8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RACISMO E XENOFOBIA Imigrantes latinos,afros e asiáticos sofrem ataques violentos na Europa Grupos radicais europeus neonazistas e neofacistas crescem.
Advertisements

ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
Geografia Meio ambiente Hipótese Gaia
A história através dos gráficos...
Subdesenvolvimento.
CONFLITOS ETNICOS na Asia.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
População Mundial e do Brasil
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Novos Países Industrializados
ORGANIZAÇÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL
Movimentos Migratórios e Urbanização
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
Correção da Prova 4° Bimestre.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
MIGRAÇÕES.
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
DOIS MUNDOS E UM SÓ PLANETA
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
A globalização econômica nos anos 1990
Capitulo 1- Povos e Nações
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Dinâmica da Atmosfera.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Capítulo 22 – Os países emergentes
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
A indústria e a transformação da natureza
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
Professor Luiz Felipe Geografia
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Fluxos Migratórios.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
O processo de Industrialização do Brasil
Correção das Atividades do Livro China
EUROPA: POPULAÇÃO E ESPAÇO
Revisão 7ª série.
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Oriente Médio: conflitos
CHINA.
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Evolução da População Mundial
Produção Econômica da América Latina – parte II
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
Japão e Tigres asiáticos
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
01. A posição geográfica dos estados da região
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
UNIÃO EUROPEIA BLOCOS ECONÔMICOS – diferentes níveis de integração
POPULAÇÃO MUNDIAL.
Atividades econômicas
As cidades e a questão ambiental
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Geografia Rede SESI de Educação.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma excepcional. Entre elas podemos citar a Guerra civil entre o norte e o sul, o aproveitamento correto do espaço físico de seu território indústrias localizadas próximas as reservas naturais, a agropecuária nas áreas mais favoráveis a sua prática e os acontecimentos externos como o enfraquecimento do Império Britânico, a Primeira e a Segunda Guerra mundial e o período da Guerra Fria forma utilizados visando ampliar o poder externo norte-americano. Um dos maiores problemas dos governantes de países desenvolvidos como o de Japão e de alguns países da Europa é o rápido envelhecimento da população, resultado da baixa taxa de natalidade registrada nesses países. Isso resulta em vários problemas como a redução do número de pessoas em idade de trabalhar, redução de impostos- pessoa física, aumento nos gastos sociais (remédios e atendimento médico-hospital para idosos) aumento no numero de imigrantes para suprir a falta de mão-de-obra, aumento do racismo e da xenofobia (aversão a estrangeiros). Por isso alguns desses países te estimulado o aumento da taxa de natalidade através de incentivos como: pagamento da despesas com a escola e outros para o casal nativo que tiver o terceiro filho.

8ª Série As migrações internacionais podem ocorrer por vários fatores que as vezes independem da vontade que migra como por ex: dos refugiados. São migrações forçadas por guerras, conflitos étnicos e políticos, fome e desemprego,que ocorrem nos seguinte lugares. Países fronteiriços da (África, Ásia e Europa). Lugares onde há conflitos: Oriente Médio, ex-Iugoslávia, países da África.

8ª Série A China Nos últimos vinte anos conseguiu um excelente desempenho econômico por vários motivos entre eles temos: o investimento em educação, mão-de-obra qualificada e barata ( a China possui a maior população do planeta mais de um bilhão de pessoas) baixa taxa de imposto e não podemos deixar de lembrar que o país é uma ditadura, portanto as coisas funcionam do jeito que o governo determina tanto para o lado bom quanto para o ruim. Em relação ao crescimento populacional o governo chinês entre várias medidas adotou a partir do final do anos 1970 a política do filho único. Os casais que não cumprem a lei são punidos com a perda de benefícios sociais como o não atendimento médico-hospitalar.

8ª Série A revolução Industrial ocorreu por volta de 1750, na Inglaterra e depois em alguns países da própria Europa, EUA e Japão. os países que não participaram dessa etapa e nem da Segunda Revolução Industrial são considerados países de industrialização tardia, ou seja, se industrialização bem depois e com tecnologia estrangeira. Os países do Oriente Médio são de fundamental importância para os países de todo o mundo porque é nessa região que se encontra cerca de 60% de todo o petróleo do planeta. Portanto, os conflitos existentes entre árabes (palestinos) e os judeus (israelenses) por causa da Terra Santa é acompanhado por todos os países. É importante lembrar que esses dois países não possuem reservas de petróleo, mas estão localizados no meio da região produtora e os demais países árabes produtores de petróleo tendem a apoiar a questão palestina enquanto os Eua e os países da Europa apóiam Israel.

8ª Série O uso constante de automóveis nas cidades também são fontes de vários problemas, a construção de edifícios e calçamentos dos mais variados tipos, podem ocasionar a famosa “ilha de calor” ou até mesmo a chamada inversão térmica. Devido à emissão de gases poluentes na atmosfera temos problemas como o efeito estufa e a chuva ácida que podem ocorrer até mesmo em lugares que não são industrializados. Por exemplo. Em Santa Catarina, parte da energia é gerada pela queima do carvão mineral, a fumaça e a chuva ácida resultante dessa queima ocorre no Uruguai. Na Europa esse tipo de problema é freqüente.