Sarzedo Bairro: São Joaquim.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO
Advertisements

EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
A segregação socioespacial e a exclusão social
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
O PROGRAMA NACIONAL DE ELETRIFICAÇÃO RURAL
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PEA 5730 PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Os lugares que formam o mundo
Disciplina: Sistema de Água
O processo de desconcentração industrial da Região Metropolitana de São Paulo Sueli Schiffer / 1.
Conferência das Cidades Mato Grosso
Área de Operações Indiretas
Urbanização Brasileira
Complexo regional do Centro-Sul
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Partir de agora, breve apresentação de uma excelente oportunidade de negócio imobiliário na Região Metropolitana de Porto Alegre, município de Gravataí,
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
Política Nacional de Resíduos
A experiência de Belo Horizonte na utilização do geoprocessamento
A atividade agrícola e o espaço agrário
Painel: Aspectos destacados
ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA LOTEAMENTO INDUSTRIAL LINHA SUL Distrito de bebedouro Linhares - ES APRESENTAÇÃO: Juliana Tessarolo de Almeida - Bióloga.
Conferência das Cidades Mato Grosso
COTIA Departamento de Meio Ambiente.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO METROPOLITANO
REGIÃO CENTRO OESTE.
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Informações Gerais EMPREENDEDOR:
Urbanização Brasileira
A População Africana Alekgou Nº Carlão Nº 7 Bielzão Nº 10.
Histórico da área em questão (PL 1304/2014). O problema da falta de água abordado na imprensa no início da década de 50. Fonte: FJP/CEHC, CRISE.
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Atendimento a lotes situados em loteamentos
CTR Nova Iguaçu.
Região Sudeste Cap. 34.
LDO - EXERCÍCIO 2015 AUDIÊNCIA PÚBLICA - 30/05/2014 Prefeitura Municipal de Vinhedo Secretaria da Fazenda.
Prefeitura Municipal de Santo André
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Sudeste.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
TERRITORIALIZAÇÃO UBS Centro CAMBÉ-PR.
As diversas formas de organização da coletividade.
Professora: Daniela de Souza
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa.
VITÓRIA DA CONQUISTA Poções Água para Todos Perfurados sete poços no período de , com investimento de R$ 110,5 mil Construídas 91 cisternas no.
Urbanização mundial e brasileira
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
1 /15. LEI COMPLEMENTAR N.º 2623, DE 4 DE JULHO DE Art. 3º A execução de qualquer forma de parcelamento do solo no Município de Linhares dependerá.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Cultura Cafeeira e economia brasileira
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE BETIM
LDO - EXERCÍCIO 2016 ATA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA - 29/05/2015 Prefeitura Municipal de Vinhedo Secretaria da Fazenda.
LOA - EXERCÍCIO ª AUDIÊNCIA PÚBLICA - 29/09/2015 Lei 3677, de 24/07/2015 Prefeitura Municipal de Vinhedo Secretaria da Fazenda.
QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.
O Reserva Rotta Ely está localizado no Cristal, um bairro com grande variedade de comércio e serviços, inclunido o Barra Shopping. Esta.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
ANÁLISE PRELIMINAR: A AGRICULTURA URBANA E O CONTEXTO SÓCIO-AMBIENTAL DO LOCAL Disciplina População, Espaço e Ambiente Docente: Prof. Drª Silvana Amaral.
Atividades Econômicas nos Campos Gerais e em Ponta Grossa
Aeroporto Regional Sul Humberto Guizzo Bortoluzzi.
Região e divisão regional do Brasil
PRODUÇÃO RURAL E URBANA Criação: Profª Sheila Stela Kurschner.
Transcrição da apresentação:

Sarzedo Bairro: São Joaquim

Bairro São Joaquim

Largura da faixa da dutovia é de 25,00M Dutovia - BR Largura da faixa da dutovia é de 25,00M

Dutovia

Escola Municipal

Campo e o córrego

VALORES TERRITORIAIS

PARÂMETROS URBANÍSTICOS

Tipos de Traçado do Bairro São Joaquim O Traçado do bairro São Joaquim é dividido em alguns tipos diferentes com o objetivo de conseguir o melhor aproveitamento possível da área.

Vias concêntricas cortadas por vias radiais Radiocêntrico Vias concêntricas cortadas por vias radiais

Ortogonal ou Retilíneo Rua se cruzam em ângulo reto formando quadras retangulares ou quadradas

Misto Ortogonal Radial Sistema ortogonal sobreposto diagonalmente por outro.

PARCELAMENTO DO SOLO Art. 80. O parcelamento do solo urbano pode ser feito por meio de loteamento ou desmembramento e é regido pelo estabelecido nesta Lei, em complemento à Lei Federal 6.766/79, Lei Federal 9.875/99, com a Lei Federal 10.257/01, denominada Estatuto da Cidade, em conformidade com a Lei Orgânica vigente, e ainda de conformidade com as disposições da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Urbano – SEDRU/MG.

DADOS DEMOGRÁFICOS DA POPULAÇÃO DE SARZEDO Segundo o Censo do IBGE, em 2000, Sarzedo tinha 17.274 habitantes nas áreas urbanas e rural. Estimativas do Ministério da Saúde projetam a população da cidade para 23.241 habitantes em 2006.Entre 1997 e 2006 o crescimento da população do município foi de aproximadamente 80%

ZONA RURAL A zona rural do município ocupa aproximadamente 2/3 da área territorial, sendo formada por importantes comunidades denominadas (Capão do Bálsamo, Serra da Boa Esperança, Vila da Serra, Engenho Seco e Lambari dentre outras. São aproximadamente 250 propriedades de pequeno e médio porte que exploram a agricultura familiar, com destaque para a Horticultura, importante fonte de emprego e renda do município.

SÍTIO URBANO A sede municipal caracteriza-se por colinas suaves, com topos arredondados e declividades baixas, a mancha urbana apresenta-se descontínua, sendo que o centro possui a maior parte do comércio, onde estão situados a Prefeitura Municipal, a Estação Ferroviária, o Hospital Franklin Landi, a Igreja Matriz Santa Rosa de Lima

ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA MINERAÇÃO Esse segmento constitui-se em uma das principais atividades econômicas do Município, onde a “Itaminas Comércio e Minérios S. A.”, explorou o minério de ferro nas minas do “Engenho Seco e Jangada” há mais de cinco décadas, sempre utilizando a cidade de Sarzedo como principal referência para o embarque do minério, através de ramal da linha férrea que viabiliza a ligação direta com os portos de Sepetiba e Tubarão.Atualmente a empresa “Minerações Brasileiras Reunidos S. A. – MBR”, é a responsável pela extração de minério de ferro nas minas localizadas em Sarzedo, tendo incrementado consideravelmente a produção, o que viabilizou a geração de postos de trabalho diretos, e indiretos com contratação de moradores da cidade, de empresas para prestação de serviços na área de transportes e segmentos necessários a exploração e beneficiamento de minério, gerando contratação num período de 02 anos, de aproximadamente 250 pessoas.

Agricultura A horticultura, importante atividade agrícola do Município, foi introduzida na região por imigrantes italianos e portugueses no início do século XX. Posteriormente os japoneses introduziram conceitos tecnológicos, tipos de cultura e técnicas mais eficientes. Estes imigrantes atraídos por outros centros produtores, com melhores ofertas do mercado consumidor, foram pouco a pouco abandonando a região, porém a cultura implantada permanece até hoje e durante muito tempo foi a principal atividade econômica da região. Atualmente o Município faz parte do “Cinturão Verde” da Região Metropolitana de Belo Horizonte, constituindo-se em um importante fornecedor de hortaliças de folhas dentre outros produtos, para a CEASA e hipermercados da grande BH. Os 250 produtores rurais do Município, 80% se enquadram na produção familiar. Desse total, 150 são assistidos pela EMATER-MG, através de convênio com a Administração Municipal. As principais áreas de cultivo se localizam nas comunidade do Lambarí, Vila da Serra, Capão do Bálsamo, Engenho Seco, Bom Jardim (na divisa com o distrito de Bom Jardim)

Industria Uma importante ação para o desenvolvimento da indústria na região, atividade necessária para fomentar a geração de empregos e renda no Município, foi a implantação por parte do município do Distrito Industrial Benjamim Ferreira Guimarães e a criação de um acesso direto a Rodovia Fernão Dias (BR – 381), integrando a cidade de Sarzedo ao principal corredor de desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.Atualmente 25 empresas estão funcionando ou em fase de construção, existindo terrenos suficientes para implantação de 20 (vinte) outras empresas de pequeno e médio porte. A projeção do potencial de geração de empregos para o parque industrial após a ocupação total da planta, é de 1.500 postos de trabalho diretos, dependendo das atividades a serem instaladas.Fora do Distrito Industrial também existem importantes empresas, quando destacamos a “Lonax – Indústria Brasileira de Lonas Ltda” e as empresas relacionadas a atividade mineradora como a Itaminas Comércio e Minérios

Comercio e prestação de serviços O comércio Sarzedense, voltado principalmente para o atendimento local, apoia-se no ramo varejista, quando predominam estabelecimentos de pequeno e médio porte, que comercializam alimentos, armarinhos, material de construção, remédios e diversos gêneros para atendimento a comunidade e sitiantes que freqüentam a região. Nos últimos anos, após a emancipação e com o aumento da população, este setor apresentou um desenvolvimento, considerável, transformando-se em uma importante geradora de empregos para os moradores da cidade.

Comercio e prestação de serviços Deve-se ressaltar o grande desenvolvimento do setor de “prestação de serviços” que já é suficiente para atender as demandas locais, constituindo - se em importante setor de fomento a economia através de recolhimento de ISSQN e geração de postos de trabalho. Atualmente são mais de 290 (duzentos e noventa) empresas, comércios e prestadores de serviço que atuam na cidade, gerando divisas e empregos para a comunidade local, sendo que recentemente foi criada por parte dos empresários locais a “ACIAPS” – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de Prestadores de Serviços de Sarzedo.

Infraestrutura Em 2006, conforme dados da Secretaria Municipal de Obras Públicas, aproximadamente, 77,3% das vias urbanas estão pavimentadas; 87,1% dos domicílios urbanos estão abastecidos de energia elétrica; 67,5% dos domicílios possuem rede coletora de esgoto sanitário, 100% dos domicílios têm o lixo coletado e 81,2% da população possui água potável da Copasa.

Ferrovia

Fotos Históricas Casa da Cultura Hospital

Fotos Históricas Igreja santa Rosa de Lima Igreja do Engenho