Unidade 01 – O território brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A formação do território brasileiro
Advertisements

CEP Rafael Souza Rizzi Rafaela Alves Placha
JOGO DE REVISÃO PROF. REGINALDO (GEOGRAFIA).
Unidade 01 – O território brasileiro
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Regionalização do espaço brasileiro
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz
Especialização da Justiça nos Estados Brasileiros
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
A Organização Política do Brasil
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
CENTRO SUL.
Expansão Territorial do Brasil
Módulo 16 – Brasil: Território, espaço geográfico e regionalização
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Capítulo 01 O Brasil no Mundo.
CONHECENDO O TERRITÓRIO BRASILEIRO
O Brasil é cortado pela linha do Equador
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
O BRASIL NO MUNDO.
PRP 7 ano geografia José Victor.
OS TRÊS PODERES NO BRASIL
Aula sobre o Brasil e suas regiões
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
Prof. Jefferson Geografia.
A divisão regional de 1970 Baseada no conceito de regiões homogêneas: combinação de aspectos naturais e econômicos, com predomínio do segundo elemento.
COMPLEXOS REGIONAIS.
PRP 7 ano geografia José Victor.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Formação do Território Brasileiro
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Regionalização do território brasileiro
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.

Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
GEOGRAFIA 7o ANO – UNIDADE 1 O TERRITÓRIO BRASILEIRO
E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
BRASIL: LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS TERRITORIAIS
Dados estatísticos do Banco de Denúncias do Sindigás.
Formação do território brasileiro
Formação territorial brasileira
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Geografia Revisão 2016.
O BRASIL NO MUNDO. Território: mais de Km²; 5º país em extensão no mundo – Rússia, Canadá, China, EUA e Brasil;
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
 BRASIL – EXTENSÃO TERRITORIAL
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
A Organização dos espaços no País
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

Unidade 01 – O território brasileiro Prof. Raphael Barbosa Ramos

Cap.01 - Formação do território brasileiro

Extensão do território O Brasil é o 5º maior país do mundo em extensão territorial com cerca de 8.514.876 km2. Toda essa extensão é resultado de um longo processo de conquistas de terras, iniciado pelos portugueses em 1500.

Os Limites territoriais Os atuais limites do nosso território começaram a ser definidos já em 1494, com o Tratado de Tordesilhas. Por meio desse acordo, portugueses e espanhóis dividiram entre si as terras já descobertas e as que viessem a ser conquistadas por suas expedições ultramarinas a partir de então.

Capitanias Hereditárias Para garantir o poder sobre as terras ocupadas e protegê-las de outros conquistadores, como franceses e holandeses, além dos próprios espanhóis, a coroa portuguesa dividiu o território em capitanias hereditárias, lotes de terras doadas pelo Rei de Portugal a pessoas de sua confiança.

Expansão territorial O território inicialmente dominado pelos portugueses teve uma grande expansão, ultrapassando a linha de Tordesilhas. Muitos fatores contribuíram para a ocupação do território desde o século XVI, entre os quais se destacam: Atuação dos Bandeirantes O Papel dos Jesuítas Exploração econômica do território.

Bandeirantes

Jesuítas

Exploração econômica do território

Cap.02 – Localização do território brasileiro

Onde está o Brasil? Hemisférios: O Brasil possui 93% de suas terras no hemisfério sul e está inteiramente no Hemisfério Oeste. Zonas Térmicas: Possui a maior parte das suas terras na zona tropical. O Brasil e os Continentes: O Brasil integra a América do Sul, sendo o 3º maior país do continente americano. Possui grande extensão latitudinal (Norte-Sul) e Longitudinal (Leste-Oeste).

Fuso Horário: Por estar inteiramente no Hemisfério Oeste, possui horas atrasadas em relação a Londres (Hora Mundial). Em nosso país existem ao todo 4 fusos: Ilhas da costa atlântica (-2 GMT); Brasilia (Hora oficial) (-3 GMT); Oeste do Brasil (-4 GMT) Acre (-5 GMT).

Tarefa: Responder questões da Apostila p. 230 e 231

Cap.03 - Organização e regionalização Prof. Raphael Barbosa Ramos

Organização do Estado Brasileiro No Brasil, há um total de 5.565 municípios, distribuídos em 26 estados e o Distrito Federal. O Estado brasileiro está organizado em três poderes: Executivo (Presidente, Governadores e Prefeitos – Executam projetos e leis de interesse popular); Legislativo (Deputados Estaduais e Federais, Senadores e Vereadores – Criam leis e fiscalizam as ações do executivo) e o Judiciário (Juízes – julgar a constitucionalidade das leis e controlar sua execução).

Região Corresponde a um agrupamento de áreas com características semelhantes. Podemos regionalizar bairros, cidades, estados e países.

Por que regionalizar? Além de servir para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais, a regionalização também facilita a reunião de informações e a realização de estudos sobre determinado território.

O IBGE já realizou diversas regionalizações do território brasileiro, com o objetivo de facilitar seu trabalho de pesquisa e permitir uma organização mais eficiente das informações, utilizadas por governantes em suas decisões políticas.

Divisão regional do Brasil Entre as várias formas de divisão territorial brasileira, destacam-se: Divisão Político-administrativa (IBGE) Divisão Geoeconômica

Divisão Político-administrativa (IBGE) Divide o nosso país em 5 grandes regiões, também chamada de macrorregiões, sendo a mais utilizada em nosso país. Para dividir o Brasil em 5 regiões, o IBGE agrupou os estados de acordo com uma combinação de aspectos naturais sociais e econômicos. Nesse tempo o nosso país se modificou e com ele o mapa também, vejam:

As Regiões são: 1 – Norte – AM, AP, AC, PA, TO, RO e RR; 2 – Nordeste – BA, PE, CE, PB, MA, RN, AL, SE e PI; 3 – Sudeste – SP, RJ, MG e ES; 4 – Centro-Oeste – MS, MT, GO e DF; 5 – Sul – PR, SC e RS.

Divisão geoeconômica (Complexos Regional) Outra divisão conhecida e utilizada em nosso país, que separa o Brasil em 3 grandes complexos regionais. Essa divisão foi proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967, considerando as diferentes formações históricas e econômicas das regiões sem se ater as delimitações das fronteiras políticas interestaduais, não havendo a preocupação em colocar os estados “inteiros” num mesmo complexo.

As Regiões são: 1 – Amazônia – AM, AP, AC, PA, TO, RR, RO, norte de MT e Oeste do MA. 2 – Nordeste – PB, PI, CE, BA, RN, SE, AL, PE, leste do MA, e norte de MG. 3 – Centro-Sul – RS, PR, SC, MS, GO, DF, SP, RJ, ES, Grande parte de MG, e sul do MT.

Políticas regionais no Brasil Com o objetivo de diminuir as desigualdades socioeconômicas existentes entre as regiões brasileiras e estimular o desenvolvimento regional, foram criadas instituições governamentais, são elas: - SUDENE - SUDESUL - SUDAM - SUDECO

Tarefa: Responder questões da Apostila p. 238 e 239.

Referências: Apostila Sistema UNO (7º ano) Livro Didático Projeto Araribá (Geografia – 7º ano). Imagens: Google Imagens Recurso Multimídia Sistema UNO Montagem: Prof. Raphael Barbosa Ramos