A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE 20.000 HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE 20.000 HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA."— Transcrição da apresentação:

1 QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE 20.000 HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA

2  MUNICIPIO RURAL QUE PRODUZ. BATATA, BATATA SALSA, BATATA DOCE. CEBOLA. MILHO. FEIJÃO. SOJA. FUMO. VERDURAS EM GERAL. FRUTAS (PESSEGO, UVA E MAÇÃS)

3  O MUNICIPIO ENCONTRA-SE DIVIDIDO EM ÁREA RURAL E ÁREA URBANA.  NA ÁREA RURAL TEMOS 62 LOCALIDADES, ALGUMAS MAIS DESENVOLVIDAS, COM MAIOR NÚMERO DE MORADORES, POSTO DE SAÚDE, IGREJAS, MERCADOS E ESCOLAS, FORMANDO VILAS E, OUTRAS, ONDE ENCONTRAMOS SÓMENTE MORADORES EM SÍTIOS.

4  NA SEDE, ÁREA URBANA DO MUNICIPIO, VIVEM PERTO DE 5.000 PESSOAS.  OS MORADORES DA SEDE E TAMBÉM DO INTERIOR, TRABALHAM EM BANCOS, LOJAS, SUPERMERCADOS, POSTOS DE GASOLINA, RESTAURANTES, LANCHONETES, HOSPITAL E NO SERVIÇO PÚBLICO.  EXISTEM ALGUMAS PEQUENAS EMPRESAS INSTALADAS NO PARQUE INDUSTRIAL,NÃO SENDO SUFICIENTES PARA ATENDER A DEMANDA DE EMPREGO DO MUNICIPIO, O QUE LEVA MUITOS A SE EMPREGAREM EM MUNICIPIOS VIZINHOS E EM CURITIBA.

5 A POPULAÇÃO RURAL E URBANA SE UTILIZAM DOS SERVIÇOS PÚBLICOS EXISTENTES NA SEDE DO MUNICIPIO. PARA ISSO, O MUNICIPIO CONTA COM UM SISTEMA DE ÔNIBUS PRIVADO QUE ATENDE QUASE TODO O INTERIOR. NAS LOCALIDADES MAIS DISTANTES, 0 ÔNIBUS CIRCULA APENAS POR UM DIA NA SEMANA.

6 PARA ATENDER A DEMANDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE ESTUDAM, O MUNICIPIO TEM OS ÔNIBUS ESCOLARES GRATUITOS, QUE CHEGAM MAIS PERTO POSSÍVEL DOS ALUNOS.

7  A POPULAÇÃO RURAL EM SUA MAIORIA É FORMADA DE TRABALHADORES NA LAVOURA DE TERCEIROS, PEQUENOS PROPRIETÁRIOS E PRODUTORES MAIORES.  0S USUÁRIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL RESIDEM EM TERRENOS PEQUENOS OU MORAM NA PRÓPRIA TERRA DE SEUS EMPREGADORES.

8  NA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, ACONTECE O ATENDIMENTO DO PRÓPRIO ÓRGÃO GESTOR, DE UM CRAS, UM CREAS, UM SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS, UMA UNIDADE DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.  O BANCO FOMENTO DO PARANÁ.

9 NO MUNICÍPIO DE QUITANDINHA O PROGRAMA FAMILIA PARANAENSE TEVE INICIO EM JULHO DE 2013, COM A ADESÃO DE 40 FAMILIAS. O COMITÊ LOCAL DECIDIU INCLUIR FAMILIAS NA SUA MAIORIA DA LOCALIDADE DA CAMPINA E OUTRAS VIZINHAS(ANTA MAGRA E ROSEIRA), PELA PROXIMIDADE COM A SEDE.

10  SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE  SECRETARIA DE SAÚDE  SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER  SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

11 O CONTATO COM AS FAMILIAS, APÓS O DIAGNÓSTICO, NO INICIO, FOI ATRAVÉS DE REUNIÕES, PARA FALAR DO PROGRAMA E EXPLICAR COMO SERIA A PARTICIPAÇÃO DELAS NO DECORRER DO PROGRAMA. O ACOMPANHAMENTO HOJE, ACONTECE DE FORMA MAIS INDIVIDUAL, NO CRAS E COM VISITAS DOMICILIARES FREQUENTES PELA EQUIPE.

12 FORAM REALIZADAS AS VISITAS DOMICILIARES, COLOCADO O PROGRAMA PARA AS FAMILIAS E FEITO O PRIMEIRO DIAGNÓSTICO, COM A PARTICIPAÇÃO DIRETA DA EQUIPE DO CRAS E DA TÉCNICA DE ENFERMAGEM QUE ATUAVA NO POSTO DESTA LOCALIDADE E CONHECIA BEM AS FAMILIAS. EM SEGUIDA, O COMITÊ LOCAL COM A AJUDA DA EQUIPE DO CRAS, ELABOROU AS AÇÕES PARA CADA FAMILIA.

13 EM OUTUBRO DE 2014, FORAM INCLUIDAS AS 40 FAMILIAS DO SEGUNDO GRUPO. ESTAS FAMILIAS SELECIONADAS PELO COMITÊ LOCAL, ENCONTRAM-SE MAIS PULVERIZADAS, EM DIFERENTES E MAIS DISTANTES LOCALIDADES RURAIS E POUCAS NA PRÓPRIA SEDE DO MUNICIPIO. A SELEÇÃO SE DEU POR MOTIVO DE ALTA VULNERABILIDADE.

14  A METODOLOGIA APLICADA FOI PARECIDA COM A UTILIZADA NO PRIMEIRO GRUPO.. VISITAS DOMICILIARES PARA REGISTRO DOS DADOS DO DIAGNÓSTICO, EXPLICAÇÃO SOBRE O PROGRAMA E ADESÃO DAS FAMILIAS.. AS AÇÕES FORAM DEFINIDAS COM AS FAMILIAS DE FORMA INDIVIDUAL, PELA DISTÂNCIA UMAS DAS OUTRAS E DA SEDE DO MUNICIPIO.

15 A EQUIPE DO CRAS ENCAMINHA E ACOMPANHA É UTILIZADO O FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO GERAL. AS AÇÕES QUE DEPENDEM DO COMITÊ MUNICIPAL SÃO PASSADAS POR CADA REPRESENTANTE DO COMITÊ LOCAL, QUE RESPONDE AO CRAS. O COMITÊ LOCAL SE REÚNE SEMPRE QUE NECESSÁRIO. COM O COMITÊ MUNICIPAL FOI REALIZADA UMA REUNIÃO SOBRE O PROGRAMA, OBJETIVOS E RESPONSABILIDADES. OS SECRETÁRIOS DA SAÚDE, DA AGRICULTURA E DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÕES REALIZADAS PELO ESTADO.

16 O CRAS QUE JÁ CUIDAVA DAS FAMILIAS, COM A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA FAMILIA PARANAENSE, PASSOU A TER MAIOR ENFOQUE NELAS. O SISTEMA DO PROGRAMA FAMILIA PARANAENSE DEU MAIOR VISIBILIDADE AS AÇÕES QUE JÁ ERAM REALIZADAS COM AS FAMILIAS DE RISCO E VULNERABILIDADE SOCIAL.

17 O TRABALHO INTERSETORIAL PROPOSTO PELO PROGRAMA FAMILIA PARANAENSE TRAZ COMO PONTOS POSITIVOS: a) DIVISÃO DE TAREFAS ENTRE MAIS TÉCNICOS; b) A RESPONSABILIDADE E AS DIFICULDADES PASSAM A SER COMPARTILHADAS ENTRE OS TÉCNICOS E AS SECRETARIAS ENVOLVIDAS; c) AS FAMILIAS FICAM EM FOCO E PASSAM A SER MELHOR ATENDIDAS EM SUAS NECESSIDADES..

18 AS DIFICULDADES QUE ENCONTRAMOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA FAMILIA PARANAENSE ATÉ O MOMENTO SÃO: a) OS TÉCNICOS DO COMITÊ LOCAL, NAS SUAS SECRETARIAS, FAZEM PARTE DE UMA EQUIPE PEQUENA E DESENVOLVEM MUITAS OUTRAS ATIVIDADES NO DIA A DIA; b) ALGUMAS AÇÕES NECESSÁRIAS ÀS FAMÍLIAS DEPENDEM DE RECURSO FEDERAL E ESTADUAL QUE NÃO PODEM SER GASTOS DIRETAMENTE NA RESOLUÇÃO DELAS, COMO POR EX: REFORMAS,AMPLIAÇÃO, CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS, FOSSAS, ETC...

19 SOLUÇÕES POSSÍVEIS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE GERAÇÃO DE RENDA COM O RECURSO DO PROGRAMA, PARA MEMBROS DESTAS FAMILIAS. O DINHEIRO GANHO NO PROJETO SERIA REVERTIDO PARA O ATENDIMENTO DESTAS NECESSIDADES COM A MORADIA.

20

21

22

23

24

25

26


Carregar ppt "QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE 20.000 HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google