1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP PPG – Programa de Pós-Graduação em Administração Mestrado Acadêmico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro com professores
Advertisements

A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
SÃO PAULO e a POLÍTICA NACIONAL de RESÍDUOS SÓLIDOS 21 de outubro de 2010 DECONT – Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Verde.
Projeto Sacola Verde.
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Economia da Informação
Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (CIATEC) Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento de Empresas (NADE) INCUBADORA AJUDA? Hélio.
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
L. F. Diaz CalRecovery, Inc. Concord, California, USA Projeção em 2009.
FESTIVAL LIXO LEGAL Escola de Educação Básica e Profissional
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Processos Licitatórios
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Desenvolvimento sustentável.
Política Nacional de Resíduos
Legislação para EAD Discutindo os Requisitos Legais dos Instrumentos de Avaliação de Cursos CRISTIANE ALPERSTEDT.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
Heverthon Jeronimo da Rocha Gerente Técnico de Meio Ambienta - URBANA Recife (PE), 07 de Agosto de Ciclo de Debates ABRALATAS 2012.
Agenda 21 nas Universidades
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
Matriz de Indicadores de Sustentabilidade de Coleta Seletiva Roberta Fechine, MSc (UFBA) Luiz Roberto Santos Moraes, PhD, Professor Titular em Saneamento.
“DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS ECO- PONTOS NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA- SP”
Jogo do Projeto Educação para Sustentabilidade
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Modelo para apresentação do desenho da pesquisa
Coleta Seletiva solidária Conheça e participe. Comissão do programa PROFESSORES: PROFESSORES: –Fernando Jesus de Oliveira, –Natal Junio Pires, –Jorge.
Dia do Design Sustentável
Missão Criar condições para o correto tratamento e descarte de todos os resíduos na FEC, promovendo a cultura de uma cidadania responsável em sua comunidade,
Programa de Coleta Seletiva – UNESP/ Rio Claro
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos Equador - $32.
2ª Oficina sobre a PNRS Prof. Dr. Fernando Joaquim Ferreira Maia
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
TRABALHO RESÍDUOS SÓLIDOS E RECICLAGEM
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Universidade Metodista de Piracicaba Piracicaba 14 de maio de 2015.
A Evolução da Reciclagem no Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO – FAE São João da Boa Vista – SP Pós graduação Stricto-Sensu Mestrado Acadêmico Interdisciplinar.
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Quem Somos A Incubadora do UNILASALLE, é atualmente financiada pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, que constitui-se.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Reduzir, reutilizar e reciclar
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP PPG – Programa de Pós-Graduação em Administração Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Disciplina: DDC8 – Economia Solidária Prof. Dr.: LUCIEL HENRIQUE DE OLIVEIRA Mestrando DONIZETI ROMILSON SIDNEY Abril/2014

2 TÍTULO: CASO 8 – Pobreza, meio ambiente e economia solidária: o caso de Piracicaba Ano 2005 Zildo Gallo Lilia A. de T. P. Martins Maria T. M. Peres Título

3 Introdução A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, de 2002, indicava que: a) 24,2% da População Economicamente Ativa (PEA) não tinham carteira de trabalho assinada; b) 22,3% trabalhavam por conta própria; c) 4,2% das pessoas trabalhavam apenas para o próprio consumo; d) 11,7% não tinham nenhum rendimento monetário; e) 27,1% dos trabalhadores recebiam um salário mínimo ou até menos.

4 Projetos: Reciclador Solidário (2001) 40 toneladas/mês R$ 367,00 cada 154 toneladas/mês (2012) R$ 800,00 cada =/piracicaba-reciclou-menos-lixo-em-2011-do-que-em-2010http://portal.rac.com.br/noticias/index_teste.php?tp=nacional&id=/127378&ano=/2012&mes=/05&dia=/01&titulo =/piracicaba-reciclou-menos-lixo-em-2011-do-que-em Publicado em 01/05/2012 Hortas Comunitárias (2003), domesticas, disposição terrenos Introdução

5 Apoio: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares,concebido por meio de uma parceria multi-institucional, envolvendo professores e alunos da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep, a Rede Unitrabalho e a Prefeitura Municipal de Piracicaba. Missão: Transferir conhecimento científico apreendido pela universidade para a comunidade integração social.

2009

Instituto Ambiente em Foco - IAF Educação ambiental – 4 R’s 1º – Repensar, de forma crítica, a necessidade de determinado produto. Além disso, devemos analisar de que forma ele foi produzido e escolher aquele que seja mais socialmente justo e ambientalmente responsável. 2º - Reduzir ao máximo a geração de resíduos, por exemplo: eliminando os desperdícios, rejeitando produtos e embalagens supérfluas, usando plenamente os recursos tal como a frente e o verso das folhas de papel. 3º – Reutilizar os produtos e materiais sempre que possível. Por exemplo, adotando materiais permanentes ao invés de descartáveis. 4º – Reciclar. Esgotados os esforços de redução e reutilização, encaminhar os resíduos para a Reciclagem, por meio da coleta seletiva.

Organização

Fundação Banco do Brasil (FBB) Cooperados – 47 pessoas Apoio

11 CURIOSODADES Avenida Crozet em Genebra, Suíça.Os jardins das casas da vizinhança foram transformados em hortas comunitárias, onde, todos os vizinhos podem desfrutar dos alimentos colhidos nas plantações.