Vídeos Diversos... Coloque modo apresentação e Clique abaixo... http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1426288-7823-PROTESTOS+PACIFICOS+DAO+LUGAR+A+GUERRA+CAMPAL+NO+EGITO,00.html.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os grandes espaços religiosos
Advertisements

EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Sociólogo Demétrio Magnoli 4:58...
Crise Mundial (inflação) de Alimentos
“Sudão” BomDiaBr. 6mar09 3:28 Ver vídeo 10:54:
O Zimbábue passa por uma grave crise política, após as eleições que colocaram à prova o poder do presidente Robert Mugabe, homem- forte que governou o.
1. Panorama Histórico Fim do domínio islâmico na Europa Ocidental – queda de Granada (1492) Fim do avanço islâmico na Europa Oriental – cerco de Viena.
A descolonização da África
A PRIMAVERA ÁRABE.
Trabalho de Geografia Alunas: Camila Vecchi Daiane Nogueira
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
A PRÉ-HISTÓRIA E PALESTINA
Conflitos no Oriente Médio
Levantes no mundo Árabe
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
ÁFRICA DO NORTE – MUNDO ÁRABE ISLÂMICO
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
Revoltas no Oriente Médio e no Norte da África
ÁFRICA ,ÁSIA e ORIENTE MÉDIO NO SÉCULO XX
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
Clipe música ....
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
PODER PARALELO.
CRISE NO MUNDO ÁRABE PRIMAVERA ÁRABE.
ÁFRICA.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
ISRAEL X PALESTINA.
Panorama atual do Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO PROF. RICARDO SCHMITZ.
Redes Sociais: A revolução da vida real através do mundo virtual.
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
Sionismo.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Professor Luiz Felipe Geografia
África: Aspectos Naturais.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Características e Conlfitos
Música B.Aid.... Em dezembro de 1984 surgido da união de músicos britânicos e irlandeses, “Band Aid” organizada por Bob Geldof e Midge Ure com o intuito.
Prof. José Victor Gaylussac
Conflitos Nacionais na África.
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
Oriente Médio: conflitos
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
ORIENTE MÉDIO.
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Conflito árabe-israelense
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Primavera Árabe.
A Primavera Árabe e sua relação com o Estado Islâmico Prof. Igor Alves
Primavera árabe Levantes no mundo Árabe: da Revolução do Jasmim aos bombardeios da OTAN Professor Reginaldo Geopolítica/Atualidades.
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
Transcrição da apresentação:

Vídeos Diversos... Coloque modo apresentação e Clique abaixo... http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1426288-7823-PROTESTOS+PACIFICOS+DAO+LUGAR+A+GUERRA+CAMPAL+NO+EGITO,00.html

Revolução de Jasmim da Tunísia se espalha... Vídeo proliferação revoltas...2:17 http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1424437-7823-EGIPCIOS+FAZEM+A+MAIOR+MANIFESTACAO+CONTRA+O+REGIME+DO+PRESIDENTE+HOSNI+MUBARAK,00.html

É bom lembrar que “Oriente Médio” é uma expressão imposta pelo imperialismo “eurocêntrico” (como se fossem superiores). Porém, o Or.Médio possui um passado com períodos culturais e econômicos muito mais avançado que os europeus... Lembra do “Crescente Fértil”? Lá foi o “berço da civilização”... Cidades, escrita, religiões...

Com a expansão colonial européia séc XV ... Apesar da proximidade em relação á Europa, foi o último a ser colonizado pelos europeus devido a presença do Império Turco-Otomano. Tal isolamento gerou uma desigual evolução entre as duas sociedades (“moderna e racionalista” x teocrática). Porém, era o contrário durante a “Idade Média”...

Tal visão “cultural” superior do ocidente (europeu) influenciada pelo “darwinismo” acabou submetendo-os economicamente e genericamente denominados de “áfrica branca”... http://www.klepsidra.net/klepsidra4/africa.html

Com a Rev. Industrial foram neo-colonizados violentamente devido a necessidade de mais mercados e independências americanas. Em 1884-5 foi dividida na “Conferência de Berlin” para início do Plantation, sem respeitar qualquer divisão cultural, territorial ou tribal.

Após a II G.Md. EUA e URSS promovem a independência de vários países, devido á Guerra Fria. Porém, na defesa de seus interesses reacendem conflitos tribais, financiam ditaduras e provocam radicalismos políticos e culturais “religiosos”.

Séc. XX judeus (inimigos dos árabes) voltam para região perseguidos pelos Alemães + árabes + japoneses. X URSS X EUA

EUA e URSS ajudam criação Israel contra inimigo “comum”... Diversos movimentos, inclusive religiosos, surgem contra tal “Guerra Fria”. Porém, com o fim da URSS, a revolta passa a ser incentivada por “líderes locais” contra os EUA ou “ocidente” ... Irã... Saddam... Bin Ladem... Após 11 de setembro tal conflito passou a ser generalizado pela Doutrina Bush (contra eixo do mal) como “Ocidente x terrorismo”... Porém, a globalização (internet) gerou um novo grupo paralelo ao conflito “Ocidente x Oriente médio”...

A Revolução de Jasmim começou no dia 17de dezembro de 2010... Foi motivada pelo aumento excessivo dos preços nos alimentos básicos, elevado desemprego, contra a corrupção e as más condições de vida dos habitantes tunisianos... Entre eles, Mohamed Bouazizi

Clipe M. Bouazizi 1:31 Vídeo protestos 1fev... http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1424437-7823-EGIPCIOS+FAZEM+A+MAIOR+MANIFESTACAO+CONTRA+O+REGIME+DO+PRESIDENTE+HOSNI+MUBARAK,00.html

Na Tunísia, como Mohamed Bouazizi (26anos) não conseguiu arranjar um emprego formal, começou a vender frutas e legumes para se manter e ajudar sua família. Ajudava sua mãe e irmã através de uma renda de 75 dólares mensais, pois seu pai morreu quando ele tinha 3 anos e desde os 10 ele vendia frutas nas ruas depois do colégio.

Mas autoridades da cidade confiscaram o carrinho de frutas de Bouazizi, alegando ser ilegal a venda ambulante na Tunísia. Assim, Mohamed decide ir à sede do governo regional para tentar defender seu caso com o governador, pois tinha poucas opções para ganhar a vida. Após receber um não ao seu pedido, decide comprar duas garrafas de thinner e ...

Na sexta feira, 17 de dezembro de 2010, Mohamed Bouazizi colocou fogo em si mesmo...

Morreu 17 dias depois às 17:30 na quinta-feira, 4 de janeiro de 2011 em um hospital na cidade de Ben Aros.  5.000 pessoas participaram da procissão funerária.

Ele deixou uma mensagem para sua mãe no Facebook...

Estou viajando mãe. Perdoe-me. Reprovação e culpa não vão ser úteis Estou viajando mãe. Perdoe-me. Reprovação e culpa não vão ser úteis. Estou perdido e está fora das minhas mãos. Perdoe-me se não fiz como você disse e desobedeci suas ordens. Culpe a era em que vivemos, não me culpe. Agora vou e não vou voltar. Repare que eu não chorei e não caíram lágrimas de meus olhos. Não há mais espaço para reprovações ou culpa nessa época de traição na terra do povo. Não estou me sentindo normal e nem no meu estado certo. Estou viajando e peço a quem conduz a viagem esquecer.

O EGITO é mais um da “onda” O EGITO é mais um da “onda” ... Porém, é estratégico pela presença do Canal de Suez, logística do petróleo e turismo. Marcado pelo conflito entre o governo Hosni Mubarak (81) e o grupo radical islâmico "Gammaat“, além da disputa por água com Sudão e Etiópia.

Além da Jordânia, o Egito é o único país árabe a reconhecer o Estado de Israel. Qualquer mudança brusca no regime de Mubarak pode tornar mais tensa a política já inflamada da região.

BD importância Egito...2:21

com intenção de eleger... BD protestos 1fev....

Mubarak, assumiu posições de comando na Força Aérea em 1966 (Guerra 6 dias foi 1967) e 1974, após participar ativamente da Guerra do Yom Kippur (73). Tornou-se presidente em  1981, quando Anwar Al Sadat foi assassinado (pela Jihad). Nos anos 80 passou a aliar-se aos EUA...

Grupo fundamentalista islâmico, ligado ao Hamas palestino, foi posto na clandestinidade por Mubarak, sob pressão do Ocidente. (2005)

Grupo fundamentalista islâmico, ligado ao Hamas palestino, foi posto na clandestinidade por Mubarak, sob pressão do Ocidente. (2005) Vídeo 3º. 3:45

Além do Egito, Jordânia, Argélia, Mauritânia, Omã e o Iêmen registram protestos inspirados na Revolução de Jasmim da Tunísia.