária, Zootecnia e Tecnologia de Alimentos (Periódicos mais especializados) Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 57 issues Brazilian Journal of Microbiology, 33 issues Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, 45 issues Ciência Rural, 66 issues Ciência e Tecnologia de Alimentos, 40 issues Pesquisa Agropecuária Brasileira, 114 issues Pesquisa Veterinária Brasileira, 54 issues Revista Brasileira de Ciência Avícola, 29 issues Revista Brasileira de Zootecnia, 68 issues

25/35 Em 2004, criou-se o Fórum de Editores das Revistas Científicas de Veterinária e Zootecnia, num Encontro em Belo Horizonte, realizado pelo CBPA em parceria com o CFMV. Neste evento foi eleita a Profa. Maria Angélica Miglino (USP) como Coordenadora, que assumiu o compromisso de criar uma Biblioteca Virtual de Veterinária e Zootecnia para sanear o fenômeno da Lost Science. O site está sendo instalado na FMVZ-USP com apoio do CRMV-SP.

26/35 Será vantajoso o estabelecimento de parcerias entre Sociedades Científicas e Universidades, para aproveitar a dinâmica de um e a infra-estrutura do outro, na publicação dos resultados de pesquisa.

27/35 A publicação do Relatório Institucional de Pesquisa (Bi-annual Research Review) pode dar melhor status do que a edição de periódico científico não suficientemente indexado.

28/35 Devemos raciocinar, cada vez mais, num Sistema de publicação científica que favoreça a especialização e internacionalização de periódicos brasileiros.

29/35 É importante seguir os exemplos dos periódicos científicos de melhor sucesso.

30/35 A parceria com Editoras de iniciativa privada (Publishers) permite profissionalizar a edição de periódicos científicos.

31/35 Torna-se necessária a multiplicação de fontes de recursos através de page charges, para assegurar a consolidação dos periódicos científicos.

32/35 Deve ser dado maior reconhecimento e apoio aos Editores e manuscript reviewers, os quais, na qualidade de pesquisadores, empregam o seu conhecimento e tempo na publicação de resultados de pesquisa de colegas.

33/35 Resumindo os tópicos mais importantes da nossa apresentação, devemos: 1.Oferecer a Disciplina de Comunicação Científica nos Cursos de Pós-Graduação; 2.Raciocinar dentro de um Sistema da edição de periódicos científicos; 3.Adotar maior critério na criação de revistas; 4.Aumentar o número de artigos em inglês e a visibilidade eletrônica dos periódicos; 5.Estabelecer parcerias entre Sociedades Científicas e Universidades;

34/35 Resumindo os tópicos mais importantes da nossa apresentação, devemos: 6.Profissionalizar a edição de periódicos científicos pelo envolvimento de Editoras de iniciativa privada (Publishers); 7.Dar maior reconhecimento e apoio aos Editores e aos Relatores do peer review; 8.Publicar Relatórios Institucionais de Pesquisa (Research Reviews) em vez da edição de revistas que não atingem o mainstream da comunicação científica; 9.Multiplicar as fontes de recursos, sobretudo por page charges; 10.Dar a necessária prioridade à edição de periódicos científicos.

35/35 Agradeço a sua atenção !

36/35 Anexos