Língua e Linguagem – fundamentos teóricos e bases de análise

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções da linguagem Para melhor compreensão das funções da linguagem, torna-se necessário rever os elementos da comunicação.
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Prof. Valdenir Araújo Pessôa
ANÁLISE SÉMICA: Funções da Linguagem Modelo Actancial Semas
Introdução aos Estudos Linguísticos
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Linguagem e comunicação
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
LINGUAGEM, DISCURSO E TEXTO
Funções intrínsecas do texto
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
Funções da linguagem.
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Uso e normas da língua Linguagem
COMUNICAÇÃO.
PROFͣ SABRINA LINHARES
Professora: Aíla Rodrigues
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Funções da Linguagem.
Conceitos, Funções e Estilística
Leitura e Produção de Textos
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Funções da Linguagem.
Funções da linguagem INTERLOCUTORES
Tipos de Comunicação.
A Comunicação Escrita.
Linguística e Comunicação Roman Jakobson
Escola Básica e Secundária de Fajões Língua Portuguesa 9º
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Linguagem e Comunicação Empresarial
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Comunicação.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Leitura e interpretação de texto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da linguagem Para melhor compreensão das funções da linguagem, torna-se necessário rever os elementos da comunicação.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Conceitos Introdutórios
Linguística Aprofundamentos
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
FALAFALA Sf.1- Ação ou faculdade de falar. 2- Voz. 3- Discurso.
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Funções da Linguagem.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
Transcrição da apresentação:

Língua e Linguagem – fundamentos teóricos e bases de análise Profa. Dra. Marilene Garcia

Língua e Linguagem

Língua É familiar, pois a falamos, a contruímos, lidamos com ela o tempo todo. É difícil exercício do distanciamento, a fim de entendê-la sob outra perspectiva. Exige sair do senso-comum e chegar ao apuro científico.

Língua, Fala & Linguagem A língua é um código que possibilita a comunicação. Trata-se de um sistema de signos, combinações de sons, de caráter abstrato, utilizado na fala. A fala é regida pelo uso consensual que os falantes fazem dos elementos do sistema. Trata-se de um ato individual. Linguagem é o meio que se usa para exprimir idéias, desejos e sentimentos. A comunicação estabelece-se mediante o uso da linguagem verbal (uso de palavras) e não-verbal, uso de sinais, imagens, expressão corporal, mímica).

Língua X Linguagem A linguagem tem caráter universal. A língua é um sistema de signos, conjunto de potencialidades dos atos de fala. A língua pertence a uma instituição social, a uma comunidade. A língua tem caráter abstrato e dispõe de um sistema de sons. É sistematizada. (Medeiros, 2001)

Usos da linguagem- variantes Segundo Vanoye (1985), há duas variantes principais da língua portuguesa: o português falado e o português escrito. Variante falada: é criativa, espontânea; contato direto com os falantes; vocabulário reduzido; incorpora recursos extralingüísticos. Variante escrita: presa a regras gramaticais, ao padrão culto; mais elaborada; contato indireto com os leitores; mais conservadora; mais abstrata.

Língua falada X língua escrita Língua falada: é criativa, espontânea; emprega gírias, uso de onomatopéias; ausência de rigor na colocação pronominal, supressão de pronomes relativos, sobretudo cujo, frases feitas; clichês, chavões, provérbios; frases inacabadas; predomínio de orações coordenativas; vocabulário mais reduzido; Língua escrita: presa a regras gramaticais, ao padrão culto; mais elaborada; vocabulário amplo e variado; emprego de termos técnicos; uso de vocábulos eruditos e abstratos; rigor na colocação pronominal, emprego de pronomes relativos; uso criativo de frases, sintaxe elaborada, frases construídas com rigor gramatical, clareza na redação, sem omissões e ambigüidades,

Diversidade lingüística Segundo Carvalho (1967), a diversidade provém: Ou de fatores de ordem geográfica (ou local); Ou de fatores de ordem social e cultural.

Variantes extralingüísticas Fatores que promovem as variantes extralingüísticas: Sociológicos: idade, sexo, profissão, nível de estudo, classe social e raça. Geográficos: indivíduos de diferentes regiões, que utilizam expressões idiomáticas; Contextuais: assunto, tipo de interlocutor, lugar em que a comunicação ocorre, relações que aproximam os interlocutores.

Níveis de linguagem Nível culto – caracteriza-se como uma linguagem que se utiliza da língua-padrão, desfruta de prestígio, é utilizada em situação formais e os falantes são altamente escolarizados. Utilizada pela literatura. Nível comum/coloquial – intermediária entre o nível culto e popular, linguagem espontânea, coloquial e familiar. Nível popular/vulgar – subpadrão lingüístico, ausência de prestígio, vocabulário restrito e uso freqüente de gíria. Nível técnico/científico – próximo ao nível culto, vocabulário peculiar, usado por comunidades específicas; alto grau de abstração, pretensiosamente neutra, vocabulário preciso, rigor e ausência de emoção.

Exercício – Níveis de linguaguem Cerimônia de casamento. A noiva diz “não”: Quais comentários são feitos por: 1) Pai da noiva 2) convidado advogado 3) empregada da casa do noivo 4) padre 5) mulher – feminista – 35 anos 6) Porteiro do prédio da noiva 7) Tia solteira da noiva

Comunicação A palavra comunicar vem do latim communicare Significa: pôr algo em comum. Homem em Sociedade – vivência em grupos – necessidade de se comunicar; de trocar idéias, sentimentos e conhecimentos.

Comunicação não-verbal Comunicação não-verbal: sons, gestos, sinais, símbolos, imagens, artes; Categoria dos sons: código morse, tambor das tribos, o sinal do telefone, sirene, apitos etc. Categoria dos gestos: convencionais ou codificados, como o alfabeto dos surdos-mudos; Categoria das imagens/símbolos/artes: cartazes, pinturas, imagens em movimento, outdoors, televisão, cinema, sinais de trânsito – placas indicativas, semáforos etc.

O corpo comunica ao mundo Vestimentas Cumprimentos Gestos Postura Comunicam sobre a cultura local. O significado depende do contexto. São formas de linguagens. Estes elementos podem revelar traços individuais da personalidade ou apresentar significados comuns a diferentes povos: sorriso, aperto de mão, olhar, uso do polegar etc

O mundo, você e o outro O que leva você a se aproximar do outro é a comunicação: Comunicação interpessoal – ser humano + ser humano

Elementos da Comunicação Ato de comunicação: processo que tem por objetivo a transmissão de uma mensagem. Roman Jakobson, um dos fundadores do Circulo Lingüístico de Praga, elaborou a definição do ato de comunicação verbal: Processo que abrange 6 elementos: referente, emissor, canal de comunicação, mensagem,receptor e código.

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Referente Emissor Receptor Canal de Comunicação Mensagem Código ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Elementos da Comunicação Emissor ou destinador- é quem transmite a mensagem. Pode ser um indivíduo, uma figura ou um órgão difusor. Receptor- é o receptor das mensagens. Pode ser um indivíduo, um animal ou uma máquina-computador/gravador Canal – é o meio físico pelo qual a mensagem transita. Há meios sonoros: ondas sonoras, voz e meios visuais: excitação luminosa, percepção da retina. Mensagem – é o objeto da comunicação. Toda mensagem é transmitida por um canal.

Mensagens e meios Mensagens são transmitidas por diferentes meios: visuais, sonoros, táteis e olfativos. Meios sonoros: sons, palavras, música; Meios visuais: Mensagens icônicas: imagens, desenhos,fotografia Mensagens simbólicas: escrita ortográfica Meios táteis: choques, pressões, trepidações; Meios olfativos: odores, perfumes;

Código/Referente Código: conjunto de signos e suas regras de comunicação. Cada tipo de comunicação tem seu código próprio: verbal/não-verbal. Referente: é o assunto da mensagem, o seu conteúdo.

Elementos de comunicação determinam funções da linguagem Fatores da Comunicação Determinam Funções da Linguagem: Destinador Função Emotiva Destinatário Função Apelativa Mensagem Função Poética Contexto Função Referencial Canal Função Fática Código Função Metalingüística

Funções Emotiva ------ Poética ------ apelativa Referencial Fática Metalingüística Em uma única mensagem , praticamente todas as funções se combinam. Cada mensagem, possui uma natureza distinguível, e o que possibilita isso é a ordem hierárquica em que as funções se encontram em determinada mensagem.

Emotiva, referencial e apelativa Função emotiva (ou expressiva) centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor. Função referencial (ou denotativa) centralizada no referente, quando o emissor procura oferecer informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular. Linguagem usada nas notícias de jornal e livros científicos. Função apelativa (ou conativa) centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Fática, poética e metalingüística Função fática centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares. Função poética centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. É afetiva, sugestiva e metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas etc. Função metalingüística centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os verbetes de dicionários são repositórios de metalinguagem.

Ruído na comunicação Como? O que você disse? Eu formei em inglês em Minas. O povo deu o mandado ao deputado. O deputado foi caçado pelos seus colegas de plenário.

Xi,num tô intendendu nada! RUÍDO NO CÓDIGO Xi,num tô intendendu nada! Sure, we go on!

O QUE É RUÍDO NO CÓDIGO? Ruído no código é..............................

"Isso é um castelo de areia" Ilusão? Sonho? ?

Linguagem concebida de diversas maneiras: Como representação – “espelho” do mundo e do pensamento (concepção mais antiga); Como instrumento – “ferramenta” de comunicação (transmissão de informação); Como forma – “lugar” de ação e interação (jogo da interlocução).

Teorias da linguagem Teoria da enunciação – Bakthin Linguagem – atividade social Enunciado – intenção – sob certas condições – objetivo – conseqüências – resultado. Interlocutor/ locutor – ouvinte/leitor – não são receptores passivos Sentido construído – na interlocução