O tema do nosso trabalho é “Clonagem”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clonagem Escola EB2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo Paião
Advertisements

Aborto e suas Conseqüências
Clonagem.
Ciência, tecnologia e Qualidade de vida
CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL PARA USO AUTÓLOGO A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE ®
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Revolução biotecnológica
Seleção Natural Evolução.
Clonagem A palavra "clone" vem do grego "klón", que significa "rebento" ou "broto". Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não-fertilizado.
BIOTECNOLOGIA.
Sabe-se que o albinismo é determinado pela ação de um gene recessivo autossômico. Considere um casal normal que teve 6 crianças todas normais. Sabendo-se.
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
SISTEMA IMUNOLÓGICO.
INTRODUÇÃO Conjunto de técnicas que utiliza
Progresso científico : O mundo está preparado ?
CLONAGEM Prof. Marlon Santos.
-Clonagem Reprodutiva
Ovelha Dolly.
Aplicações e consequências
CANCRO DO COLO DO ÚTERO.
Escola Secundária Anselmo de Andrade
CLC-7 Saberes Fundamentais
Ciências Naturais 9º ano
Controvérsias Públicas
A Controvérsia em torno da Clonagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA DISCIPLINA DE ENGENHARIA TECIDUAL PROFESSORA FERNANDA.
A Controvérsia em Torno da Clonagem
BIOTECNOLOGIA.
REPRODUÇÃO ASSEXUADA PROFESSOR Regis Romero.
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Clonagem.
Clones.
Atentados contra a dignidade humana
Controvérsia na Clonagem
O que é clonagem.
Autor: ALICE LIRA DALTRO Orientadora: REJÂNE MARIA LIRA-DA-SILVA
“Controvérsia na Clonagem”
Clonagem.
Modulo IV –especifica intensivo
As características hereditárias podem ser manipuladas pelo homem?
Reprodução • É a capacidade que têm os seres vivos de , ao atingirem certo estágio de desenvolvimento originar outros semelhantes. • Processo pelo qual.
Clonagem Induzida É um processo no qual é retirado de uma célula, onde depois é colocada numa barriga de aluguer. A partir de uma célula-mãe ocorre a produção.
Ciências Nome: Nuno Gonçalves, Ana Silva, Pedro Ruivo e João Loureiro.
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
Manipulação Genética.
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Enfermeira Cristiane Carvalho Hospital Santa Izabel Salvador - Bahia
Clonagem.
Habilidade 11.
ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
TUTELA DO PATRIMÔNIO GENÉTICO
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Biotecnologia Professora: Teca.
Células Estaminais: O elixir da Juventude.
Clonagem Humana Bernardo Monteiro, Diogo Prata,
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Biologia Profº André Maia Programa de Saúde.
Clonagem Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente.
CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS
Crescimento e Regeneração de Tecidos vs Diferenciação Celular
Escola Dr. Pedrosa Veríssimo 2/3 ciclos Paião Trabalho realizado por: Daniela Pereira nº2 Daniela Pereira nº2 Daniela Sofia nª3 Daniela Sofia nª3 Ivo Palhais.
Crescimento e regeneração de tecidos VS diferenciação celular
Clonagem Capítulo 5.
Transcrição da apresentação:

O tema do nosso trabalho é “Clonagem”  O tema do nosso trabalho é “Clonagem”. Foi-nos proposto pelo professor de Ciências que fizéssemos um trabalho relacionado com uma das áreas de intervenção da Biotecnologia. Escolhemos a clonagem pois foi uma das aplicações que nos despertou mais interesse, visto que tem sido um grande alvo de contestação da sociedade. Pretendemos aprender um pouco mais sobre o tema em questão e divulgar os conhecimentos adquiridos aos nossos colegas. Resolvemos começar por dar uma definição do termo “clonagem” e continuar por dar a conhecer os variados tipos existentes.

Na biologia… Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais-clones. É o processo que permite obter várias células derivadas de uma célula única através de mitoses (divisões celulares) repetidas, sendo assim todas elas possuidoras da mesma constituição genética.

CLONAGEM NATURAL ou REPRODUTIVA CLONAGEM INDUZIDA ou HUMANA CLONAGEM TERAPÊUTICA

CLONAGEM NATURAL ou REPRODUTIVA Clonagem natural ou reprodutiva define-se como as mitoses sucessivas que as células realizam. Algumas espécies reproduzem-se produzindo clones como ocorre em muitas espécies de plantas.

CLONAGEM INDUZIDA ou HUMANA Como exemplo de clonagem induzida ou humana temos o caso da ovelha Dolly. A clonagem de seres humanos ainda está muito longe de acontecer.

CLONAGEM TERAPÊUTICA Clonagem terapêutica consiste em produzir tecidos. É muito comum fazer clonagem da pele, apenas da epiderme, para se fazerem excertos em vítimas de queimaduras.

No tratamento de doenças genéticas ou lesões de órgãos, cria-se um clone e retira-se as células necessárias para a cura das doenças. No caso de um dos membros de um casal ser estéril pode-se recorrer à clonagem para criar um clone e assim o casal já terá um descendente. Pessoas que tenham acidentes podem ser submetidas a clonagem para retirar do clone o órgão necessário à cura da deficiência causada. A clonagem animal permitiria que o número de espécies se mantivesse sempre estável e possivelmente a não extinção destas.

A maior parte das investigações publicadas demonstram que a morte ou a mutilação do clone são os resultados mais prováveis da clonagem de mamíferos Submeter os seres humanos à clonagem não era assumir um risco desconhecido, era prejudicar as pessoas conscientemente Na clonagem de mamíferos, a maior parte dos clones nascidos têm deformações, problemas de adaptação e outros. A maior parte dos clones morre precocemente. Quando se usa um embrião para se fazer a recolha de células, este após a extracção é destruído Na clonagem reprodutiva, os seres criados iriam ter muitos problemas de identificação.

A possibilidade de comprometer a individualidade; A perda de variabilidade genética; Envelhecimento precoce; Grande número de anomalias; Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade; Um mercado negro de fetos pode surgir, de doadores ‘’desejáveis’’ que queiram clonar-se a eles próprios, como estrelas de cinema, atletas entre outros; A tecnologia não está ainda bem desenvolvida, tendo uma baixa taxa de fertilidade (para clonar a Dolly foram precisos 277 ovos, 30 começaram a dividir-se, 9 induziram a gravidez e apenas 1 sobreviveu); Os clones poderão ser alvo de discriminação por parte da sociedade; Os clones poderão estar sujeitos a problemas psicológicos desconhecidos, com impacto na família e na sociedade.

Embora aumentem os estudos sobre clonagem esta continua com elevada taxa de insucesso. Os embriões clonados são pouco praticáveis e os poucos clones resultantes apresentam anomalias que comprometem a sua sobrevivência, ou problemas como envelhecimento precoce e falhas nos sistemas vitais. Assim concluímos que através da clonagem podem existir grandes vantagens para o ser humano, por outro lado, este processo pode um dia tornar-se de tal forma incontrolável que poderá num futuro não muito longínquo vir a prejudicar o ser humano, de alguma forma.