Trabalho realizado por: Sofia Serra nº 25 7ºE Sofia Serra nº 25 7ºE Petra Dias nº 21 7º E Petra Dias nº 21 7º E.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MARTE: ÁGUA OU MIRAGEM? Marte: Informações Gerais Massa: 6, kg. (Aproximadamente 0,11 massas terrestres). Volume: 4, m3 (Aproximadamente.
Advertisements

A TERRA NO ESPAÇO.
Sistema Solar O Sistema Solar é o conjunto de planetas, satélites e outros fragmentos do espaço que orbitam o Sol. Mantêm-se em grupo pela força gravitacional.
O Sistema Solar.
Fases da Lua. Eclipses da Lua e do Sol
A Terra e o sistema solar
Planetas, Satélites, Cometas e Asteróides.
Mercúrio SÍMBOLO.
translação e rotação da Terra e as estações do ano
Bilhete de identidade Do planeta
Trabalho de Físico-Química
Planeta Terra Bilhete de Identidade.
Físico Química Grupo: Roberto Rolo Nº17 Suzana Matos Nº19 Verónica Boas Nº 21.
Planetas Gasosos Denise Daniel Isabela P. Bruno Matheus
A Lua e as Constelações Lígia Palácio.
A s t r o n o m i a Astronomia ≠ Astrologia.
O Sistema Solar por: Ronaldo Garcia O SOL O SISTEMA SOLAR DF Composição Química: Massa: 332,830 (Terra) Tamanho: 111 (Terra) Diâmetro (km):
Por : Diego Moicano Gonçalves DESCOBERTA !!! CLYDE TOMBAUGH 18 de Fevereiro de 1930.
O SISTEMA SOLAR Prof. Leonardo Gama.
Alterações na Superfície
Fases da Lua Física e Química A Angélica Teles nº3; Cátia Cabral nº 5;
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
E,B,2,3 Dr. José De Jesus Neves Júnior
Os astros Prof. Marcelo.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
UMA CRIAÇÃO INTELIGENTE E PERFEITA de (+/-) 14 Bi de anos
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Fases da Lua Tamara Galindo Ferlin
Observatório Dietrich Schiel
Professor Márcio M. Félix
Sistema Solar.
O Sistema Solar Escola secundária de S. João da talha
Professora Fernanda Landim
Observatório do CDCC - USP/SC
Mercúrio Distância média do Sol: 57,9 milhões de km ou 0,387 UA
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
CONHEÇA MARTE Créditos pelas fotos:
A TERRA NO UNIVERSO.
Terra: Nosso Planeta Azul
A Lua e suas principais características
O Planeta Terra A Terra no Sistema Solar Movimento de Rotação
Os Astros O Sistema Solar.
Ciências Físico-Químicas
O PLANETA TERRA CFQ 7º ano – 2010 /2011.
Noções de Astronomia Universo: constituído por tudo o que existe: tempo e espaço, matéria e energia Dúvidas: Qual é o tamanho do Universo? Ele é finito.
Saturno Escola E.B 2,3 Dr. José De Jesus Neves Júnior. Disciplina: Ciências Físico-químicas. Trabalho Realizado Por: Catarina Perez Nº6 Humberto Neto Nº13.
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
Vamos testar os vossos conhecimentos…
Trabalho de Física.
Profa. Gabriela Soares Traversi
SISTEMA SOLAR Carregue numa tecla.
O Sistema Solar 8-abr-17.
Karin Talisin Targas  2011: lançamento do projeto  2013: inicio da seleção da tripulação.
O que existe no Sistema Solar
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
Vamos viajar pelo Espaço!!!
Generalidades Faz parte da Via Láctea Estrela
Atmosfera: Temperatura, pressão e densidade em função da altitude
1. O raio médio da órbita de Marte em torno do Sol é aproximadamente quatro vezes maior do que o raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol. Assim,
Por que Plutão não é mais considerado um planeta?.
O SOL. O SOL OS PLANETAS MERCÚRIO Próximo ao Sol. Não apresenta atmosfera. Temperatura 400°C a – 100°C VÊNUS Atmosfera densa com gás carbônico. Presença.
A Terra, um Planeta muito especial
Sistema Sol-Terra-Lua
Urano é o sétimo planeta a contar do sol. Tem uma velocidade média de 6,8 km/s. Tem atmosfera essencial hidrogénio(83%) e hélio(15%), mas também metano(2%).
NOÇÕES DE ASTRONOMIA 1.
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
Transcrição da apresentação:

Trabalho realizado por: Sofia Serra nº 25 7ºE Sofia Serra nº 25 7ºE Petra Dias nº 21 7º E Petra Dias nº 21 7º E

A Lua é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de km do nosso planeta. Visto da Terra, o satélite apresenta fases e exibe sempre a mesma face, fato que gerou inúmeras especulações a respeito do teórico lado escuro da Lua, que na verdade fica iluminado quando estamos no período chamado de lua nova. Seu período de rotação é igual ao período de translação. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afectada pelas colisões com meteoritos. A Lua é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de km do nosso planeta. Visto da Terra, o satélite apresenta fases e exibe sempre a mesma face, fato que gerou inúmeras especulações a respeito do teórico lado escuro da Lua, que na verdade fica iluminado quando estamos no período chamado de lua nova. Seu período de rotação é igual ao período de translação. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afectada pelas colisões com meteoritos.satélite naturalTerralado escuro da Luasatélite naturalTerralado escuro da Lua A Lua é, proporcionalmente, o maior satélite natural do nosso Sistema Solar. Sua massa é tão significativa em relação à massa da Terra que o eixo de rotação do sistema Terr-Lua encontra-se fora do eixo central de rotação da Terra. Alguns astrónomos usam este argumento para afirmar que vivemos em um dos componentes de um planeta duplo. De qualquer modo, a presença da Lua actua estabilizando o movimento de rotação da Terra. A Lua é, proporcionalmente, o maior satélite natural do nosso Sistema Solar. Sua massa é tão significativa em relação à massa da Terra que o eixo de rotação do sistema Terr-Lua encontra-se fora do eixo central de rotação da Terra. Alguns astrónomos usam este argumento para afirmar que vivemos em um dos componentes de um planeta duplo. De qualquer modo, a presença da Lua actua estabilizando o movimento de rotação da Terra.Sistema SolarplanetaSistema Solarplaneta

Imagem maior com legenda Imagem maior com legendaCaracterísticas orbitaisRaio orbital médio kmExcentricidade0,0549Período de revolução27d 7h 43,7mInclinação5,1454°É satélite daTerraCaracterísticas físicasDiâmetro equatorial3.474,8 kmÁrea da superfície38 milhões de km² Imagem maior com legendaCaracterísticas orbitaisRaio orbital médio kmExcentricidade0,0549Período de revolução27d 7h 43,7mInclinação5,1454°É satélite daTerraCaracterísticas físicasDiâmetro equatorial3.474,8 kmÁrea da superfície38 milhões de km²orbitaisRaiokmExcentricidadeInclinaçãosatéliteTerraDiâmetroequatorialÁrea38 milhõeskm² Imagem maior com legendaorbitaisRaiokmExcentricidadeInclinaçãosatéliteTerraDiâmetroequatorialÁrea38 milhõeskm² MassaMassa7,349 × 1022 kgDensidade média3,34 g/cm3Gravidade à superfície1,62 m/s2Período de rotação27d 7h 43,7mInclinação axial1,5424°Albedo0,12Temp. à superfíciemínmédmáx40 K250 K396 KCaracterísticas atmosféricasPressão atmosférica3 × 10-13kPaHélio25%Neônio ou Néon25%Hidrogênio23%Argônio ou Árgon20%Metano Amônia Dióxido de carbono ×kgDensidadeGravidadem/s2Inclinação axialAlbedoTemp.K atmosféricasPressãokPaHélioNeônioNéonHidrogênioArgônio ÁrgonMetano Amônia Dióxido de carbono Massa×kgDensidadeGravidadem/s2Inclinação axialAlbedoTemp.K atmosféricasPressãokPaHélioNeônioNéonHidrogênioArgônio ÁrgonMetano Amônia Dióxido de carbono traceComposição da crostaOxigênio43%Silício21%Alumínio10%Cálcio9%Ferro9%Magnésio5%Titânio2%Níquel 0.6%Sódio0.3%Cromo ou Crómio0.2%Potássio0.1%Manganês0.1%Enxofre0.1%Fósforo500ppmCarbono100ppmNitro gênio100ppmHidrogênio50ppmHélio20ppm OxigênioSilícioAlumínioCálcioFerroMagnésioTitânioNíquelSódioCromo CrómioPotássioManganêsEnxofreFósforoppmCarbonoNitro gênioHidrogênioHélioOxigênioSilícioAlumínioCálcioFerroMagnésioTitânioNíquelSódioCromo CrómioPotássioManganêsEnxofreFósforoppmCarbonoNitro gênioHidrogênioHélio

As características da Lua As características da Lua Orbitais Raio: Orbital médio km Excentricidade: 0,0549. Período de revolução: 27d 7h 43,7m. Inclinação: 5,1454°. Orbitais Raio: Orbital médio km Excentricidade: 0,0549. Período de revolução: 27d 7h 43,7m. Inclinação: 5,1454°. OrbitaisRaiokm ExcentricidadeInclinação OrbitaisRaiokm ExcentricidadeInclinação Diâmetro equatorial: 3.474,8 km. Área: 38 milhões de km². Diâmetro equatorial: 3.474,8 km. Área: 38 milhões de km².DiâmetroequatorialÁrea38 milhõeskm²DiâmetroequatorialÁrea38 milhõeskm² Massa: 7,349 × Densidade: Média3,34 g/cm 3. Massa: 7,349 × Densidade: Média3,34 g/cm 3. Massa×Densidade Massa×Densidade Gravidade: superfície 1,62 m. Período de rotação 27d 7h 43,7 m. Inclinação axial: 1,5424° Tempo a superfície: 40 km Característica Gravidade: superfície 1,62 m. Período de rotação 27d 7h 43,7 m. Inclinação axial: 1,5424° Tempo a superfície: 40 km Característica GravidadeInclinação axialempo GravidadeInclinação axialempo atmosférica. Pressão atmosférica: 3 × Hélio 25% Neônio ou Néon 25% Hidrogénio 23% Árgon 20% Metano atmosférica. Pressão atmosférica: 3 × Hélio 25% Neônio ou Néon 25% Hidrogénio 23% Árgon 20% MetanoPressãoHélioNeônioNéonÁrgon MetanoPressãoHélioNeônioNéonÁrgon Metano