MONITORAMENTO Os seguintes itens devem ser monitorados:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS D’ÁGUA
Advertisements

Medidas de Pressão D’Água
ESTIMATIVA DE RECALQUES
Geografia e Sistemas Hídricos Prof. Dr. Dakir Larara Machado da Silva
Resultados Físico-químicos
Atividades humanas e a variação sazonal
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE APOIO A GESTÃO DA PISCICULTURA
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ ª CONFERÊNCIA SOBRE PLANEJAMENTO INTEGRADO.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PROSAB 5 Tema 4 Sub Tema: Monitoramento Quali-quantitativo
Introdução ao Tratamento de Esgoto
Gestão da coleta de dados de quantidade e
Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
Líquidos percolados, Lixiviados e chorume
O DESTINO DO LIXO.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
ETA da CABEÇA GORDA.
TRATABILIDADE DE EMULSÕES
Patrick Thomas Superintendência de Outorga e Cobrança - ANA 7º Reunião GT-Cobrança Câmara Técnica do Plano de Bacias Comitê das Bacias Hidrográficas dos.
Tratamento de Águas Residuárias
Monitoramento de Aterros Sustentáveis para Municípios de Pequeno Porte
ÁGUA: Conceitos básicos.
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
Orientador – Prof. Dr. Eduardo Cleto Pires
ETE: ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sistemas de Separação por Membrana
CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE LAVAGEM
Ciclo da água Cliviany.
Programa de Monitoramento Limnológico e de Qualidade da Água
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
FLORAÇÃO DE CIANOBACTÉRIAS
Monitoramento É o estudo e o acompanhamento - contínuo e sistemático - do comportamento de fenômenos, eventos e situações específicas, cujas condições.
Parâmetros de Caracterização da Qualidade das Águas
Companhia Riograndense de Saneamento CORSAN
DIRETORIA DE GESTÃO DAS ÁGUAS E DO TERRITÓRIO - DIGAT GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DAS ÁGUAS – GEAG MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS (atualização.
Profa. Dra. Renata Medici
AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E BACTERIOLÓGICA DE POÇOS RASOS "CACIMBAS" DA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE MANAUS (AM). Hillândia Brandão da Cunha 1 ; Sergio Roberto.
Programa de Monitoramento Limnológico e de Qualidade da Água UHE FUNIL.
SISTEMAS DE ESGOTOS E EFLUENTES
Meio Ambiente Tratamento de Água Turma F Warlen Librelon.
Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR
RESÍDUOS SÓLIDOS.
Tratamento biológico de resíduos humanos e agropecuários através de Biossistema Integrado - BSI Apresentação – Definições - Resultados.
Matéria Orgânica e Oxigênio Dissolvido.
Parâmetros - Qualidade de Água
SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
Aqüicultura e pesca Características físico-químicas da água
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
PADRÕES DA QUALIDADE DA ÁGUA
Estudo dos Resíduos Líquidos Gerados nas Principais Estações de Tratamento de Águas do Estado da Paraíba Gesivaldo Jesus Alves de Figueiredo
REUSO DE EFLUENTES DE VEÍCULOS EM LAVA JATO
1. 2 Sumário 1 - Competências relacionadas 2 - Objetos do conhecimento associados às matrizes de referência 3 - Água 4 – Tratamento de Água 5 – Agradecimentos.
Efluentes de Industria Petroquímica
DIRETORIA DE GESTÃO DAS ÁGUAS E DO TERRITÓRIO - DIGAT GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DAS ÁGUAS – GEAG MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS (atualização.
Nit-Dicla-057: Critérios para Acreditação da Amostragem de Águas e Matrizes Ambientais Victor Pavlov Miranda Gestor de Acreditação.
Tratamento Primário Ilustrações. A  Líquido limpo. B  Região de concentração constante. C  Região de concentração variável. D  Região de compactação.
Nutrientes Óleos e graxas.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Análise econômica, técnica e ambiental do processamento da vinhaça
Maria Roseli Pires Ribeiro Deverson Simioni
Avaliação da qualidade das águas do Distrito Federal frente às classes de enquadramento propostas Camila Aida Campos Welber F. Alves, Érica Y. Freitas,
Compostos de Nitrogênio em Águas
Sistemas de Esgotos Sanitários
Poluição nas Bacias Hidrográficas
I Workshop AESAS - Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental "Comissão de Estudo Especial de Avaliação da Qualidade do Solo.
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
Oxigênio Dissolvido em Águas
um estudo de caso no distrito de Porto Trombetas - PA
Transcrição da apresentação:

MONITORAMENTO Os seguintes itens devem ser monitorados: a) comportamento mecânico do aterro; b) funcionamento do sistema de tratamento de percolados; c) quantidade e composição do gás; e, d) qualidade das águas.

a) Comportamento Mecânico do Aterro -Recalques Deslocamentos verticais e horizontais

RECALQUES

DESLOCAMENTOS VERTICAIS

b) Funcionamento do Sistema de Tratamento de Percolados Deverão ser feitas as seguintes análises: - medição da vazão afluente ao sistema, periodicidade semanal. - determinação dos seguintes parâmetros físicos e químicos do afluente e do efluente do sistema de tratamento: DBO, DQO, OD, pH, alcalinidade, condutividade elétrica medida, sólidos em suspensão, turbidez, óleos e graxas, temperatura, nitrogênio amoniacal e total, nitratos e nitritos, e coliformes fecais e totais. A periodicidade destas análises deverá ser trimestral, recomendando-se, devido às variações sazonais na região, que as medições sejam feitas nos meses de janeiro, abril, julho e outubro.

c) Quantidade e Composição dos Gases Este item compreende a realização de inspeções periódicas para verificar a ocorrência de eventuais danos aos drenos de gás. Além disso, dever-se-á extrair junto aos drenos de gás amostras do biogás produzido pelo aterro sanitário. Estas amostras servirão para avaliar o processo de digestão dos componentes orgânicos dos resíduos ao longo do tempo. Por outro lado, servirão para correlacionar os recalques com a produção de gás, ou seja, com a decomposição da matéria orgânica.

d) Qualidade das Águas O monitoramento das águas subsuperficiais será efetuado mediante a implantação de, pelo menos, 4 piezômetros (1 a montante e 3 a jusante). Serão coletadas semestralmente amostras de água para determinação dos seguintes parâmetros: DBO, DQO, OD, pH, alcalinidade, condutividade elétrica medida, sólidos em suspensão, turbidez, óleos e graxas, temperatura, nitrogênio amoniacal e total, nitratos e nitritos, e coliformes fecais e totais.

Poço de Monitoramento NBR 13895