Gripe Suína Ou Mexicana ? Diferença Grife x Resfriado Fant.6:25

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Saúde Fundação Municipal de Saúde
Advertisements

Influenza A H1N1 Como se prevenir!
Vírus A/Califórnia/4/2009 (H1N1) Reunião Cardiologia / HMV – 23/07/09
Influenza A H1N1/09 - Plantão Pneumo Atual - Medicina Atual Prof
COVER/CGDT/DEVEP/SVS
Fonte: Aventis Pasteur
ESCOLA ANGELINA TEBET GRIPES Professor: Carlos Roberto das Virgens 3ª Fase do Ensino Fundamental Ciências.
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET – BIOLOGIA
H1N1 Gripe Suina.
Distribuição Geográfica de casos confirmados de Influenza A(H1N1)
INFLUENZA A (H1N1).
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
Cap BM Priscilla Gil GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Hospital de Clínicas – UFPR
Prof. Unaí Tupinambás Faculdade de Medicina Serviço DIP – HC/UFMG
INFLUENZA (GRIPE).
O QUE È GRIPE? È um virus chamado de influenza .QUE EM VEZ D POSSUIR DNA EM SEU INTERIOR COMO A MAIORIA DOS VIRUS , ELE APRESENTA UM FILAMENTO ÚNICO DE.
Gripe Influenza A H1N1.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
GRIPE A Seja Responsável Proteja-se e proteja os outros.
Gripe Suína.
GRIPE A (H1N1)
Portal da Saúde OMS/WHO Gripenet
Secretaria de Saúde Mauá da Serra - PR
Orientações Sobre a Influenza A H1N1 - Gripe Suína -
DOENÇAS VIRAIS.
INFLUENZA A (H1N1) PROFESSOR CLERSON
GRIPE sempre deve ser combatida
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
Secretaria Municipal de Saúde
VIROLOGIA HUMANA Professor: Bruno Aleixo Venturi.
Faculdade de Saúde, Humanas e Ciências Tecnológicas do Piauí- NOVAFAPI
Gripe A.
SOAP – Serviço de Orientação e Atendimento Psicopedagógico
Influenza: O que aprendemos com os surtos anteriores ? Paulo José Zimermann Teixeira Prof. Adjunto Pneumologia UFCSPA Pavilhão Pereira Filho – Santa Casa.
GRIPE sempre deve ser combatida
Influenza A H1N1 PROF. DR. RENZO FREIRE DE ALMEIDA PROF. DA FF/UFG
Gripe Pandêmica (Influenza A H1N1): ênfase no tratamento
Professora: Ludmila Olandim de Souza
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
Trabalho: “O mundo invisível dos microrganismos”
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
Vacinação contra gripe
Gripe Aviária: A Preocupação Persiste?
HÁBITOS SAUDÁVEIS.
PROFESSOR: SANDRO RIBEIRO FERNANDES
Carla Meireles 31/08/09 Pandemia da Gripe A Um ponto de Partida para a discussão... “Alerta, mas não alarmados”
Alunos: Edney Gomes Fabianne Santolin Fernanda Neri Letícia Alves
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
GRIPE = INFLUENZA.
“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Enf. Cardiovascular Djalma Vieira Cristo Neto
Gripe São três os tipos deste vírus: A, B e C.
De julho de 2009 Gripe Suína o que é?????? É uma doença respiratória aguda altamente contagiosa freqüente em porcos. Esses animais podem ser infectados,
SERVIÇO MÉDICO O que é a gripe suína? FONTE DE PESQUISA Folha Online
Grandes epidemias: um passado presente
INFECÇÃO HUMANA PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1)
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR
INFLUENZA A (H1 N1)‏ HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. INFLUENZA A (H1 N1) HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
Há razões para se temer uma epidemia da gripe A H1N1?
O papel dos serviços de saúde na gestão do risco pandémico Lúcio Meneses de Almeida Centro Regional de Saúde Pública do Centro Grupo de Acompanhamento.
Epidemia, Endemia e Pandemia.
Sintomas, Contágio e Prevenção
Transcrição da apresentação:

Gripe Suína Ou Mexicana ? Diferença Grife x Resfriado Fant.6:25 Gripe no México – Fant.5:58

O conceito moderno de pandemia é o de uma epidemia de grandes proporções, que se espalha a vários países e a mais de um continente.

O que é gripe suína? É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o nível de alerta da gripe suína para cinco - um abaixo do estágio de alerta máximo da escala - e afirmou haver sinais de que uma pandemia da doença seja iminente. O nível cinco de alerta é acionado quando há transmissão da doença entre humanos em pelo menos dois países.

O próximo, fase 6: é pandemia global em andamento. Na Europa, o diretor-geral para Saúde da União Europeia, Robert Madelin, alertou que o vírus causador da gripe suína poderia matar milhares de pessoas no continente “Não se trata de questionar se pessoas vão morrer, mas sim de quantas vão morrer. Serão centenas, milhares ou dezenas de milhares?", disse ele à agência de notícias BBC.

Aves e suínos também têm gripe Aves e suínos também têm gripe. O Influenza é classificado em subtipos baseados em duas proteínas (H e N). Há 16 subtipos H e nove N. A gripe do frango é uma cepa (variação) do vírus influenza conhecido pela sigla H5N1 e pode variar de uma doença leve a uma versão altamente infecciosa. Espalha-se principalmente pelo ar e pelas fezes de animais contaminadas.

Três pandemias assolaram o mundo no século XX: a gripe espanhola (1918), a asiática (1957) e a de Hong Kong (1968). A mais trágica foi a primeira, que tirou a vida de 40 milhões de pessoas. De acordo com o livro A história da gripe, do médico João Toniolo Neto, os primeiros surtos foram identificados nos EUA.

“A doença foi causada pelo vírus Influenza na variação H1N1”, diz “A doença foi causada pelo vírus Influenza na variação H1N1”, diz. A epidemia ganhou esse nome por ser a Espanha um dos últimos países a ser atingidos pelo mal. A segunda pandemia, a asiática, foi provocada pela cepa H2N2. Fez mais de um milhão de vítimas fatais. Anos depois um novo surto agitou o continente. Hong Kong foi atingida com maior gravidade. O subtipo H3N2 matou outro milhão de pessoas.

Estudar essas cepas prepara os especialistas para novas epidemias Estudar essas cepas prepara os especialistas para novas epidemias. Duas pesquisas americanas publicadas na semana passada nas revistas Nature e Science apontam semelhanças entre os vírus da gripe espanhola e o da aviária. Elas foram identificadas depois que cientistas recriaram o vírus da pandemia de 1918. A análise revelou a seqüência genética do H1N1. As semelhanças estão nos genes que controlam a replicação. A descoberta ajuda a encontrar meios de enfrentar o próximo inimigo.

Quais animais podem estar infectados? Todas as aves são suscetíveis à gripe, mas algumas espécies como patos, são mais resistentes. Aves como frangos e perus são particularmente vulneráveis. Eventualmente, porcos também podem ser infectados.

Quais são os sintomas? Os sintomas são similares aos de outros tipos de gripe: febre, mal-estar, tosse e dor de garganta. Também já foram registrados casos de conjuntivite. Nos pacientes que morreram a doença caminhou para uma pneumonia viral.

No caso da gripe aviária... Existem 15 diferentes variações do vírus. É o vírus H5N1 que infecta os humanos e pode causar a morte. Mesmo dentre este tipo, variações foram encontradas nos países em que foi registrado. Os vírus analisados hoje também são diferentes dos tipos vistos no passado.

A doença pode ser fatal? A gripe do frango tem apontado uma taxa de mortalidade elevada em humanos. Em 97, seis das 18 pessoas infectadas morreram. Nesta nova crise ainda não existem dados consistentes. Mas, para efeito de comparação, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) já matou 800 pessoas em todo o mundo e infectou 8.400 desde que surgiu, em novembro de 2002. Um outro problema identificado: o vírus pode sofrer mutações rápidas e infectar outros animais.

Podemos continuar comendo carne de porco? Sim, cientistas dizem que a gripe não é transmitida através da ingestão de carne (basta fervê-la 1 segundo a 77º. C – Época 2/06).

Mapa do surto de gripe suína no mundo. Em preto: Mortes confirmadas Mapa do surto de gripe suína no mundo. Em preto: Mortes confirmadas. Em vermelho: Infecções confirmadas. Em amarelo: Infecções não-confirmadas