Será que esta passando a vez dos EUA?...até 8:05

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
Advertisements

A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
BRIC Vídeos: Bric BBC 1º.encontro 6:30 mapa.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012.
Crise Mundial (inflação) de Alimentos
Guerra Fria Geografia.
PRINCIPAIS ÁREAS INDUSTRIAIS
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
Cabul – Afeganistão Cingapura
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
ORGANIZAÇÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL
REVISÃO A GRANDE GUERRA. Antecedentes Disputas coloniais pela África em busca de matéria-prima. Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial.
Políticas Mundiais: Os BRIC’s
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR AULAS 05 E 06 BRICS.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR BRICS.
E.U.A ECONOMIA NORTE-AMERICANA PIB: US$ 15 trilhões (dados: FMI para 2011) PIB per capita: US$ Os EUA tornaram-se a maior economia do mundo.
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
A atividade agrícola e o espaço agrário
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
AULAS 03 E 04 BRICS Pablo Forlan Fuchs.
Brasil 巴西——机遇之国 Roberto Castelo Branco Um Cenário de Oportunidades
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria - -
INTRODUÇÃO O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China, considerados.
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Capítulo 22 – Os países emergentes
PIB DO BRASIL FORTUNATO BENNETT.
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
Economia dos Estados Unidos da América
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
A inserção do Brasil no mundo
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
América Platina.
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro Albuquerque
Sistemas econômicos Capitalismo: Socialismo:
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
O Brasil no mundo contemporâneo
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Produção Econômica da América Latina – parte II
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Japão e Tigres asiáticos
BRICS.
G-20.
SITUAÇÃO ATUAL DE SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.
“INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCOPOLO"
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Origens e bases do mundo global.
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria.
 3º país mais extenso do mundo, sendo o país mais populoso (1,3 bi de hab);  “Política do filho único” imposto no final da década de 70;  Desproporção.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA
 O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Brasil: Rico ou Pobre “ O Brasil não se desenvolveu; modernizou-se. O desenvolvimento verdadeiro só existe quando a população é beneficiada”
O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

Será que esta passando a vez dos EUA?...até 8:05 http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1582383-7823-DIVIDA+AMERICANA+COM+A+CHINA+CHEGA+A+US12+TRILHOES,00.html

É bom saber que... O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes. Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.

Seria a vez dos BRIC, sigla criado em novembro de 2001 pelo economista Jim O´Neill, do grupo Goldman Sachs, criou o termo para designar os 4 (quatro) principais países emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia e China Vídeo: Jim O’Neill 5:20

Usando as últimas projeções demográficas e modelos de acumulação de capital e crescimento de produtividade, o grupo Goldman Sachs mapeou as economias dos países BRICs até 2050. Especula-se que esses países poderão se tornar a maior força na economia mundial.

Dificilmente nós brasileiros acreditamos mas, se observarmos o resto do mundo... 4:50 http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1402370-7823-CRISE+SE+ESPALHA+PELA+EUROPA+E+GERA+PROTESTOS+EM+TODO+VELHO+CONTINENTE,00.html

Se os resultados correrem como esperado em menos de 40 anos as economias BRICs juntas poderão ser maiores que as dos G7 (Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá) em termos de dólar americano.

A primeira reunião do BRIC foi em 16 de junho de 2009 em Ecaterimburgo

Em 13 de abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul (em inglês: South Africa) ao grupo.2:03 http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1484543-7823-COMECA+NA+CHINA+ENCONTRO+DAS+CINCO+MAIORES+ECONOMIAS+EM+DESENVOLVIMENTO+DO+MUNDO,00.html

Previsões de divisão de funções: Ao Brasil e à Rússia ficaria o papel de produtor de alimentos e produtor de petróleo respectivamente. Ambos, junto com a África do Sul, seriam também fornecedores de materia prima.

Os negócios de serviços e de manufatura estariam principalmente localizados na Índia e China, devido à concentração de mão-de-obra naquele e tecnologia neste.

Brasil Vantagens Desvantagens Brasil Vantagens Desvantagens Potencial para ser o maior fornecedor mundial de produtos agrícolas Carga tributária pesada e informalidade disseminada em muitos setores Grandes reservas minerais Infra-estrutura precária Parque industrial diversificado Educação deficiente Brasil Vantagens Desvantagens Potencial para ser o maior fornecedor mundial de produtos agrícolas Carga tributária pesada e informalidade disseminada em muitos setores Grandes reservas minerais Infra-estrutura precária Parque industrial diversificado Educação deficiente

A “educação” já esta influenciando na falta mão de obra? 1:19 http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1539775-7823-FALTA+DE+PROFISSIONAIS+QUALIFICADOS+FAZ+FABRICACAO+DE+TABLETS+ATRASAR+NO+BRASIL,00.html

Por isso, o governo lançou o Programa Sem Fronteiras 2:40 http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1576431-7823-GOVERNO+LANCA+PROGRAMA+DE+75+MIL+BOLSAS+DE+INTERCAMBIO+PARA+ESTUDANTES,00.html

http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br/

China Vantagens Desvantagens China Vantagens Desvantagens Alta capacidade industrial População com tendência de envelhecimento rápido Potencial para ter o maior mercado consumidor do mundo Progresso realizado com grande devastação ambiental Investimento intensivo em infra-estrutura e educação Sistema político ditatorial China Vantagens Desvantagens Alta capacidade industrial População com tendência de envelhecimento rápido Potencial para ter o maior mercado consumidor do mundo Progresso realizado com grande devastação ambiental Investimento intensivo em infra-estrutura e educação Sistema político ditatorial

Estima-se que a China seja em 2050 a maior economia mundial, tendo como base seu acelerado crescimento econômico sustentado durante todo início do século XXI. Terá grande concentração de indústria devido à sua população e tecnologia. Também com grande poderio militar. A China se encontra atualmente num processo de transição do capitalismo de Estado para o capitalismo de mercado que já deverá estar completo em 2050, mas ainda não se sabe se o governo irá continuar totalitarista ou se a China irá evoluir completamente para um país democrático.

Índia Vantagens Desvantagens Índia Vantagens Desvantagens Avanço em setores de tecnologia, como informática Infra-estrutura precária, com áreas urbanas caóticas Grande população jovem e em crescimento acelerado Sociedade organizada por sistema arcaico de castas e dividida por conflitos étnicos e religiosos Elite bem formada e atuante Índia Vantagens Desvantagens Avanço em setores de tecnologia, como informática Infra-estrutura precária, com áreas urbanas caóticas Grande população jovem e em crescimento acelerado Sociedade organizada por sistema arcaico de castas e dividida por conflitos étnicos e religiosos Elite bem formada e atuante

A Índia terá a maior média de crescimento entre os BRICs e estima-se que em 2050 esteja no 3º lugar no ranking das economias mundiais, atrás apenas de China (em 1º) e EUA (em 2º). Com sua grande população, a indústria ficaria situada neste país, e também por ter grandes investimentos na profissionalização de sua população e investimentos em tecnologia, além de toda sua tradição nas ciências exatas. Com também grande poderio militar.

Rússia Vantagens Desvantagens Rússia Vantagens Desvantagens Reservas abundantes de petróleo e gás natural Menor economia do bloco e Dependente das exportações de petróleo e gás População com média de idade elevada e baixo índice de natalidade População com bom nível educacional Altos índices de corrupção e criminalidade Carga tributária baixa Rússia Vantagens Desvantagens Reservas abundantes de petróleo e gás natural População com média de idade elevada e baixo índice de natalidade População com bom nível educacional Altos índices de corrupção e criminalidade Carga tributária baixa

A Rússia, junto com Brasil, desempenharia papel de fornecedor de matéria-prima e abasteceria a grande população dos BRICS com sua grande produção agropecuária devido à seu extenso território. Mas teria também como papel a exportação de mão de obra altamente qualificada e tecnologia de ponta herdadas da Guerra Fria. Além de todo seu poderio militar.

O Brasil está em uma região pacífica e sem inimigos externos... Geopolítica: Rússia, Índia e China já são superpotências militares, ao contrário do Brasil que ainda não apresentou momentos históricos necessários para uma corrida armamentista. Rússia, Índia e China são e ocupam áreas com sérias disputas territoriais, étnicas e políticas... O Brasil está em uma região pacífica e sem inimigos externos...

O Brasil desempenharia o papel de país exportador: Agropecuário (capaz de alimentar 40% da população mundial), tendo como principais produtos a soja e o boi, além da cana-de-açúcar (fundamental na produção de combustíveis renováveis e ecologicamente corretos, como o álcool e a recente atração, o biodiesel). Matérias-primas essenciais como o petróleo, o aço e o alumínio, que também são encontrados nos parceiros latinos, fortemente influenciados pelo Brasil, como Argentina, Venezuela e Bolívia. Reservas naturais de água, fauna e flora, que em breve ocuparão o lugar do petróleo na lista de desejos dos líderes políticos de todos os países.

Contradições entre os BRICS: Petróleo: China importadora x Rússia exportadora China já se acha grande potência x Rússia ex Índia é polo de industrialização, porém ½ mulheres são analfabetas África do Sul é destaque continental, porém com baixo PIB e influência crescente da China

Poderiam atrapalhar as previsões: Políticas(os) ruins, simplesmente má sorte, ou por erro nas projeções.