O AVA EM USO: A SALA DE AULA ONLINE DE GEOMETRIA DESCRITIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Inglês Técnico
Advertisements

Uso do Ambiente de Ensino On-line
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
Avaliação Mediadora.
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Tutorial de utilização do
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Formas de Interação.
Tipos de Tutoria.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CIDADE DIGITAL.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Informações sobre o Teleduc
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
Manual do MOODLE Elaboração
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
FGV Management Business Simulation Guia para um Tour pelo Sistema EAD
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Soluções para universidades corporativas
P ORTAL DO P ROFESSOR Tutorial para inscrição e pesquisa no Portal do Professor. 29/08/2011.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

O AVA EM USO: A SALA DE AULA ONLINE DE GEOMETRIA DESCRITIVA Universidade Federal do Rio de Janeiro O AVA EM USO: A SALA DE AULA ONLINE DE GEOMETRIA DESCRITIVA Alvaro José Rodrigues de Lima Luciana Guimarães Rodrigues de Lima Cristina Jasbinscheck Haguenauer

Referencial Teórico Para Santos (2003) não basta criar um site e disponibilizá-lo no ciberespaço.Por mais que o mesmo seja hipertextual, é necessário que ele seja interativo. O processo de troca só pode ser efetivo se forem criadas interfaces síncronas e assíncronas, como por exemplo os chats, os fóruns e as listas de discussão. Segundo Coutinho (2009) a crescente busca por tecnologias que ajudem aos professores a organizar e gerenciar cursos on-line causou o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de aprendizagem ou Learning Management Systems (LMS). A utilização desses novos recursos permite introduzir novos ambientes de ensino-aprendizagem, possibilitando expandir as experiências dos estudantes.

Metodologia O AVA em estudo foi desenvolvido a partir do Sistema Quantum de Educação Online, fruto de uma parceria entre a Empresa Semear, o LATEC/ECO/UFRJ e o GERGAV/EBA/UFRJ. Esse sistema é utilizado como base para o desenvolvimento da plataforma do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), formado pelo consórcio das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, congregando seis universidades: UENF, UERJ, UniRio, UFF, UFRJ e UFRRJ. Como a UFRJ está ligada ao CEDERJ, isso favoreceu a implantação do AVA nessa plataforma.  

Portal Espaço GD (www.eba.ufrj.br/gd) Site desenvolvido na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro para o estudo da Geometria Descritiva. Apresenta diferentes recursos que envolvem a utilização de animações em Flash, ambientes em 3D gerados em VRML – Virtual Reality Modelling Language – através de modelagem digital ou fotomodelagem.

O público-alvo Composto, em sua maioria, por alunos da disciplina Geometria Descritiva, oferecida para os 1º e 2º períodos do curso de Cenografia, Indumentária, Composição de Interiores, Composição Paisagística, Escultura e Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Desenho. No entanto, o conteúdo do site é disponibilizado na Internet para todos os internautas interessados no tema, quer sejam estudantes ou professores.

Plataforma Quantum de Gerenciamento de Aprendizagem Embora o sistema Quantum tenha sido elaborado para aplicação de cursos à distância, ele fornece toda a infraestrutura de comunicação entre os participantes do curso. Daí nossa utilização no modelo semipresencial do projeto Espaço GD. Quantum é um sistema de gestão dos processos educacionais, conhecido no mercado como Learning Manegement System (LMS) que oferece grande flexibilidade de trabalho para gerar avaliações, disponibilizar apresentações e conteúdos, acompanhamento da aprendizagem, cadastros e controles acadêmicos, incluindo abertura para configurações (gráficas e de funções)

O desenho instrucional é o principal responsável pelo êxito do programa de ensino. A correta escolha das mídias a serem utilizadas e a escolha das formas de comunicação dos professores com os alunos e dos alunos entre si, juntamente com a sinalização clara do caminho a seguir compõem um conjunto imprescindível ao sucesso do processo (HAGUENAUER et al., 2003, p. 54).  

Interface do AVA A página inicial desse ambiente contém informações importantes para o andamento da disciplina.

Agenda Ferramenta considerada muito útil, tanto pelo professor quanto pelos alunos. Serve para divulgar as datas das aulas, da entrega dos trabalhos, as revisões, e provas. A cor vermelha nos números do calendário indica os dias em que há atividades referentes à disciplina.

Bibliografia Inicialmente a ferramenta era denominada Biblioteca. Teve seu nome alterado para Sites, pois o professor decidiu que nesse espaço deveriam ter mais opções de sites que abordassem a disciplina. Contudo, durante a pesquisa, ela foi novamente renomeada, passando a ser denominada Bibliografia. Isso se deve ao fato que o professor colocou no Portal Espaço GD um botão chamado Links.

Bloco de Notas   Recurso disponível para alunos e professores fazerem registros e anotações e somente o usuário tem acesso. Após a escrita do texto, há as opções de salvar as alterações, cancelar ou imprimir. Foi considerada uma ferramenta que apresentou pouca utilidade, pois como a disciplina Geometria Descritiva é essencialmente prática e também pelo curso ser oferecido na modalidade semipresencial, as anotações eram feitas no caderno ou na apostila.

Chat O chat oferece recursos diferentes de expressão. Na opção fala e pergunta, as letras aparecem em tamanho normal. Na opção grita, as letras aparecem em negrito. Na opção sussurra, o tamanho das letras diminui. Em desliza, o texto percorre a tela da direita para a esquerda, promovendo um dinamismo. No histórico do chat ficam registrados o dia e o horário que as pessoas entraram. Há também a opção do histórico, onde é possível verificar os registros nos últimos três meses.  

Colaboração Espaço onde podem ser postadas ilustrações, modelos e textos. Foi uma ferramenta muito apreciada, pois, com esse recurso, os alunos podiam enviar exemplos práticos do conteúdo abordado, obtidos na internet ou produzidos por eles mesmos.

E-mail O E-mail é uma ferramenta muito utilizada, pois com ela é possível enviar mensagens para um aluno, mais de um aluno, uma turma inteira ou para várias turmas simultaneamente.

Fórum   Permite que tanto professores como alunos exponham suas ideias e opiniões sobre assuntos referentes à disciplina. Ocorre de maneira assíncrona, isto é, cada participante poderá contribuir no horário que lhe convier. Há a opção de selecionar comentários da turma ou comentários do curso . Das discussões do Fórum surgiram muitas questões que possibilitaram ao professor reorganizar a metodologia da disciplina

Gabaritos e Resultados A ferramenta Downloads foi alterada para Gabaritos e Resultados, pois o professor decidiu criar um espaço destinado à conferência de exercícios e notas. É muito visitado pelos alunos, principalmente na época das provas.

Mural   Foi estabelecido e explicado pelo professor que essa ferramenta seria para os alunos e visitantes escreverem uma breve apresentação pessoal . Verificou-se que, no início isto estava sendo feito. Houve, porém, momentos em que os alunos, ao invés de utilizarem as ferramentas e-mail e tira-dúvidas (destinadas a sanar as dificuldades), recorreram ao mural.

FAQ - Perguntas Frequentes A ferramenta FAQ (Frequently Asked Questions – Questões Frequentemente Perguntadas) disponibiliza perguntas e respostas para serem consultadas a qualquer momento . Facilita o trabalho do professor, à medida que este não precisa responder as mesmas perguntas para cada aluno, e o aluno não precisa aguardar a resposta do professor.

Tira -Dúvidas Ferramenta para esclarecer as dúvidas dos alunos, que funciona de forma assíncrona, isto é, a pergunta é feita para o professor e, posteriormente, quando ele entrar no sistema, ele a responderá . Ela difere da ferramenta E-mail porque as perguntas e respostas podem ser lidas por todos, sanando não as dúvidas de um, mas de vários alunos. Além disso, muitas dessas perguntas se transformaram em categorias na ferramenta FAQ.

Resultados e Análise Um dos principais desafios enfrentados pelo professor foi a escolha das ferramentas a serem utilizadas para atender especificamente à disciplina Geometria Descritiva, por se tratar de uma matéria essencialmente prática. Outro desafio foi o de habituar o aluno a utilizar tais ferramentas, pois eles poderiam achar que não faria sentido participar de um ambiente online tendo aulas presenciais duas vezes na semana.

O professor pôde disponibilizar tanto animações vetoriais em flash, quanto ambientes virtuais em 3D, facilitando a visualização espacial. Os alunos também puderam, usando as diferentes ferramentas da plataforma, tirar dúvidas, contribuir com figuras, textos e modelos tridimensionais.   Os recursos de um ambiente virtual de aprendizagem podem ser utilizados em qualquer disciplina, desde que o professor leve em consideração o perfil e as necessidades dos alunos para planejar seu curso.

OBRIGADA! lucianagrlima@globo.com