Verbos – Prova Bimestral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Tipos de sujeito.
ESTUDO DO VERBO.
Emprego dos Modos e Tempos Verbaisz
O Verbo.
Tempos compostos Diferença entre locução verbal e tempo composto Locuções verbais: vai querer saber; quero saber.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Modo Indicativo e Subjuntivo
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
É em torno dele que se organizam frases, orações e períodos.
VERBOS Subclasses do Verbo Modos e Tempos verbais Formas nominais
VERBO: ESTRUTURA E FLEXÃO
FLEXÕES VERBAIS.
VERBOS.
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Verbos – 1ª Parte.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
Verbos – 1ª Parte EE Orlando Alves Pereira –Taparuba MG
O VERBO.
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
SÉTIMO V.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Infinitivo Gerúndio Particípio
Ou um estado.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
O verbo O verbo.
AFE DE PORTUGUÊS.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
VOZES DO VERBO PROFª Andréa
VERBO É a palavra que pode variar em número pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Prof. Júnior Oliveira.
Soltando o verbo!.
Verbos Formação dos tempos verbais simples
Revisão 7º ano Prof.ª Irlane Araújo.
Frase-Oração-Período
VERBOS AULAS - 12 E 13 ARI DE SÁ.
Revisando as 5 flexões verbais!
ESTUDO DO VERBO.
Termos essenciais da oração.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
O ESTUDO DOS VERBOS por Márcia Regina (chuchu)
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Usos dos tempos verbais
Verbo Língua Portuguesa.
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
ESTUDO DOS VERBOS.
A estrutura dos verbos por Márcia Regina (chuchu)
FLEXÕES VERBAIS.
Imperfeito do Subjuntivo
O estudo do... VERBO.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
Os verbos.
LINGUA E CULTURA LATINA
AIT TEMPOS VERBAIS.
CAP. 13 – GRUPO VERBAL: VERBO E ADVÉRBIO
Verbo.
V ERBO. É a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: Ação: A criança jogou a bola.
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.
Pré- vestibular Quilombo Ilha Professora VILMA PAIXÃO VILMA PAIXÃO Disciplina: Língua Portuguesa.
Verbo e conjugação verbal Professora Marlise Fraga
Modos verbais: Indicativo
Os verbos As palavras que indicam as ações praticadas pelo sujeito chamam-se verbos.
Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão.
Língua Portuguesa Professora Raysa Ferreira
Transcrição da apresentação:

Verbos – Prova Bimestral Conjugação Vozes Tempo e Modos

Verbo Elemento principal da oração, o verbo exprime processos, ações, estados ou fenômenos e, por meio da ampla variedade de formas em que se apresenta. Indica em português a pessoa, o tempo, o modo e a voz do discurso.

Classificação dos verbos quanto à flexão

Conjugações Primeira Conjugação: verbos cujo infinitivo termina em ar. Vogal temática a. Ex: cantar, falar, pensar, brincar, parolar etc. Segunda Conjugação: verbos cujo infinitivo termina em er. Vogal temática e. Ex: vender, ler, saber, correr etc. Terceira Conjugação: os verbos cujo infinitivo termina em ir. Vogal temática i. Ex: partir, dormir, pedir etc.

Modos Modo = varia a forma verbal para indicar o modo em que ocorre o fato. Indicativo - indica uma certeza, uma realidade. Por exemplo, eu sempre estudo. Subjuntivo - indica uma dúvida, uma possibilidade. Por exemplo, talvez eu estude amanhã. Imperativo - indica uma ordem, um pedido. Por exemplo, estuda agora, menino.

Tempos primitivos e derivados

Conjugações Desinências nas conjugações verbais.

As desinência na conjugação dos verbos

Vozes Verbais Quanto às vozes: - ativa: sujeito é agente da ação verbal; - passiva: sujeito é paciente da ação verbal; A voz passiva pode ser analítica ou sintética: - analítica: - verbo auxiliar + particípio do verbo principal; - sintética: na 3ª pessoa do singular ou plural + SE (partícula apassivadora); - reflexiva: sujeito é agente e paciente da ação verbal.

Tempos compostos Os tempos verbais compostos são formados por locuções verbais que têm como auxiliares os verbos ter e haver e como principal, qualquer verbo no particípio. São eles:

Tempos compostos 01) Pretérito Perfeito Composto do Indicativo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Presente do Indicativo e o principal no particípio, indicando fato que tem ocorrido com freqüência ultimamente. Ex. Eu tenho estudado demais ultimamente. Todos nós nos temos esforçado, para a empresa crescer. Será que tu tens tentado melhorar?

Tempos compostos 02) Pretérito Perfeito Composto do Subjuntivo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Presente do Subjuntivo e o principal no particípio, indicando desejo de que algo já tenha ocorrido. Ex. Espero que você tenha estudado o suficiente, para conseguir a aprovação. O meu desejo é que todos nós nos tenhamos esforçado, para a empresa crescer. Duvido de que tu tenhas tentado melhorar.

Tempos compostos 03) Pretérito Mais-que-perfeito Composto do Indicativo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Pretérito Imperfeito do Indicativo e o principal no particípio, tendo o mesmo valor que o Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo simples. Ex. Ontem, quando você foi ao Zerão, eu já tinha caminhado 6 Km. Eu já tinha estudado no Maxi, quando conheci Magali. Eu tinha confiado naquele amigo que mentiu a mim.

Tempos compostos 05) Futuro do Presente Composto do Indicativo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do Presente simples do Indicativo e o principal no particípio, tendo o mesmo valor que o Futuro do Presente simples do Indicativo. Ex. Quando você chegar ao Zerão, eu já terei caminhado 6 Km.       Amanhã, quando o dia amanhecer, eu já terei partido.

Tempos compostos 06) Futuro do Pretérito Composto do Indicativo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do Pretérito simples do Indicativo e o principal no particípio, tendo o mesmo valor que o Futuro do Pretérito simples do Indicativo. Ex. Eu teria caminhado todos os dias desse ano, se não estivesse trabalhando tanto.       Eu teria estudado no Maxi, se não me tivesse mudado de cidade.       Eu teria confiado mais uma vez naquele amigo, se ele me tivesse prometido não mais me trair.

Tempos compostos 07) Futuro Composto do Subjuntivo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do Subjuntivo simples e o principal no particípio, tendo o mesmo valor que o Futuro do Subjuntivo simples. Ex. Quando você tiver terminado sua série de exercícios, eu caminharei 6 Km. Observe algumas frases:       Quando você chegar à minha casa, telefonarei a Osbirvânio.        Quando você chegar à minha casa, já terei telefonado a Osbirvânio.

Tempos compostos 08) Infinitivo Pessoal Composto: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Infinitivo Pessoal simples e o principal no particípio, indicando ação passada em relação ao momento da fala. Ex. Para você ter comprado esse carro, necessitou de muito dinheiro.

Tempos compostos 04) Pretérito Mais-que-perfeito Composto do Subjuntivo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo e o principal no particípio, tendo o mesmo valor que o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo simples. Ex. Eu teria caminhado todos os dias desse ano, se não tivesse trabalhado tanto. Eu teria confiado mais uma vez naquele amigo, se ele me tivesse prometido não mais me trair. Obs.: Perceba que todas as frases remetem a ação obrigatoriamente para o passado. A frase Se eu estudasse, aprenderia é completamente diferente de Se eu tivesse estudado, teria aprendido.

Quem é "você": segunda ou terceira pessoa? Veja o exemplo neste trecho da canção "Ana Júlia", de Marcelo Camelo e gravada por Los Hermanos: “Quem te vê passar assim por mim não sabe o que é sofrer ter que ver você assim sempre tão linda contemplar o sol do teu olhar perder você no ar na certeza de um amor me achar um nada” É bom lembrar a origem da palavra "você": Vossa Mercê > Vossemecê > Vosmecê > você

Quem é "você": segunda ou terceira pessoa? De início o pronome de respeito "Vossa Mercê" era um pronome de formalidade, mas acabou se tornando, no Brasil, pronome de intimidade."Você" conjuga verbo na terceira pessoa: Você é você pode você diz Em se tratando de língua padrão, os pronomes associados devem ser da terceira pessoa: "seu", "o", "a", "lhe" etc. Ocorre que, na estrutura do discurso, "você" é a pessoa a quem se fala e, portanto, da segunda pessoa.

Quem é "você": segunda ou terceira pessoa? Para que não fique nenhuma dúvida: na estrutura do discurso, "você" é da segunda pessoa, é o interlocutor; por outro lado, "você", como os demais pronomes de tratamento (senhor, vossa senhoria etc.), pede o verbo conjugado na terceira pessoa, e não na segunda pessoa.