ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VALORES DE UMA IGREJA EM CÉLULAS
Advertisements

Aspectos Preliminares Sobre Dons Espirituais:
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
O milagre da multiplicação
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
MISSÃO E VISÃO DA COMISSÃO DE ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO VIVENCIAL (CAEV) 1.Definir e articular as competências básicas que expressam o perfil de um Líder.
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
Quais são os ingredientes de um casamento feliz?
Aspectos Preliminares – Efésios 4: 12-16:
Dons Espirituais – Como descobrir o meu?
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
A PARÁBOLA DA CASA DE PEDRA
06: Os deveres para com o próximo (IV)
OS DONS ESPIRITUAIS Pr. Alandelon de Melo.
LIÇÃO 2 O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
Quem é você no Corpo de Cristo?
Dons Espirituais Mordomia dos
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
42) E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração 43) Em todos eles havia.
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
OS DONS ESPIRITUAIS.
A VIDA NA IGREJA É DESENVOLVIDA PELA PRÁTICA DA MUTUALIDADE CRISTÃ.
1 – Por que falar sobre Dons Espirituais?
Servir com alegria e eficácia
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
Recomendações para 2013 Colossenses 3:11-17.
Igreja: Família de Deus
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
Dons Espirituais: Chaves Para o Ministerio
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
IGREJA DE CRISTO- Fortaleza Ce LIÇÃO N. 08
IGREJABATISTABRASILERIA
Chamados para Servir 2ª Timóteo 1.9 Texto bíblico:
Crescendo em Comunidade Os desafios da comunhão
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
O Espírito capacita a Igreja
É inspiradaé útil ensinar condenar corrigir ensinar para que o servo de Deus esteja  16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para.
13 Questões práticas da vida cristã. 13 Questões práticas da vida cristã.
“A Volta do Filho Pródigo”
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
RM 13:11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
16 O ministério de Paulo. 16 O ministério de Paulo.
Como Descobrir meus Dons Espirituais
ESSENCIAIS DA IGREJA Engrenar.
O Coração de um Líder Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
O Coração de um Líder.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Para um Tempo como Este Por Dr. Ella Smith Simmons
“NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS!”
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
Série sobre Dons Espirituais
2. Uma comunidade carismática
Onde os membros encontrarão um ambiente propício para desenvolver seus dons, experimentar o sacerdócio de todos os crentes e o poder do Espírito Santo.
OS DONS ESPIRITUAIS.
CURSO LIDERANÇA CRISTÃ
"O que a Bíblia diz sobre o crescimento da igreja?"
Dons Espirituais Ferramentas de Deus para edificação do corpo de Cristo Aula 2: Acima de tudo Unidade.
VIVÊNCIA DONS DO ESPÍRITO FERRAMENTAS de Deus para Edificação do Corpo de Cristo Professores: Eber Hávila Rose Luiz Felipe S. de Figueiredo.
TEXTO BÍBLICO: “ Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um.
Rev. Stephen Bryant Junta Geral de Discipulado da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos.
TLC - Treinamento de Líderes de Células
MEUS DONS ESPIRITUAIS. A igreja é mais do que uma organização; é um organismo.A igreja é mais do que uma organização; é um organismo. Paulo descreve a.
O MESTRE DIANTE DE DEUS (Rm 12:6,7; Ef. 4:11). I – CHAMADO POR DEUS (2Tm. 2:2; Mt. 28:19) O mestre é a pessoa chamada e capacitada por Deus para exercer.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I

INTRODUÇÃO Não há nada no serviço prático cristão que seja mais importante do que o reconhecimento e o uso dos dons do Espírito. Embora muitos crentes tenham manifestado possuí-los e os tenham usado através dos séculos, somente nos últimos anos a igreja tem colocado maior atenção nesse aspecto do ministério do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO O propósito deste tema é envolver os ouvintes em um processo de identificação e uso dos dons espirituais na igreja. Este processo pressupõe: A compreensão de que todos os cristãos foram habilitados e capacitados por Deus de maneira individual para servir na igreja e no mundo. 2. Que os dons e o chamado a servir são elementos inseparáveis. E que, quando as pessoas servem na área para as quais têm dons, contribuem significativamente para o crescimento de discípulos e igrejas saudáveis.

Mas como identificar esses dons gerados pelo Espírito?

Identificação e uso dos dons espirituais Os dons espirituais são ingredientes imprescindíveis para habilitar uma igreja em constante crescimento. O ponto-chave é “colocar os crentes onde eles sejam úteis”. Se todos os cristãos se envolverem de acordo com seus dons espirituais, eles serão utilizados no ministério onde são mais proveitosos. As igrejas crescentes não podem se desinteressar de cristãos em desenvolvimento. Portanto, apenas quando os cristãos identificam sus dons, compreendem seu significado e o exercitam corretamente, poderão crecer.

POR QUE É TÃO IMPORTANTE IDENTIFICAR E USAR OS DONS ESPIRITUAIS?

Importância da identificação e uso dos dons espirituais O Novo Testamento apresenta três importantes listas de dons, os quais são dados para a edificação do corpo de Cristo (Ef 2:12). Por isso, é necessário desenvolver uma compreensão mais profunda dos dons espirituais e como eles podem ser usados em uma igreja discipuladora.

Importância da identificação e uso dos dons espirituais As seguintes razões justificam a importância da identificação e o uso dos dons espirituais: Contribui para a compreensão da vontade de Deus para sua vida. 2. Ajuda-o a definir o que Deus não lhe chamou a fazer. 3. Ajuda a não sentir responsabilidade por não servir naquilo para o que Deus não o escolheu.

Importância da identificação e uso dos dons espirituais 4. Ajuda-o a entender como o Espírito Santo trabalha através de você. 5. Preenche uma profunda necessidade ou vazio interior em sua vida. 6. Contribui para a complementação e unidade do corpo de Cristo.

Importância da identificação e uso dos dons espirituais 7. Capacita-o para cumprir a vontade de Deus em sua vida. 8. Aumenta sua auto-estima e aceitação pessoal, o realiza e produz satisfação do dever cumprido.

uso dos dons espirituais Desenvolvimento sustentável Identificação + uso dos dons espirituais = Desenvolvimento sustentável

O QUE SE DEVERIA SABER A RESPEITO DOS DONS ESPIRITUAIS NO PROCESSO DE SUA IDENTIFICAÇÃO E USO?

A partir do contexto das Escrituras, é possível afirmar que: 1. Cada cristão tem um dom espiritual. 2. Os dons e o chamado são a base do serviço ministerial: eles são inseparáveis. A força propulsora para o ministério em uma igreja discipuladora está em encontrar lugares específicos para cada pessoa, a fim de que, com fidelidade e regozijo, ela possa desempenhar suas funções com o amor de Jesus Cristo. 3. Os cristãos se complementam uns aos outros através de suas diversas funções no corpo.

4. Cada cristão pode ter uma “combinação de dons” diferentes. 5. Há diversos graus de possessão de dons. 6. Há uma diferença entre os dons espirituais e as responsabilidades cristãs seculares.

Como identificar os dons espirituais para seu uso posterior?

Algumas sugestões para a identificação e uso dos dons espirituais: 1. Abra seu coração a Deus em oração e medite em 1 Coríntios 12-14, Romanos 12:3-9, Efésios 4:7-13, 1 Pedro 4:10, 11. Depois disso, responda: “Por que eu necessito descobrir meus dons espirituais?” 2. Esteja pronto para aplicar seus dons onde forem necessários com maior urgência. Faça uma avaliação de sua capacidade potencial (Rm 12:3), o que o levará a descobrir seu lugar e função no corpo (Rm 12:4, 5).

3. Ao mesmo tempo, informe-se a respeito das possibilidades de aplicação de seus dons identificados. 4. Comece a usar o dom com o ministério que lhe foi confiado. 5. Distinga entre o dom do Espírito, que é a própria pessoa do Espírito Santo (At 2:38), e os dons do Espírito, que são determinadas habilidades e capacidades espirituais.

6. Estabeleça a diferença entre os dons (capacidades de natureza espiritual e eclesial geradas pelo Espírito) e as competências ou aptidões humanas (de caráter natural). 7. Experimente o seu dom tanto quanto seja possível, lembrando que os dons e os serviços ministeriais deverão se corresponder. 8. Avalie sua eficácia e sucesso na aplicação de seu dom ministerial. 9. Solicite ao pequeno grupo do qual é membro que pondere sobre seu serviço, que reconheça o dom que você manifesta ter e o confirme. 10. Use uma ferramenta formal de avaliação de dons espirituais.

Conclusão Segundo a evidência bíblica apresentada, é possível afirmar que: 1. Cada cristão é dotado por Deus com um dom para seu ministério em particular. 2. Deus provê à comunidade de fé todos os dons necessários para seu pleno crescimento e missão. A igreja percebe a presença desses dons em seus membros, já que eles necessitam da ajuda de outros para identifica-los, reconhecê-los e chamá-los ao ministério.

Conclusão 3. A igreja que ajuda seus membros a descobrir e viver o chamado de Deus para o ministério deles é transformada, pela graça de Deus, em uma comunidade discipuladora de membros responsáveis, reprodutivos, e cumpre a grande comissão evangélica deixada pelo Senhor (Mt 28:19, 20).