O Livro de I Pedro - 1° Estudo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I Epístola de João.
Advertisements

Sofrimento e esperança
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
SEJAM BEM VINDOS INTERCESSORES
A Oração.
A GRAÇA DA ADORAÇÃO 3 A GRAÇA DA ADORAÇÃO 3. PERCEBEMOS QUANDO... Admiramos… Contemplamos… Observamos… Estamos sob a ação da obra ADORAÇÃO Nos relacionamos.
O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
V F 1. Todos os mortos ressuscitarão ao mesmo tempo, na 2ª vinda. 2. O milênio ocorrerá antes que Jesus volte. 3. No fim do milênio o diabo será.
BENEFÍCIOS DA EXPIAÇÃO Lição 11 para o dia 13 de Dezembro de 2008.
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo
o acordar da consciência
EPÍSTOLA DE TIAGO Vencendo sua carne
EPÍSTOLA DE TIAGO José Adelson de Noronha. Autor: Tiago, de Jerusalém, aos cristãos judeus no estrangeiro Data: Cerca do ano 48. Talvez seja o primeiro.
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
De 1 a 3 a exigência de uma vida cristã sadia;
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
As Epístolas Gerais II Estudo 03 Santidade e Vida Cristã
As Epístolas Gerais Tg/Pe/Jo/Jd Estudo 5 Cuidados necessários
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
1 Pedro 3,15-18 Caríssimos: Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
Como promover o crescimento mútuo?
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 4.
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO EVANGELHO DO APOCALIPSE? Evangelho significa boas novas. O Livro do Apocalipse revela a beleza do amor de Deus.
SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
RECOMENDAÇÕES PARA A IGREJA
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
“O SEGREDO DE VIVER BEM”
Pr. Rodrigo Marques Gutierrez
Pr. Jaziel Rodrigues.
1.
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE
Fortalecidos no Senhor e na Força do Seu Poder
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
Meus irmãos e minhas irmãs;
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Ave Maria Comentada.
Hebreus 10 Seguir a Cristo
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
JURAMENTO E ORAÇÃO Tiago 5:12-20.
ESSENCIAIS DA IGREJA Engrenar.
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
Pr. Deroci Texto Base: II Pedro 1.10
Certezas Sobre o Arrebatamento
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
Assunção de Maria.
Carta de Paulo a Filemon
Uma mulher cheia de Graça!
Os Benefícios da Justificação Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 4.
1. Sua percepção sobre Deus pode estar errada.
Transcrição da apresentação:

O Livro de I Pedro - 1° Estudo Pr. Deroci

O Livro de I Pedro Texto Base: 1 Pedro 1.3 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança...”.

O Livro de I Pedro Pedro escreveu as Epístolas a fim de encorajar os crentes que se tornaram vítimas da perseguição do Império Romano.

O Livro de I Pedro Submissão e Sofrimento são a tônica da Primeira Epístola de Pedro, ou seja, devemos nos alegrar pela condição de co-participantes do sofrimento de Cristo, I Pedro 4.13

O Livro de I Pedro Ser sóbrio e vigilante é orientação constante na 1 Epístola de Pedro: 1 Pedro 1.13. 1 Pedro 4.7. 1 Pedro 5.8.

O Livro de I Pedro Em 1 Pedro 1.3-5 Pedro relembra-nos os aspectos da Salvação efetuada, em nós, por Cristo.

O Livro de I Pedro Em 1 Pedro 1.6-12 Pedro relembra-nos os aspectos primordiais da FÉ, mais preciosa que o ouro perecível.

O Livro de I Pedro Em 1 Pedro 1.13-17 Pedro ressalta os aspectos da SANTIDADE que devemos vivenciar a partir da vigilância constante.

O Livro de I Pedro Em 1 Pedro 1.18-21 Pedro ressalta o alto preço do nosso resgate – o precioso sangue do Cordeiro de Deus – Jesus Cristo.

O Livro de I Pedro Em 1 Pedro 1.22-25 Pedro orienta-nos a viver a Santidade em Amor, na comunhão, mostrando a insignificância da carne.

O Livro de I Pedro MEDITAÇÃO FINAL – com Pedro, em sua Epístola, aprendemos a lição – viver uma vida cristã exemplar em amor fraternal.

LIVRO DA PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PEDRO

AUTOR: Pedro, o apóstolo Este não era o Simão Pedro do começo, impulsivo e cheio de fraquezas, a quem Cristo chamou de Simão, Mc 14:37: Lc 22:31; Jo 21:15-17, mas o Pedro que, segundo Cristo profetizou, se converteria numa rocha, Jo 1:42 - o mesmo homem que havia sido disciplinado durante anos de sofrimentos e provas, e havia sido fortalecido com o batismo no Espírito Santo. A carta, evidentemente, pertence aos últimos períodos de sua vida.

DATA E LUGAR Entre 64-66 dc. A Babilônia à qual se refere no versículo 5:13, pode não ser a cidade às margens do rio Eufrates. Muitos crêem que era Roma, chamada figuradamente Babilônia.

DESTINATÁRIOS: Os eleitos espalhados através da Ásia Menor. Provavelmente, a todo o corpo de cristãos dessa região, tanto judeus como gentios. Pedro envia esta mensagem espiritual de ânimo, instrução e admoestação, especialmente às igrejas fundadas por Paulo.

PROPÓSITO: Ao escrever esta carta, Pedro obedeceu duas ordens específicas dadas por Jesus: (1) Animar e fortalecer aos irmãos, Lc 22: 32. (2) Alimentar o rebanho de Deus, Jo 21:15-17.

PALAVRA CHAVE: Sofrimento. Ocorre quinze vezes ou mais na carta. TEXTO CHAVE, 4:1.

No capítulo 2, Pedro importa-se com a necessidade de ensinar aos cristãos como viver em uma sociedade não cristã. Ele trabalha três aspectos que veremos: Entendendo a Vida Cristã (vivendo entre os não cristãos) Entendendo a Vida Cristã (vivendo entre as autoridades) Entendendo a Vida Cristã (vivendo em ambiente de trabalho)

Vivendo entre os não cristãos 1Pedro 2:11-12 I. Somos estranhos nesta Terra V. 11. Comungando (amados) Ensináveis (exorto-vos)-Animar, incentivar, estimular, induzir, conversar, advertir, admoestar, aconselhar, ensinar. Com consciência (exorto-vos, como peregrino e forasteiros que sois) Sóbria abnegação (a vos absterdes das paixões carnais) Equilíbrio emocional (não fazendo guerra contra a alma)

II. Somos embaixadores de Cristo – v. 12 Integridade (mantendo exemplar) Pró- ativo ( o vosso procedimento) Expostos (no meio dos gentios) Sem amargura, rivalidades ( pois naquilo que falam de vós outros como de malfeitores) Benigno (observando-vos em vossas boas obras) Motivo de glória (glorificando a Deus no dia da visitação)

O Livro de 1 Pedro TEXTO BASE: 1 Pedro 3.15 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós”.

O Livro de 1 Pedro TEXTO APOIO: 2 Timóteo 2.15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da Verdade”.

O Livro de 1 Pedro A Vida Exemplar dos Cristãos: O amor é forte como a morte - Cantares 8.6.

Exortação às esposas. Exortação aos maridos. 1 Pedro 3.1-6. O Livro de 1 Pedro Exortação às esposas. 1 Pedro 3.1-6. Exortação aos maridos. 1 Pedro 3.7.

O Livro de 1 Pedro O Amor fraternal entre os irmãos – 1 Pedro 3.8-10: Todos de igual ânimo. Compadecidos. Fraternalmente amigos. Misericordiosos. Humildes.

O Livro de 1 Pedro Quem deseja ver dias felizes deve – 1 Pedro 3.10-11. 1. Refrear a sua língua do mal. 2. Evitar que os seus lábios falem dolosamente. 3. Apartar-se do mal e praticar o que é bom. 4. Buscar a paz e empenhar-se por alcançá-la.

O Livro de 1 Pedro Quem assim viver saberá que – 1 Pedro 3.12. Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às sua súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.

O Livro de 1 Pedro Se sofrermos por causa da Justiça somos bem-aventurados – 1 Pedro 3.12-14. “Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois...”

O Livro de 1 Pedro Quem assim viver saberá que – 1 Pedro 3.12. Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às sua súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.

O Livro de 1 Pedro Se santificarmos a Cristo, como Senhor, em nossos corações, ficarão envergonhados os que difamam o nosso bom procedimento em Cristo – 1 Pedro 3.15-16.

O Livro de 1 Pedro Em Cristo, temos a garantia, Cristo morreu, por nós, uma única vez, o justo pelos injustos, para nos conduzir a Deus – 1 Pedro 3.18.

O Livro de 1 Pedro O Senhor Jesus, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes – 1 Pedro 3.22.

O Livro de 1 Pedro MEDITAÇÃO FINAL – “Jesus Cristo, o Nazareno, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos...porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” – Atos 4.10-12.

O Livro de 1 Pedro Texto Base: 1 Pedro 4.2 “Para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus”.

O Livro de 1 Pedro O Apóstolo Pedro trata da necessidade da “morte” para o pecado e a pureza da vida, em seu capítulo 4.

O Livro de 1 Pedro Devemos abandonar concupiscências, orgias, bebedices, e, ainda, detestáveis idolatrias – 1 Pedro 4.3.

O Livro de 1 Pedro O Apóstolo orienta-nos que, não devemos temer aqueles que nos difamam e que estranham o fato de não mais concorrermos, com eles, o excesso de devassidão, pois os mesmos hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos.

O Livro de 1 Pedro O Apóstolo anuncia: o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações.

O Livro de 1 Pedro O Apóstolo continua orientando: sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração, servindo uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus e, assim, o Senhor será glorificado, por meio de Jesus Cristo.

O Livro de 1 Pedro O Apóstolo orienta-nos, ainda, quanto ao fato de sermos co-participantes dos sofrimentos de Cristo pois, assim, sobre nós, repousa o Espírito da Glória de Deus – 1 Pedro 4.14.

O Livro de 1 Pedro Não devemos sofrer como assassino, ladrão ou malfeitor, ou, ainda, como quem se intromete em negócios de outrem, mas sofrer como cristão, glorificando a Deus. 1 Pedro 4.15.

O Livro de 1 Pedro O Apóstolo traz o seguinte questionamento para nossa reflexão... E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim o pecador? 1 Pedro 4.18.

O Livro de 1 Pedro O Senhor Jesus já nos orientara: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela)...apertado é o caminho que conduz para a vida”. Mateus 7.13-14.

O Livro de 1 Pedro O Apóstolo chega a nos consolar com a seguinte afirmação: os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem sua alma ao fiel Criador, na prática do bem. 1 Pedro 4.19.

O Livro de 1 Pedro Serve-nos, aqui, a orientação de Tiago “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” – Tiago 4.17.

O Livro de 1 Pedro No capítulo 5, o Apóstolo Pedro traz advertências aos Pastores e seus auxiliares: devemos pastorear o rebanho de Deus como “modelo”, aguardando, do Supremo Pastor, a incorruptível Coroa de Glória – 1 Pedro 5.2-3.

O Livro de 1 Pedro Aos jovens, um recado: sede submissos aos que são mais velhos. A nós, todos, um recado: tratarmos, uns aos outros com toda humildade, porque Deus resiste aos soberbos, concedendo graça aos humildes – 1 Pedro 5.5.

O Livro de 1 Pedro O conselho básico: humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5.6.

O Livro de 1 Pedro O Apóstolo traz a nós a certeza de que sofrimentos iguais aos nossos estão ocorrendo em nossa irmandade espalhada pelo mundo – 1 Pedro 5.9.

O Livro de 1 Pedro O Apóstolo traz, também, uma advertência: o diabo, nosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar – 1 Pedro 5.8.

O Livro de 1 Pedro Com Elias aprendemos que o Senhor sempre tem remanescentes entre o seu povo, ou seja, sempre haverá joelhos que não se dobram perante baal. 1 Reis 19.18.

O Livro de 1 Pedro Temos a segurança celestial contida em “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” – Salmos 34.7.

O Livro de 1 Pedro Porém, temos a orientação bíblica: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros” – Tiago 4.7,8.

O Livro de 1 Pedro MEDITAÇÃO FINAL – o Deus de toda Graça, que em Cristo nos chamou à sua eterna glória, Ele mesmo nos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar – 1 Pedro 5.10.