PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Adverbiais
Orações Subordinadas Adjetivas
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Orações Subordinadas Adjetivas 8ª Série.
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Orações subordinadas adverbiais
Orações Subordinadas Adverbiais
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Orações subordinadas adverbiais
Adverbiais Comparativas, Conformativas, Causais, Consecutivas, Concessivas, Condicionais, Finais, Temporais e Proporcionais.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
O aluno chegou à noite. Sujeito Verbo Ad. Adverbial TRANSFORME O AD. ADVERBIAL EM UMA ORAÇÃO: O aluno chegou quando anoitecia. O. P.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Classificações das conjunções
Língua Portuguesa Período composto por subordinação: orações adjetivas.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Orações Subordinadas Adverbiais
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
CONJUNÇÃO.
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Orações Subordinadas Adverbiais
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Unidade III – Período composto
Orações subordinadas adverbiais
PORTUGUÊS.
ORAÇÕES SUBORDINADAS.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Conjunção.
Os conectivos: preposição, conjunção,interjeição
Período Composto.
subordinação ORAÇÃO SUBORDINADA
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Conjunção.
Orações coordenadas 1) aditivas: expressam a ideia de soma;
Classificação das orações
ADVERBIAIS 1ª. Causais: são aquelas que modificam a oração principal apresentando uma circunstância de causa, isto é, respondem à pergunta "por quê?"
Orações subordinadas adjetivas
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
PERÍODO COMPOSTO.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
ADVÉRBIOS OU LOCUÇÃO ADVERBIAL
Gramática.
Orações subordinadas adverbiais
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
PROFESSOR GILMAR COSTA
CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS
Oração Subordinada Adverbial
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Adverbiais e Substantivas
Coordenação e subordinação
Período Composto por Subordinação
Período Composto.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Orações Subordinadas Adverbiais
Oração subordinada adverbial - os tipos - 1ª Oração subordinada adverbial temporal I - Começamos a aula de manhã. indica tempo Tem função sintática de.
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
ADM3AM PROF. CHICO ARRUDA Orações Adjetivas e Adverbiais.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
SUBORDINAÇÃO 7.º ano. SUBORDINAÇÃO Processo sintático que consiste na junção de duas ou mais unidades linguísticas numa relação de dependência hierárquica.
Transcrição da apresentação:

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva

Observe os períodos: 1. Os alunos leram um livro interessante.. adjetivo 2. Os alunos leram um livro que era interessante. oração subordinada adjetiva A oração “que era interessante” é dependente da outra oração do período, por isso ela é subordinada. Por estar equivalendo ao adjetivo “interessante”, exercendo a função sintática de adjunto adnominal de um termo da oração principal, é chamada de subordinada adjetiva.

Classificação das orações subordinadas adjetivas Observe este trecho: “O ônibus vinha lotado de crianças, derrapou na pista e capotou. As crianças que se machucaram foram socorridas imediatamente.” oração subordinada adjetiva restritiva Qual é a afirmação correta? 1ª - pelo trecho acima, informa-se que todas as crianças foram socorridas. (Incorreto) 2ª - pelo trecho acima, informa-se que foram socorridas apenas as crianças que se machucaram. (Correto)

Observe: “As crianças, que são travessas, costumam se machucar e, geralmente causam preocupação para os pais.” Qual é a afirmação correta? 1ª) pelo trecho acima, informa-se que todas as crianças são travessas e, portanto todas costumam se machucar. (Correto) 2ª) pelo trecho acima, informa-se que apenas algumas crianças são travessas e apenas algumas costumam se machucar. (Incorreto) A oração adjetiva está pondo em evidência uma característica do antecedente – “crianças”- está explicando esse termo, por isso recebe o nome de oração subordinada adjetiva explicativa

Síntese das orações subordinadas adjetivas Há tipos de oração subordinada adjetiva. dois A restritiva – cuja função é restringir, limitar o sentido do termo antecedente. b) A explicativa – cuja função é explicar o termo antecedente. A oração subordinada adjetiva, geralmente é introduzida por um pronome relativo:que, quem, cujo, cuja, cujos, cujas, o qual, a qual, os quais, as quais, onde, quanto (precedido do pronome indefinido tudo).

Orações subordinadas adverbiais As orações subordinadas adverbiais se relacionam com a oração principal, exprimindo diversos valores semânticos: concessão comparação causa conseqüência finalidade condição tempo proporção conformidade

Classificação das orações subordinadas adverbiais As orações subordinadas adverbiais classificam-se em: Causais – indicam a causa do efeito expresso na oração principal. Ex.: Não compareceu à reunião dos condôminos, porque viajou. 2. Consecutivas – expressam uma conseqüência, um efeito do fato mencionado na oração principal. Ex.: Chorou tanto que ficou com os olhos vermelhos. 3. Comparativas – estabelecem uma comparação em relação a um elemento da oração principal. Ex.: Trabalha como um escravo. (trabalha)

4. Condicionais – expressam uma hipótese ou condição para que ocorra o fato expresso na oração principal. Ex.: Irei à praia logo cedo, se não chover. 5. Conformativas – estabelecem uma idéia de concordância, de conformidade entre um fato nela mencionado e outro expresso na oração principal. Ex.: Conforme prometeu, pagará a dívida na próxima semana. 6. Concessivas – expressam uma concessão, um fato contrário ao expresso na oração principal. Ex.: Não percebeu nada, embora estivesse atento. 7. Finais – apresentam uma finalidade para o fato expresso na oração principal. Ex.: Tentei de tudo para que ele aprendesse a tocar violino.

8. Proporcionais – indicam a proporção em relação ao fato expresso na oração principal. Ex.: À medida que se aproximava a hora do exame, a tensão aumentava. 9. Temporais – Indicam o momento, a época, o tempo de ocorrência Do fato expresso na oração principal. Ex.: Houve protestos depois que o diretor saiu.

EXERCÍCIOS Acrescente às orações abaixo subordinadas que expressem a circunstância indicada. O mundo morrerá asfixiado pela fumaça, envenenado pelas águas (condição) se o homem não diminuir a poluição. caso o homem não diminua a poluição. desde que o homem não diminua a poluição. a menos que o homem diminua a poluição. salvo se o homem diminuir a poluição.

b) A história em quadrinhos ainda é muito criticada (concessão) embora tenha um grande público. ainda que tenha um grande público. mesmo que tenha um grande público. por mais que tenha um grande público. se bem que tenha um grande público. c) O autor do livro se emocionou (tempo) quando ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. logo que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. assim que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. mal ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.