Comentários sobre Central banks and financial crises Monica Baumgarten de Bolle.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contas Externas Brasileiras Carlos Thadeu de Freitas Gomes Seminário APIMEC 40 anos Rio de Janeiro, 17 de Maio de
Advertisements

DEMANDA AGREGADA: CURVAS DE CURTO E LONGO PRAZO
Assessoria Econômica da FEDERASUL
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Juros no Brasil e no Mundo.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Brasília, março de 2009 A crise internacional e repercussões: situação brasileira em março de 2009 Jorge Abrahão de Castro IPEA.
Seminário de Conjuntura – Para onde deve/devia ir o câmbio no Brasil? Monica Baumgarten de Bolle IEPE/Casa das Garças 25/03/2011.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Moeda e mercado cambial
Moeda e mercado cambial
Preços e produto numa economia aberta
Conjuntura e Política Econômica
XXI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICA ECONÔMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 07 E 08 DE OUTUBRO DE 2009 PAINEL 3 - A Crise Global, a Indústria e o.
Fundamentos de Economia
DEMANDA AGREGADA: CURVAS DE CURTO E LONGO PRAZO
MACROECONOMIA ABERTA: TAXA DE CÂMBIO.
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
Fundamentos de Economia
Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Ciclos Reais de Negócios
Instrumentos de Política Macroeconômica
MACROECONOMIA Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
SISTEMA MONETÁRIO.
Cenário para 2006/2007 Aliança José Márcio Camargo Novembro 2006.
Inflação.
Crise Financeira EUA Reflexos no Brasil
RESPOSTAS DAS QUESTÕES CAP. 12 E 16
A lei de Say Jean Baptiste Say David Ricardo John Stuart Mill
Política Monetária no Brasil
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Parte II: Determinantes do Produto
Mercado Financeiro e de Capitais
CURVA IS EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
Aloisio Araujo FGV / IMPA 20/ 05 / 2009
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
Macroeconomia Ecológica
Mauá Investimentos Brasil: Perspectivas Macroeconômicas Por Luíz Fernando Figueiredo Porto Alegre, 12 de abril de 2006.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Atuação : Meios de Pagamento (Títulos Públicos e Taxas de Juros)  Muda o Custo e o nível de Oferta de Crédito  É executada.
Mario RodarteFinanças Públicas 4. Financiamento dos gastos públicos.
A CRISE DE 2008 – ORIGENS E CONSEQUÊNCIAS
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Arno Hugo Augustin Filho Secretário do Tesouro Nacional Brasília, 03 de julho de 2007 RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Avaliação e Cumprimento de Metas – 1 o Quadrimestre.
Introdução às Políticas Fiscal e Monetária Equilíbrio real e monetário Situações de desequilíbrio Demanda agregada da economia Política fiscal Política.
Introdução Análise IS-LM: Visão geral
Plano Real Aula 10 – 22/10/2010.
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Ambiente Financeiro Brasileiro
Introdução à Macroeconomia
Realização Apoio “Millenium nas Redações” ‘Reflexões sobre o cenário econômico’ Zeina Latif economista-chefe da XP Investimentos Apresenta:
Realização Apoio “Millenium nas Redações” ‘Conjuntura Econômica’ com Zeina Latif XP Investimentos Apresenta:
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Desafios de política monetária Março de 2010 Fundo Monetário Internacional Nicholas Staines FMI, Departamento de África
CENÁRIO ECONÔMICO. MUDANÇA DE RUMO DE POLITICA ECONÔMICA  FIM DE POLITICAS ANTICÍCLICAS BASEADO NO ESTIMULO DA DEMANDA  AJUSTE FISCAL  REALINHAMENTO.
POUPAR Aumenta a capacidade de enfrentar situações imprevistas Permite a satisfação de necessidades de longo prazo Prescindir de consumir no presente para.
POLÍTICAS ECONÔMICAS. POLÍTICAS ECONOMICAS  Políticas Econômicas - são as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam.
ECONOMIA MONETÁRIA. A ORIGEM DA MOEDA (MODELO DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS) 1. OS ECONOMISTAS SEMPRE TIVERAM DIFICULDADES EM DEFINIR MOEDA E ECONOMIA MONETÁRIA;
1 Luiz Fernando Figueiredo IBCPF - Junho de 2001 Banco Central do Brasil A Conjuntura Econômica e a Importância do Planejamento Financeiro.
Bresser e Mailson: o fim do governo Sarney Amaury Gremaud Economia Brasileira Contemporânea.
Cenário Macroeconômico Abril/2016. Economia Internacional Economia Doméstica.
Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 7 C A P Í T U L O © 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Agregando Todos.
K:\Screenshows\Gib\2000\G-Jul\2000gl395\2000gl395_ss Alternativas de Financiamento Mercado de Capitais Internacional Telebrasil Maio de 2002.
Objetivos e Instrumentos
Inflação Aula 9.
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
Monica Baumgarten de Bolle IEPE/Casa das Garças 01/07/2011
Transcrição da apresentação:

Comentários sobre Central banks and financial crises Monica Baumgarten de Bolle

Galanto Consultoria2 3 Blocos de Críticas ao Fed: 1. Pressões políticas – Fed é o menos independente dos três bancos centrais. 2. Sensibilidade excessiva aos problemas do sistema financeiro. 3. Falhas no entendimento dos mecanismos de transmissão da política monetária.

Galanto Consultoria3 Sensibilidade Excessiva Desenho e aplicação das funções de MMLR equivocadas – mais e não menos moral hazard. Instrumentos de provisão de liquidez, particularmente TAF e TSLF, pouco transparentes, especialmente quanto à precificação dos ativos cognitive regulatory capture. Ok, mas alternativa?

Galanto Consultoria4 Sensibilidade Excessiva Resgate do B&S não pq fosse too big to fail, mas sim too inter-connected to fail. Papel claro para o MMLR – dar liquidez contra ativos sem mercado. Mas como precificar os ativos?

Galanto Consultoria5 Sensibilidade Excessiva Banco central não deve se envolver em problemas de insolvência – isto é da alçada do Tesouro. Ok, mas e a distinção entre insolvência e iliquidez no meio de uma crise? Tendência a usar o instrumento de política monetária para enfrentar os problemas financeiros. Há instrumentos mais eficazes, como demonstraram (em parte) o BCE e o BoE.

Galanto Consultoria6 Mecanismo de Transmissão da PM Sobre-utilização do Fed Funds falhas no entendimento do mecanismo de transmissão. 6 Críticas Fundamentais: As controversas: 1. Má utilização do Precautionary Principle – Foco no risco extremo (fat tails) de colapso da atividade – grau de aversão ao risco patológico. Mishkin (2008), Feldstein (2007). Contrações econômicas não são irreversíveis – há instrumentos para aliviá- las quando ocorrem. Inflação bem menos reversível. Usar o argumento da Grande Depressão como counter-factual não vale -- governo não soube utilizar os instrumentos de política monetária e fiscal.

Galanto Consultoria7 Mecanismo de Transmissão da PM 6 Críticas Fundamentais (cont.): As controversas 2. Housing Wealth Isn´t Wealth (NBER WP 14204) – importância exagerada do colapso dos preços sobre a atividade econômica. Argumento intertemporal: agentes que vão futuramente trade up (i.e. jovens) -- beneficiados pela queda de preços; agentes que não vão mais trade up (idosos) são prejudicados. Na média, a existência de uma geração compensa a outra, tal que o efeito riqueza final é relativamente pequeno. MEW: elevação dos preços relaxa as restrições de crédito, aumentando o consumo presente. Queda nos preços deveria exercer o efeito contrário. Buiter: endividamento associado ao relaxamento da restrição de crédito deverá ser quitado futuramente, o que implica que o valor presente (a taxas de mercado) do consumo presente e futuro não é afetado pela existência do MEW. Será? Meio Equivalência Ricardiana.

Galanto Consultoria8 Mecanismo de Transmissão da PM 6 Críticas Fundamentais (cont.): As difíceis de refutar: 3. Foco equivocado nas medidas de núcleo de inflação. Relinhamentos mais permanentes de preços relativos + rigidez no cp = inflação estrutural, que pode contaminar reajustes de outros preços/salários. 4. Pouca atenção à evolução dos agregados monetários pré- crise – magnitude do credit boom não foi adequadamente apreciada. Fed (2006): M3 does not appear to convey any additional information about economic activity that is not already embodied in M2. The role of M3 in the policy process has diminished greatly over time. Consequently, the costs of collecting the data and publishing M3 now appear to outweigh the benefits.

Galanto Consultoria9 Mecanismo de Transmissão da PM 6 Críticas Fundamentais (cont.): To be seen Entendimento equivocado da magnitude do ajuste necessário para eliminar os desequilíbrios fundamentais da economia americana. 6. Sobrestimação do impacto da desalavancagem financeira sobre o setor real.