Por que alguns países são desenvolvidos e outros não?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL.
Advertisements

1914 – 1918.
Globalização Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar (vários pólos de poder), muitos países, antes socialistas, passaram a adotar.
Capitalismo O capitalismo se consolidou como sistema político- econômico durante a Revolução Industrial, que ocorreu principalmente na Inglaterra, França.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Guerra Fria Geografia.
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
SOCIALISMO CIENTÍFICO
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
Socialismo.
Socialismo.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
ORGANIZAÇÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
GEOGRAFIA “uma escolha para o entendimento do mundo”
Países socialistas: URSS e China
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
REVOLUÇÃO RUSSA
2ª Guerra Mundial.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960
Professor Luiz Felipe Geografia
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
O MUNDO SEM A URSS.
Capítulo 01 – A Geopolítica Mundial
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A crise no mundo socialista
O fim do império e o surgimento da URSS
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
URSS.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
subdesenvolvidos e IDH
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Igualdade para todos! Plano Marshall.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Capítulo 17 – O subdesenvolvimento
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Globalização e Blocos Econômicos
A importância da Educação no panorama econômico mundial.
GUERRA FRIA.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Produção Econômica da América Latina – parte II
Revolução Russa.
Após a 2GM Em 1949 Para em 1961 Construção do Muro de Berlim. Por que? O que foi a Cortina de Ferro? Expressão proferida por Churchill (primeiro.
Revolução Russa Rússia.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Capitalismo versus Comunismo
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Rússia: território e poder econômico.. Kremlin: sede do governo Soviético / Russo   Território Russo: conexão entre Ásia, Europa e América (Alasca).
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
CONFLITOS URBANOS SOBRE A ÁGUA PHD 2537 – ÁGUAS EM SISTEMAS URBANOS Prof. Dr. Kamel Zahed Filho André Luiz Miranda Miziara Bruno Abrahao de Barros Diana.
Características do capitalismo e Características do socialismo. Capitalismo Economia de Mercado (o preço aumenta ou abaixa de acordo com a Lei da Oferta.
Transcrição da apresentação:

Por que alguns países são desenvolvidos e outros não? Rússia 2007 Por que alguns países são desenvolvidos e outros não? Um país é considerado desenvolvido quando garante a sua população alguns fatores, entre eles: Uma baixa taxa de mortalidade infantil, um baixo índice de analfabetismo, um bom sistema de saúde e uma boa renda per capita, ou seja, por pessoa. Simplificando: um país desenvolvido é aquele que pratica o desenvolvimento sustentável. Como assim? É aquele que alia o desenvolvimento econômico ao desenvolvimento humano. Ah! Quer dizer então que se o país cresce muito como a China e a Índia às custas do trabalho escravo de seus habitantes, da retirada em massa dos recursos naturais, temos na realidade um desenvolvimento econômico, porém não sustentável e muito menos humano? Exatamente.

Índice de Desenvolvimento Humano Dessa forma, o IDH tem sido um dos critérios mais adequado para se avaliar o desenvolvimento dos países, pois o seu cálculo leva em consideração, ao mesmo tempo, os seguintes indicadores socioeconômicos: Taxas de mortalidade infantil e expectativa de vida, que indicam as condições de saúde. Taxas de analfabetismo e anos de escolaridade da população, que medem o grau de instrução. Renda per capita e capacidade de compra da população, que indicam o nível de renda. A combinação de todos esses valores dá origem ao IDH, cujo valor varia de zero até um. Quanto mais próximo de um, melhores serão as condições socioeconômicas e, quanto mais próximo de zero, piores são as condições de vida da população.

Rússia 2007 O socialismo implantado na união Soviética ficou conhecido como socialismo real, ou seja, o que realmente foi praticado contrariando a proposta escrita que visava uma sociedade igualitária, desenvolvendo-se para atender as necessidades e prioridades da sociedade. O socialismo real caracterizou-se por reprimir a liberdade de expressão e pelos altos investimento na área militar. Quando esse sistema devido à falta de recursos ficou fragilizado várias Repúblicas que formavam a União Soviética aproveitaram para declarar a independência e acabar com o socialismo entre essas a mais importante era a República da Rússia. Após o fim da Segunda Guerra, os Estados Unidos e a União Soviética, que lutaram juntos na guerra contra o inimigo em comum a Alemanha nazista de Hitler, passaram para lados opostos. Os Estados Unidos interessados em manter o capitalismo como sistema político-econômico predominante e a União Soviética visava ampliar a área de influência do socialismo. Inicia-se assim, o período caracterizado pelo antagonismo ideológico, mas sobretudo bélico e estratégico, conhecido como período bipolar.

Rússia 2007 A Alemanha esteve dividida em duas partes até 03/10/1990. devido a disputa ideológica (capitalismo e socialismo)da Guerra Fria (corrida armamentista) e do mundo bipolar, que envolveu os EUA e a ex- união Soviética. Socialização dos meios de produção Na prática o Partido Comunista confiscou todos as propriedades particulares existentes no país, para a construção de uma sociedade igualitária. Em reação ao campo, por exemplo, as terras foram coletivizadas, tornando-se propriedade exclusiva do Estado. As empresas e os bancos também foram estatizados, e o Estado, então, priorizou a retomada da industrialização. Para tanto, o governo realizou grandes investimentos no desenvolvimento das indústrias de base (siderúrgicas, metalúrgicas e petroquímicas) imprescindíveis à expansão de todo o setor secundário (indústrias).

A URSS no pós-guerra A fim de consolidar a influência sobre os países ocupados por suas tropas , os soviético realizaram, uma forte pressão política ára implantar o socialismo em todo o Leste Europeu, muitas vezes recorrendo ao uso da força para assegurar a conquista de seus objetivos. A expansão do socialismo na região passou a ser vista como uma aeaça aos interesses dos EUA, que, na condição de grande potência econômica, não queriam perder a influência que exerciam sobre os países da Europa. A disputa pela expansão de suas respectivas área de influência levou a URR (socialista) e os EUA (capitalista) a se oporem ideologicamente, dando origem à chamada Guerra Fria, que duraria mais de quatro décadas.

A URSS entra em crise Após um período de prosperidade econômica e social, e de consolidação como grande potência tecnológica e militar, a URSS começa a enfrentar sérias crises a partir da década de 1970. A canalização de grande investimentos na fabricação de armamentos e na tecnologia aeroespacial, assim como no desenvolvimento das indústrias de base, provocou graves problemas para a economia soviética. Isso ocorreu porque a produção de bens de consumo foi colocada em segundo plano. Diante desse quadro, a insatisfação popular tornou-se crescente, aumentada ainda mais pelo fato de que os altos funcionários do governo, mantinham vários privilégios, como o acesso a produtos importados, melhores salários, etc.

O atual papel da Rússia no mundo A URSS entra em crise Com o intuito de amenizar os problemas que se agravavam, a partir da década de 1980 o governo soviético passou a promover duas importantes reformas na vida política e econômica do país: a perestroika e a glasnost. Essas medidas que foram tomadas para melhorar a situação do país, acabou por acelerar o seu fim O atual papel da Rússia no mundo A Rússia ainda se configura no cenário geopolítico mundial como uma potência militar, com um arsenal de armas nucleares superado apenas pelo norte-americano. O controle de uma tecnologia aeroespacial altamente desenvolvida, também contribui para a manutenção de seu status de grande potência. Essa situação é motivo de grande preocupação para as autoridades civis e militares de todo o mundo, que vêem na vulnerabilidade do aparato tecnológico e militar russo uma ameaça à segurança do planeta.

Correção das atividades Aula 24 =P. 22 Falta de capitais internos; falta de infra-estrutura, falta de tecnologia. P. 23 1 Não houve tempo de acumular capitais internos; grandes gastos com os conflitos internos, impedindo programas de desenvolvimento. P. 30 = aula 26 Objetiva o lucro; propriedade privada; economia de mercado; desigualdade social. 2 : objetiva atender às necessidades sociais; propriedade coletiva; economia planificada; não há classes sociais. 3: indústrias de base, de transporte, de alimentos, de infra-estrutura.

Correção das atividades P. 51 aulas 24 e25 Falta de capitais. É uma área montanhosa, com climas quentes, como o equatorial e o tropical, grande reserva florestal e ampla rede hidrográfica (rios). Ao contrário, além de ter muita água e terra, tem também um subsolo rico em recursos minerais (diamante) e energéticos (petróleo). A colonização retirou as riquezas da África para as metrópoles européias. Agropecuária extrativismo. Por falta de tecnologia e de infra-estrutura nos transportes e energia.

Correção das atividades P. 52 = aula 26 Uma alternativa contra o capitalismo, que colocava a maioria dos trabalhadores fora do processo de benefícios obtidos. Predominam as planícies, tem climas rigorosos ao norte e mais amenos no centro-sul, vegetação de florestas e estepes e grande quantidade de rios. A Rússia tornou-se um império e sua aristocracia era muito rica, enquanto a maior parte da população vivia sob o regime de servidão. O afastamento do Estado com relação às prioridades sociais. p. 53= aula 27 Ela está saindo do modelo socialista para a economia de mercado. Preocupava-se com prioridades sociais e, a cada cinco anos, havia maior incentivo a uma determinada atividade. As indústrias de base, porque não havia incremento do consumo. A concorrência com os países mais industrializados e o aumento das desigualdades sociais típicas do capitalismo.