As formas de relevo Prof. Neno - 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Relevo terrestre e suas formas fundamentais
Advertisements

O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Título - RELEVO BRASILEIRO: Classificação do relevo brasileiro
A Dinâmica da Crosta Terrestre
Sistema Terra – Dinâmica da Litosfera
Professor Fabio Limeira
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
RELEVO TERRESTRE O relevo terrestre corresponde às diversas configurações e diferenças de nível da superfície terrestre: montanhas, planaltos, depressões.
O RELEVO DO MUNDO DESENVOLVIDO
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
O Relevo Brasileiro Prof. Felipe. Estrutura geológica.
Antonio Neto Lima Bonfim
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Agentes externos de formação do relevo e Tipos de relevo
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Geografia 7º A ; 7º B Tema: Meio Natural Subtema: Relevo Unidade 1: Grandes conjuntos de relevo.
Saionara Pires Rodrigues - Cientista Social UFRGS
PLANALTO – superfície relativamente plana ou acidentada, formada por erosão e geralmente acima de 200 m de altitude. PLANÍCIE - superfície plana, formada.
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Módulo 17 – Brasil: relevo, hidrografia e litoral
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Professor Luciano Henrique
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
AGENTES INTERNOS: O VULCANISMO
Relevo e estrutura geológica
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
CAPÍTULO 6 – RELEVO DO BRASIL
Relevo e solo – formação e classificação
Agentes do relevo Prof. Cisso.
BOM DIA.
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA Prof. Paulo 1.
Crédito : JEFERSON B.SANTOS
Capítulo 7 – Estrutura geológica
Morfologia do Relevo - Grandes estruturas: Os registros de fósseis descobertos nos Andes, revelam que as Cordilheiras emergiam de oceanos.
O que é Relevo? Professor Jefferson.
TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
RELEVO.
Relembrando a litosfera
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
RELEVO.
Capítulo 8 – As estruturas e as formas do relevo
RELEVO BRASILEIRO Professor Edu Marinho.
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Tempo Geológico Também conhecido como tempo da natureza.
Centro de Ensino Superior do Amapá
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
AGENTES EXÓGENOS Atuam na superfície, modificando as formas preexistentes. A intensidade da ação destes agentes depende do clima (pluviosidade, temperatura.
Dinâmicas interna e externa do Planeta Terra
Relevo: relevo brasileiro
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA
ESTRUTURA GEOLÓGICA A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE
(Agentes internos e externos)
PRINCIPAIS TIPOS DE RELEVO
Gay-Lussac Prof. José Victor
Prof. José Victor 2 período 2015
Relevo brasileiro. Processo de Formação Fatores Endógenos – agentes internos -Formaram o relevo Ex.: Tectonismo e Vulcanismo Fatores Exógenos – agentes.
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA.
Estrutura geológica – o conjunto de diferentes rochas de um lugar e os vários processos geológicos sofridos por elas dão aos terrenos desse lugar uma.
GEOLOGIA E MORFOLOGIA DO RELEVO BRASILEIRO
Dinâmica Geológica e formas da Litosfera
Deriva Continental Prof.: Alexandre Lima. A Formação da Terra resulta do resfriamento do magma.
Coluna Geológica Eons: Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico;
Estrutura da Terra. Profº. Carlos Viana.
Estrutura geológica Brasil
As principais formas de relevos terrestre
Agentes Formadores de Relevos
O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Transcrição da apresentação:

As formas de relevo Prof. Neno - 2011

A DERIVA CONTINENTAL Formulada pelo geólogo alemão alfred Wegener, em 1912; Wegener, postulou que as terras emersas formavam um único continente, denominado Pangéia, e que depois teria se fragmentado; Evidencias fósseis e semelhanças entre as estruturas do relevo principalmente da costa das Américas e da costa africana; A deriva continental deixou de ser uma intuição genial e se transformou em ciência, durante a Segunda Guerra Mundial , quando iniciou o uso de sonar, possibilitando o estudo detalhado dos oceanos.

PANGÉIA

O relevo e seus agentes:agentes internos – modeladores do relevo Agentes internos ou (endógenos): tectonismo, vulcanismo e os terremotos; Tectonismo – quando as forcas atuam verticalmente são chamados de movimentos epirogenéticos provocam fraturas ou falhas e podem ocorrer terremotos de grandes magnitudes; Quando ocorrem de forma horizontal ou orogenéticas podem encurvar o relevo provocando dobramentos, as dobras formam montanhas e cordilheiras.

Agentes externos: esculpidores do relevo Agentes externos ou (exógenos): a água ( rios(erosão fluvial), mares( erosão marinha), chuvas(erosão pluvial), geleiras( erosão glacial); o vento (eólico); e os seres vivos; Intemperismo:é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas. Intemperismo químico:O principal agente do intemperismo químico é a água; Intemperismo fisico: Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura.

A SUPERFÍCIE DA TERRA Três grandes estruturas constituem as terras emersas: os escudos cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos; Escudos cristalinos- são dobramentos e maciços antigos, surgidos dos choques continentais que formaram a Pangéia, onde são encontradas as jazidas minerais; Bacias sedimentares- podem ser formação antiga ou recente, as mais antigas se formaram pelo processo erosivo no Paleozóico e no Mesozóico, a mais recente originaram-se de sedimentação Cenozóica, nas bacias sedimentares é que são encontrados o petróleo e o gás natural; Dobramentos modernos- originaram-se do entrechoques no início do Terciário, são cadeias de montanhas, nas quais se encontram vulcões e as fraturas da crosta terrestre.

As formas de relevo- continentais As formas de relevo mais comuns são:os planaltos, as planícies, as depressões (relativas ou absolutas), e montanhas. Planalto- onde a erosão supera a sedimentação, situam-se entre 200 metros a 2000 metros , em alguns planaltos nas bordas existem escarpas que chamamos de serras; Planícies- apresentam poucas irregularidades a maior parte encontra-se em baixas altitudes ate 100 metros, neste relevo a sedimentação supera a erosão;

Depressões – são formadas por processos de erosão; Depressão relativa- apresentam superfície mais baixo que o relevo ao redor, variam de 100 a 500 metros de altitude; Depressão absoluta- são áreas situadas abaixo do nível do mar – Mar morto na Ásia localizado a 395 metros abaixo do nível do mar; Montanhas – são formadas por ação das forcas tectônicas, são divididas em velhas nas eras geológicas antes do período Terciário. E jovens cadeias de montanhas pos período terciário são geralmente de maiores altitudes.

HISTÓRIA GEOLÓGICA

O relevo oceânico Talude Continente Plataforma continental Planície abissal Dorsal Sedimentos Crosta oceânica 4 O litoral brasileiro

Relevo submarino Plataformas continentais- margeiam os continentes , apresentam profundidade de 200 metros , nessas regiões e que se encontram os grandes cardumes; Taludes- uma forma de relevo que apresentam uma declinação acentuada em direção ao alto mar e podem chegar a 3000 metros de profundidade è a área de transição entre a plataforma e a planície abissal;

Planície Abissal- áreas extensas e de grandes profundidades e variam de 5000 metros ate 11000 metros o local mais profundo dos oceanos no pacifico oeste - as Fossas Marianas. apresenta uma grande variedade de relevo : extensas planícies; dorsais oceânicas .